Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Responsabilidade social

Shopping Parangaba lança campanha “A vida é feita de encontros” para divulgar Outubro Rosa

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

20 de outubro de 2016

 O Shopping Parangaba desenvolveu sua campanha do Outubro Rosa com o tema “A vida é feita de encontros”. O vídeo conta a história de duas mulheres que têm uma história em comum: o enfrentamento do câncer de mama.

Uma delas está em processo de tratamento; já a outra venceu a doença há alguns anos. Solange e Sandra mostram a força, o otimismo e o desejo de viver a vida sempre com um sorriso no rosto. A campanha conta depoimentos e o registro desse encontro, como forma de estimular a autoestima de pacientes com câncer, mostrando que encontros como esse, além do apoio da família e dos amigos, são fundamentais para enfrentar a situação de maneira otimista.

A campanha contou com apoio das lojas: Afins, Alô Bijoux,  Caliel, Pink e Frikotes.

Publicidade

Grupo Marquise e Ecofor transformam pontos de lixo em jardins verticais

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

20 de outubro de 2016

IMG-20161018-WA0006

Com o mote “transforme agora”, o Grupo Marquise  e a Ecofor Ambiental vêm transformando pontos de lixo da cidade em jardins verticais. Até o momento, cinco jardins foram implantados: três na Barra do Ceará e, essa semana, outros dois, no Jangurussu. A ação faz parte de um amplo programa de educação ambiental, o Ecocidadão. Como iniciativa do programa, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a equipe de educadores ambientais da Ecofor estará no bairro Jangurussu, na Praça Sítio São João, com jogo educativo  e distribuição de revistinha interativa, voltada a crianças, com atividades que informam sobre a correta disposição dos resíduos sólidos. No sábado (22), haverá apresentação da esquete musical “Sou um Ecocidadão”, com o Grupo Bagaceira, às 19h.

Para o diretor geral de operações de serviços ambientais do Grupo Marquise, Hugo Nery, se cada cidadão cuidasse de sua rua de forma correta, hoje não teríamos um problema ambiental macro.“Infelizmente, ainda é comum observarmos pessoas depositando resíduos em dias e horários que não correspondem aos da coleta domiciliar”, afirma Nery.
A transformação dos pontos de lixo em jardins verticais ocorre junto a ações de conscientização ambiental com a comunidade, para evitar que o problema volte a acontecer. A equipe de educadores ambientais da Ecofor conversa com os moradores, com o objetivo de que adotem os jardins, cuidando das plantas e atuando como fiscais voluntários.

Os cinco jardins foram instalados nos seguintes endereços:

Barra do Ceará:
Rua Flor do Lírio, esquina com Rua Tulipa
Rua Adolfo Sales, esquina com  Av. Cel. de Carvalgo
Rua Araken

Jangurussu
Rua Verde 39 x Rua Doze.
Rua 40 x Rua 37.

Sobre o Ecocidadão

O programa Ecocidadão, trabalho de conscientização ambiental realizado pela Ecofor desde 2010, leva ações de sensibilização sobre a correta disposição de resíduos sólidos e sobre formas de redução da incidência de lixo solto às maiores zonas geradoras de lixo e aos bairros com maior incidência de pontos de lixo. A iniciativa abrange ações como fixação de placas proibitivas nas comunidades atendidas, educação ambiental porta a porta, reuniões com líderes comunitários, implantação de gari comunitário e projeto de grafitagem.

Em 2015, o Ecocidadão nas Escolas, um dos braços do programa, impactou 38 mil crianças e 520 professores em quatro meses de atividade. A edição consistia em esquete musical, elaborada pelo Grupo Bagaceira, e revistinha interativa.

Publicidade

Esmaltec realiza SIPATMA 2016

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

17 de outubro de 2016

 

A Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz líder no segmento de eletrodomésticos e fogões, realiza entre os dias 18 a 21 de outubro a SIPATMA 2016 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente).
A ação é voltada para os colaboradores (funcionários e terceiros), porém os visitantes também podem participar das atividades desenvolvidas durante a semana do evento, que este ano traz o tema “Segurança, Qualidade e Meio Ambiente – A gente é quem faz”.

A SIPATMA é uma ação conjunta das áreas de Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade, com o apoio das áreas internas como Medicina do Trabalho, Serviço Social, Fonoaudiologia, Marketing, RH, Transportes e Segurança Patrimonial. O evento atende à Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho (NR5) e é uma ação dos setores de Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da empresa.

A ideia da SIPATMA é levar mais conhecimentos aos participantes e desenvolver boas práticas comportamentais, enfatizando a conscientização pela segurança no trabalho e para a preservação do meio ambiente a partir de ciclo de palestras, esquetes teatrais, e apresentações artísticas, lúdicas e educativas. Além disso, estão na programação blitz de segurança com motociclistas no estacionamento e blitz de equipamentos de proteção individual nas fábricas, doações de sangue, competições da brigada de emergência, exposição de arte com materiais reutilizáveis, oficinas de arte, aulões de ginástica laboral, massoterapia e sorteios de premiações.

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

ICC promove 2° Passeio Rosa na Beira-Mar, domingo (23)

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

17 de outubro de 2016

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) quer deixar a Beira-Mar tomada pelo rosa. Repetindo o sucesso do ano anterior, como parte das atividades que envolvem a campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, a instituição, em parceria com o Instituto Avon, realizará neste domingo (23), a partir das 7h da manhã, o II Passeio Rosa, na Avenida Beira-Mar. A largada do passeio será no Aterro da Praia de Iracema e o ponto de chegada, no Parque Riacho Maceió. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade como um todo e, principalmente, das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

São esperadas mais de três mil pessoas no evento que contará com trio elétrico e a animação do grupo Unidos das Cachorras, Di Ferreira e Super Banda. Para quem gosta de pedalar, a ciclofaixa estará livre para os que preferem abraçar a causa utilizando sua bike. Os interessados em participar do passeio já podem adquirir o kit com camiseta, protetor solar, esmalte e viseira, no valor de R$15, à venda nos Mercadinhos São Luiz, nas Lojas Despojada, Doratto, no Salão Ritualle It Space e nas academias Central do Corpo Training Club. Os que desejarem poderão fazer o passeio de bicicleta.

 

Sobre o Instituto do Câncer do Ceará

 

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.

Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de 1.000 colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos. A instituição é formada pelo HHJ, Escola Cearense de Oncologia (ECO) e Casa Vida, que abriga pacientes e seus acompanhantes vindos do Interior do Estado e de outras cidades para realizar tratamento no hospital, e, para onde as doações recebidas durante o Outubro Rosa serão destinadas. O Instituto completa no dia 25 novembro de 2016, 72 anos de existência.

 

Dados do Câncer no Brasil

O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. É o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Câncer de Mama – Estimativa 2016 (Instituto Nacional de Câncer – INCA)

  • 57.960 novos casos no Brasil
  • 4.050 no Nordeste
  • 2.160 no Ceará
  • 860 em Fortaleza

Dados do Câncer no ICC em 2015

  • Atendimento mensal: 22.508
  • Atendimento SUS: 70% dos atendimentos prestados
  • Atendimento de novos casos de câncer/ano: 6.951
  • Consultas realizadas/ano: 173.837
  • Exames de imagem realizados/ano: 39.359
  • Mamografias realizadas/ano: 5.522
  • Cirurgias realizadas/ ano:6.578
  • Aplicações de Radioterapia/ano: 219.513
  • Aplicações de Quimioterapia/ano: 34.705

* postado por Oswaldo Scaliotti

Publicidade

Autoestima e estilo no Outubro Rosa

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

17 de outubro de 2016

Durante o mês de outubro, muito se fala sobre prevenção e tratamento do câncer, em especial, do de mama. Durante esta fase, além dos medicamentos, lidar com a mente e o corpo é fundamental. Visando o bem-estar feminino, a consultora de estilo e coach Lu Carvalho participa de eventos e bate um papo leve com essas mulheres.

“O trabalho de palestras pode ajudar as mulheres que estão lutando contra o câncer, porque trabalha diretamente com a autoestima. Com os exercícios de posturas de poder e de pensamentos positivos que o coaching desperta, além dos questionamentos que são feitos durante a palestra, podemos ajudar não apenas as mulheres com câncer, mas todas que se envolvem nos tratamentos”, explica Lu Carvalho.

Além de trabalhar com palavras, a profissional também lida com a imagem. Dessa forma, com muita leveza, Lu diz que as referências internas, como personalidade, desejos e sonhos devem ser um reflexo do estilo pessoal. “Devemos buscar em nós mesmas algo que amamos e valorizar esses pontos fortes, adotando truques de estilo”, completa a consultora e coach.

 

Programação

Durante o mês de outubro, a Lu estará participando de eventos, com dicas de estilo e autoestima. O primeiro bate-papo será no dia 19, às 19 horas, no espaço do Instituto do Câncer do Ceará, o ICC, instalado no RioMar Fortaleza.

Já no dia 22, a visita será à Associação Cearense das Mastectomizadas – Toque de Vida. Durante toda manhã, ela e outras “consultoras rosas” irão dar dicas de maquiagem e de looks, distribuir sutiãs com enchimento e ensinar amarrações de lenços.

 

Sobre Lu Carvalho

Luciana Carvalho é graduada em Design de Moda, pós-graduada em Comunicação de Moda pelo Instituto Europeo di Design em Madrid, consultora de estilo e coach. Com o objetivo de “reconectar” as mulheres com a sua beleza interior, Lu Carvalho trabalha com a autoestima feminina. Fazendo uso das ferramentas extras do coach, ela apresenta instrumentos para “lutar” contra padrões pré-estabelecidos e incentivar a construção do próprio estilo. Com a meta de ajudar mais de mil mulheres até 2017, ela promove uma ação em que, a cada 10 clientes de coaching inscritas, uma vaga é destinada a mulheres carentes.

 

Serviço:

Bate-papo sobre estilo e autoestima no Outubro Rosa

Dia 19/10, às 19 horas, no Espaço do ICC, no RioMar Fortaleza;

Dia 22/10, das 9 às 13 horas, na Associação Cearense das Mastectomizadas (Rua Monsenhor Furtado, 919 – Rodolfo Teófilo)

Publicidade

Instituto TIM já formou mais de 14 mil professores em todo o Brasil

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

15 de outubro de 2016

Na semana do Dia do Professor, instituição celebra resultados dos programas O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência

 

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2016 – Neste Dia dos Professores, a TIM tem muito a comemorar: o Instituto TIM já contribuiu para a formação de mais de 14 mil docentes brasileiros desde 2013, ano de sua fundação. O resultado é fruto do trabalho de dois projetos – O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência – que, juntos, envolvem mais de 450 mil alunos em todo o país.

O Círculo da Matemática do Brasil trouxe para o país a abordagem The Math Circle – criada pelos professores Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard – e busca aprimorar o aprendizado da matemática na rede pública de ensino, despertando nas crianças o gosto pela disciplina, que costuma ser o “bicho papão” de muitos alunos. A iniciativa promove a realização de aulas cooperativas de matemática para turmas pequenas de crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, nas quais a participação e a autorreflexão dos estudantes são incentivadas. Em três anos, 3,5 mil professores foram formados para aplicarem o método em salas de aula no país.

TIM Faz Ciência é uma iniciativa dirigida a professores e estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e os leva a explorar operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico, como observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar. Desde 2013, TIM Faz Ciência já formou 10,9 mil educadores. Apenas neste ano, mais de 4,7 mil professores se inscreveram para participar de encontros de formação, realizados em parceria com Secretarias de Educação municipais e estaduais, como os que acontecem no mês de outubro em Foz do Iguaçu (PR), Betim (MG) e Vitória (ES).

 

Sobre o Instituto TIM

 Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 mil  pessoas em todo o país.

Publicidade

Clínica em Maracanaú realiza ação em prol do Outubro Rosa

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de outubro de 2016

piauilino

A Clínica Piauilino, localizada na região metropolitana de Fortaleza, realizará no próximo sábado, 15, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, em prol da prevenção do Câncer de Mama. O evento será às 9 horas e contará com um café da manhã, sorteio de brindes, depoimentos e palestra com o médico ginecologista e obstétra, Vicente Piauilino. A palestra terá como tema: “Outubro Rosa: A prevenção é o melhor caminho”. O objetivo do evento é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e diagnóstico precoce.

O médico é formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em ginecologia e obstetrícia. Atuando há 26 anos no mercado, o profissional ressalta a importância da prevenção. “Hoje um dos grandes problemas  que vejo é falta de prevenção nas mulheres e o Outubro Rosa é uma forma excelente de mobilização para que todos tenham a consciência da necessidade do cuidado de si, pois é por meio do diagnóstico precoce que podemos minimizar um problema maior” afirma Dr. Vicente.

A Clínica Fica localizada na rua 46, nº 40, no bairro Jereissati II, em Maracanaú. O empreendimento visa promover saúde e contribuir para seus clientes, melhorando a qualidade de vida através de prevenção e atendimento de excelência.

Publicidade

Zoológico Sargento Prata recebe programa de educação ambiental no Dia das Crianças

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

11 de outubro de 2016

 

Ecocidadão9

Entre os dias 8 e 16 de outubro, o Zoológico Sargento Prata promoverá uma série de atividades culturais para celebrar a semana das crianças. Uma das ações previstas é a apresentação da esquete musical “Sou um Ecocidadão”, com o Grupo Bagaceira de teatro, na quarta-feira, 12.

A esquete, que será apresentada em dois horários, às 10h e às 14h, tem como protagonista o Capitão Ecocidadão, personagem que utiliza traje de super-herói semelhante ao uniforme dos garis e tem como missão transmitir a mensagem de que cada um precisa fazer a sua parte para conviver em harmonia em uma cidade limpa.

A apresentação foi elaborada para a edição de 2015 do Ecocidadão nas Escolas, projeto do Grupo Marquise e da Ecofor Ambiental que, no ano passado, impactou 38 mil crianças, com faixa etária entre 6 e 12 anos, e 520 professores de escolas públicas e privadas de Fortaleza, em quatro meses de atividade.

O “Ecocidadão nas Escolas” integra o programa Ecocidadão, trabalho de conscientização ambiental realizado pela Ecofor desde 2010, que leva ações de sensibilização sobre a correta disposição de resíduos sólidos e sobre formas de redução da incidência de lixo solto às maiores zonas geradoras de lixo e aos bairros com maior incidência de pontos de lixo. A iniciativa abrange ações como fixação de placas proibitivas nas comunidades atendidas, educação ambiental porta a porta, reuniões com líderes comunitários, implantação de gari comunitário, projeto de grafitagem, entre outras ações.

A estimativa é de que cerca de oito mil pessoas compareçam ao zoológico no  Dia das Crianças. Além de assistirem à esquete, as crianças receberão revistinhas interativas com curiosidades e jogos. Os educadores ambientais da Ecofor também estarão no local, orientando o público presente sobre o descarte corretos dos resíduos sólidos.

 

Serviço

Apresentação da esquete musical “Sou um Ecocidadão”

Local: Rua Prudente Brasil, 685 – Passaré (atrás do Banco do Nordeste)

Horário: Às 10h e às 14h

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

Magis realiza ação do Dia das Crianças com campanha Construindo Sorrisos

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

11 de outubro de 2016

 

A Construtora Magis, em parceria com o Instituto Studart de Promoção Social, realiza pelo terceiro ano consecutivo a campanha Construindo Sorrisos.  Este ano, a ação trouxe uma novidade, o atendimento aos filhos de colaboradores das obras dos empreendimentos Magis e as crianças da comunidade do bairro Vicente Pinzón.

Cerca de 50 crianças participaram, no último dia 08, no Colégio Antares, do bairro Papicu, de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, onde puderam brincar, dançar e se divertir. Os colaboradores da Magis e da BSPAR apadrinharam as crianças e compraram os presentes, que foram entregues no próprio dia. O Colégio Antares foi parceiro da campanha e abriu suas portas para que os pequenos participantes tivessem uma comemoração repleta de brincadeiras e alegria.

Publicidade

ASSAÍ DISTRIBUI PIÕES PARA AS CRIANÇAS

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

11 de outubro de 2016

 Para comemorar o Dia das Crianças, o Assaí Atacadista distribuirá, no dia 12 de outubro, mais de 100 mil piões de rodar em suas 99 lojas espalhadas pelo Brasil. A ideia é relembrar os brinquedos antigos, resgatando a memória afetiva da infância. Acima R$ 100 em compras, o cliente leva um pião de lembrança. “Hoje em dia os brinquedos são basicamente eletrônicos. O Assaí aposta na riqueza do resgate das brincadeiras antigas da infância e na relação próxima que esses brinquedos proporcionam quando pais, filhos e filhas brincam juntos”, comenta Marly Lopes, gerente de marketing do Assaí Atacadista.

 

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 99 unidades em 14 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2015, a rede inaugurou 11 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 11,3 bilhões, expansão de 25,5% em relação ao ano anterior.

Publicidade

ASSAÍ DISTRIBUI PIÕES PARA AS CRIANÇAS

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

11 de outubro de 2016

 Para comemorar o Dia das Crianças, o Assaí Atacadista distribuirá, no dia 12 de outubro, mais de 100 mil piões de rodar em suas 99 lojas espalhadas pelo Brasil. A ideia é relembrar os brinquedos antigos, resgatando a memória afetiva da infância. Acima R$ 100 em compras, o cliente leva um pião de lembrança. “Hoje em dia os brinquedos são basicamente eletrônicos. O Assaí aposta na riqueza do resgate das brincadeiras antigas da infância e na relação próxima que esses brinquedos proporcionam quando pais, filhos e filhas brincam juntos”, comenta Marly Lopes, gerente de marketing do Assaí Atacadista.

 

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 99 unidades em 14 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2015, a rede inaugurou 11 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 11,3 bilhões, expansão de 25,5% em relação ao ano anterior.