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Vagas Online

por Márcia Catunda

O RH e a nova educação corporativa

Por Márcia Catunda em Artigo

07 de dezembro de 2018

Por Rebeca Zaupa-Consultora Associada da Gomes de Matos

 

A pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, edição 2017-2018, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento em conjunto com a Integração Escola de Negócios, com 738 empresas e 3.561 funcionários, revela que cada profissional de Treinamento e Desenvolvimento tem gerenciado, em média, 770 colaboradores.

E este número vem crescendo sistematicamente, ano a ano, tendo quase que dobrado a quantidade de colaboradores gerenciada em 2014.

A esses 770 colaboradores têm sido facilitadas 21 horas de treinamento por ano.

Isso significa que os profissionais de T&D – afinal tudo na área de Recursos Humanos se traduz em siglas – têm atuado de forma cada vez mais operacional e menos estratégica.

Como investir 0,63% do faturamento anual bruto em treinamentos de forma realmente estratégica, que realmente se traduza em aplicação prática e resultados superiores no dia a dia de trabalho?

A resposta pode estar em se afastar dos meios tradicionais de treinamento, em que todo o grupo de treinandos é chamado a participar de momentos presenciais no estilo sala de aula da educação básica, e passar a trabalhar com novas formas de ensino, como a educação por projetos e a microaprendizagem.

 

A EDUCAÇÃO POR PROJETOS

O ambiente profissional se centra no alcance de metas organizacionais e resolução dos problemas que impedem o atingimento desses resultados. Mesmo os trabalhadores mais operacionais precisam estar atentos aos problemas que podem atrapalhá-los na execução de suas atividades e devem, portanto, buscar alternativas para solucionar esses problemas.

Ainda assim, quando falamos em educação corporativa, nós, na grande maioria das vezes, colocamos adultos sentados durante horas em sala de aula ouvindo as explanações dialogadas de uma outra pessoa.  Seria de se esperar mais do que os 12% médios de absenteísmo nas ações de desenvolvimento.

Por que não centrar o aprendizado também na busca pela solução de problemas? Essa é a proposta da educação – ou pedagogia – por projetos, onde o objetivo é a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente estabelecidas, de forma coletiva, entre treinandos e treinadores.

Aos treinandos é proposto um desafio, um problema a solucionar e são eles quem decidem por onde começar a pesquisar, o que começar a aprender primeiro para desvendar esse mistério. Ao treinador cabe o papel de orientador, de facilitador, de mediador.

A MICROAPRENDIZAGEM

Os treinamentos no formato presencial caíram 11% e no formato EAD/ e-learning aumentaram 9% comparando 2017 com 2016. 16% das 738 empresas pesquisadas usam o e-learning ou o ensino à distância para treinar seus funcionários e 9% utilizam o sistema blended ou misto, em que são utilizadas técnicas presenciais e à distância.

Uma das estratégias equivocadas que se utiliza quando se fala sobre EAD/e-learning é, simplesmente, a gravação do conteúdo tal qual ele estivesse sendo ministrado de forma presencial.

Hoje, com a quantidade de conteúdos disponíveis em plataformas como o Youtube, por exemplo, e com a facilidade em acessar diversas informações em pouco tempo, é preciso pensar em novas estratégias, como, por exemplo, a microaprendizagem.

Microaprendizagem é uma forma de transmissão de conteúdos focados em informações específicas com não mais do que 03 a 07 minutos de duração.

Com essa metodologia é possível tornar o processo de aprendizagem corporativo mais rápido e acessível, com menos evasão e taxa de desistência, mais rápido e fácil de atualizar e com possibilidade de aplicações ainda mais amplas.

 

Que tal pensar as suas próximas estratégias de educação corporativa baseando-se na educação por projetos com o apoio da microaprendizagem que pode ser, inclusive, gamificada?

 

Referências:

https://www.integracao.com.br/pesquisa-panorama-do-treinamento-no-brasil-2017.pdf

https://www.skillbuilderlms.com/br/10-reasons-adopt-microlearning-online-training/

 

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06 de dezembro de 2018

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A Unifametro promove oficina gratuita de orientação profissional

Por Márcia Catunda em Palestras

06 de dezembro de 2018

O Centro Universitário Unifametro, por meio do seu Núcleo de Carreiras, promove na próxima sexta-feira (07), no auditório do Campus Conselheiro Estelita, a oficina “Me formei, e agora?”. A ação é voltada para alunos egressos da instituição, bem como ao público externo interessado. O acesso é gratuito e a oficina se realiza em dois horários, às 10h e às 18h.

O intuito da ação é oportunizar reflexões e auxiliar os alunos que estão nos semestres finais dos seus cursos de graduação ou recém-formados que ainda se sentem inseguros com sua formação e futuro da carreira profissional. As oficinas serão ministradas pelas professoras e psicólogas Diana Maria e Olívia Guerreiro.

Para Marta Ferreira, Analista de Carreira na Unifametro, é importante que o aluno já saia da graduação com sua carreira profissional preparada. “O planejamento de carreira é importante porque auxilia a refletir a respeito dos rumos da própria profissão e a projetar o seu futuro profissional de forma mais coerente e assertivo”, conclui Marta.

Sobre as facilitadoras

Diana Maria é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e graduada em Psicologia pela mesma universidade. Atua como professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação na Unifametro, com vasta experiência na Área de Gestão de Pessoas.

Olívia Guerreiro é mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduada em Avaliação psicológica Interventiva na Saúde e na Educação e graduada em Psicologia pela mesma IES. Trabalha como consultora organizacional há mais de 20 anos em projetos de orientação de carreira, gestão de pessoas, educação corporativa, avaliação de competências e desempenho, e sucessão  familiar. Também atua como psicóloga do trabalho em atendimentos de orientação de carreira de jovens e adultos.

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Consultor de Vendas

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Auxiliar Financeiro

Por Márcia Catunda em Ciências Contábeis, Gestão Financeira

05 de dezembro de 2018

Auxiliar Financeiro

Local da vaga: Messejana / Fortaleza-Ce

Salário: compatível com mercado Benefícios: VT+VA+50% de plano de saúde entre outros.

Desejável experiência na função e residir nas proximidades da empresa.

Requisito: cursando Gestão Financeira ou Ciências Contábeis.

Atividades:

-Dar entrada em notas fiscais;

-Imprimir extratos financeiro;

-Conferência de documentação;

-Realizar auditoria de caixas.

Interessados enviar currículo para recrutamento.ftr@gmail.com com o assunto até dia 10/12

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Auxiliar Financeiro

Por Márcia Catunda em Ciências Contábeis, Gestão Financeira

05 de dezembro de 2018

Auxiliar Financeiro

Local da vaga: Messejana / Fortaleza-Ce

Salário: compatível com mercado Benefícios: VT+VA+50% de plano de saúde entre outros.

Desejável experiência na função e residir nas proximidades da empresa.

Requisito: cursando Gestão Financeira ou Ciências Contábeis.

Atividades:

-Dar entrada em notas fiscais;

-Imprimir extratos financeiro;

-Conferência de documentação;

-Realizar auditoria de caixas.

Interessados enviar currículo para recrutamento.ftr@gmail.com com o assunto até dia 10/12