Fortaleza

Fortaleza vence o Botafogo-PB por 1 a 0 no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste

Wellington Paulista marcou o gol que dá vantagem ao Fortaleza na briga pelo título da Copa do Nordeste. O jogo decisivo será na próxima quarta-feira, no estádio Almeidão, na Paraíba

Fortaleza vence Botafogo-PB com gol de Wellington Paulista (FOTO: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Festa na arquibancada e no campo para os donos da casa. Com direito ao primeiro mosaico de led feito no mundo e a ‘corredor de aço’ na chegada do time, a torcida do Fortaleza comemorou a vitória por 1 a 0 diante do Botafogo-PB na noite desta quinta-feira (23), na Arena Castelão.

Wellington Paulista marcou o gol da partida que deixou o Tricolor em vantagem na corrida pelo título inédito da Copa do Nordeste. A partida também marcou o uso do VAR (árbitro de vídeo) e a presença das duas torcidas.

O segundo e decisivo jogo entre as equipes será no dia 29 de maio, quarta-feira, no Estádio Almeidão, na Paraíba. A TV Jangadeiro e o portal Tribuna do Ceará transmitem tudo com exclusividade, ao vivo, a partir das 20 horas. Antes, dia 26, o Fortaleza recebe o Vasco na Arena Castelão em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

O Jogo

Mesmo com desfalques importantes, como o artilheiro da competição, Júnior Santos, o Tricolor segurou a posse de bola, criou mais oportunidades e suou pra furar a barreira defensiva do Botafogo-PB no meio do campo. Edinho era o desafogo pela lateral, mas a forte marcação não deixou o Fortaleza ser efetivo no ataque.

A equipe passou a apostar em lançamentos do meio para o ataque. As melhores chances foram com Tinga, aos 18min, que cabeceou após cruzamento de Osvaldo. Saulo defendeu. Depois, aos 19min, um chute de fora da área com Romarinho. A melhor chance do Belo, que pouco criou, foi com Dico. Apesar de Boeck adiantado, ele mandou a bola para fora, e o árbitro marcou impedimento. Felipe e Romarinho ainda insistiram, mas a etapa inicial terminou sem gols.

No segundo tempo, a pressão do Fortaleza continuou. Após lance do goleiro Saulo fora da área. O Botafogo tentou o contra ataque com velocidade, mas ficou na defesa tricolor. O susto veio em lance com Marcos Vinícios que chutou errado e só viu a bola passar.

O Leão pressionou e chegou algumas vezes. O lance de maior perigo foi com Marcinho, aos 31min, em jogada pela esquerda, mas a bola saiu por pouco pelo lado esquerdo da trave. Aos 33min, após cobrança de lateral de Edinho, Wellington Paulista manda para as redes e abre o placar no Castelão. O Tricolor ainda pressionou para ampliar a vantagem, mas a partida ficou no 1 a 0.

Na competição, a campanha do Fortaleza soma 5 vitórias, 4 empates e 1 derrota. O único resultado negativo do Leão foi justamente diante do Belo, na terceira rodada. Já o Botafogo chegou com 7 vitórias e 3 empates. O time paraibano não havia perdido nenhuma partida até esta quinta-feira. Assim, o técnico Rogério Ceni caminha rumo ao terceiro título em quatro finais disputadas desde que assumiu o Tricolor.

Tags
Botafogo/PB Copa do Nordeste Fortaleza futebol Rogério Ceni título transmissão