Confira alternativas para pagamentos de conta diante da greve dos bancários


Confira alternativas para pagamentos de contas diante da greve dos bancários

Os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a cobrança de juros e multas

Por Thamiris Treigher em Cotidiano

30 de setembro de 2014 às 09:30

Há 5 anos
A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)

A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (30). Diante da greve dos bancos,  os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a  cobrança de juros e multas. A paralisação não possibilita o pagamento de  contas com atraso, sem a cobrança de encargos.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979,25, 14º salário; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247, vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês.

Alternativas

Além dos caixas automáticos, é possível utilizar serviços pelos sites dos bancos, pelos correspondentes bancários (como as lotéricas e os correios) , rede 24 horas de caixas eletrônicos, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. Os pagamentos também podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).

A orientação do Procon é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento. O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é que ele procure o Procon. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.

 Caixas de agências

Os caixas das agências bancárias funcionam até as 22h. Os serviços são:

– Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito.

– Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).

– Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático

Serviços na internet

Nos bancos pela internet, os serviços disponíveis são:

– Saldo, extrato, poupança, aplicações e transações agendadas.

– Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás).

– Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.

Correspondentes bancários

Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são:

 – Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

 – Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético

– Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; declaração de imposto de renda; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Aplicativos

Nos bancos por aplicativo de smartphone, o cliente baixa o app no celular. O serviços variam. São eles:

– Consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos,compra e venda de ações e pagamento de títulos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Serviço telefônico

Os bancos oferecem serviço telefônico pelo qual o cliente tira dúvidas sobre serviços e realiza transações financeiras. Os serviços são:

– Pagamento de boleto, de contas de água, luz, telefone e gás, e pagamento de imposto e taxas.

– Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito.

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Confira alternativas para pagamentos de contas diante da greve dos bancários

Os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a cobrança de juros e multas

Por Thamiris Treigher em Cotidiano

30 de setembro de 2014 às 09:30

Há 5 anos
A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)

A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (30). Diante da greve dos bancos,  os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a  cobrança de juros e multas. A paralisação não possibilita o pagamento de  contas com atraso, sem a cobrança de encargos.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979,25, 14º salário; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247, vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês.

Alternativas

Além dos caixas automáticos, é possível utilizar serviços pelos sites dos bancos, pelos correspondentes bancários (como as lotéricas e os correios) , rede 24 horas de caixas eletrônicos, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. Os pagamentos também podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).

A orientação do Procon é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento. O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é que ele procure o Procon. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.

 Caixas de agências

Os caixas das agências bancárias funcionam até as 22h. Os serviços são:

– Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito.

– Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).

– Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático

Serviços na internet

Nos bancos pela internet, os serviços disponíveis são:

– Saldo, extrato, poupança, aplicações e transações agendadas.

– Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás).

– Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.

Correspondentes bancários

Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são:

 – Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

 – Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético

– Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; declaração de imposto de renda; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Aplicativos

Nos bancos por aplicativo de smartphone, o cliente baixa o app no celular. O serviços variam. São eles:

– Consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos,compra e venda de ações e pagamento de títulos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Serviço telefônico

Os bancos oferecem serviço telefônico pelo qual o cliente tira dúvidas sobre serviços e realiza transações financeiras. Os serviços são:

– Pagamento de boleto, de contas de água, luz, telefone e gás, e pagamento de imposto e taxas.

– Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito.