Publicidade

Bem Mamãezinha

por Fernanda Nepomuceno

Receita de panqueca de carne ao molho branco caseiro

Por fernandanepomuceno em dicas bem mamãezinha, receitinhas

07 de Abril de 2019

Panqueca de carne com molho branco


Olá, mamães!!! Se tem uma coisa que tenho uma frescurinha é com a alimentação do meu pequeno. Enquanto amamentava, evitava alimentos que não tinham um valor nutricional, digamos, importante, pra nós (deixei de lado doces, pizzas, refrigerante…). E acredito que isso foi fundamental pra eu passar tranquila pela fase de cólicas, que aparece nos bebês.

Mas, agora, ele “come de tudo” (tudo que, de novo, tenha valor nutricional pra ele). No começo da introdução alimentar, tudo era novidade. Cada fruta diferente, o frango, a carne, o peixe, o ovo…tudo era bom demais!

Mas comer sempre as mesmas coisas, sem um gostinho, um tempero diferente…é muito ruim, né? Foi aí que comecei a testar novas comidinhas, com as mesmas coisas que ele já come, mas feitas de formas diferente.

Eis que surgiu a nossa panqueca. Substituí a farinha de trigo pela farinha de linhaça e o resultado é delicioso e muito nutritivo, muito mais rico. Além de fazer um molhinho branco caseiro, mais uma vez substituindo a farinha de trigo, dessa vez, pela farinha de aveia. O resultado??? Uma panqueca com recheio de carne com molho branco com um cheiro maravilhoso e um gostinho delicioso que deixou o Ben super entusiasmado com a novidade!

Vamos à receita?

Ingrediente:

Massa Panqueca (quantidades pra uma panqueca)

1 ovo
1 colher de sopa de farinha de linhaça
30ml de leite (o leite que seu filho consumir)
Orégano (se desejar)
Pitada de sal (se a criança já estiver consumindo sal)

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma tigela e depois coloque em uma frigideira untada (pode ser com azeite, óleo ou margarina, em pouca quantidade)

Recheio carne moída (100g temperada do jeito que você costuma)

Molho branco:

60 ml de leite (o leite que seu filho consumir)
Cebola e alho picados
1 colher de chá de farinha de aveia

Modo de fazer:
Refogue o algo e a cebola e depois acrescente a misturinha do leite com a farinha de aveia. Basta misturar e esperar engrossar o molho!
Pronto!

Agora é só rechear sua panqueca com a carne moída e colocar o molhinho por cima. Vai ser sucesso!

Você pode conferir o passo a passo nos destaques “receitinhas” no meu Instagram @fernandanepo.

Quer ver o quanto seu filho vai ficar nutrido com essa receitinha? Olha só o que a nutricionista Luciana Eloia tem pra falar:

-O ovo é um alimento completo e bom para as crianças, por conta das proteínas, vitaminas, cálcio, zinco e vitamina D. Além disso, os ovos contêm o nutriente colina, essencial para o desenvolvimento cerebral. -A farinha de linhaça vai oferecer uma quantidade boa de ômegas e fibras para o organismo.
-A aveia é um cereal que faz parte do grupo de alimentos que a gente deve comer todos os dias para ter uma correta alimentação, possui antioxidantes ,cálcio, fibras, vitaminas E, B1, B2, B3 e minerais como o magnésio, ferro, selênio, cobre, magnésio e zinco. -A cebola é rica em minerais como cálcio, potássio e magnésio, possui também grandes quantidades de vitamina C e por isso deve ser consumida crua sempre que possível, para evitar a perda de nutrientes e antioxidantes. Um excelente remédio natural para o tratamento da tosse devido a sua propriedade expectorante que ajuda na eliminação do catarro e na limpeza das vias respiratórias, trazendo alívio para crises de tosse e congestão nasal tanto em adultos como em crianças

Publicidade

Internet vilã ou falta de “nãos”?

Por fernandanepomuceno em comportamento

22 de Março de 2019

Foto: Gisleyde Fotografia

Deus me deu várias graças na minha vida. Duas delas foi o privilégio de ter nascido no berço de uma família cheia de amor, estruturada, com suas regras e que me ensinou tudo com o exemplo; e a bênção de ter a oportunidade de acumular conhecimento e informação com o meu trabalho. Nos últimos dias, vi várias mamães discutindo o quanto a internet pode ser prejudicial pros nossos pequenos. Lembro que durante minha infância e boa parte da adolescência não tive tanto acesso à internet. Em casa só tinha um computador e era apenas pra fazer trabalhos da escola, não tínhamos nem internet em casa (na época, a internet era vinculada a conta do telefone fixo e meus pais diziam que era muito caro); e eu demorei a ter um celular. Talvez por isso passei muito tempo desligada de bate-papos e vida virtual. Muitas meninas da minha idade passavam a madrugada na internet, eu também queria poder participar do finado MIRC como todo mundo, mas tinha que dormir cedo. Hoje, vendo tantas coisas ruins assombrando nossas crianças, cheguei até a pensar: “é…meus pais estavam certos, essa internet não presta, preciso afastar meu filho disso”. Hoje, durante uma entrevista com um psiquiatra, percebi que realmente eles estavam certos, mas não por que a internet é um monstro, mas porque me deram vários “nãos”. “Não podia ficar até tarde na internet”, “não podia assistir a certas coisas”, “não podia trancar a porta do quarto”. O doutor falou sobre a epidemia de crianças se automutilando e se suicidando. Assustador, né? Mas sabe qual é a real epidemia? Falta de socialização, falta de olho no olho, falta de valores e “lições de moral” passadas de pais para filhos, falta de “nãos” e de “sins” conscientes. Uma parte que me chamou atenção foi quando ele citou aquela nossa frase clássica: “vou dar a ele tudo que não tive”. E no meio desse dar o que não tivemos…saímos distribuindo “sins” pra todo lado. Deus usou de um profissional pra me alertar sobre o meu “ser mãe” nos dias de hoje. Enquanto todo mundo quer colocar a internet como culpada de tudo (é mais fácil culpar o outro pelos nossos erros), muito mais que as redes virtuais…as maiores influências que as crianças podem ter são da familia, dos pais. “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5:37)

@fernandanepo

Publicidade

Olá, mundo!

Por Uhull em Sem categoria

12 de Março de 2019

Bem-vindo ao Blogs – Tribuna do Ceará. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e aí comece a brincadeira!

leia tudo sobre

Publicidade

Olá, mundo!

Por Uhull em Sem categoria

12 de Março de 2019

Bem-vindo ao Blogs – Tribuna do Ceará. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e aí comece a brincadeira!