Ceará

Volante Fabinho completa um ano pelo Ceará

Titular absoluto, volante deixa passado de lesões para trás e se torna peça fundamental da equipe

Pelo Campeonato Brasileiro, o atleta é titular absoluto do Vovô. (Foto: Stephan Eilert /cearasc.com)
Pelo Campeonato Brasileiro, o atleta é titular absoluto do Vovô. (Foto: Stephan Eilert /cearasc.com)

O volante Fabinho completou um ano no Ceará nesta quinta-feira (30). Apresentado em 01 de junho de 2018, o atleta já treinava no Ceará dias antes e sua estreia foi diante da Chapecoense em 30 de maio. Apesar da derrota, a estreia marcava um ano de muita briga pela posição e a luta contra uma lesão que o afastou dois meses dos gramados.

No final do Campeonato Brasileiro, o atleta ainda conseguiu ter uma sequência, mas nem todos os jogos atuando os 90 minutos. Terminou o ano com 14 jogos, buscando a titularidade que passaria a ter nesta temporada após provar sua importância para o Ceará. Em 2019, foram 24 jogos, 10 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, com média de 71% de aproveitamento em campo. O volante só não foi titular em dois partidas no início da temporada, um jogo pela Copa do Brasil e o outro pela Copa do Nordeste.

“Eu estou muito feliz de completar um ano de clube. Cheguei num momento delicado do clube, onde havia muita desconfiança, pelo fato do time estar na zona de rebaixamento, era o lanterna, fazendo um campeonato muito difícil, e eu aceitei esse desafio, eu acreditei que a gente ia conseguir alcançar nosso objetivo que até então, era nos livrar do rebaixamento, alcançamos esse objetivo. Eu contribui na lateral, volante, como eu falo, eu me sacrifico para ver o clube bem, e é claro que ninguém faz nada sozinho, conto sempre com a ajuda dos meus companheiros”.

Pelo Campeonato Brasileiro, é titular absoluto, atuou nas seis rodadas, é um dos maiores destaques do time quando se fala em fundamentos e aparece entre os melhores volantes da competição. É o segundo volante do Brasileirão com 18 desarmes e 14 corretos, atrás apenas de Gregore do Bahia, com 23 no total e 19 corretos. No geral, Fabinho aparece como quarto jogador do campeonato com melhor média em desarmes,  sendo o líder no quesito pelo Vozão com 87% de acertos. Hoje o Ceará vem de duas vitórias importantes no Campeonato Brasileiro diante de Grêmio e Avaí, na 9ª colocação com 9 pontos.

“Hoje a gente vive um outro momento, crescendo dentro da competição e eu estou muito feliz de desde do início do ano estar tendo uma sequência de jogos muito grande, tem desgaste, viagem, mas graças a Deus eu tenho mantido uma sequência muito boa”.

Vice-líder em passes corretos, totalizando 252 e 87% de eficiência por partida, está atrás de Samuel Xavier com 275 acertos no quesito. O camisa 19 também é vice-líder em interceptações, com 40% de efetividade. Nessas duas temporadas, o atleta de 32 anos soma 38 jogos pelo Vozão, com 55% de aproveitamento. Completando um ano de clube nesta quinta, o volante projeta fazer história com a camisa do clube.

“Realmente virei um torcedor do Ceará porque a torcida contagia, é apaixonada, que quando o clube mais precisou ela veio junto e abraçou, isso faz toda a diferença. Espero ainda neste ano de 2019, colocar o Ceará o mais longe possível na competição, fazer história aqui no clube. Por onde eu passei consegui conquistar títulos, alcançar grandes projeções dentro dos campeonatos e aqui no Ceará não será diferente, espero fazer história com o manto desse clube”.

Tags
Ceará Fabinho volante