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Auto Blog Ceará

por Sílvio Mauro

Rali Mitsubishi Motorsports acontece em Salvador na próxima semana e passa por Fortaleza em outubro

Por silviomauro em Evento

23 de Abril de 2019

Vai chegar ao Nordeste, na próxima semana, um dos ralis mais tradicionais do Brasil. O Mitsubishi Motorsports, competição de regularidade que tem entre seus objetivos integrar os clientes da marca, abrindo espaço para a participação de pilotos amadores com pouca ou nenhuma experiência em trilhas. “Este ano é muito especial para nós: aniversário do rali de regularidade que reúne famílias e amigos pelo país todo e oferece uma experiência off road aos clientes Mitsubishi” afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.

Além de Fortaleza e Salvador, o Nordeste estará representado no rali através de Aracaju ou João Pessoa (a fábrica não definiu, ainda, qual das duas será escolhida) em uma etapa prevista para julho próximo.

Como já foi dito, não é necessário ter experiência nem carros preparados para participar do Mitsubishi Motorsports. O objetivo é manter-se dentro do tempo e da velocidade estipulados pela organização e há quatro categorias: Turismo Light, Turismo, Graduados e Master.

Também não há taxa de participação: cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que são destinados a instituições assistenciais da região onde a prova é realizada. Podem participar veículos Mitsubishi com tração 4×4 das linhas Pajero, L200, ASX e Eclipse Cross.

Além de piloto e do navegador, podem ir no carro os “zequinhas”, acompanhantes de no mínimo oito anos de idade. As duplas mais regulares perdem menos pontos, e competem pelo pódio – a cada etapa os melhores são premiados. Quem participa de várias etapas concorre a viagens.

Calendário previsto do Mitsubishi Motorsports – 2019

3ª etapa – 04 de maio – Salvador (BA)
4ª etapa – 18 de maio – Tiradentes (MG)
5ª etapa – 27 de julho – Aracaju (SE) ou João Pessoa (PB)
6ª etapa – 14 de setembro – Catalão (GO)
7ª etapa – 05 de outubro – Campos do Jordão (SP)
8ª etapa – 26 de outubro – Fortaleza (CE)
9ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP)

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Empresa cearense fabrica bugue e jipe para adeptos do off road

Por silviomauro em Serviço

22 de Abril de 2019

Quem viveu no Ceará nas décadas de 1980 e 1990 (até a abertura do mercado brasileiro para os importados) com certeza vai lembrar que a grande referência, na época, de veículo off road era o bugue. Com a mecânica simples do Fusca, enormes rodas traseiras e extremamente leve devido à carroceria de fibra de vidro, ele dominava o cenário e, em muitos casos, era usado até como o carro principal de algumas famílias.

Com o promissor mercado, até fábricas de bugues prosperavam no Estado, com modelos lançados em novas versões mais sofisticadas e bonitas – à semelhança do processo que acontece nas grandes montadoras. A entrada dos jipes 4×4 – especialmente os japoneses – que veio com a abertura do Brasil aos importados, no entanto, abalou o setor e resultou na queda de produção e até no fechamento de produtoras locais, por causa da concorrência com os novos modelos que chegaram.

Passada a euforia, no entanto, muitos consumidores já caíram na real e constataram que um 4×4 tem preço inacessível para eles – geralmente, próximo dos R$ 100 mil. A boa notícia é que algumas empresas seguem fabricando bugues e outros veículos alternativos menos caros. Uma delas é a Companhia do Buggy, do empresário Nil Araújo, que hoje produz um bugue e um jipe destinados principalmente, segundo ele, a consumidores das regiões Sul e Sudeste.

Com quatro versões dos modelos, que custam entre R$ 45 mil e R$ 65 mil (bem mais em conta, portanto, que os sofisticados veículos off road das grandes montadoras), a empresa oferece várias opções: motor bicombustível ou a diesel e no caso do jipe, tração 4×2 ou 4×4, cabine com dois ou cinco lugares e ar condicionado como opcional.

Começando pelo bugue, que tem nome de Cauype e é fabricado desde 2002, uma das diferenças mais significativas em relação aos seus predecessores é que o motor do Fusca, refrigerado a ar, deixou de ser usado (por mudanças na legislação que regula as emissões dos motores a combustão, ele não pode mais ser produzido) e deu lugar ao 1.6 refrigerado a água do Gol Geração 6 – mais moderno e bem mais silencioso. Um dado curioso é que para resolver o problema da refrigeração, já que o design do bugue não comporta um radiador na dianteira, o componente foi colocado na parte traseira, com dois ventiladores. “Esse sistema de arrefecimento não deixa a temperatura do motor subir e não ferve em nenhuma hipótese”, garante Nil.

Já o jipe Quatrax, lançado em 2014 com uma versão de dois lugares e design inspirado em um modelo chinês de 800 cilindradas, é a grande estrela da fábrica. “Ele é um UTV com cara de jipe”, explica Nil, fazendo referência à sigla dos Utility Vehicles, pequenos veículos feitos para uso específico para ambientes off road. O empresário destaca, no entanto, que o modelo produzido em sua fábrica tem mais que a “cara de jipe”. “Ele pode ser emplacado e rodar normalmente na cidade. Já os UTVs só podem ser usados em trilhas”, explica. Fechado com capota de lona, equipado com air bags e freios ABS e tendo o ar condicionado como opcional, o jipe tem uma versão com tração 4×4 desenvolvida com tecnologia local.

De acordo com Nil, o jipe tem feito tanto sucesso que levou a fábrica se dedicar mais à sua produção, desenvolvendo um modelo com cinco lugares que foi lançado em janeiro deste ano. Alem disso, a empresa está construindo uma nova linha de montagem e espera chegar à marca de 10 jipes produzidos por mês.

Terra de aficionados pelo universo off road, o Ceará tem um histórico de empreendedores criativos na arte de criar veículos robustos e acessíveis para este tipo de aplicação. Além dos bugues, o exemplo mais contundente disso é o Troller, cuja fábrica foi comprada pela Ford em 2007. Por isso, é bom prestar atenção no Quatrax que será produzido em série na futura linha de montagem da Companhia do Buggy.

Quem se interessou pelos modelos pode obter mais informações sobre a Companhia do Buggy nos endereços www.facebook.com/groups/ciadobuggy e www.instagram.com/nil_araujo_buggy/?hl=pt-br ou pelos telefones 3087-9012 e 9-9999-0006.

Jipe Quatrax

Jipe Quatrax
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Bugue Cauype

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Toyota anuncia Corolla híbrido com motor a combustão flex

Por silviomauro em Lançamento

17 de Abril de 2019

A Toyota confirmou hoje, em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, que o Novo Corolla (a foto é do modelo comercializado fora do Brasil, o daqui deverá ter algumas diferenças) brasileiro será equipado com propulsão híbrida flex. Na ocasião, estiveram presentes o Governador de São Paulo, João Doria, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, dentre outros membros do governo estadual, entidades e da montadora.

A 12ª geração do Corolla será montada sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã grande Camry. O modelo tem previsão de chegada às concessionárias no último trimestre de 2019. Para os mercados latino-americanos onde o veículo é exportado – Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia – a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.

Desenvolvimento do propulsor híbrido flex
Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase quatro anos, em meados de 2015. O projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias híbrida e flexfuel.

Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius. A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

Processo de modernização
O Novo Corolla será produzido na fábrica da Toyota em Indaiatuba, localizada no interior de São Paulo. O local vem sendo modernizado e está passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade. Este foi o primeiro investimento da indústria automotiva nacional após o anúncio do Programa Rota 2030.

O anúncio e a confirmação do Corolla como o primeiro automóvel híbrido flex do mundo faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. A visão corporativa, anunciada pela matriz Toyota Motor Corporation, em 2015, compreende seis desafios de sustentabilidade. Dentre eles, reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, gerando diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade.

O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO2 até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da Toyota de todo o mundo. Outras missões são a diminuição no consumo de água, incentivar a reciclagem e estabelecer uma sociedade que esteja em harmonia e preserve a natureza.

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Temporada 2019 do rally cearense começa neste sábado

Por silviomauro em Evento

23 de Março de 2019

Foi dada a largada para a temporada 2019 do Campeonato Cearense de Rally. As emoções do off road e do 4×4 tiveram início neste sábado (23/03) às 8 horas da manhã com a largada do restaurante Base Sul (Reserva Mall). Os competidores e suas máquinas seguiram para 200 km de percurso entre Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Motos, quadriciclos, UTVs e carros 4×4 prometem muita disputa pelos primeiros lugares entre experientes e estreantes.

Aliás, duas novas categorias marcam a temporada 2019 entre os carros 4×4, Master Graduados, com ex-campeões e competidores experientes e a categoria Experiência para iniciantes terem seu primeiro contato com o off road. “É importante apresentarmos as trilhas e o mundo 4×4 para quem nunca teve o contato e tem o sonho ou a vontade de iniciar da melhor maneira possível”, comentou o presidente da ACPN – Associação Cearense de Pilotos e Navegadores de Rally, Márcio Botelho.

A primeira Prova de 2019 terá 5h de duração, aproximadamente com 200km. Segundo o diretor de prova, Rogério Almeida, o piso será predominantemente arenoso. “Em função das chuvas, tivemos que buscar terrenos para não gerar ainda mais dificuldades para os competidores. Embora a região seja conhecida, teremos balaios e desafios novos”, ressaltou Rogério.

Com vários zig-zags e mudanças de direções e velocidades rápidas, o “Balaio” é sempre um momento de belas imagens e de concentração para que o competidor do rally de regularidade não perca a sua regularidade, saindo do tempo e das velocidades ideais propostas pela planilha de navegação e categoria da prova.

“Destaco o balaio do descampado, numa região arenosa, não existia e vão enfrentar bons desafios. Será uma prova no nível do CCR, eu garanto”, concluiu o experiente navegador e um dos diretores de prova mais requisitados do Brasil para provas de rally de regularidade. Além do CCR 2019, Rogério Almeida será o responsável pela categoria regularidade do Rally dos Sertões e da Copa Troller, entre outros.

Na semana pré-rally, aconteceu um curso de navegação para os iniciantes com a presença de 30 novatos e o briefing e adesivação final, na sexta-feira (22/03), com as últimas inscrições, dicas e informações no restaurante Base Sul (Reserva Mall), onde também acontecem a largada e chegada no sábado da prova. Mais detalhes, inscrições e informações no site oficial do CCR2019: http://www.cearensederally.com.br/ .

O Campeonato Cearense de Rally 2019 é válido pela Copa Nordeste de Rally e tem o patrocínio do Base Sul, Concessionária Silcar Chevrolet, Troller, All Loc; e conta com o apoio de Patrocínios confirmados SaiZerado, Santa Helena Veículos, Lobisomens Rally Team, Denim1, CP Pneus e Cerapio.

Calendário 2019 – Campeonato Cearense de Rally
1ª Etapa dia 23 de Março
2ª Etapa dia 18 de Maio
3ª Etapa dia 13 de Julho
4ª Etapa dia 07 de Setembro
5ª Etapa dia 12 de Outubro
6ª Etapa dia 30 de Novembro

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CDL e Sanauto oferecem até 25% de desconto em compra de carro novo

Por silviomauro em Serviço

20 de Março de 2019

Depois do imóvel próprio, ter um carro ainda é um dos grandes sonhos de consumo de boa parte da população brasileira. Conforto (no caso de Fortaleza, especificamente, para fugir do calor onipresente das ruas), segurança e liberdade de ir e vir sem depender do péssimo serviço de transporte público estão entre as vantagens que atraem os consumidores do mercado automobilístico nacional. No entanto, em um cenário de emprego escasso, salários achatados e bancos dificultando o crédito, está cada vez mais difícil comprar um carro, seja novo ou usado.

Considerando todo esse quadro, a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Fortaleza estabeleceu uma parceria com a concessionária Chevrolet Sanauto para facilitar a compra do carro novo para os associados e funcionários da instituição. De acordo com a gerente de negócios e relacionamentos da CDL, Ana Isabel Martins, a parceria garante um desconto de até 25% na compra do veículo.

“O percentual pode variar de acordo com o modelo escolhido e a condição de pagamento”, explica ela, que acrescenta: “os benefícios vão além do desconto. Há uma gama de vantagens para quem é associado e para seus funcionários”.

Para garantir o benefício, o associado deve preencher o formulário de intenção de compra que está no site da CDL (www.cdlfor.com.br). Para os lojistas que não forem membros e se interessarem pelo benefício, é possível se associar preenchendo o mesmo formulário. A CDL promete que em até 24 horas o agente de negócios da entidade dará retorno.

 

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Temporada 2019 do Campeonato Cearense de Rally começa em março

Por silviomauro em Evento

27 de Fevereiro de 2019

Foi realizado ontem, no Shopping Reserva Mall, o lançamento oficial do Campeonato Cearense de Rally 2019. Com expectativa de 75 competidores por etapa, o torneio terá a primeira etapa no dia 23 de março. Segundo Márcio Botelho, presidente da Associação Cearense de Pilotos e Navegadores de Veículos Fora de Estrada (ACPN), entidade responsável pela organização do rali, a temporada deste ano traz como novidade a inclusão de novas categorias: Expedition e Master.

A primeira é de entrada, para pessoas que têm veículos 4×4 e nunca competiram em ralis. Os integrantes desta categoria, explica Márcio, irão apenas participar, com ajuda da organização, para conhecer mais sobre o universo off road. “Criamos a Expedition para mostrar que qualquer pessoa pode participar de um rali de regularidade e que esse tipo de prova pode ser realizada sem forçar ou danificar os carros”, afirma ele.

Já a Master é para competidores com muita experiência. “É uma categoria que existe em ralis de outros estados. Criamos no Campeonato Cearense de Rally para dar oportunidade a esses pilotos de alto nível que já competiam fora daqui”, destaca o presidente da ACPN.

Em relação à qualidade técnica do campeonato, o diretor de prova Rogério Almeida promete bastante diversão. “Todas as etapas serão desafiadoras e dinâmicas”, garante ele, que tem know-how consagrado na área: também é diretor de prova da Copa Troller e das competições de regularidade do Rally dos Sertões.

Em 2018 foram disputadas seis etapas do Campeonato Cearense de Rally. A prova passou por Fortaleza, Cascavel, Sobral, Pindoretama, Beberibe e Aquiraz. Além da Grande Fortaleza, a temporada 2019 prevê etapas em Sobral e está em negociações com as cidades de Itapipoca, Acaraú, Caucaia e municípios da chamada Costa do Sol Poente. A nova diretoria também vai incentivar o curso de navegação para iniciantes na semana que antecede cada etapa, principalmente para quem nunca participou de uma prova de rali de regularidade.

Informações e inscrições para o Campeonato Cearense de Rally 2019 podem ser obtidas pelo site oficial, no endereço www.cearensederally.com.br.

Entenda a diferença entre ralis de regularidade e de velocidade
No universo de competições off road, há significativas diferenças entre os ralis de velocidade e os de regularidade. Nos primeiros, vencem os competidores que forem mais rápidos em cada etapa. Nesse caso, os carros e pilotos são testados ao máximo e é demandada uma estrutura de apoio maior, porque as velocidades são muito altas e o risco de acidentes é grande.

Já no rali de regularidade, quem determina o nível de dificuldade e de rapidez de cada etapa é a organização. Ela estipula o tempo mínimo e o máximo em que os trechos devem ser percorridos. Isso significa que os competidores não podem ser lentos demais nem alcançar velocidades muito maiores do que as calculadas pelo diretor de prova.

Calendário 2019 – Campeonato Cearense de Rally
1ª etapa – dia 23 de março
2ª etapa – dia 18 de maio
3ª etapa – dia 13 de julho
4ª etapa – dia 07 de setembro
5ª etapa – dia 12 de outubro
6ª etapa – dia 30 de novembro

Categorias
Carros Master
Carros Graduados
Carros Turismo
Carros Estreantes
Carros Expedition
Quadriciclos
Motos
UTV Graduados
UTV Estreante

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Documento e CNH digital e outras comodidades: aos poucos, a burocracia está diminuindo

Por silviomauro em Serviço

19 de Fevereiro de 2019

Um dos maiores pesadelos para qualquer brasileiro, a burocracia vai, lentamente sendo vencida pelas facilidades da tecnologia e a agilidade dos dispositivos móveis. Para quem é motorista e/ou tem veículo, desde o ano passado o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) tem tentado divulgar entre os usuários que algumas comodidades já estão disponíveis para, através do smartphone, se livrar da obrigação (e do risco) de andar com o documento do carro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Hoje, para quem não sabe, mais de 42 mil motoristas em todo o Ceará – aproximadamente a metade deles em Fortaleza – não precisam mais andar com a CNH na carteira para apresentar em uma blitz ou simplesmente se identificar. Desde junho do ano passado está disponível a CNH digital. De acordo com o órgão de trânsito do Estado, “a versão digital tem o mesmo valor jurídico da impressa, mas com mais praticidade”.

A CNH digital é uma versão do documento impresso que fica disponível no smartphone através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Este último pode ser baixado tanto no Google Play quanto na Apple Store. Além da sua apresentação em blitzes ser aceita, a CNH digital pode, de acordo com o Detran, ser usada em situações como o embarque em todos os aeroportos do país, junto com o cartão de embarque (que hoje também pode ser virtual).

Augusto Maia, responsável pela área de Tecnologia da Informação do Detran, lembra que a principal vantagem é a diminuição do risco de sair de casa e ser pego desprevenido. “Hoje em dia as pessoas as pessoas esquecem a carteira, mas não esquecem o celular”. Outra vantagem é em relação à segurança. Em um assalto – risco mais que real para qualquer brasileiro, atualmente – o motorista não vai precisar passar pela chateação de tirar outra CNH. Além disso, como o controle é digital, Augusto assegura que não existe perigo de falsificação ou uso do documento por outra pessoa.

A má notícia é que só é possível fazer o cadastro da CNH digital para quem tem a habilitação no modelo mais recente, com QR Code. Hoje, no Ceará, a divisão entre quem possui o código e quem tem o modelo antigo é quase meio a meio: pouco mais de um milhão de usuários têm a carteira sem código e cerca de 900 mil têm a carteira nova. Os interessados na comodidade da CNH digital, portanto, têm de pedir uma habilitação nova para poderem fazer o cadastro. Só que para isso, o Detran exige um Boletim de Ocorrência registrado na polícia. Ou seja, só em caso de perda ou roubo do documento é possível mudar para o modelo novo.

A outra comodidade é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV, nome técnico do do documento do carro). Nesse caso, o processo é mais simples. Disponível em nove estados (sendo o Ceará um deles), ele exige apenas que o proprietário possua a folha de transferência do veículo (aquela onde é feita a assinatura no ato da compra ou da venda).

É nela que está um dos códigos em números que são exigidos pelo aplicativo (o outro é o Renavam do carro). O serviço é ainda mais recente que a CNH digital, começou em outubro do ano passado. Por isso, o número de veículos cadastrados é praticamente insignificante: em um universo de quase 3,2 milhões de cadastrados no Ceará, menos de 8 mil fizeram a versão digital.

Augusto explica que no caso do CRLV digital, o aplicativo gera um QR Code que é lido pelo agente de fiscalização da blitz. Uma informação importante: depois de feito o cadastro, não é preciso ter internet para acessar os dados, tanto da CNH quanto do CRLV digitais. “O usuário só precisa lembrar de ter sempre carga na bateria”, ressalta o representante do Detran. Isso, no entanto, não é um problema, já que em último caso basta um adaptador para ligar o aparelho na tomada de 12V do veículo.

Além do CRLV e da CNH digital, recursos tecnológicos podem significar economia

Augusto ressalta outros dois recursos disponíveis para os usuários do Ceará que podem trazer, além da agilidade, benefícios para o bolso. Alguém lembra de verificar periodicamente a data de vencimento da CNH, por exemplo, ou obter informações sobre a situação cadastral do veículo?

No aplicativo Meu Detran, para dispositivos móveis, o usuário cadastra um e-mail e fica recebendo diretamente do órgão estadual as ocorrências mais importantes sobre sua rotina de motorista e proprietário de veículo. O principal benefício é se antecipar a eventuais fiscalizações e evitar multas em blitzes.

Uma última comodidade que, segundo Augusto, muitos usuários não conhecem é em relação aos procedimentos ligados à compra de um carro novo. No site do Detran, explica ele, o proprietário pode emitir e pagar o IPVA e o seguro obrigatório, na opção “Primeiro licenciamento”, sem ter de recorrer a serviços de terceiros – que cobram por isso. “Muitas pessoas não conhecem esse recurso e acabam pagando por um serviço que não precisam”, destaca o representante do Detran.

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Eusébio Classic Car promove Carnaval à moda antiga no Shopping Eusébio

Por silviomauro em Evento

15 de Fevereiro de 2019

O Shopping Eusébio vai sediar neste sábado, 16, o 50º encontro do Eusébio Classic Car, clube de carros antigos e raros do município da Região Metropolitana de Fortaleza. Cerca de 70 automóveis estarão em exposição no estacionamento do shopping e o tema desta edição não poderia ser outro: Carnaval à moda antiga. O bloco “Sai da frente que não tem freio” promete animar o público com marchinhas tradicionais.

Diversos modelos clássicos do século passado como Fusca, Puma, Impala, Cadillac, Maverick e Jeep sairão em desfile pela CE-040 até chegar no estacionamento do shopping, onde ficarão disponíveis para a apreciação dos amantes de carros.

Os organizadores informam que o evento é aberto para quem quiser participar como expositor. É só estacionar o automóvel antigo no estacionamento do Shopping Eusébio. Eles garantem que não vai faltar gente para trocar ideias sobre compra e venda de veículos ou peças, combinar viagens ou passeios, tirar dúvidas sobre dicas de oficinas e manutenções preventivas necessárias ou apenas para uma boa conversa. O acesso também é livre e gratuito para quem quer só apreciar os carros.

Eusébio Classic Car nasceu em 2014
Segundo o médico Arnóbio Tomaz, um dos fundadores e presidente do Eusébio Classic Car, o clube nasceu no ano em que ele se mudou para a cidade vizinha a Fortaleza e percebeu que lá não havia nenhum grupo formal voltado para carros antigos. A iniciativa foi bem sucedida: mesmo recente, o clube já reúne mais de 350 sócios. “Meu sonho era fundar esse clube e hoje já somos o maior carros antigos do Brasil”, afirma Arnóbio. A entidade faz encontros em todos os terceiros sábados de cada mês.

Ele destaca a importância do Shopping Eusébio, lembrando que, na época, havia a somente a ideia de criar o clube, mas uma das demandas era um local com estrutura para receber os encontros dos futuros sócios. Por isso, a chegada do shopping ao município foi a oportunidade que faltava para colocar em prática o desejo. Graças ao centro comercial, o projeto engatou e permitiu acelerar os planos de fundação do Eusébio Classic Car.

Serviço
50º Encontro do Eusébio Classic Car e festa do bloco “Sai da frente que não tem freio”
Data: Sábado, 16/02
Horário: 16h às 21h
Local: Pátio do Shopping Eusébio (Av. Eusébio de Queiroz, 1890, Tamatanduba, às margens da CE-040)
Acesso: GRATUITO

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Coleção de miniaturas: os pequenos notáveis

Por silviomauro em Sem categoria

13 de Fevereiro de 2019

“DESCULPEM, MAS ACEITO CONVITE PARA AMIZADES APENAS DE COLECIONADORES DE MINIATURAS”. Esta introdução da página no Facebook do médico cearense Suitberto Sobreira Junior, mais conhecido como Suit Júnior, reproduzida exatamente como a original (com todas as maiúsculas), resume bem para que ele mantém sua presença na rede social: Apenas para divulgar e trocar ideias com quem divide com ele a paixão pelas miniaturas de carros.

E não são poucos, vale ressaltar. O grupo mais ativo do qual Suit Junior participa, o BR Autos Miniaturas (www.facebook.com/groups/BRAutosminiaturas/), tem mais de 18 mil deles. É verdade que nem todos são colecionadores, mas acompanham com atenção as muitas postagens que ocorrem todo dia, com imagens em vários ângulos dos carrinhos. Algumas reproduções são tão fiéis dos veículos originais que ficaria difícil, para leigos, saber se são miniaturas ou automóveis reais. O número de membros do BR Autos Miniaturas impressiona ainda mais pelo fato de ser um grupo fechado, ou seja, para entrar é preciso ser convidado por quem já está lá.

Com uma coleção de 600 modelos, alguns dos quais ilustram esta matéria, Suit Junior costuma vencer com certa frequência os desafios semanais do grupo, que dão direito a uma imagem das miniaturas do vencedor na capa da página do grupo. Esses desafios podem ser, por exemplo, das traseiras ou das frentes dos carrinhos. De acordo com Cléverton Sobreira, um dos administradores do BR Autos Miniaturas, a comunidade foi criada em 2016 e se mantém bastante ativa desde então, inclusive com membros de fora do Brasil.

“A galera troca dicas de quais miniaturas são melhores, como iniciar uma coleção, locais confiáveis de vendas e coleções lançadas. É um espaço voltado para o hobby de colecionar miniaturas”, explica ele, ressaltando que todas as interações são apenas virtuais, ou seja, não há encontros de colecionadores, nem mesmo dos que moram na mesma cidade.

Um detalhe interessante é que os aficionados não se contentam em comprar as miniaturas já prontas. Eles mexem nos carros, incrementam, colocam acessórios como spoilers e aerofólios e divulgam as atividades no grupo. Suit Junior, por exemplo, mantém uma “oficina” em casa para fazer as mudanças nos seus modelos. Segundo ele, colecionar miniaturas tem algumas vantagens em relação a outro hobby conhecido entre os amantes de veículos, que é o antigomobilismo – que consiste em possuir e manter veículos reais com no mínimo 30 anos de idade.

“Quando você lida com carros reais, uma grande alegria é quando troca. Mas depois de seis meses, você já cansou dele. Com as miniaturas, você pode mexer, criar acessórios. É uma terapia. Além do mais, elas não têm IPVA nem gasto com manutenção”, explica. Suit Junior revela que o único problema que já teve com o hobby foi a empolgação. “Já teve época em que eu comprava seis miniaturas por mês. Minha esposa me controlou e não faço mais isso”, brinca.

Falando em peso no bolso, apesar de incomparavelmente mais em conta que o antigomobilismo, o hobby de colecionar miniaturas não é exatamente um hábito barato. As opções mais em conta saem por algo próximo de 200 reais. “As mais caras beiram os R$ 3 mil”, afirma Cléverson. Ele ressalta que o preço vai depender de alguns fatores, como tamanho, material usado e nível de detalhes. Alguns modelos chegam a reproduzir o motor com tamanha fidelidade que até os cabos de velas são colocados.

O tamanho, explica o administrador do BR Autos Miniaturas, é calculado pela proporção. Os mais frequentes, de acordo com ele, são 1:64, 1:43, 1:24 e 1:18. A fração representa o quanto a miniatura é menor que o carro real, ou seja, 1:18, por exemplo, significa que ela é 18 vezes menor que o veículo.

Os materiais mais comuns, segundo os colecionadores, são o metal, o plástico e a resina. As que são feitas com o primeiro elemento costumam ser as mais caras, mas o nível de detalhamento também influencia bastante o preço. As compras dos colecionadores são feitas pela internet e os modelos podem vir de fábricas alemãs, italianas e – principalmente – chinesas.

Para quem confunde uma miniatura com um brinquedo, Cléverson explica que há diferenças significativas. “As miniaturas são peças de coleção, com muitos detalhes, e esses detalhes são frágeis, por isso não são recomendados para crianças”. Além disso, Suit Junior dá uma ideia de como, realmente, o hobby é para “crianças grandes”. Ele avalia que sua coleção, iniciada há 29 anos, vale pelo menos 150 mil reais.

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Sonhos de consumo: veja modelos e marcas mais buscados no Google em 2018

Por silviomauro em Curiosidades

07 de Fevereiro de 2019

Os carros e marcas com os quais os brasileiros sonham são efetivamente os que eles podem comprar? Existe uma equivalência entre os interesses dos consumidores nacionais e o comportamento das vendas? Movidos por esta curiosidade, pedimos ajuda ao Google, maior mecanismo de buscas do mundo, para saber o que as pessoas mais pesquisam em seu site quando o assunto é automóvel.

Também pedimos à gigante da tecnologia os dados dos consumidores cearenses, para saber se eles coincidem com as médias nacionais. Considerando apenas o universo dos automóveis (aí incluídos os SUVs), há coincidências e resultados interessantes. Volkswagen e GM, as duas marcas mais vendidas do mercado nacional, também são as que despertam mais interesse nas buscas, embora com uma inversão: primeira no ranking de vendas, a GM aparece depois da Volkswagen nas buscas. No Ceará, no entanto, a posição das montadoras nas buscas é a mesma das vendas, com a GM em primeiro.

A partir da terceira posição, no entanto, aparecem detalhes curiosos nas buscas. A Honda, marca de carros com valor mais alto e que não tem nenhum modelo na faixa dos “populares” compactos, está na oitava posição do mercado quando o assunto é total de unidades comercializadas. Mas em relação ao interesse dos consumidores, ela é a terceira marca mais procurada no Brasil e a quarta no Ceará. Será que um modelo compacto e mais em conta da montadora japonesa faria sucesso por aqui? Parece que sim.

O Google também confirma um dado que é facilmente perceptível no Ceará: o fascínio dos consumidores de carros do Estado pela marca e pelos modelos da Toyota – especialmente o Corolla e a Hilux. No ranking dos sedans mais buscados em todo o país, o Honda Civic é o primeiro. Já nas buscas cearenses, o Corolla é o líder. No caso das picapes, o fenômeno é parecido. Quando são consideradas as pesquisas de todo o território nacional, a Volkswagen Saveiro e a Fiat Toro são as primeiras do ranking e a Hilux aparece em terceiro. Já no “país Ceará”, a picape da marca japonesa é a líder inconteste.

Em outra informação fornecida pelo site, a que revela os modelos mais buscados em geral (sem considerar o segmento), o desejo dos cearenses pelos modelos da Toyota se revela. No cenário nacional, o carro mais buscado é o GM Ônix. Depois dele vem o Honda Civic. O Corolla aparece na 5ª posição. Já no Ceará, o modelo da Toyota é o segundo no ranking de interesse, e o Civic não figura nem entre os 10 primeiros.

Outra peculiaridade dos consumidores cearenses, que é o deslumbramento por carros que denotem status pelo tamanho e pelo preço, se revela nas pesquisas do Google. No ranking nacional de buscas, não aparece nenhum SUV. Já no cearense estão presentes o Hyundai Creta e – sempre ela – a picape Hilux.

Uma característica das buscas que coincide com as vendas no mercado é a concentração em um universo limitado de marcas. Apesar de 24 marcas estarem presentes nos membros da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que concentra os produtores de veículos do País, 94% do mercado está concentrado em 10 delas: GM, Volkswagen, Ford, Hyundai, Renault, Fiat, Toyota, Honda, Jeep e Nissan. E são basicamente essas que aparecem entre as mais buscadas pelos consumidores, tanto se considerarmos o cenário nacional quanto o cearense. As marcas chinesas, por exemplo, que vêm tentado conquistar a confiança dos consumidores, ainda não parecem ter despertado interesse.

Uma conclusão final que se pode tirar da pesquisa é a seguinte: os consumidores, tanto em nível nacional como local, precisam saber que o mercado é vasto e muitos produtos merecem ser mais conhecidos. Menos concentração no interesse por modelos e marcas certamente ajudaria a aumentar a concorrência e, quem sabe, resultar em carros um pouco menos caros para todos.

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Sonhos de consumo: veja modelos e marcas mais buscados no Google em 2018

Por silviomauro em Curiosidades

07 de Fevereiro de 2019

Os carros e marcas com os quais os brasileiros sonham são efetivamente os que eles podem comprar? Existe uma equivalência entre os interesses dos consumidores nacionais e o comportamento das vendas? Movidos por esta curiosidade, pedimos ajuda ao Google, maior mecanismo de buscas do mundo, para saber o que as pessoas mais pesquisam em seu site quando o assunto é automóvel.

Também pedimos à gigante da tecnologia os dados dos consumidores cearenses, para saber se eles coincidem com as médias nacionais. Considerando apenas o universo dos automóveis (aí incluídos os SUVs), há coincidências e resultados interessantes. Volkswagen e GM, as duas marcas mais vendidas do mercado nacional, também são as que despertam mais interesse nas buscas, embora com uma inversão: primeira no ranking de vendas, a GM aparece depois da Volkswagen nas buscas. No Ceará, no entanto, a posição das montadoras nas buscas é a mesma das vendas, com a GM em primeiro.

A partir da terceira posição, no entanto, aparecem detalhes curiosos nas buscas. A Honda, marca de carros com valor mais alto e que não tem nenhum modelo na faixa dos “populares” compactos, está na oitava posição do mercado quando o assunto é total de unidades comercializadas. Mas em relação ao interesse dos consumidores, ela é a terceira marca mais procurada no Brasil e a quarta no Ceará. Será que um modelo compacto e mais em conta da montadora japonesa faria sucesso por aqui? Parece que sim.

O Google também confirma um dado que é facilmente perceptível no Ceará: o fascínio dos consumidores de carros do Estado pela marca e pelos modelos da Toyota – especialmente o Corolla e a Hilux. No ranking dos sedans mais buscados em todo o país, o Honda Civic é o primeiro. Já nas buscas cearenses, o Corolla é o líder. No caso das picapes, o fenômeno é parecido. Quando são consideradas as pesquisas de todo o território nacional, a Volkswagen Saveiro e a Fiat Toro são as primeiras do ranking e a Hilux aparece em terceiro. Já no “país Ceará”, a picape da marca japonesa é a líder inconteste.

Em outra informação fornecida pelo site, a que revela os modelos mais buscados em geral (sem considerar o segmento), o desejo dos cearenses pelos modelos da Toyota se revela. No cenário nacional, o carro mais buscado é o GM Ônix. Depois dele vem o Honda Civic. O Corolla aparece na 5ª posição. Já no Ceará, o modelo da Toyota é o segundo no ranking de interesse, e o Civic não figura nem entre os 10 primeiros.

Outra peculiaridade dos consumidores cearenses, que é o deslumbramento por carros que denotem status pelo tamanho e pelo preço, se revela nas pesquisas do Google. No ranking nacional de buscas, não aparece nenhum SUV. Já no cearense estão presentes o Hyundai Creta e – sempre ela – a picape Hilux.

Uma característica das buscas que coincide com as vendas no mercado é a concentração em um universo limitado de marcas. Apesar de 24 marcas estarem presentes nos membros da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que concentra os produtores de veículos do País, 94% do mercado está concentrado em 10 delas: GM, Volkswagen, Ford, Hyundai, Renault, Fiat, Toyota, Honda, Jeep e Nissan. E são basicamente essas que aparecem entre as mais buscadas pelos consumidores, tanto se considerarmos o cenário nacional quanto o cearense. As marcas chinesas, por exemplo, que vêm tentado conquistar a confiança dos consumidores, ainda não parecem ter despertado interesse.

Uma conclusão final que se pode tirar da pesquisa é a seguinte: os consumidores, tanto em nível nacional como local, precisam saber que o mercado é vasto e muitos produtos merecem ser mais conhecidos. Menos concentração no interesse por modelos e marcas certamente ajudaria a aumentar a concorrência e, quem sabe, resultar em carros um pouco menos caros para todos.