Outros Esportes

Confira 8 benefícios que a prática do surf pode trazer para a saúde

Confira os oito benefícios do esporte (FOTO: Divulgação)
Confira os oito benefícios do esporte (FOTO: Divulgação)

*Atualizada às 15h30 de 27/02/18

Os esportes fazem bem para a saúde – isso não é nenhum segredo. Com o surf acontece a mesma coisa! Independente da idade, aqueles que se aventuram a domar as ondas podem aproveitar uma vida cheia de benefícios, sejam para o bem estar físico, como para o bem estar emocional e mental.

A questão é que muitas vezes as pessoas não sabem disso por terem medo, pois algumas acham o surf difícil. Mas, assim como qualquer outra atividade, quando o praticante começa a gostar da atividade, ele percebe o quanto benéfica é para a saúde e a vida. Confira a listinha com os benefícios que esse esporte traz:

– Aumenta a qualidade de vida e diminui o estresse:
Surfar ajuda a esquecer o estresse do dia a dia. O corpo libera substâncias que dão sensação de bem estar. Além disso, o foco no exercício fará com que você esqueça de todo o resto. A prática muda o estilo de vida. O contato com o mar e a natureza trará a sensação de liberdade e consciência corporal aguçada. Isso tudo é refletido no aumento da qualidade de vida.

– Fortalece e tonifica a musculatura corporal:


Ficar de pé em uma prancha exige muito esforço, consequentemente este reforço repetitivo fará com que sua musculatura tonifique-se. Os movimentos realizados durante uma sessão de surf trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez, fazendo com que você fique “sarado” por completo.

– Auxilia no emagrecimento:
Que tal perder preso praticando surf? Isso é possível. Além de tonificar os músculos, como foi dirto anteriormente, uma pessoa perde em média de 200 a 400 calorias com uma prática de 1h. Mas, vale ressaltar que essa perda é variável de pessoa a pessoa e com a frequência em que o esporte é praticado.

– Melhora a respiração:
Surfando, todos os músculos precisam ser trabalhados em sincronia, portanto o sistema cardiorrespiratório precisar estar alinhado com todos eles. O exercício aeróbico se intensifica durante a passagem de arrebentação com a remanda e mergulhos.

– Aumenta a resistência:
Todo o esforço para domar as ondas e domar o mar serão importantes para que o corpo crie resistência. Com o passar do tempo e da prática, a dificuldade se tornará menor e a resistência aumentará.

– Crescimento do equilíbrio:
Para equilibrar-se em uma prancha é preciso prática e uma postura correto, par driblar os obstáculos, o corpo precisará de equilíbrio. Os benefícios disso poderão ser notados tanto dentro, quanto fora do mar.

– Melhora a coordenação motora:
A frequência dos movimentos fará com que os músculos fiquem tonificados, a postura seja corrigida e o sistema cardiorrespiratório fique resistenten e alinhado. A alternância deles, trará uma melhora significativa da coordenação motora, visto que, será preciso muita agilidade para alternar entre remada, mergulho, ficar de pé e manobrar.

– Conhecimento:
Surfar também é cultura. A prática do surf trará conhecimentos sofre ondulações, ventos, correntes, marés, etc. Além disso, o surfista fica mais interessado em geografia, com o desejo de conhecer e descobrir os melhores lugares para a prática do esforço.

*As dicas foram elaboradas pelo Treinamento Surf Evolutivo

Tags
benefícios saúde surf