Especialista em neurociência explica como lidar com a frustração no trabalho

HÁ SAÍDAS

Especialista em neurociência explica como lidar com a frustração no trabalho

Não criar expectativas não é o caminho para evitar a frustração, mas algumas dicas podem ajudar a driblar o sentimento negativo

Por Tribuna do Ceará em Carreira

1 de setembro de 2018 às 06:45

Há 11 meses
Frustração no trabalho pode prejudicar vida pessoal. (Foto: Pexels)

Frustração no trabalho pode prejudicar vida pessoal. (Foto: Pexels)

O professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em neurociência Luciano Salamacha explica que a frustração é um sentimento decorrente da autocrítica que cobra de si mesmo um grau de perfeccionismo muito grande e que tira da pessoa o foco de enxergar as coisas boas que também lhe acontecem.

Na psicologia, frustração é uma sensação de ter se enganado que podia conseguir algo que não conseguiu. Na filosofia, a frustração é um esforço tido em vão, surgido de um não autoconhecimento. No mundo corporativo, frustração é um sentimento que, se exposto, pode ser interpretado como fraqueza, imaturidade e não é nada bom para a imagem de um profissional.

“Tudo que nos acontece é resultado de variáveis internas e externas, achar que comandamos todas essas mudanças é nos colocar no papel de Deus, seja ele qual for. A crença que temos o comando de toda a situação, é o principal combustível pra nos frustrar”, ressalta Salamacha.

Mas não criar expectativas é o caminho para evitar a frustração?

O professor responde que jamais devemos de deixar de cultivar a expectativa para coisas boas e que sequências pequenas de prazer fazem uma pessoa feliz. Quando o ser humano cria uma expectativa positiva, seu cérebro automaticamente recebe uma descarga de hormônios ligados ao prazer e bem estar, e contribui para elevar a autoestima e a sensação de ser capaz e competente.

E quando a pessoa não quer se frustrar, mas esse sentimento é mais forte que ela?

A saída, segundo ele, é perceber quanto tempo uma pessoa vai destinar para cultivar esse sentimento, já que a frustração não contem princípios racionais. Para o pesquisador em neurociência, voltado ao mundo corporativo, “o sentimento da frustração até tenta buscar argumentos racionais pra se alimentar, principalmente quando a gente busca uma resposta racional para o fato frustrado. Mas para combater um sentimento ruim, a racionalidade tem pouca ou nenhuma força. O melhor mesmo é substituir por outra sensação de natureza positiva”.

A grande sacada é parar de reclamar quando algo não tem solução, ressalta.

Geração “mi-mi-mi”

Segundo ele, esse é um fenômeno observado com intensidade nos jovens profissionais de hoje. Pequenas situações são transformadas em grandes problemas. É o que se chama atualmente de geração “mi-mi-mi”.

Muito se fala nessa atual geração que sabe comandar a tecnologia cada vez mais avançada, mas não sabe lidar com frustrações. Acreditam que o trabalho é uma extensão de casa e frustram quando o chefe não age com ele, como o pai ou mãe. Passaram uma vida sem se submeter a restrições ou ouvir “nãos” e quando isso acontece, frustram profundamente a ponto de largar tudo, sem insistir, sem planejar uma carreira de altos e baixos e aceitá-los.

Confira dicas do professor Salamacha para driblar a frustração:

1 – Quebre a rotina. A tendência de perdermos a paixão quando fazemos algo repetidamente. Inove o tempo todo, ainda que em pequenas coisas, para se sentir bem.

2 – Não se agarre a coisas ruins. Estará gastando energia que poderia ser usada para coisas boas, como, novos objetivos.

3 – Pare de querer tudo certo o tempo todo. A vida real não é assim. Para todas as pessoas há coisas ruins e boas, erros e acertos.

4 – Aprenda a lidar com os erros. A frustração é produto do seu julgamento, é um processo interno e não externo. Quanto mais agressivo você for consigo mesmo, maior será a decepção. Seja mais suave.

5 – Eleja estimulantes naturais para o seu cérebro que pode ser desde assistir a um filme, escutar músicas, caminhar, ler um livro inspirador ou ensaios sobre histórias pessoais de superação.

6 – Troque a frase “que pena que não deu”, para “no futuro dará”.

7 – Ocupe o espaço da frustração com sentimentos melhores como a solidariedade.

8 – Se estiver deprimindo, não seja super herói e grite por socorro. A frustração e a depressão são coisas diferentes. O primeiro é temporário e de natureza psicológica, enquanto a depressão é uma doença que precisa ser tratada.

9 – Crie novos hábitos. O ser humano é feito de hábitos e, as vezes, temos o mau costume de cultivar a frustração. Se frustrar e se regenerar rapidamente é uma questão de exercício. Aprenda a desenvolvê-lo.

10 – Fique com pessoas que te impulsionam e não que te deixem para baixo .

11 – Coloque um gatilho mental de agradecimento, mesmo que algo tenha dado errado. Porque errar é aprender e temos que ser gratos quando tiramos aprendizagem de qualquer situação.

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HÁ SAÍDAS

Especialista em neurociência explica como lidar com a frustração no trabalho

Não criar expectativas não é o caminho para evitar a frustração, mas algumas dicas podem ajudar a driblar o sentimento negativo

Por Tribuna do Ceará em Carreira

1 de setembro de 2018 às 06:45

Há 11 meses
Frustração no trabalho pode prejudicar vida pessoal. (Foto: Pexels)

Frustração no trabalho pode prejudicar vida pessoal. (Foto: Pexels)

O professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em neurociência Luciano Salamacha explica que a frustração é um sentimento decorrente da autocrítica que cobra de si mesmo um grau de perfeccionismo muito grande e que tira da pessoa o foco de enxergar as coisas boas que também lhe acontecem.

Na psicologia, frustração é uma sensação de ter se enganado que podia conseguir algo que não conseguiu. Na filosofia, a frustração é um esforço tido em vão, surgido de um não autoconhecimento. No mundo corporativo, frustração é um sentimento que, se exposto, pode ser interpretado como fraqueza, imaturidade e não é nada bom para a imagem de um profissional.

“Tudo que nos acontece é resultado de variáveis internas e externas, achar que comandamos todas essas mudanças é nos colocar no papel de Deus, seja ele qual for. A crença que temos o comando de toda a situação, é o principal combustível pra nos frustrar”, ressalta Salamacha.

Mas não criar expectativas é o caminho para evitar a frustração?

O professor responde que jamais devemos de deixar de cultivar a expectativa para coisas boas e que sequências pequenas de prazer fazem uma pessoa feliz. Quando o ser humano cria uma expectativa positiva, seu cérebro automaticamente recebe uma descarga de hormônios ligados ao prazer e bem estar, e contribui para elevar a autoestima e a sensação de ser capaz e competente.

E quando a pessoa não quer se frustrar, mas esse sentimento é mais forte que ela?

A saída, segundo ele, é perceber quanto tempo uma pessoa vai destinar para cultivar esse sentimento, já que a frustração não contem princípios racionais. Para o pesquisador em neurociência, voltado ao mundo corporativo, “o sentimento da frustração até tenta buscar argumentos racionais pra se alimentar, principalmente quando a gente busca uma resposta racional para o fato frustrado. Mas para combater um sentimento ruim, a racionalidade tem pouca ou nenhuma força. O melhor mesmo é substituir por outra sensação de natureza positiva”.

A grande sacada é parar de reclamar quando algo não tem solução, ressalta.

Geração “mi-mi-mi”

Segundo ele, esse é um fenômeno observado com intensidade nos jovens profissionais de hoje. Pequenas situações são transformadas em grandes problemas. É o que se chama atualmente de geração “mi-mi-mi”.

Muito se fala nessa atual geração que sabe comandar a tecnologia cada vez mais avançada, mas não sabe lidar com frustrações. Acreditam que o trabalho é uma extensão de casa e frustram quando o chefe não age com ele, como o pai ou mãe. Passaram uma vida sem se submeter a restrições ou ouvir “nãos” e quando isso acontece, frustram profundamente a ponto de largar tudo, sem insistir, sem planejar uma carreira de altos e baixos e aceitá-los.

Confira dicas do professor Salamacha para driblar a frustração:

1 – Quebre a rotina. A tendência de perdermos a paixão quando fazemos algo repetidamente. Inove o tempo todo, ainda que em pequenas coisas, para se sentir bem.

2 – Não se agarre a coisas ruins. Estará gastando energia que poderia ser usada para coisas boas, como, novos objetivos.

3 – Pare de querer tudo certo o tempo todo. A vida real não é assim. Para todas as pessoas há coisas ruins e boas, erros e acertos.

4 – Aprenda a lidar com os erros. A frustração é produto do seu julgamento, é um processo interno e não externo. Quanto mais agressivo você for consigo mesmo, maior será a decepção. Seja mais suave.

5 – Eleja estimulantes naturais para o seu cérebro que pode ser desde assistir a um filme, escutar músicas, caminhar, ler um livro inspirador ou ensaios sobre histórias pessoais de superação.

6 – Troque a frase “que pena que não deu”, para “no futuro dará”.

7 – Ocupe o espaço da frustração com sentimentos melhores como a solidariedade.

8 – Se estiver deprimindo, não seja super herói e grite por socorro. A frustração e a depressão são coisas diferentes. O primeiro é temporário e de natureza psicológica, enquanto a depressão é uma doença que precisa ser tratada.

9 – Crie novos hábitos. O ser humano é feito de hábitos e, as vezes, temos o mau costume de cultivar a frustração. Se frustrar e se regenerar rapidamente é uma questão de exercício. Aprenda a desenvolvê-lo.

10 – Fique com pessoas que te impulsionam e não que te deixem para baixo .

11 – Coloque um gatilho mental de agradecimento, mesmo que algo tenha dado errado. Porque errar é aprender e temos que ser gratos quando tiramos aprendizagem de qualquer situação.