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Auto Blog Ceará

por Sílvio Mauro

Audi lança quarta geração do RS 6 Avant

Por silviomauro em Lançamento

21 de agosto de 2019

 

Moto V8 4.0 TFSI turbo com sistema híbrido, aceleração de 0 a 100 km/h em somente 3,6 segundos. Esses são alguns dos predicados do novo Audi RS 6 Avant Sport. Para quem não conhece, a RS é a divisão de super esportivos da marca alemã, feitos com características bastante específicas para garantir alta performance. Com rodas de até 22 polegadas, o modelo é um dos primeiros a apresentar o novo design da linha RS. Estará disponível a partir de 2020 na Europa e nos Estados Unidos e não teve seu preço divulgado.

Além do novo capô, junto com o teto elétrico, o RS 6 Avant também adota os faróis da linha de modelos A7 e oferece a opção dos faróis de laser RS Matrix LED com frisos escurecidos. Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.

O motor 4.0 TFSI do novo Audi RS 6 Avant entrega 441 kW e 800 Nm de torque, que é mantido neste alto nível entre 2.100 e 4.500 rpm. A perua de alto desempenho acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. E em 12 segundos, o RS 6 Avant atinge 200 km/h. A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 250 km/h. Com o pacote Dynamic opcional, a perua RS atinge até 280 km/h ou até mesmo 305 km/h com o pacote Dynamic plus.

Graças ao sistema elétrico principal de 48 Volts, o V8 turbo combina o desempenho máximo com alta eficiência. No sistema híbrido leve (MHEV), até 12 kW de potência podem ser recuperados durante uma desaceleração leve e armazenados em uma bateria separada de íons de lítio. Se o motorista tirar o pé do acelerador em velocidade entre 55 e 160 km/h, a gestão de tração seleciona uma das opções: Dependendo da situação de condução e ajuste no Audi drive select o novo RS 6 Avant recupera energia ou roda até 40 segundos com o motor desligado. Pressionar o acelerador faz o motor de partida com alternador reiniciar o motor. A tecnologia MHEV permite o funcionamento start/stop em velocidades de até 22 km/h.

O sistema cilindro sob demanda (COD) também está a bordo como outro componente de eficiência. Com carga e velocidade baixa a intermediária, ele desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas marchas altas, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e escape. No funcionamento de quatro cilindros os pontos operacionais nos cilindros ativos são deslocados em direção às cargas altas, em áreas do mapa característico com maior eficiência, enquanto os cilindros desativados funcionam grandemente sem perdas, como molas a gás. Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, eles são reativados instantaneamente.

O motorista pode influenciar o som do motor usando o sistema Audi drive select. O sistema de escape esportivo opcional RS com as ponteiras dos canos de escape pretas garante uma experiência sonora esportiva ao máximo. Nos modos RS1 e RS2 passíveis de personalização, o cliente decide se o som deve ser esportivo ou balanceado.

O câmbio tiptronic de oito marchas tem uma nova função Controle de Partida que transmite a potência do 4.0 TFSI à tração permanente nas quatro rodas. As forças de tração são distribuídas aos eixos dianteiro e traseiro em proporção de 40:60 via diferencial central todo mecânico. Se uma roda derrapar, automaticamente mais torque de tração é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.

O controle de torque seletivo por roda otimiza a condução ágil e segura do novo RS 6 Avant – ele freia as rodas suavemente com carga reduzida no lado interno de uma curva logo antes de começar a derrapar. O diferencial esportivo quattro no pacote opcional dynamic e pacote Dynamic plus altera o torque em curvas na velocidade necessária entre as rodas traseiras, melhorando assim a tração, estabilidade e dinâmica.

 

A suspensão adaptativa a ar do RS com amortecimento controlado foi ajustada especificamente para RS e fornece, graças ao novo módulo de mola a ar com 50% de taxa da mola a mais, uma velocidade máxima de 305 km/h pela primeira vez em conjunto com o pacote Dynamic plus. Ela pode ser ajustada em diversos modos e inclui o controle automático de nível. A carroceria do novo RS 6 Avant é 20 milímetros mais baixa do que o Audi A6 Avant com suspensão padrão e em velocidade de 120 km/h ou mais, ele abaixa mais 10 milímetros. O modo elevado aumenta a altura do veículo em 20 milímetros em baixa velocidade. A atuação muito ampla da suspensão a ar esportiva RS oferece ao motorista livre escolha entre conforto para longas distâncias e máximo desempenho.

A suspensão esportiva plus RS com Dynamic Ride Control (DRC) está disponível como alternativa. Ela usa molas de aço e amortecedores ajustáveis de três estágios, que são conectados entre si via linhas diagonais de óleo e uma válvula central. Em curvas em velocidades, as válvulas regulam o fluxo de óleo no amortecedor da roda dianteira com a mola defletida na parte externa da curva. Elas aumentam o suporte fornecido e reduzem a inclinação e os movimentos de rolagem. Isto permite a melhor aderência do RS 6 Avant ao pavimento e melhora a manobra. Uma nova geração de amortecedores com válvula de controle integrada garante diferença muito mais perceptível entre os modos individuais do sistema Audi drive select.

O RS 6 Avant vem como padrão com o esterçamento progressivo esportivo com sua relação direta. O sistema desenvolve forças de retorno significativamente maiores com crescente ângulo da direção para resposta de esterçamento preciso. Sua assistência elétrica recém-desenvolvida conecta diretamente o motorista e o pavimento. Opcionalmente com o pacote Dynamic e pacote Dynamic plus o RS 6 Avant vem com esterçamento dinâmico nas quatro rodas. Eles combinam o esterçamento dinâmico no eixo dianteiro, que usa uma engrenagem de onda infinitamente variável com um sistema de esterçamento no eixo traseiro com um eixo estriado e braços da suspensão.

Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta em relação às rodas dianteiras. Isto reduz o círculo de curva em até um metro, tornando o RS 6 Avant mais ágil no tráfego urbano e curvas fechadas. Em velocidades intermediárias e altas, as rodas traseiras viram no máximo dois graus na mesma direção – promovendo estabilidade principalmente ao mudar rapidamente o curso.

O motorista pode mudar o caráter do RS 6 Avant usando o sistema dinâmico de manobra Audi drive select. Estão disponíveis seis perfis: comfort, auto, dynamic, efficiency, e os modos configuráveis individualmente específicos do RS, RS1 e RS2, que podem ser ativados diretamente usando o botão “RS MODE” no volante de direção. Isto abre automaticamente os displays específicos do RS no Audi virtual cockpit. O sistema dinâmico de manobra Audi drive select influencia a gestão do motor e transmissão, a direção assistida elétrica, a suspensão, o esterçamento dinâmico nas quatro rodas, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar-condicionado automático. O modo RS2 existe especificamente para influenciar o Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) diretamente ao apertar um botão.

O novo RS 6 Avant tem instaladas como padrão rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus de tamanho 275/35. Está disponível como opcional uma roda específica do RS com 22 polegadas no projeto trapezoidal de 5 raios em V, equipada com pneus de tamanho 285/30. As pinças do sistema de freio de aço do RS com discos ventilados e perfurados (420 milímetros na frente, 370 milímetros na traseira), são pintadas em preto como padrão e estão disponíveis opcionalmente em vermelho. Com os freios de cerâmica RS opcionais, as pinças vêm à escolha em cinza, vermelho ou azul. Os discos medem 440 milímetros na frente e 370 milímetros na traseira. O sistema de freios de cerâmica do RS recém-desenvolvido pesa cerca de 34 kg menos do que o freio de aço. O Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) apresenta um modo esportivo ou pode ser totalmente desligado.

 

No painel, displays fornecem informação sobre pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. O display das luzes de mudança avisa ao motorista para mudar para marcha superior quando atingir a rotação máxima do motor. O head-up display opcional também fornece vários displays gráficos específicos.

O volante de direção em couro esportivo totalmente perfurado, com a base plana e novos paddles shift RS grades feitos de alumínio, apresenta botões multifuncionais que permitem também ao motorista selecionar diretamente os modos RS1 e RS2 do Audi drive select. Os logotipos RS e RS 6 adornam o interior no volante de direção, bancos e nos estribos iluminados dos estribos das portas. O emblema Audi Sport e projetado no pavimento quando as portas dianteiras ou traseiras são abertas.

O compartimento de bagagem tem capacidade entre 565 e 1.680 litros, a largura de carga entre os arcos das rodas agora é de 1,05 metro, 14 milímetros. O banco traseiro inteiriço dobrável com relação de 40:20:40 pode ser liberado e dobrado a partir do compartimento de bagagem – como resultado, o comprimento do compartimento de bagagem cresceu para 1,99 metro. Uma tampa traseira elétrica e o tampão do compartimento de bagagem são padrão. Em combinação com a chave conveniência opcional, o controle por sensor permite que a tampa traseira seja aberta com um movimento do pé. O engate de trailer giratório opcional apresenta uma função de liberação elétrica.

 

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Audi lança quarta geração do RS 6 Avant

Por silviomauro em Lançamento

21 de agosto de 2019

 

Moto V8 4.0 TFSI turbo com sistema híbrido, aceleração de 0 a 100 km/h em somente 3,6 segundos. Esses são alguns dos predicados do novo Audi RS 6 Avant Sport. Para quem não conhece, a RS é a divisão de super esportivos da marca alemã, feitos com características bastante específicas para garantir alta performance. Com rodas de até 22 polegadas, o modelo é um dos primeiros a apresentar o novo design da linha RS. Estará disponível a partir de 2020 na Europa e nos Estados Unidos e não teve seu preço divulgado.

Além do novo capô, junto com o teto elétrico, o RS 6 Avant também adota os faróis da linha de modelos A7 e oferece a opção dos faróis de laser RS Matrix LED com frisos escurecidos. Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.

O motor 4.0 TFSI do novo Audi RS 6 Avant entrega 441 kW e 800 Nm de torque, que é mantido neste alto nível entre 2.100 e 4.500 rpm. A perua de alto desempenho acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. E em 12 segundos, o RS 6 Avant atinge 200 km/h. A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 250 km/h. Com o pacote Dynamic opcional, a perua RS atinge até 280 km/h ou até mesmo 305 km/h com o pacote Dynamic plus.

Graças ao sistema elétrico principal de 48 Volts, o V8 turbo combina o desempenho máximo com alta eficiência. No sistema híbrido leve (MHEV), até 12 kW de potência podem ser recuperados durante uma desaceleração leve e armazenados em uma bateria separada de íons de lítio. Se o motorista tirar o pé do acelerador em velocidade entre 55 e 160 km/h, a gestão de tração seleciona uma das opções: Dependendo da situação de condução e ajuste no Audi drive select o novo RS 6 Avant recupera energia ou roda até 40 segundos com o motor desligado. Pressionar o acelerador faz o motor de partida com alternador reiniciar o motor. A tecnologia MHEV permite o funcionamento start/stop em velocidades de até 22 km/h.

O sistema cilindro sob demanda (COD) também está a bordo como outro componente de eficiência. Com carga e velocidade baixa a intermediária, ele desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas marchas altas, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e escape. No funcionamento de quatro cilindros os pontos operacionais nos cilindros ativos são deslocados em direção às cargas altas, em áreas do mapa característico com maior eficiência, enquanto os cilindros desativados funcionam grandemente sem perdas, como molas a gás. Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, eles são reativados instantaneamente.

O motorista pode influenciar o som do motor usando o sistema Audi drive select. O sistema de escape esportivo opcional RS com as ponteiras dos canos de escape pretas garante uma experiência sonora esportiva ao máximo. Nos modos RS1 e RS2 passíveis de personalização, o cliente decide se o som deve ser esportivo ou balanceado.

O câmbio tiptronic de oito marchas tem uma nova função Controle de Partida que transmite a potência do 4.0 TFSI à tração permanente nas quatro rodas. As forças de tração são distribuídas aos eixos dianteiro e traseiro em proporção de 40:60 via diferencial central todo mecânico. Se uma roda derrapar, automaticamente mais torque de tração é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.

O controle de torque seletivo por roda otimiza a condução ágil e segura do novo RS 6 Avant – ele freia as rodas suavemente com carga reduzida no lado interno de uma curva logo antes de começar a derrapar. O diferencial esportivo quattro no pacote opcional dynamic e pacote Dynamic plus altera o torque em curvas na velocidade necessária entre as rodas traseiras, melhorando assim a tração, estabilidade e dinâmica.

 

A suspensão adaptativa a ar do RS com amortecimento controlado foi ajustada especificamente para RS e fornece, graças ao novo módulo de mola a ar com 50% de taxa da mola a mais, uma velocidade máxima de 305 km/h pela primeira vez em conjunto com o pacote Dynamic plus. Ela pode ser ajustada em diversos modos e inclui o controle automático de nível. A carroceria do novo RS 6 Avant é 20 milímetros mais baixa do que o Audi A6 Avant com suspensão padrão e em velocidade de 120 km/h ou mais, ele abaixa mais 10 milímetros. O modo elevado aumenta a altura do veículo em 20 milímetros em baixa velocidade. A atuação muito ampla da suspensão a ar esportiva RS oferece ao motorista livre escolha entre conforto para longas distâncias e máximo desempenho.

A suspensão esportiva plus RS com Dynamic Ride Control (DRC) está disponível como alternativa. Ela usa molas de aço e amortecedores ajustáveis de três estágios, que são conectados entre si via linhas diagonais de óleo e uma válvula central. Em curvas em velocidades, as válvulas regulam o fluxo de óleo no amortecedor da roda dianteira com a mola defletida na parte externa da curva. Elas aumentam o suporte fornecido e reduzem a inclinação e os movimentos de rolagem. Isto permite a melhor aderência do RS 6 Avant ao pavimento e melhora a manobra. Uma nova geração de amortecedores com válvula de controle integrada garante diferença muito mais perceptível entre os modos individuais do sistema Audi drive select.

O RS 6 Avant vem como padrão com o esterçamento progressivo esportivo com sua relação direta. O sistema desenvolve forças de retorno significativamente maiores com crescente ângulo da direção para resposta de esterçamento preciso. Sua assistência elétrica recém-desenvolvida conecta diretamente o motorista e o pavimento. Opcionalmente com o pacote Dynamic e pacote Dynamic plus o RS 6 Avant vem com esterçamento dinâmico nas quatro rodas. Eles combinam o esterçamento dinâmico no eixo dianteiro, que usa uma engrenagem de onda infinitamente variável com um sistema de esterçamento no eixo traseiro com um eixo estriado e braços da suspensão.

Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta em relação às rodas dianteiras. Isto reduz o círculo de curva em até um metro, tornando o RS 6 Avant mais ágil no tráfego urbano e curvas fechadas. Em velocidades intermediárias e altas, as rodas traseiras viram no máximo dois graus na mesma direção – promovendo estabilidade principalmente ao mudar rapidamente o curso.

O motorista pode mudar o caráter do RS 6 Avant usando o sistema dinâmico de manobra Audi drive select. Estão disponíveis seis perfis: comfort, auto, dynamic, efficiency, e os modos configuráveis individualmente específicos do RS, RS1 e RS2, que podem ser ativados diretamente usando o botão “RS MODE” no volante de direção. Isto abre automaticamente os displays específicos do RS no Audi virtual cockpit. O sistema dinâmico de manobra Audi drive select influencia a gestão do motor e transmissão, a direção assistida elétrica, a suspensão, o esterçamento dinâmico nas quatro rodas, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar-condicionado automático. O modo RS2 existe especificamente para influenciar o Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) diretamente ao apertar um botão.

O novo RS 6 Avant tem instaladas como padrão rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus de tamanho 275/35. Está disponível como opcional uma roda específica do RS com 22 polegadas no projeto trapezoidal de 5 raios em V, equipada com pneus de tamanho 285/30. As pinças do sistema de freio de aço do RS com discos ventilados e perfurados (420 milímetros na frente, 370 milímetros na traseira), são pintadas em preto como padrão e estão disponíveis opcionalmente em vermelho. Com os freios de cerâmica RS opcionais, as pinças vêm à escolha em cinza, vermelho ou azul. Os discos medem 440 milímetros na frente e 370 milímetros na traseira. O sistema de freios de cerâmica do RS recém-desenvolvido pesa cerca de 34 kg menos do que o freio de aço. O Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) apresenta um modo esportivo ou pode ser totalmente desligado.

 

No painel, displays fornecem informação sobre pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. O display das luzes de mudança avisa ao motorista para mudar para marcha superior quando atingir a rotação máxima do motor. O head-up display opcional também fornece vários displays gráficos específicos.

O volante de direção em couro esportivo totalmente perfurado, com a base plana e novos paddles shift RS grades feitos de alumínio, apresenta botões multifuncionais que permitem também ao motorista selecionar diretamente os modos RS1 e RS2 do Audi drive select. Os logotipos RS e RS 6 adornam o interior no volante de direção, bancos e nos estribos iluminados dos estribos das portas. O emblema Audi Sport e projetado no pavimento quando as portas dianteiras ou traseiras são abertas.

O compartimento de bagagem tem capacidade entre 565 e 1.680 litros, a largura de carga entre os arcos das rodas agora é de 1,05 metro, 14 milímetros. O banco traseiro inteiriço dobrável com relação de 40:20:40 pode ser liberado e dobrado a partir do compartimento de bagagem – como resultado, o comprimento do compartimento de bagagem cresceu para 1,99 metro. Uma tampa traseira elétrica e o tampão do compartimento de bagagem são padrão. Em combinação com a chave conveniência opcional, o controle por sensor permite que a tampa traseira seja aberta com um movimento do pé. O engate de trailer giratório opcional apresenta uma função de liberação elétrica.