Publicidade

Física Marginal

por Idelfranio Moreira

Física

Para cair a grande ficha

Por Idelfranio Moreira em educação, Física, tirinha

28 de Fevereiro de 2017

Dizemos que “a ficha cai” quando, enfim, entendemos algo, ainda que tardiamente. Segundo dizem alguns textos especializados na origem de expressões/gírias, esta é uma referência às antigas fichas telefônicas. Somente quando a ficha caia, o circuito entre o telefone público/orelhão e a central era fechado e a ligação completada.

Em 2013, no seu blog Manual do Minotauro, o cartunista @coutinholaerte publicava uma tirinha fazendo referência à “grande ficha” e a ilustrava como um meteoro em rota de colisão com a Terra, mostrando inclusive o fogo como resultado do atrito com o ar durante a entrada em nossa atmosfera. Detalhe é que essa imagem sempre nos remete à extinção dos dinossauros pelo impacto do “grande meteoro”.

A grande ficha seria então o entendimento do que é realmente importante. A colisão com a Terra representaria um impacto coletivo. A extinção seria, portanto, da ignorância coletiva/das massas.

Poderíamos pensar em vários aspectos da vida que precisariam, cada um, de uma/da sua própria grande ficha (intolerância, violência, ignorância…). Populações/comunidades/grupos diferentes teriam também, cada uma/um suas próprias grandes fichas para lidar com suas questões particulares.

Você, em qual grande ficha consegue pensar/gostaria que caísse? Para quem?

Como Professor (de Física) não consigo pensar em outra (primeiro, pelo menos): queria que caísse a ficha de todo/de cada brasileiro para o fato de que estudar/aprender é vital/transformador para cada um e para a coletividade! Com a educação como prioridade cresceríamos como nação!

E a fala aqui não é nem (mais) para os políticos, como apelo para que invistam (não reduzam investimentos) em/na educação. Isso não deveria nem precisar ser dito. A fala aqui é para cada um que tem acesso à informação hoje disponível em seu smartphone, nem que seja com 3G roteado do amigo!

Uma grande ficha seria entender que a internet permite mais que (apenas) diversão/entretenimento e que estudar não é só para passar em provas!

As fichas para os orelhões eram compradas em tiras. Afinal, cada ficha permitia apenas 3 minutos de ligação e para manter a conexão, mais fichas precisavam ir caindo. Em nosso atual estágio de entendimento várias fichas precisam cair para entendermos tudo que precisamos entender para mudarmos esse estado das coisas/pessoas/da vida.

Outro detalhe que chama a atenção na tirinha é a imprecisão da ocorrência do evento. Em algum momento… Falando assim dá a impressão que nada nos resta a não ser esperar passivamente que a ficha caia.

Acontece que ela precisa ser capturada pela gravidade da Terra. Acontece que essa gravidade atua devido à massa da Terra. E há uma proporcionalidade, mais massa, mais atração gravitacional.

Nessa metáfora entendo a massa como a quantidade de gente interessada que a grande ficha caia. Que sejamos muitos, então. E que recrutemos mais. E que as grandes fichas caiam!

Salve, Laerte! Tirinha sensacional!

leia tudo sobre

Publicidade

Para que não haja dois pesos, duas medidas

Por Idelfranio Moreira em Direito, Física, Política

17 de setembro de 2016

image

“Não cometi injustiça contra os homens. Não maltratei os animais. Não fiz o mal em lugar da justiça. Não empobreci um pobre. Não fiz sofrer nem chorar. Não menti. (Confissão Negativa, O Livro dos Mortos)

 

Imagine que após a morte houvesse um julgamento para pesar o coração do morto, tendo uma ‘pena da verdade’ como contrapeso na balança. Após a confissão, se a pesagem mostrasse um coração mais leve que a pena, Vida Eterna! Caso contrário, o destino seria ‘O Devorador de Almas’…

Os antigos egípcios não só imaginavam como acreditavam nisso! O morto seria levado ao Tribunal de Osíris para que Anúbis pesasse seu coração na balança de Maat, tendo Tot como escriba e Amit, o devorador, à espreita.

image

A depender apenas das confissões, o devorador de almas da mitologia egípcia jamais provaria o sabor de um político brasileiro… Por sorte, tem a tal pesagem!

Crime de responsabilidade fiscal, quebra de decoro parlamentar, mensalão. Que os julgamentos aconteçam. E que haja uma única pena, a da verdade, para todos os fins.

image

Deuteronômio, 25; 13-16

 

Toda pesagem é uma comparação. Toda comparação precisa de um padrão de medida. Nosso Sistema Internacional de Unidades estabeleceu o quilograma como padrão de medida de massa. Desde 1889, o Protótipo Internacional do Quilograma é conservado no Birô Internacional de Pesos e Medidas, tendo acesso restrito e supervisionado.

image

International Prototype of Kilogram (IPK), um cilindro com cerca de 39 mm de altura e de diâmetro. Composição: 90% platina, 10% irídio.

Para a Física o YPK é a pena da verdade. Com ele e uma balança podemos determinar a massa de um coração (‘pesar’ um coração).

 

Numa balança romana, o IPK seria colocado a uma distância fixa comhecida X, e o coração, preso a um suporte P móvel, seria deslocado até uma distância d para a qual houvesse o equilíbrio horizontal da barra.

Numa balança romana, o IPK seria colocado a uma distância fixa conhecida X, e o coração, preso a um suporte P móvel, seria deslocado até uma distância d para a qual houvesse o equilíbrio horizontal da barra.

Considerando um coração com cerca de trezentOs gramas, a distância d seria o triplo de X, aproximadamente (no equilíbrio, tendo o IPK como contrapeso).

Numa balança de braços iguais (balança de Roberval), diferentemente da balança romana, os braços são de comprimentos fixos e iguais um ao outro. Sendo assim, o equilíbrio horizontal da balança revela massas (pesos) iguais.

image

Agora imagine que uma balança desse tipo tivesse os braços apenas aparentemente iguais. Uma diferença de 1% entre os comprimentos seria imperceptível ao olho humano, sem medição. Numa balança assim, o IPK, colocado no braço mais curto (0,99 X), seria equilibrado por um objeto de 990 gramas. Uma diferença de 10 gramas – pequena demais para ser percebida apenas segurando o peso, por exemplo -, permitiria a um vendedor desonesto obter lucro ilícito nas vendas. Parece pouco, mas não se diz que “de tostão em tostão é que se faz o milhão”?!

image

Este tipo de balança é também chamada libra. E é o tipo de balança que usa a Dama da Justiça.

image

Pois que ela abra o olho, na hora de pesar os corações! Todo cuidado é pouco, nestes tempos de confissões premiadas…

image

Para ter certeza que a balança está calibrada – e que a medição está correta -, após o equilíbrio, troque os objetos de lado. Se o equilíbrio se mantiver, tudo certo! Caso contrário, se a balança estiver desigual, ela penderá para um dos lados.

Assim, a Física serve para garantir que não haja dois pesos e duas medidas!

 

leia tudo sobre

Publicidade

Para você não perder nenhuma cena do filme. Nem quando adormecer!

Por Idelfranio Moreira em Física, LED, tecnologia

11 de Janeiro de 2016

Tecnologia boa é aquela que resolve nossos problemas reais. Concorda? ?

E se for uma tecnologia acessível, melhor ainda! ?

Interromper um filme/episódio de seriado a que estamos assistimos, por exemplo, e depois ter que procurar em que ponto paramos ERA um problema! ?

Usuários do NETFLIX usufruem de uma tecnologia que sempre retorna para onde pararam de assistir. Além de poderem fazer isso em diferentes dispositivos (tablet, smartphone ou notebook/desktop)!

Mas, você já dormiu no meio do filme? E quando acordou, já tinha acabado? Então, não teve jeito: precisou relembrar em que ponto dormiu e sair procurando até achar.

Agora, – continuando suas idéias de utilidade e de inovação – a NETFLIX resolve mais esse problema, com meias. Isso mesmo: MEIAS!

unnamed

A ideia do funcionamento é bem simples e ligada, inicialmente, ao estudo do sono. Especificamente, uma técnica chamada ‘actigrafia’: o estudo dos ciclos de repouso e vigília durante as fases do sono.

49737e1f-ef3f-459b-93dd-7f108cfccdeb

A partir disso, usando uma placa Arduíno – como controladora – e um LED – como emissor de sinal para o dispositivo – compõem o circuito do mecanismo.

netflix-socks-components-2

Mas, onde a coisa toda começa? Na Física! O primeiro componente do circuito é um acelerômetro. (A palavra explica? ‘Medidor de aceleração’. Nesse caso eu até diria, mais adequadamente, ‘detector de aceleração’.)

Esse é um componente comum e subliminarmente conhecimento de muitos hoje em dia. Todas as vezes que você agita/balança/sacode seu smartphone ou seu tablet para acender a lanterna ou abrir um app, o acelerômetro é o sensor/detector que indica essas variações de movimento. Quem costuma jogar nestes dispositivos móveis também usa muito o acelerômetro. (Ele acaba permitindo, então, que o dispositivo funcione como os joysticks de antes!)

images (2)

A aceleração representa as variações no movimento, ou seja, mudanças na direção do movimento ou no valor da velocidade do movimento. Assim, quando o acelerômetro (que, neste caso, precisa ser sensível a variações sutis de movimento, ou seja, a acelerações de pequeno valor) não detecta movimentos durante algum período de tempo, isto é interpretado (pela placa Arduíno) como “espectador dormindo”. Daí, um comando aciona o LED para pausar a reprodução na smartv.

#AlémDaFísica

Talvez a parte mais legal de tudo seja o incentivo a fazer você mesmo sua meia! Toda a descrição do funcionamento, lista de materiais e passo-a-passo da montagem, aparecem no hotsite makeit.netflix.com, um incentivo ao movimento DIY (Do It Yourself).

#ParaSaberMais

Acesse o Canal Física Marginal no Youtube, em http://www.youtube.com/FisicaMarginal

YTFMlogoqrcode

 

Publicidade

[COMUNICADO] Para fazer Direito no ENEM [COMUNICADO]

COMUNICADO

Agradecemos o interesse dos que realizaram sua inscrição para participação em nossa palestra A FÍSICA NOS CÓDIGOS, NORMAS E LEIS. Entretanto, informamos que, por motivo de força maior, o evento está adiado, temporariamente, com nova data ainda a ser definida

O mais breve possível, informaremos/confirmaremos a nova data/horário/local de realização e a reabertura das inscrições.

Obrigado a todos.

prof. Idelfranio Moreira, 24 de setembro de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como as Leis de Newton podem decidir questões legais, como direito à herança e direito à aposentadoria?

É com esse mote que o professor Idelfranio Moreira, do Canal Física Marginal (Youtube), apresenta A FÍSICA DOS CÓDIGOS, NORMAS E LEIS, um aulão (gratuito) de Física preparatório para o ENEM 2015.

O evento acontecerá amanhã, quinta-feira 24, a partir das 19 h, no auditório da UNIPACE, anexo à Assembleia Legislativa (na esquina da Rua Barbosa de Freitas com a Av. Pontes Vieira, pertinho do Clube do Vôlei. Mesmo local das aulas do ALCANCE ENEM). A entrada é 1 kg de alimento (que será destinado ao Lar Torres de Melo).

Para participar, basta fazer sua INSCRIÇÃO (online mesmo) em http://www.fisicamarginal.com/inscricao.

fisicaleis

Convidados especiais: Priscilla Silveira, Advogada especialista em Direito Autoral, Marcas e Patentes; Angelo Victor Siqueira Lins, Professor e Procurador  Federal, especialista em Direito Constitucional, Tributário e Previdenciário; Célio Belém, Professor, Advogado, Palestrante e Diretor do Instituto Brasileiro de Debates. Juntos, eles abordarão seis aspectos relativos ao Direito (do Consumidor, Previdenciário, Tributário e Constitucional), bem como um pouco da simbologia e da história do Direito.  A partir daí, conteúdos de Mecânica, Termologia, Óptica e Ondulatória serão apresentados. Há muito mais relações entre a Física e o Direito do que você consegue imaginar!

leia tudo sobre

Publicidade

Para não dar zebra no ENEM

Que tal se seu cachorro, em vez de comer sua lição de casa, te ajudasse a fazê-la?!
Nunca pensou que seu cachorro ou gato pudesse te ajudar a aprender Física, não é?

dogate

O professor Idelfranio Moreira – do Canal Física Marginal, no Youtube – e o biólogo, doutor em zoologia, Hugo Fernandes-Ferreira – do Canal ZOA, no Youtube e na TV Jangadeiro – farão palestra intitulada A FÍSICA NO REINO ANIMAL para mostrar como alguns conteúdos de Física podem se tornar bem mais interessantes ao observarmos a anatomia, a fisiologia, o comportamento e a adaptação evolutiva de alguns animais.

Amanhã, sexta, 28 de agosto, a partir das 19 h, no auditório da UNIPACE, centenas de jovens terão a oportunidade de complementar seus estudos de Física, preparatórios para o ENEM 2015, de maneira contextualizada, a partir de temas do seu interesse. Além disso, a oportunidade de conversar com um cientista e divulgador de ciência que alia conhecimento e capacidade de motivação,  marcas do trabalho do biólogo Hugo Fernandes. (Assista à apresentação dele no TEDx Fortaleza 2014: “E se mudássemos a divulgação científica no Brasil?”)

O evento é gratuito. Na ocasião serão recebidas doações voluntárias (alimentos não perecíveis, leite, produtos de higiene etc) para a Associação Peter Pan, que cuida de crianças com câncer, em Fortaleza.

Para participar, basta fazer INSCRIÇÃO diretamente no site www.fisicamarginal.com/cadastro.

Então, saia da zona de conforto nesta sexta à noite para garantir que não vai dar zebra no seu vestibular desse ano!

zebrinhaenem

Onde? No auditório da UNIPACE (Universidade do Parlamento do Ceará), no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo AL), rua Barbosa de Freitas esquina com av. Pontes Vieira, sem número.

Como chegar? Clique na imagem abaixo.

28ago15wazemap01

fmanimalcomapoio

leia tudo sobre

Publicidade

Para você se preparar para o ENEM 2015

Por Idelfranio Moreira em Aulão Gratuito, ENEM 2015, Física

13 de julho de 2015

E se eu te dissesse que você sabe Física, talvez só não saiba que sabe?!

Sendo assim, que tal preparar-se para a prova de Ciências da Natureza do ENEM 2015 estudando Física a partir do funcionamento do corpo humano?

Sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19 h, um aulão gratuito com o tema: A FÍSICA DO CORPO HUMANO, com o prof. Idelfranio Moreira, do canal de videoaulas Física Marginal.

A entrada é gratuita, basta fazer a INSCRIÇÃO no site www.fisicamarginal.com!

FMCHjulho2015instab

O evento contará, ainda, com a participação do PhD em Física Médica Marcelo Sousa, o ‘cearense de Harvard‘, vencedor da StartUp Farm 2015!

marcelo3

 

 

 

* Todos os participantes receberão material impresso, para estudo.

** Quem quiser poderá doar 1 kg de alimento não perecível. NÃO É OBRIGATÓRIO. A ENTRADA É TOTALMENTE GRATUITA. Mas, o que for arrecadado, servirá para ajudar a quem precisa.

leia tudo sobre

Publicidade

Para você se preparar para o ENEM 2015

Por Idelfranio Moreira em Aulão Gratuito, ENEM 2015, Física

13 de julho de 2015

E se eu te dissesse que você sabe Física, talvez só não saiba que sabe?!

Sendo assim, que tal preparar-se para a prova de Ciências da Natureza do ENEM 2015 estudando Física a partir do funcionamento do corpo humano?

Sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19 h, um aulão gratuito com o tema: A FÍSICA DO CORPO HUMANO, com o prof. Idelfranio Moreira, do canal de videoaulas Física Marginal.

A entrada é gratuita, basta fazer a INSCRIÇÃO no site www.fisicamarginal.com!

FMCHjulho2015instab

O evento contará, ainda, com a participação do PhD em Física Médica Marcelo Sousa, o ‘cearense de Harvard‘, vencedor da StartUp Farm 2015!

marcelo3

 

 

 

* Todos os participantes receberão material impresso, para estudo.

** Quem quiser poderá doar 1 kg de alimento não perecível. NÃO É OBRIGATÓRIO. A ENTRADA É TOTALMENTE GRATUITA. Mas, o que for arrecadado, servirá para ajudar a quem precisa.