Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Responsabilidade social

Cervejaria Ambev vai premiar empresas que economizarem água

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

18 de outubro de 2017

Companhia vai conceder incentivos entre R$ 5.000 e R$ 20.000 para micro, pequenas e médias empresas participantes do SAVEh, sistema que compartilha sua metodologia de gestão de eficiência hídrica

 

A Ambev vai premiar micro, pequenas e médias empresas que conseguirem reduzir o seu consumo de água. Os prêmios, entre R$ 5.000 e R$ 20.000, reforçam a iniciativa da cervejaria de incentivar outras companhias a preservar o recurso em suas operações. Concorrem ao prêmio empresas participantes do SAVEh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência), uma plataforma online gratuita onde a Ambev compartilha sua experiência de gestão hídrica e ajuda as empresas a traçarem um plano de ação para redução do uso de água.

As empresas interessadas poderão concorrer ao Fundo Desafio SAVEh ou ao Prêmio SAVEh 2017. No Fundo, a Ambev vai conceder R$ 5.000 às organizações que alcançarem a implementação de 80% das ações que foram planejadas para 2017 por meio da plataforma e que apresentarem as melhores ações de gestão da água para 2018.

Já o Prêmio SAVEh vai reconhecer cinco empresas com boas práticas em melhoria de eficiência hídrica que tenham sido inspiradas pela utilização do sistema. Três delas vão dividir a premiação de R$ 45.000 como incentivo para aplicar em novas ações de eficiência hídrica da empresa, e todas as iniciativas serão filmadas e apresentadas em espaços do Fórum Mundial da Água 2018. Os prêmios serão de R$ 20.000, R$ 15.000 e R$ 10.000, respectivamente.

“O nosso objetivo com os prêmios é incentivar cada vez mais as empresas a compartilharem esse compromisso com a água, que é uma das nossas prioridades ambientais”, explica Andrea Matsui, gerente de relações corporativas da Ambev. A cervejaria é hoje referência mundial em economia de água. Nos últimos 14 anos, a companhia reduziu em 43% o consumo do recurso na produção de suas bebidas. Só no ano passado, a redução foi de 4,1% na comparação com 2015.

As inscrições para o Fundo Desafio SAVEh e o Prêmio SAVEh 2017 começam no dia 02 de outubro e ficam abertas até 1º de dezembro. Podem participar empresas com sede no Brasil e que tenham até 499 funcionários. Além disso, para concorrer é preciso estar com o cadastro, plano de ação e planilha de consumo de água atualizados na plataforma SAVEh. O regulamento completo e os formulários digitais para inscrição ficarão disponíveis no site da plataforma: www.saveh.com.br.

Mais sobre o SAVEh

O SAVEh é um sistema de autoavaliação de eficiência hídrica, que foi elaborado para auxiliar micro, pequenas e médias empresas a reduzirem o consumo de água em seu processo produtivo. Além de preservar o recurso, a plataforma também proporciona para as empresas benefícios como diminuição do custo de produção, aumento de competitividade, aumento da segurança hídrica da indústria e de sua cadeia produtiva e a manutenção de empregos.

A plataforma foi idealizada pela Ambev juntamente com a Fundação Avina, e tem como objetivo principal contribuir para aumentar a segurança hídrica no país. A iniciativa é um complemento ao compromisso que a cervejaria assumiu no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

Sobre a Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.

Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Shopping Parangaba: Exposição reúne fotos de mulheres que vivenciaram o câncer de mama

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

17 de outubro de 2017

As imagens estão expostas no Shopping Parangaba, e contam histórias de luta e vitória de mulheres da Associação Cearense Toque de Vida

Engajado na campanha Outubro Rosao Shopping Parangaba realiza uma exposição de fotos com histórias de mulheres da Associação Cearense das Mastectomizadas – Toque de Vida, que vivenciaram o câncer de mama. As imagens estão expostas no piso L2, em frente à loja C&A.

Os clientes e visitantes poderão conhecer a história de luta e vitória de: Eliene Carvalho, Lêda Maria, Socorro Maria e Sônia Santana. Elas contam com detalhes como venceram a luta contra o câncer. Também será possível deixar mensagens de incentivo para quem enfrenta o mesmo desafio.

Eliene Carvalho, 51 anos, conheceu a associação através de uma amiga, e hoje é voluntária. Aos 46 anos foi diagnosticada com câncer de mama. “Não é nada fácil ouvir que será preciso retirar as duas mamas  no auge da  vaidade, mas a minha fé, o amor da família e amigos me ajudaram muito a passar por esse processo doloroso da mutilação, e acreditar sempre que há vida e vida em abundância depois da dor”.

Para Eliene, a mama exerce um papel fundamental de sensualidade, sexualidade, e hoje levanta a bandeira pelo diagnóstico precoce para que outras mulheres não temam e façam sempre seus exames. “O câncer diagnosticado na fase inicial tem cura. Muito pior que a dor da mamografia, é a dor do diagnóstico do câncer” diz.

Além da exposição, como parte das ações do Outubro Rosa, o shopping está com sua fachada da entrada principal iluminada com a cor rosa. Os colaborados  estão usando camisas em apoio à prevenção e conscientização contra o câncer de mama. Já as redes sociais do empreendimento estão com o avatar voltado para o movimento.

Sobre a Associação Cearense das Mastectomizadas – Toque de Vida

Fundada em 1993, a Associação Toque de Vida é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2006 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza como entidade de utilidade pública. A Toque de Vida nasceu de um grupo de mulheres, pacientes do Instituto do Câncer do Ceará – ICC, que diagnosticadas com o câncer de mama trocavam experiências enquanto esperavam pelas sessões de quimioterapia no hospital.

Em seus quase 18 anos de existência, muitas ações, parcerias, projetos sociais, culturais e religiosos vem impactando positivamente a vida de mulheres, desmistificando o câncer de mama, humanizando todos os envolvidos, colaborando com pesquisas e entidades ligadas à causa e conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção.

 * postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Outubro Rosa: Ferrovia Eyewear realiza coquetel e reverte vendas para associação de apoio a mulheres com câncer

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

17 de outubro de 2017

No mês de prevenção ao câncer de mama, a Ferrovia Eyewear realiza ação que tem como objetivo principal ajudar mulheres com câncer.

A marca realiza um coquetel nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, para convidados e imprensa, em sua loja conceito do Shopping Riomar Fortaleza, onde lançará a coleção “PFW by Ferrovia: linha de óculos que une moda e solidariedade. Durante a primeira semana de vendas da linha, toda a renda será destinada como doação para a Nossa Casa: entidade que presta apoio a mulheres com câncer.

“Desenvolvemos esta linha com cores e lentes diferenciadas. Parte da coleção foi produzida artesanalmente em acetato de celulose, além de óculos de metal com modelos bem ousados. Quem adquirir um dos modelos, além de caprichar no estilo com óculos modernos e estilosos, estará apoiando essa instituição comprometida com uma causa tão importante”, ressalta Cláudia Gomes, gerente de marketing da marca.

O valor de cada peça será de R$ 159,90 e ficará exposta até o final de outubro.

Publicidade

 Fundação Raimundo Fagner apresenta o musical Aretê: Guerreiro Menino

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

16 de outubro de 2017

Crédito: Anderson Mendes

Entre os meses de outubro e novembro, a Fundação Raimundo Fagner apresenta uma programação especial para o final de ano. Os apaixonados por música e teatro poderão prestigiar espetáculos com abordagem bem contemporânea e alegórica. O início da turnê traz para o público cearense o musical cênico Aretê: Guerreiro Menino, com estreia na próxima terça-feira (dia 17), às 15h, no espaço Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, com entrada gratuita.

 

Depois o musical passa por outros palcos culturais de Fortaleza. No CUCA Mondubim, no dia 27, às 18h30, e em seguida, já no mês de novembro, encerra sua temporada nos dias 07 e 14 de novembro, às 18 horas, no espaço cultural do Sesc Emiliano Queiroz.

 

Aretê: Guerreiro Menino é um espetáculo cênico musical autoral da atriz e dramaturga Mariana Elani que aborda de maneira simples acontecimentos diários que a pessoa leva para o resto da vida. “Mostra situações pequenas e corriqueiras em questões éticas e de valores humanos que são postos em xeque, e o protagonista (Aretê) as observa e expõe seu ponto de vista que é de fato uma reflexão sobre ações que tomamos como simples, mas definem de fato aspectos da construção de nosso caráter”, acrescenta a dramaturga.

O espetáculo tem dez atores mirins no elenco com produção e músicos cearenses.  A música na maioria autoral com letra e melodia da professora de teatro Mariana Elani e com pegada popular e lúdica do maestro Ezequiel Moreira que fez os arranjos, com exceção de Guerreiro Menino de Gonzaguinha, e Pedras que Cantam de Fagner, que fazem parte também do repertório.  E Aretê tem como referência literária O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, além do audiovisual “Que luz é essa?” do saudoso cantor Raul Seixas.

 

A Fundação

Criada em abril de 2000 na cidade de Orós, a Fundação Social Raimundo Fagner (FRF) vem demonstrando o poder transformador da arte na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Parceira da Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade, suas atividades chegaram à cidade de Fortaleza em 2003, no bairro do Parque Itamarati. Nestes 17 anos de existência, a fundação mostra que é possível contribuir para resgate social dos jovens, gerando um ambiente de oportunidades e convivência artístico-cultural.  Atualmente ela atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 17 anos.

 

As ações da FRF são desenvolvidas através do projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, fortalecendo, também, os aspectos relacionados à educação formal, como o incentivo a leitura, tento na música o foco principal de suas atividades.

 

Ao longo dos anos, o trabalho da fundação foi reconhecido com diversas premiações, como o Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itau/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada a UNESCO (2012); vencedor nacional do Prêmio ODM (2014).

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Refrigerante Schin faz campanha através de Outdoor Social

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de outubro de 2017

Atualmente, uma campanha vinculada através do Outdoor Social que está em andamento em Fortaleza é a do refrigerante da marca Schin. A campanha está presente em três comunidades da capital, como: Pirambu, Alto do Bode e Moura Brasil. Ao todo, 12 placas foram instaladas na fachada das casas de moradores dessas comunidades. Cada morador vai receber o valor de R$160 pela exibição da placa, que ficará fixada durante 9 semanas nas residências. A campanha do refrigerante Schin intitulada “Viva Cada Instante” tem por objetivo sortear diversos prêmios como vale-compras e viagens. A campanha segue até 19 de dezembro.

 

O Outdoor Social é um negócio social que leva campanhas de utilidade pública ou de cunho publicitário às comunidades e periferias de todo o país com o objetivo de gerar renda para os moradores dessas localidades e causar impacto social. Em cinco anos de atuação, o Outdoor Social já gerou mais de R$2 milhões em renda, beneficiando mais de 30 mil moradores.

 

No Ceará, o Outdoor Social está presente em 10 comunidades da capital Fortaleza, como: Pirambú, Lagoa do Coração/Praia do Futuro I, Alto do Bode/Autran Nunes, Gina’s Motel/Barra do Ceará, Borba Gato/Genibaú, Língua de Cobra/Padre Andrade, Farol/Serviluz, Pantanal III/Prefeito José Walter, Arraial Moura Brasil e Alvorada/Água Fria.

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Pedra Fundamental do Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso será lançada na quinta (12), em Caucaia 

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

11 de outubro de 2017

Unidade atenderá crianças da rede pública municipal e terá educação complementar voltada à formação de valores humanos  

A educação infantil de Caucaia terá motivos para comemorar no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 08h30. Na educação, o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura do município lançam a pedra fundamental do Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso do projeto Valores Humanos na Educação Infantil. O complexo será formado pelo Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, um ginásio poliesportivo, um teatro grego, um centro de formação para professores e centro de revitalização das etnias indígenas e quilombolas.

Lançado em fevereiro desse ano, o projeto já está implantado em quatro cidades, dentre elas, Caucaia. Apenas no município, mais de 10.000 crianças recebem a formação complementar que ajuda na formação humana das crianças da cidade.

Com a unidade, as ações no município serão potencializadas. O Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso terá toda a infraestrutura necessária para oferecer ensino de qualidade às crianças beneficiadas. Elas terão à sua disposição salas de aula bem equipadas, pátio de atividades, quadra poliesportiva, salas de atividades laborais, refeitório, além de teatro grego para 180 pessoas, pista de corrida, dentre outros.

Já para capacitação dos professores e demais profissionais, o equipamento terá o Centro de Formação Professora Francisca Clotilde.  O projeto Valores Humanos na Educação Infantil considera fundamental o papel daqueles que lidam diariamente com as crianças. Por isso, preparou uma estrutura específica para essa etapa. Na unidade, poderão ser treinadas até 100 pessoas de toda a rede de educação do município.

O complexo também se preocupou em preservar e valorizar a memória indígena e quilombola de Caucaia. Por isso, o Centro Temático de Etnias terá salão de exposição e pátio externo com essa finalidade.

“Vamos lançar um projeto de excelência não só para Caucaia, mas para o Estado do Ceará. Nesse complexo, reuniremos a unidade de ensino em si, espaço para formação dos professores, uma unidade cultural e um equipamento esportivo. Isso tudo ajudará a oferecer um futuro melhor às crianças da cidade e vai melhorar a qualidade do ensino em Caucaia. A unidade mudará o patamar de ensino e oferecerá formação complementar baseada valores universais”, explica o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

Sobre o Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.

Lançamento da pedra fundamental da Escola Modelo do Instituto Myra Eliane

Data: 12 de outubro (quinta)

Horário: 08h30

Local: Rua NE-6 s/n – Araturi / Caucaia (por trás CRAS Araturi)

Publicidade

DOAÇÕES PARA A CAMPANHA ÔNIBUS ENCANTADO VÃO ATÉ ESTA TERÇA, 10 DE OUTUBRO

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

09 de outubro de 2017

A entrega das doações para a campanha Ônibus Encantado, realizada pela Fetrans com o apoio do Sest Senat Fortaleza e outras entidades ligadas ao setor de transportes, termina nesta terça (10).  Em sua sétima edição, a ação tem o objetivo de arrecadar brinquedos, alimentos não perecíveis, roupas e livros para serem entregues dia 11 de outubro ao Orfanato Cristo Rei, na sede do Sest Senat Fortaleza (Rua D. Leopoldina, 1050-Centro). Na ocasião, os beneficiados com a campanha farão um passeio pelas exposições do Centro Cultural do Transporte da FETRANS e conhecerão a história do transporte coletivo no Estado.

 

As doações podem ser feitas no Sest Senat Fortaleza, no Sindiônibus, Sinterônibus, Setcarce e SomZoom Sat FM.

Publicidade

Prevenção do câncer sobre rodas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

04 de outubro de 2017

Uma empresa de ônibus da região metropolitana de Fortaleza está chamando a atenção de seus usuários para a importância da prevenção do câncer. A viação Penha, do município de Maranguape, resolveu mexer com a visão de quem usa diariamente os ônibus da empresa. Todos os veículos ganharam cores novas, duas especificamente: o “rosa”, que marca neste mês de outubro a importância da prevenção do câncer de mama; e o “azul”, que lembra nos meses de novembro como os homens podem se prevenir do câncer de próstata.

”Resolvemos criar a Campanha #UnidosPelaMesmaCausa com o objetivo de alertar nossos usuários e toda a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, assim como o câncer de próstata. A mulher sempre se cuida mais que o homem. E ainda há muito preconceito no universo masculino. Daí a nossa ideia de fazer uma campanha que unisse homens e mulheres em torno de um mesmo tema: a prevenção do câncer”, diz Carlos Ernesto Holanda – Diretor da Viação Penha.

O “verde” sempre foi a cor padrão da empresa, mas com o “OutubroRosa” e o “NovembroAzul” os ônibus da Viação Penha ficaram diferentes para alertar não apenas os usuários do transporte público, mas como também todos aqueles que passarão por perto dos veículos da empresa, que também opera em Fortaleza, bem como nos municípios de Maranguape e Maracanaú – ambos na região metropolitana da capital cearense. Um dos ônibus da Penha foi completamente adesivado com as cores da campanha. E todos os outros veículos da frota da empresa ganharam os tradicionais laços que simbolizam a campanha.

* postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

ISGH realiza campanha e arrecada mais de 70 bolsas de sangue

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

29 de setembro de 2017

Para aumentar o estoque de sangue no Hemoce, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que gere os hospitais regionais do estado e algumas UPAS da Prefeitura de Fortaleza, realizou sua primeira campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (28).

 

Ao longo do dia, dezenas de doadores voluntários compareceram em sua sede em Fortaleza, passaram pela triagem e doaram sangue para ajudar a salvar vidas. A primeira edição da campanha arrecadou 76 bolsas de sangue. Além das doações, os colaboradores também realizaram o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

leia tudo sobre

Publicidade

Moradores de Horizonte recebem 65 geladeiras novas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

26 de setembro de 2017

 

O Programa Enel Compartilha Eficiência sorteia 65 geladeiras novas e mais eficientes para os moradores do município de Horizonte. A iniciativa é destinada a clientes beneficiados pela Tarifa Social (baixa renda). As inscrições para o programa ocorrem nos dias 25 (hoje), de 09h às 17h, e 26 (terça) de 08h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Manoel Caetano de Freitas (Rua Raimundo Pereira Lima, n° 674 – bairro Aningas). O sorteio será realizado no mesmo local, no dia 26 (terça), às 18h, e a entrega das geladeiras na quarta (27), de 07h às 10h.

 

Para realizar o cadastro no programa, os clientes deverão atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa Social de Energia (Baixa Renda) ou Rural Monofásico e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.

 

Em 2016, o programa Troca de Geladeiras entregou seis mil equipamentos. Nos oitos anos do programa, a companhia já substituiu cerca de 93 mil geladeiras em todo o Estado. 

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Moradores de Horizonte recebem 65 geladeiras novas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

26 de setembro de 2017

 

O Programa Enel Compartilha Eficiência sorteia 65 geladeiras novas e mais eficientes para os moradores do município de Horizonte. A iniciativa é destinada a clientes beneficiados pela Tarifa Social (baixa renda). As inscrições para o programa ocorrem nos dias 25 (hoje), de 09h às 17h, e 26 (terça) de 08h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Manoel Caetano de Freitas (Rua Raimundo Pereira Lima, n° 674 – bairro Aningas). O sorteio será realizado no mesmo local, no dia 26 (terça), às 18h, e a entrega das geladeiras na quarta (27), de 07h às 10h.

 

Para realizar o cadastro no programa, os clientes deverão atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa Social de Energia (Baixa Renda) ou Rural Monofásico e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.

 

Em 2016, o programa Troca de Geladeiras entregou seis mil equipamentos. Nos oitos anos do programa, a companhia já substituiu cerca de 93 mil geladeiras em todo o Estado. 

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti