Saiba 7 dicas de como aumentar vendas do seu negócio com uso do Whatsapp

DRIBLE A CRISE

Saiba 7 dicas de como aumentar vendas do seu negócio com uso do Whatsapp

Tendo em vista a rapidez na comunicação, a ferramenta tem sido ótima alternativa para alavancar o negócio

Por Matheus Ribeiro em Negócios

12 de junho de 2016 às 06:30

Há 3 anos
Whatsapp pode ser benéfico na fidelização do cliente (FOTO: Reprodução)

Whatsapp pode ser benéfico na fidelização do cliente (FOTO: Reprodução)

O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp tem comprovado sua eficiência entre os empreendedores. Donos de pequenos e médios negócios estão investindo na ferramenta para se relacionar com clientes e alavancar as vendas do seus negócios. Tendo em vista a rapidez na comunicação, lojas, escritórios de profissionais autônomos, empresas e até indústrias ainda não perceberam as oportunidades que perdem com a falta de uso deste canal ou o uso incorreto dele nas vendas e fidelização de clientes.

É evidente que o App não atinge ao certo a todos os tipos de casos e clientes de um negócio, uma vez que muitos deles ainda preferem outros tipos de abordagem. No entanto, realizar um levantamento de quais clientes utilizam ou não do meio é ideal para realizar as abordagens e saber com quais clientes seria mais eficiente à comunicação.

Por isso, o Tribuna do Ceará, com ajuda do empreendedor Jaques Grinberg, selecionou sete dicas de como aumentar as vendas com o uso do Whatsapp. 

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes.

A venda deve ser consequência. Por exemplo, para uma loja de shopping, é importante informar aos clientes sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas.

2º Lista de transmissão.

A lista de transmissão é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré selecionado. Os destinatários recebem de forma individual. O uso de grupos não é aconselhado para uso profissional.

3º Só envie mensagens se o motivo for válido e de interesse de quem irá receber.

Se o uso é para relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo sexo, masculino e feminino. Desta forma, você poderá começar a frase, por exemplo com “Boa dia, Senhor!” ou “Bom dia, Senhora!”. 

4º Texto profissional.

Cuidado com o uso de gírias, memes, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

5º Foco no objetivo.

O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em possibilidades para vir pessoalmente na sua loja, empresa ou consultório. Fidelizando os clientes através de uma interação fácil e ágil e que todos estão conectados.

6º Faça como os vendedores coach.

O vendedor coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos clientes, quando eles precisarem comprar algo, eles irão tomar a iniciativa. Manter o cliente informado sobre mudanças e novidades evita problemas futuros. Além disso, quando o cliente precisar de ajuda, irá procurar seu estabelecimento através do Whatsapp – pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda é consequência.

7º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta.

Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes via aplicativo. Quando recebemos uma mensagem interessante e do nosso interesse, respondemos agradecendo ou perguntando mais sobre o assunto. Alguns clientes irão compartilhar esse conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua empresa.

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Saiba 7 dicas de como aumentar vendas do seu negócio com uso do Whatsapp

Tendo em vista a rapidez na comunicação, a ferramenta tem sido ótima alternativa para alavancar o negócio

Por Matheus Ribeiro em Negócios

12 de junho de 2016 às 06:30

Há 3 anos
Whatsapp pode ser benéfico na fidelização do cliente (FOTO: Reprodução)

Whatsapp pode ser benéfico na fidelização do cliente (FOTO: Reprodução)

O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp tem comprovado sua eficiência entre os empreendedores. Donos de pequenos e médios negócios estão investindo na ferramenta para se relacionar com clientes e alavancar as vendas do seus negócios. Tendo em vista a rapidez na comunicação, lojas, escritórios de profissionais autônomos, empresas e até indústrias ainda não perceberam as oportunidades que perdem com a falta de uso deste canal ou o uso incorreto dele nas vendas e fidelização de clientes.

É evidente que o App não atinge ao certo a todos os tipos de casos e clientes de um negócio, uma vez que muitos deles ainda preferem outros tipos de abordagem. No entanto, realizar um levantamento de quais clientes utilizam ou não do meio é ideal para realizar as abordagens e saber com quais clientes seria mais eficiente à comunicação.

Por isso, o Tribuna do Ceará, com ajuda do empreendedor Jaques Grinberg, selecionou sete dicas de como aumentar as vendas com o uso do Whatsapp. 

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes.

A venda deve ser consequência. Por exemplo, para uma loja de shopping, é importante informar aos clientes sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas.

2º Lista de transmissão.

A lista de transmissão é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré selecionado. Os destinatários recebem de forma individual. O uso de grupos não é aconselhado para uso profissional.

3º Só envie mensagens se o motivo for válido e de interesse de quem irá receber.

Se o uso é para relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo sexo, masculino e feminino. Desta forma, você poderá começar a frase, por exemplo com “Boa dia, Senhor!” ou “Bom dia, Senhora!”. 

4º Texto profissional.

Cuidado com o uso de gírias, memes, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

5º Foco no objetivo.

O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em possibilidades para vir pessoalmente na sua loja, empresa ou consultório. Fidelizando os clientes através de uma interação fácil e ágil e que todos estão conectados.

6º Faça como os vendedores coach.

O vendedor coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos clientes, quando eles precisarem comprar algo, eles irão tomar a iniciativa. Manter o cliente informado sobre mudanças e novidades evita problemas futuros. Além disso, quando o cliente precisar de ajuda, irá procurar seu estabelecimento através do Whatsapp – pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda é consequência.

7º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta.

Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes via aplicativo. Quando recebemos uma mensagem interessante e do nosso interesse, respondemos agradecendo ou perguntando mais sobre o assunto. Alguns clientes irão compartilhar esse conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua empresa.