Notícias Archives - News Maranguape 
Publicidade

Notícias

Missa de sétimo dia do Monsenhor Mauro Gurgel acontece hoje (19), em Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

19 de Março de 2016

A Missa de sétimo dia de falecimento do Monsenhor Mauro Gurgel Braga Herbster (Padre Mauro) acontece hoje (19), às 19h na Igreja Matriz de Maranguape – Paróquia Nossa Senhora da Penha. Ele faleceu no último dia 13 de março aos 94 anos de idade e deixou um legado de 70 anos de vida sacerdotal e uma legião de admiradores em todo o estado, que devem participar da cerimônia religiosa em sua memória.

Missa do Monsenhor Mauro acontece no dia de São José. Arquivo da família

Missa do Monsenhor Mauro acontece no dia de São José. Arquivo da família

Leia mais: Dadynha Saturnino entrevista Padre Mauro

Publicidade

Maranguape de luto: morre Mauro Gurgel Braga Herbster

Por Dadynha Saturnino em Notícias

14 de Março de 2016

O maranguapense Mauro Gurgel Braga Herbster faleceu às 23h deste domingo (13), aos 94 anos de idade completados no último dia 22 de dezembro de 2015. Conhecido como Padre Mauro, Monsenhor Mauro ou Santo maranguapense, 70 anos de sua vida foram dedicados ao Sacerdócio servindo à comunidade católica nas Paróquias em que foi Vigário: Mucuripe, Mulungu, Pedra Branca, São Gerardo entre outras. Humildade, bondade e alegria são a sua marca registrada.

Leia mais: Blog News Maranguape entrevista o Monsenhor Mauro Herbster

 

Monsenhor Mauro Gurgel Braga Herbster - 94 anos de vida e 70 de sacerdócio. Foto Dadynha Saturnino

Monsenhor Mauro Gurgel Braga Herbster – 94 anos de vida e 70 de sacerdócio. Foto Dadynha Saturnino

O velório acontece na Igreja Matriz de Maranguape até às 15h. De lá sairá um cortejo passando pelas principais ruas do Centro da cidade para a Igreja do Rosário (passando em frente à sua residência), onde será celebrada a Missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, seguida do sepultamento no mesmo local.

 

“A vida tem sentido quando se entrega para dar sentido à vida dos outros.”

Mauro Gurgel Braga Herbster

 

Benção do Papa

 

Há poucos dias o Monsenhor Mauro recebeu a Benção Católica do Papa Francisco por ocasião dos 70 aniversário de sua Ordenação Presbiterial, trazido pelo também maranguapense Padre Rafhael Maciel que esteve em Roma para receber do Papa sua nomeação como Missionário da Misericórdia.

 

Benção Catolica do Papa Francisco para o Monsenhor Mauro. Arquivo pessoal

Benção Catolica do Papa Francisco para o Monsenhor Mauro. Arquivo pessoal

Publicidade

Morre Humberto Correia Mota, ex-Prefeito de Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

01 de agosto de 2014

Humberto Correia Mota, quase 96 anos (faria dia 15 próximo), comerciante e ex-Prefeito de Maranguape por duas vezes, faleceu por volta das 13hs desta sexta-feira, 01 de agosto, no Hospital São Carlos, em Fortaleza, vítima de complicações cardíacas. Seu velório será no Maranguape Clube e o local da Missa de corpo presente e do sepultamento estão à confirmar. Casado com a d. Dilce Mota (deixa a viúva, filhas, filho, netos, bisnetos e trineto entre demais parentes), sua vida foi dedicada ao comércio de medicamentos e ao desenvolvimento político desta cidade, empreendendo já na década de 1940 com a inauguração da Drogaria Ceará. O neto Ivan Mota continua seu legado estando hoje à frente da Drogaria Mota, que leva o sobrenome da tradicional família que mistura a sua história à da nossa gente. Entre elas, a amizade com o também maranguapense Chico Anysio (in memoriam), que na mocidade hospedou-se na casa de Humberto. Recordação que Humberto sempre fez questão de contar!

Humberto Correia Mota. Ex-Prefeito de Maranguape.

Humberto Correia Mota. Ex-Prefeito de Maranguape.

Há 11 meses, Humberto colaborou para uma pesquisa da jornalista carioca Ellen Ferreira (biografia autorizada do Chico Anysio), em parceria com esta comunicadora local e, com muita alegria, relatou como foi uma das passagens do ilustre conterrâneo em sua terra natal e era sempre com muito carinho e orgulho que  falava do gênio do humor brasileiro, fazendo questão de mostrar um registro fotográfico do acervo pessoal de quando Chico apresentou-se no Teatro Municipal e o recebeu ao lado da esposa e filhas (foto abaixo). E é assim que também sempre lembraremos de Humberto: com muitas saudades e alegria do amigo e ilustre conterrâneo.

Humberto, Dilcila e Ellen. Foto Dadynha Saturnino

Humberto, Dilcila e Ellen na residência do político, em Maranguape. Foto Dadynha Saturnino

Registro da passagem de Chico Anysio em Maranguape. Arquivo Humberto Mota.

Registro da passagem de Chico Anysio em Maranguape. Arquivo Humberto Mota.

Publicidade

Chico Anysio será homenageado neste domingo (24), em Maranguape.

Por Dadynha Saturnino em Notícias

23 de Março de 2013

Há exatamente um ano faleceu Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, Mestre do Humor brasileiro e maior comediante que este país já teve. A esposa, Malga Di Paula, virá à Maranguape no domingo (24) acompanhada da mãe, Sra Udila, prestar a sua homenagem ao saudoso esposo.

Às 16hs, partindo do Marina Park Hotel, em Fortaleza, Malga sobrevoará a Serra de Maranguape de helicóptero e jogará pétalas de rosas sobre a mata atlântica. O pouso será no Estádio Moraisão, em Outra Banda, onde será recebida por autoridades e sociedade civil e de lá seguirão juntos para uma visita ao Museu da Cidade, no Bairro do Centro. A Banda de Música Municipal Maestro João Inácio Fonseca fará uma homenagem, além do Prefeito Átila Câmara e dos Embaixadores do Instituto Chico Anysio no Ceará, Dadynha Saturnino e Jader Soares, o humorista Zebrinha. Ali mesmo no Museu, Malga receberá a imprensa antes de seguir para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha onde participará da Missa Comunitária das 19hs e na sequência retornará para Fortaleza.

Mais homenagem

Na segunda (25), Malga também participará da Solenidade de entrega da Medalha da Abolição. Chico Anysio (in memoriam) será um dos homenageados com a mais alta comenda concedida pelo Governo do Estado do Ceará. O filho André Lucas também estará presente.

Medalha da Abolição. Foto Divulgação

Medalha da Abolição. Foto Divulgação

Publicidade

Participação do Bloco Arroxo na segunda noite do Pré-Carnaval de Maranguape 2013

Por Dadynha Saturnino em Notícias

02 de Fevereiro de 2013

Acabou a reunião entre representantes dos Blocos, da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura –  FITEC e da Prefeitura Municipal de Maranguape, ficando assim definida a participação do Bloco Arroxo nesta segunda noite de Pré-Carnaval de Maranguape 2013:

As Bandas Chicabanas e Forró dos Plays arrastarão os foliões no trio elétrico. A Chicabana começará a tocar na concentração até chegar em frente ao Restaurante Paulinho Grill, quando os Plays farão uma interação com eles, dando sequência à festa até o final do percurso, nas proximidades do Paço Municipal, onde está localizado o camarote.

Bloco Arroxo. Divulgação.

Bloco Arroxo. Divulgação.

Mais uma vêz, a RG Promoções lamenta o ocorrido na primeira noite, quando, por um problema elétrico impossibilitou a participação do Bloco e da Banda Chicabana neste tradicional evento popula em Maranguape.

Publicidade

Primeira noite do Pré-Carnaval de Maranguape 2013 é marcada por um imprevisto elétrico

Por Dadynha Saturnino em Notícias

02 de Fevereiro de 2013

Tinha tudo pra ser uma noite com final feliz para o público presente na primeira noite do Pré-Carnaval de Maranguape 2013, mas, um problema elétrico no “trio elétrico” fez com que a Banda Chicabana ficasse sem energia para tocar e arrastar os milhares de foliões do Bloco Arroxo, o último que iria apresentar-se.

Entenda

A festa começou com a apresentação do Bloco Papangus e suas tradicionais marchinhas de carnaval tocadas em um paredão de som. Idosos, jovens, homens, mulheres e crianças curtiram com muita animação e alegria. Destaque para as faixas de apoio ao Grupo Deusas da Mama que atua no apoio a mulheres de Maranguape que tiveram câncer de mama e também realizando ações de combate e prevenção a esta doença que vitimiza milhares de brasileiras.

Bloco Papangus. Foto de Dadynha Saturnino

O Bloco BAMAC Folia foi o segundo a apresentar-se e levou pra avenida um público bem jovem, também muito animado e alegre. O standart do BMF chamou a atenção durante todo o percurso: além da beleza era levado por um folião mascarado, sentado no alto do paredão e bonecos com pernas de pau se misturavam aos foliões.

Bloco BAMAC. Foto de Dadynha Saturnino

Bloco BAMAC. Foto de Dadynha Saturnino

A Banda Chicabana tocaria e arrastaria os foliões do Bloco Arroxo de cima do trio elétrico, mas, uma pane elétrica fez com que o trio ficasse sem energia e não saísse da concentração. Mesmo algumas horas após de tentativas para solucionar o problema, o sistema de som e iluminação sequer conseguiu ser ligado.

Bloco Arroxo. Foto de Dadynha Saturnino

Bloco Arroxo. Foto de Dadynha Saturnino

Renato Hebert, proprietário do Bloco e da RG Promoções falou conosco ainda na madrugada. Muito triste, lamentou o ocorrido informando que fez de tudo para que, mesmo com horas de atraso,  o Bloco fizesse a sua apresentação, o que não ocorreu, deixando milhares de foliões insatisfeitos.

Kiko, cantor da Banda Chicabana publicou em seu perfil no facebook na madrugada:

“gente venho aqui comunicar o problema que aconteceu hoje no bloco arroxo em maranguape.
chegamos lá cedo porém o trio teve uns problemas na viagem e chegou atrazado e chegano lá os tecnicos do trio não conseguiram liga-lo o mesmo, dai não teve como fazermos o show,
mais a chicabana e a direção do bloco a arroxo vai fazer de tudo para recompensa-los.,.
a nossa vontade era de fazer a festa pra vocês. pois vcs foram pra lá pra ver a chicabana porém aconteceu esse mega imprevisto , estamos tão tristes e chateados quanto vcs,
mais já estamos organizando tudo pra fazer o show pra vcs amanha,”

Renato Guedes também publicou a seguinte nota em seu perfil no facebook no início desta manhã:

“DEUS NO COMANDO @ !!!

A A3 ENTRETENDIMENTO E A DIRETORIA DO BLOCO ARROXO QUERIA INFORMAR QUE A PROGAMAÇÃO DO PRE CARNAVAL DE MARANGUAPE 2013 PARA HOJE DIA 2 DE FEVEREIRO ESTA MANTIDA !!!!!COM FORRÓ DOS PLAYS!!! ELÉTRICO. E PEDE DESCULPAS PELO OCORRIDO DE ONTEM POIS FOI UM PROBLETA TECNICO NO TRIO !!!E ESTAVA FORA DO NOSSO ALCANSE DE RESOLUÇÃO PARA AQUELE MOMENTO.MAS ESTA SENDO RESOLVIDO. AGRADEÇEMOS O TOTAL APOIO A PREFEITURA DE MARANGUAPE NA PESSOA DO PREFEITO ATILA CAMARA A GUARADA MUNICIPAL E A POLICIA MILITAR PELO TOTAL APOIO;;;FOLIÕES DO BLOCO ARROXO JA ESTAMOS ESTUDANDO UMA FORMA PARA COMPENÇAR O IMPREVESTIDO!!!!FICAMOS GRATO PELA COMPREENSÃO!!!”

Nas redes sociais, as opiniões sobre o fato se dividem: enquanto a maioria se mostra revoltada e insatisfeita com o ocorrido, falando em acionar a justiça em busca de seus direitos, Renato também vem recebendo apoio e solidariedade de muitos, que lamentam o ocorrido e torcem pra que tudo se resolva da melhor maneira e que os foliões não fiquem ainda mais prejudicados. Este também é o nosso desejo.

Conversamos com Alexandre Cabral, Turismólogo da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura –  FITEC, que nos esclareceu os seguintes pontos:

Márcia Vidal, presidente da FITEC, esteve no local da concentração, verificou pessoalmente que o problema era elétrico, que músicos, instrumentos, dançarinos e a banda estava no local prontos pra se apresentarem, mas, como até às 2:00hs da manhã não tinha energia no trio, o problema não foi solucionado, cancelou a participação do Bloco, comunicando ao Renato Hebert que o tempo estava esgotado, pois, a estrutura não poderia mais ser mantida. A hipótese de não pagamento da Banda foi descartada;

-O trio chegou à concentração por volta das 21:00hs, descumprindo uma cláusula do Edital do evento que trata sobre a vistoria que o veículo precisa receber antecipadamente, através da Guarda Municipal, desde que, alguns anos atrás, o Bloco Rebuliço (não existe mais) causou um transtorno ao evento e foliões por causa do seu tamanho, não conseguindo realizar uma curva. Como chegou com atraso, não foi vistoriado e não passou som.

-O atraso da chegada do trio também fez com que a cláusula do início da apresentação fosse descumprida, o que não aconteceu de jeito nenhum;

-A não participação do Bloco Arroxo atrapalhou a estrutura da organização geral do evento (PM, Seguranças particulares, Ambulâncias), que deveria ter encerrado às 2:00hs;

-Policiais do Ronda e Guardas Municiais do Núcleo de Trânsito-NUTRANS ficaram até a dispersão total do público.

Perguntamos porque nenhuma alternativa foi executada, já que existia um outro trio no local, mas, Cabral informou que por ser de porte menor, não comportaria a estrutura da Banda Chicabana, o que inviabilizou a sua participação no evento.

Falamos também com Márcia Vidal, que também lamenta o ocorrido e principalmente, o descumprimento das cláusulas do edital de participação. A FITEC entra com a estrutura do evento e acompanha a participação dos Blocos. Atendendo ao pedido do proprietário do evento, que pediu um prazo de saída de até às duas da madrugada, foi pressionada pela população que mora no entorno. Como não conseguiu cumprir, cancelou o evento pois violência patrimonial começou a ocorrer e 2:15hs parou tudo e a própria população foi se retirando da Praça da Guabiraba e seguiram para o Maranguape Clube. A Sede do Bloco arroxo foi invadida e quebrada. Márcia afirma que as penalidades do edital precisam ser revistas posteriormente, uma delas é a do tempo ultrapassado que determina a retirada do Bloco do evento. Como é que pedem mais de 6000mils foliões pra sair? Quanto a multa, ela é feita de forma pecuniária, ainda a ser definida na Legislação Municipal.

Programação de sábado

Está mantida para todos os Blocos (Kids Folia, Papangus, BAMAC e Arroxo). Uma reunião está sendo realizada para tratar sobre as penalidades, previstas em edital e sobre outras decisões necessárias.  A FITEC oferecerá o mesmo contingente de apoio (seguranças, PM, NUTRANS, equipes médicas, SAMÚ) visando a garantia do sucesso na realização e finalização do evento.

Aguardem notícias sobre o resultado da reunião.

Blog News Maranguape e a Maranguape FM na cobertura do Pré-Carnaval de Maranguape 2013.
 
Publicidade

Exposição “Desvelar no Branco” é lançada em Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

15 de dezembro de 2012

Desvelar no Branco. Assim está intitulada a “1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape”, lançada nesta sexta (14), no Solar do Bonifácio Câmara, localizado no Centro de Maranguape, onde vários visitantes conferiram a importante mostra dos artistas maranguapenses, a palestra “Arte no cotidiano” de Edu Oliveira (Professor de Artes da UNIFOR), apresentação de dança e o coquetel.

Para a artista Natália Travassos Desvelar no Branco pode ser “apenas um pingo de tinta que que acidentalmente escorreu do pincel ou quem sabe seja aquele primeiro rabisco despretensioso feito ao começar um desenho”. E, para o artista Jadiel de Lima “é tão somente a nossa busca outrora solitária e agora partilhada do desvelar algo…”

A Equipe do Programa Gente na TV do Sistema Jangadeiro também esteve presente no lançamento. Confira a matéria completa no Programa que vai ao ar na próxima segunda, dia 17 de dezembro. A mostra ficará exposta até o próximo dia 21 de dezembro de 2012, das 8h às 17h, entrada pela Rua Coronel Afro Campos.

Veja abaixo a cobertura fotográfica realizada por esta Colunista

1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
Professor Edu Oliveira concede entrevista para Lorrane Cabral do Programa Gente na TV. Foto de Dadynha Saturnino
2/13

Professor Edu Oliveira concede entrevista para Lorrane Cabral do Programa Gente na TV. Foto de Dadynha Saturnino

Professor Edu Oliveira concede entrevista para Lorrane Cabral do Programa Gente na TV. Foto de Dadynha Saturnino

1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape. Foto de Dadynha Saturnino
Publicidade

Nota: AABB Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

15 de dezembro de 2012

O XVI Campeonato de Futebol da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Maranguape encerra  neste sábado, dia 15 de dezembro com duas disputas: a primeira ocorrerá às 16:30hs entre as equipes do União x Madureira e na sequência, Flamengo e Palmeiras se enfrentarão. Na programação do evento após os jogos, constam sorteios de brindes, premiação dos artilheiros e finalistas do campeonato e uma homenagem especial aos associados Tenente Mário e Zé Bezerra que serão agraciados com a placa “Amigo da AABB”. Após esta solenidade, haverá show com a Banda de Pagode “Faixa Nobre” até às 00hs.

Aberto ao público.  

AABB Maranguape – Foto do Arquivo da AABB.

Bloco Arroxo

Folder do Churrasco do Bloco Arroxo (do Pré-Carnaval de Maranguape). Foto divulgação.

No domingo, também na AABB haverá o Churrasco do Bloco Arroxo, o Bloco do Pré-Carnaval de Maranguape.

Publicidade

Exposição de Artes Visuais será realizada em Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

13 de dezembro de 2012

O Solar Bonifácio Câmara, em Maranguape, abre nesta sexta-feira, 14, às 17h, a “1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape” sob o título “Desvelar no branco”. A mostra reunirá obras de 28 artistas maranguapenses e contará também com apresentação de dança, oficinas de desenho, caricatura e pintura à lápis (ver programação abaixo) e o público poderá conferir até o próximo dia 21 de dezembro de 2012.

O grupo

Formado por artistas visuais, de diversas idades e formações, é uma iniciativa coletiva (já existem individualmente) cujo objetivo é unir forças para difundir o trabalho de todos em âmbito municipal, pois alguns, oportunamente, já participaram de Exposições realizadas em vários lugares e estados brasileiros.

Artistas Visuais de Maranguape. Foto arquivo pessoal de Katia Brito

Para a Artista Rafayella Travassos essa lacuna precisava ser preenchida, era um desejo de cada um dos Expositores “existir” aqui, em Maranguape, terra de gente muito talentosa (cita o Artista Levi Lima) que ainda precisa de apoio para ajudar na construção artística positiva de nossa cidade, finalizou Rafayella.

Artistas Expositores

Adriano Soares, Alexandro Lemos, Alexandre Lima, André Nascimento, Arilane de Carvalho, Ary Lima, Arnaldo Pereira, Cleilton Lopes, Cristiano Oliveira, Edson Prata, Gila, Katia Brito, Jô Fernandes, Lauriston Trindade, Levi Lima, Marcelo SIlva, Maria Trindade, Natália Travassos, Nildo, Olívio Viana, Pedro Arley, Pedro Mágno, Raimundo Nunes, Rafayella Travassos, Ronaldo Mendes, Ronaldo Pereira, Symon Viana, Widney Nogueira.

Artistas Colaboradores

Alexandre Lima, Diêgo Silveira, Jadiel Lima, Lauriston Trindade, Marcelo Silva, Nilson Santiago, Prof. Edu Oliveira, Ronaldo Mendes

Programação

Na abertura haverá a Palestra “A Arte no Cotidiano” de Edu Oliveira, a apresentação de Dança Contemporânea com Katia Brito e o Coquetel de lançamento para os convidados.

Programação da 1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape.
Foto divulgação

Serviço

1ª Exposição dos Artistas Visuais de Maranguape  “Desvelar no branco”

Lançamento: 14 de dezembro, às 17h.

Em cartaz até 21 de dezembro de 2012.

Solar Bonifácio Câmara

Rua Major Agostinho, Nº 490, Centro, Maranguape, Ceará. (85) 3369.9203

Informações com Natália Travassos (85) 8897.5341, Rafayella Travassos (85) 8804.0214 e Levi Lima (85) 8737.4980

 

Publicidade

Núcleo de Policiamento Comunitário formará alunos do PROERD em Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

12 de dezembro de 2012

O Núcleo de Policiamento Comunitário – NPC XII da Polícia Militar em Maranguape formará a 3ª Turma do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD Maranguape, um programa preventivo e comunitário desenvolvido em oito Escolas Municipais numa ação conjunta dos Professores e Instrutores da PM, cujo objetivo é a conscientização das crianças sobre a necessidade de prevenção, fazendo-as ficarem longe das drogas e também a não praticarem bullying contra os amigos.

A turma, composta por 329 estudantes do 5º ano com idade entre 09 e 12 anos, já apresenta resultados positivos através de depoimentos de alguns deles aos Instrutores: uma das crianças que antes era utilizada por um traficante para transportar drogas, recusou-se a continuar desenvolvendo a ação; outra, recusou a droga oferecida e outra parou de praticar bullying contra os colegas pedindo desculpas a eles na frente da turma.

Escolas Municipais atendidas – Turma 2012.2

Cônego Heitor Vieira Cavalcante (do Bairro do Coité), Francisca Gomes Fernandes Vieira (Parque Iracema), José Fernandes Vieira e Rio Pirapora (ambas do Novo Maranguape), Chico Lima (Pau Serrado), Nilo Campelo (Novo Parque Iracema), Capistrano de Abreu (Centro) e Paulo Sarasate da Outra Banda.

O PROERD em Maranguape

Desenvolvido semanalmente em aulas nas oito Escolas Municipais sob a Supervisão do Cap. PM Carlos e Instrução dos SD’s PM Dênis e Wellington (PROERD e Ronda do Quarteirão), suas notícias são levadas ao público através da participação dos Instrutores no Programa Comunidade em Ação (apresentação de Ubirajara Jr e de Edmilson Barros) na Maranguape FM toda segunda-feira, ao meio-dia, sempre objetivando prevenir primariamente, tentando fortalecer a rede, envolvendo as famílias através da audiência da rádio.

Solenidade

A cerimônia está marcada para o próximo dia 14 de dezembro, às 08:30hs, na Escola de Ensino Fundamental Francisca Gomes Fernandes Vieira (SESI), localizada no Bairro do Parque Iracema.

Meta para 2013

Desenvolver o Programa com adolescentes, faixa etária de 12 a 16 anos, da 8ª e 9º ano, tanto das Escolas da Sede como das Escolas dos Distritos.

Convite

Convite da formatura do PROERD 2012.2 Maranguape
Arquivo de divulgação

Publicidade

Núcleo de Policiamento Comunitário formará alunos do PROERD em Maranguape

Por Dadynha Saturnino em Notícias

12 de dezembro de 2012

O Núcleo de Policiamento Comunitário – NPC XII da Polícia Militar em Maranguape formará a 3ª Turma do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD Maranguape, um programa preventivo e comunitário desenvolvido em oito Escolas Municipais numa ação conjunta dos Professores e Instrutores da PM, cujo objetivo é a conscientização das crianças sobre a necessidade de prevenção, fazendo-as ficarem longe das drogas e também a não praticarem bullying contra os amigos.

A turma, composta por 329 estudantes do 5º ano com idade entre 09 e 12 anos, já apresenta resultados positivos através de depoimentos de alguns deles aos Instrutores: uma das crianças que antes era utilizada por um traficante para transportar drogas, recusou-se a continuar desenvolvendo a ação; outra, recusou a droga oferecida e outra parou de praticar bullying contra os colegas pedindo desculpas a eles na frente da turma.

Escolas Municipais atendidas – Turma 2012.2

Cônego Heitor Vieira Cavalcante (do Bairro do Coité), Francisca Gomes Fernandes Vieira (Parque Iracema), José Fernandes Vieira e Rio Pirapora (ambas do Novo Maranguape), Chico Lima (Pau Serrado), Nilo Campelo (Novo Parque Iracema), Capistrano de Abreu (Centro) e Paulo Sarasate da Outra Banda.

O PROERD em Maranguape

Desenvolvido semanalmente em aulas nas oito Escolas Municipais sob a Supervisão do Cap. PM Carlos e Instrução dos SD’s PM Dênis e Wellington (PROERD e Ronda do Quarteirão), suas notícias são levadas ao público através da participação dos Instrutores no Programa Comunidade em Ação (apresentação de Ubirajara Jr e de Edmilson Barros) na Maranguape FM toda segunda-feira, ao meio-dia, sempre objetivando prevenir primariamente, tentando fortalecer a rede, envolvendo as famílias através da audiência da rádio.

Solenidade

A cerimônia está marcada para o próximo dia 14 de dezembro, às 08:30hs, na Escola de Ensino Fundamental Francisca Gomes Fernandes Vieira (SESI), localizada no Bairro do Parque Iracema.

Meta para 2013

Desenvolver o Programa com adolescentes, faixa etária de 12 a 16 anos, da 8ª e 9º ano, tanto das Escolas da Sede como das Escolas dos Distritos.

Convite

Convite da formatura do PROERD 2012.2 Maranguape
Arquivo de divulgação