Educação Ambiental Archives - Página 15 de 16 - Blog Verde 
Publicidade

Blog Verde

por Nájila Cabral

Educação Ambiental

Legado da Copa 2014 – 6º Pedala Fortaleza

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

15 de novembro de 2012

Gente!!!  O 6º Pedala Fortaleza está confirmado para o dia 25 de novembro. A concentração é no Lago do Jacarey, às 08:00h.

Conforme informações da página do facebook do Pedala Fortaleza, o percurso será de 11km, saindo do Lago Jacarey e seguindo pela Cidade dos Funcionários, Parque Manibura e Luciano Cavalcante.

Outras informações importantes, conforme os organizadores do evento:

1. Os ciclistas que já se inscreveram nos “Pedala Fortaleza – Legado da Copa” anteriores  precisam informar apenas o nome e email no site da inscrição;

2. Para a participação de crianças, faz-se necessária e indispensável a presença dos pais no evento, com apresentação de certidão de nascimento da criança e documento de identificação dos pais, bem como a assinatura do termo de responsabilidade, disponível no local do evento;

3. Apenas os 1000 primeiros inscritos terão direito à camisa. As mesmas serão entregues no local;

4. A entrega da camisa só será realizada com a apresentação do documento de identidade, além da assinatura do termo de responsabilidade, disponível no local do evento.

Aos interessados em se inscrever, cliquem aqui.

   Parabéns aos organizadores, certamente será um sucesso!

Fonte: Pedala Fortaleza (facebook)

 

leia tudo sobre

Publicidade

Conhecendo a caatinga

     O II Simpósio Conhecendo a Caatinga acontece em Fortaleza, durante o período de 29 de outubro até 03 de novembro, com promoção do PET do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Fonte: Associação Caatinga e UECE

    Conforme noticia o site da Associação Caatinga, serão realizadas palestras e mesas-redondas com pesquisadores vinculados a instituições envolvidas com a preservação e conservação do bioma Caatinga, além da apresentação de experiências em pesquisas relacionadas a este bioma.

    Durante os três últimos dias (1, 2 e 3 de novembro) será realizada aula de campo na Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús, no interior do estado do Ceará, na qual os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com o bioma, visando uma percepção voltada para sua importância e riqueza.

    Aos interessados em saber mais, cliquem aqui.

Fonte: Associação Caatinga

Publicidade

Educação e sustentabilidade

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Governos Locais, Meio Ambiente

26 de outubro de 2012

     Com o tema Educação, Consumo e Sustentabilidade, foi feita a abertura dos trabalhos no dia de hoje no II Encontro Cearense de Educação Ambiental, promovido pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental–CIEA, no Ceará.

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Ceará
Foto: Lindalva Cruz, Fortaleza-2012

    O evento foi marcado por palestras de elevado nível que permitiram atualização de conhecimento e troca de informações.

    Experiências importantes oriundas de governos locais (municípios) foram apresentadas, demonstrando que quando existe vontade política, compromisso da sociedade e real participação de todos os atores sociais, é possível transformar em realidade ações orientadas à sustentabilidade.

    Uma das experiências apresentadas sobre a instituição de uma certificação ambiental pública para escolas municipais que atendam critérios ambientais vai ao encontro do disposto em diplomas legais, a exemplo do Decreto Federal n. 7083/2010 (Programa Mais Educação), que coloca a necessidade de se instituírem espaços educadores sustentáveis. Mencionada certificação das escolas se apoia na metodologia do Programa de certificação ambiental pública cearense, denominado Programa Selo Município Verde.

     Outra experiência importante apresentada diz respeito ao trabalho contínuo e permanente em Educação Ambiental, aliado ao esforço do poder público municipal na implementação de uma das etapas de gerenciamento de resíduos sólidos, que permitiu, em fevereiro de 2012, a implantação da coleta seletiva em outro município cearense, localizado no Sertão dos Inhamuns. Os dados apresentados revelam que foram coletados no mês de outubro/2012, em referido município, 11 toneladas de material reciclável. Certamente, ganha o meio ambiente e ganha a população como um todo.

     Parabéns, caríssimos Educadores Ambientais, por compartilhar suas vivências, suas estratégias, suas vitórias, sua perseverança.

Publicidade

Educação Ambiental – caminhos e desafios

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

23 de outubro de 2012

     Nos dias 25 e 26 de outubro, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) do Ceará realiza o II Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e Desafios. O objetivo é discutir as experiências de educação ambiental desenvolvidas por diferentes atores sociais, no contexto cearense, com vistas ao fortalecimento da participação na construção de políticas públicas.

     Podem participar do evento (público alvo): representantes das instituições públicas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, ONGs, movimentos sociais, empresas privadas, entidades de classe, comitês e outros cidadãos com ações em Educação Ambiental.

    Foram definidas três temáticas de discussão, orientadas em painéis a saber:

Painel 1 – Políticas Públicas, Meio Ambiente e Direitos Humanos – Dia 25/10, das 09:00h às 11:30h

Painel 2 –  Caatinga e Agroecologia – Dia 25/10, das 15:00h às 17:00h

 Painel 3 – Educação, Consumo e Sustentabilidade – Dia 26/10, das 08:00h às 10:00h

     Outras atividades estão programadas para os dois dias, como a apresentação de experiências em agroecologia (dia 25/10, às 13:3oh), gestão de resíduos sólidos (dia 26/10, às 10:ooh) e das experiências em Educação Ambiental em Secretarias Municipais de Meio Ambiente (dia 26/10, às 13:3oh).

     Parabéns CIEA, pela iniciativa. Certamente será um sucesso!!

leia tudo sobre

Publicidade

Diversidade e Inclusão Educacional

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

18 de outubro de 2012

    Uma das mais belas riquezas do ser humano é a diversidade. A existência de seres humanos diferentes, com culturas diversas e etnias variadas é o que torna o mundo completo.

    A convivência entre todos os seres humanos só nos é possível se as diferenças forem respeitadas, em sua integridade. Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10/12/1948 na Assembleia Geral da ONU, seu Art.2º traz textualmente que não deve haver, em momento nenhum, discriminação por raça, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo.

     Os direitos humanos são direitos essenciais a todos. Os direitos podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação, e coletivos como o direito ao desenvolvimento.

     Todos os cidadãos têm direito à Educação. A educação é um dever da família e do Estado. Conforme portal do MEC, todas as pessoas têm direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, que deve garantir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Portanto, a Inclusão Educacional é dever do Estado, dentro de suas diversas esferas de atuação.

     No Ceará, em nível estadual, a Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem/Diversidade e Inclusão Educacional está abraçando um desafio importante frente ao estabelecimento de Diretrizes Educacionais que contemplem as diversas modalidades de ensino, suas interfaces e suas especificidades.

     Em recente reunião, a Profa. Nohemy Ibanez, coordenadora de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem/Diversidade e Inclusão Educacional comentou da importância da garantia de direitos a todos os cidadãos do acesso ao ensino com qualidade. Sob sua responsabilidade, a SEDUC/CODEA deve elaborar uma publicação com fundamentos legais, procedimentos e diretrizes estaduais, que contemplem as modalidades: Educação do campo, Educação Indígena, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

    Certamente a publicação será um marco na história do Ceará concernente à implementação de políticas públicas com o propósito no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos.

Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos, ONU e    MEC

Publicidade

Aos mestres, com carinho

Por Nájila Cabral em Educação Ambiental, Meio Ambiente

15 de outubro de 2012

    Hoje, 15 de outubro, é dedicado aos professores. É também o Dia do Educador Ambiental e Dia da Educação Nacional.

   A todos os profissionais que fazem do seu trabalho, a missão transformadora de sonhos e atitudes para um mundo melhor, desejo paz e saúde. Paz para que se dê continuidade aos esforços contínuos na busca pela equidade social, pelo respeito a todos os credos, cores, convicções e pensamentos, pelo amor incondicional a todos os seres humanos, sem distinção.

   Saúde para que se tenham forças suficientes para percorrer os caminhos em busca da Árvore dos Sonhos: a excelência e qualidade do ensino, mesmo que apareçam inúmeras pedras no caminho: salários reduzidos, não reconhecimento do valor profissional, e tantas outras pedrinhas ou rochas que surgem nas estradas da vida.

    A todos os meus mestres, que tive a honra de ser aluna, dedico meu respeito e admiração. Hoje, certamente, sou fruto e somatório do trabalho conjunto que todos vocês fizeram por mim, da pré-escola ao Pós-Doutorado. Esforço-me todos os dias para seguir seus ensinamentos, dando continuidade à missão de ensinar.

    Para finalizar, permitam-me, por gentileza, agradecer a duas pessoas íntegras, professores extraordinários dos quais fui aluna: Prof. Titular Suetônio Mota e Prof. Titular Marcelo Pereira de Souza. Não há palavras para dizer o quanto são especiais para as pessoas que têm o privilégio da convivência acadêmica.

Publicidade

Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis?

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

10 de outubro de 2012

      Gente! Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis? Mais do que um convite, este é o tema da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), que se constitui em um processo pedagógico para permitir trazer a dimensão política da questão ambiental para o debate nas escolas e comunidades.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/ingridcm7

     O objetivo da IV CNIJMA, conforme o MMA e o MEC, é propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria na relação ensino-aprendizagem; fortalecendo, sobretudo, a educação ambiental nos sistemas de ensino.

     A promoção da IV CNIJMA é do MEC (Ministério da Educação) em parceria com o MMA (Ministério do Meio Ambiente). A coordenação geral de Educação Ambiental da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SECADI/MEC é a responsável pela gestão pedagógica necessária à execução do processo da conferência.

     No Ceará, a IV CNIJMA é promovida pela SEDUC, sob a Coordenação da Diversidade e Inclusão Educacional, tendo, ainda, as Comissões Organizadoras Estaduais (COE) a atribuição de mobilizar as escolas da rede municipal e estadual de ensino para participarem de mencionada Conferência.

      Convite feito, então vamos lá! Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis!! O processo já se iniciou em todo o Brasil. Existem prazos para realização das muitas etapas e processos de participação. Mais informações, cliquem aqui.

Publicidade

Avanços em Educação Ambiental no Ceará

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

26 de setembro de 2012

      Um dos resultados positivos da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003, foi a criação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ). Conforme Lindalva Cruz e Priscila Carvalho, os CJs, são grupos informais que reunem jovens de 15 a 19 anos, representantes ou não de organizações e movimentos de juventude e têm como objetivo envolver-se com questões ambientais e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

     Mencionadas professoras advertem que três princípios devem orientar a criação dos CJs e a sua atuação, são eles: Jovem Educa Jovem; Jovem Escolhe Jovem e Uma Geração Aprende com a Outra.

Foto: Lindalva Cruz

        Os Coletivos Jovens criados em 2003 permanecem em atividades até hoje, atuando em projetos relacionados com a temática socioambiental e estão articulados na Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, da qual em muitos locais são os principais interlocutores, possuindo ação em todo o território nacional.

       Na II Mostra Cultural da Educação Ambiental, que ocorreu em setembro/2012, 08 (oito) Coletivos Jovens hoje existentes no Ceará participaram e o mais interessante é que, nesta oportunidade, houve a formação de mais 07 (sete) Coletivos Jovens no estado do Ceará.

      Importante ver essa juventude cada vez mais atenta, alerta e participante da necessária transformação de atitudes, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Publicidade

O debate sobre desenvolvimento passa pela educação científica e tecnológica

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente

13 de setembro de 2012

      Ignacy Sachs, no meu entendimento o maior pensador e conhecedor da temática desenvolvimento, coloca que a possibilidade do desenvolvimento sustentável deve se iniciar com o gerenciamento das crises, inclusive o de se redesenhar políticas para estimular este desenvolvimento.

     Dentre as estratégias está a educação científica e tecnológica como alta prioridade. Trabalhadores qualificados certamente possuem inserção no sistema produtivo com melhor acessibilidade.

Foto: Estela Giro

     Para tanto, eventos científicos e tecnológicos que estimulem o aluno e o professor e que favoreçam a prática da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico (de produtos e de processos) são importantes ferramentas que auxiliam na mudança necessária para o desenvolvimento includente e sustentado.

    Esta semana, marcamos presença em um evento científico e tecnológico, promovido por uma Faculdade privada. Além da salutar troca de informações sobre o legado da Rio+20, sobre seus objetivos e metas alcançados, sobre como se deu a forma de participação dos atores sociais (stakeholders) em todo o processo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD 2012), tivemos a oportunidade de observar os trabalhos científicos desenvolvimentos, de base cientifica sólida nas áreas de ciências contábeis, administração, turismo, dentre tantas outras.

     É possível perceber que os eventos acontecem, em quantidade e qualidade, para à sociedade. Cabe a ela a escolha de participar efetivamente para ampliar o conhecimento científico e tecnológico.

Publicidade

Respeito ao meio ambiente se aprende na escola

    Ainda sobre Educação Ambiental como parte integrante das atividades letivas dos alunos (crianças e adolescentes) das escolas, hoje (11/09) e amanhã está acontecendo a II Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino, em uma das escolas da rede estadual, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza/CE.

     Importante dizer que momentos como este são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, para a construção do sonho do cenário ideal, em termos de sustentabilidade.

      Educação Ambiental não é uma tarefa assim tão fácil! Reitero o que disse em outra oportunidade: a Educação Ambiental se constitui em um processo lento, gradativo, persistente, insistente, dinâmico e com inúmeras variáveis (temporais e espaciais).

     A História da Educação Ambiental do Ceará não se inicia com a instituição da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei Estadual n. 14.892, de 31/03/2011). Também não se iniciou quando da instituição da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil (Lei Federal n. 9795/99); mas muito antes disso já desenvolvíamos programas e projetos que, certamente, tiveram reflexo positivo na sociedade atual.

      O Programa de Educação Ambiental do Ceará – PEACE, sua primeira edição data de 1997 e teve como embasamento teórico-metodológico o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Ceará 1995-1998.

       Acreditem, muita coisa mudou! Percebo os governos locais cearenses mais atentos à questão ambiental. Os agentes públicos e privados sabem o que fazer; muitas vezes faltam recursos (financeiros, humanos, qualificação, dentre tantos). Mas muita coisa tem sido feita nos últimos 15 anos.

      Estamos neste espaço e tempo juntos. Temos obrigações uns com os outros. É o que alguns autores (sábios mestres) tanto falam: solidariedade. Esta não pode ser apenas uma palavra quando se fala em sustentabilidade.

     Solidariedade deve ser uma realidade constante, contínua, definida e precisa: para com esta e com as futuras gerações. Prover e repassar informações ambientais (em quantidade e qualidade) para além de uma obrigação legal (instituída pela Lei 6938/81) é um ato de solidariedade.

      Hoje, durante a II Mostra da Educação Ambiental, tive oportunidade de rever ex-alunos que hoje são mestres dos meninos e meninas participantes do evento. Quanta emoção! Tive o contentamento de conhecer o trabalho de docentes e discentes de todo o nosso querido estado do Ceará que, com tanto esmero, trouxeram experiências exitosas de cunho científico, além das belas apresentações teatrais, musicais, de dança e poesia.

      O respeito ao meio ambiente se aprende na escola, com valorização dos profissionais do ensino e com o protagonismo dos jovens e adolescentes. Fica, então, a dica do Blog Verde, se quiserem participar, confiram aqui a programação.

 

Publicidade

Respeito ao meio ambiente se aprende na escola

    Ainda sobre Educação Ambiental como parte integrante das atividades letivas dos alunos (crianças e adolescentes) das escolas, hoje (11/09) e amanhã está acontecendo a II Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino, em uma das escolas da rede estadual, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza/CE.

     Importante dizer que momentos como este são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, para a construção do sonho do cenário ideal, em termos de sustentabilidade.

      Educação Ambiental não é uma tarefa assim tão fácil! Reitero o que disse em outra oportunidade: a Educação Ambiental se constitui em um processo lento, gradativo, persistente, insistente, dinâmico e com inúmeras variáveis (temporais e espaciais).

     A História da Educação Ambiental do Ceará não se inicia com a instituição da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei Estadual n. 14.892, de 31/03/2011). Também não se iniciou quando da instituição da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil (Lei Federal n. 9795/99); mas muito antes disso já desenvolvíamos programas e projetos que, certamente, tiveram reflexo positivo na sociedade atual.

      O Programa de Educação Ambiental do Ceará – PEACE, sua primeira edição data de 1997 e teve como embasamento teórico-metodológico o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Ceará 1995-1998.

       Acreditem, muita coisa mudou! Percebo os governos locais cearenses mais atentos à questão ambiental. Os agentes públicos e privados sabem o que fazer; muitas vezes faltam recursos (financeiros, humanos, qualificação, dentre tantos). Mas muita coisa tem sido feita nos últimos 15 anos.

      Estamos neste espaço e tempo juntos. Temos obrigações uns com os outros. É o que alguns autores (sábios mestres) tanto falam: solidariedade. Esta não pode ser apenas uma palavra quando se fala em sustentabilidade.

     Solidariedade deve ser uma realidade constante, contínua, definida e precisa: para com esta e com as futuras gerações. Prover e repassar informações ambientais (em quantidade e qualidade) para além de uma obrigação legal (instituída pela Lei 6938/81) é um ato de solidariedade.

      Hoje, durante a II Mostra da Educação Ambiental, tive oportunidade de rever ex-alunos que hoje são mestres dos meninos e meninas participantes do evento. Quanta emoção! Tive o contentamento de conhecer o trabalho de docentes e discentes de todo o nosso querido estado do Ceará que, com tanto esmero, trouxeram experiências exitosas de cunho científico, além das belas apresentações teatrais, musicais, de dança e poesia.

      O respeito ao meio ambiente se aprende na escola, com valorização dos profissionais do ensino e com o protagonismo dos jovens e adolescentes. Fica, então, a dica do Blog Verde, se quiserem participar, confiram aqui a programação.