Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Livro de Raimundo Girão é reeditado pelo Instituto Myra Eliane e UFC 

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

17 de agosto de 2019

5ª edição de Pequena História do Ceará será lançada na próxima segunda-feira (19), às 17h, na reitoria da UFC

Em comemoração aos 66 anos do livro do historiador Raimundo Girão, será lançada na próxima segunda-feira (19), às 17h, na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a 5ª edição de Pequena História do Ceará. A reedição é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane (IME), em parceria com a UFC e tem o objetivo de resgatar a cultura e a memória histórica de personalidades cearenses.

A 5ª edição marca os 66 anos da obra publicada originalmente em 1953 e traz relatos de fatos que aconteceram no Estado. O livro traz prefácio do empresário e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, e um posfácio do professor e reitor da UFC, Henry Campos.

O livro compreende nove títulos que agrupam diversos capítulos. Os títulos correspondem aos seguintes temas: Primórdios da Colonização; A Formação Étnica e Social; A Formação Econômica; A Formação Político-Administrativa; Política Cearense no Império e na Regência; A Política Cearense no Segundo Reinado; A Política Cearense na República; A Formação Espiritual; e Evolução e Desenvolvimento do Ceará Atual.

Sobre o Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane, fundado em 2016 com base em Fortaleza (CE), atua no fomento à educação. Na frente editorial, já são três obras lançadas: a reedição do livro “O Cearense” (Parsifal Barroso), “Olga Barroso – Na vanguarda da vida” (Juarez Leitão), e “Parsifal – Um intelectual na política”.

Serviço:

Lançamento da reedição do livro Pequena História do Ceará

Data: 19 de agosto (segunda-feira)

Horário: 17h

Local: Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Publicidade

Hurb cria playlists no Spotify inspiradas nos destinos de viagem

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

17 de agosto de 2019

Perfil da agência de viagens online recebe indicação de músicas de seus seguidores no Instagram

 

Com uma série de aplicativos no mercado facilitadores para uma boa experiência de viagem, não há razão para não se planejar e curtir livre de preocupações. De fato, a tecnologia veio para somar. Seguindo a linha, com intuito de tornar sua trip ainda mais prazerosa, o Hurb, agência nacional líder em viagens, criou um perfil no Spotify, o “Viajante Hurb” com playlists temáticas inspiradas nos destinos de sua base hoteleira.

O perfil, feito em março deste ano, passou a ser alimentado em julho com duas playlists adicionadas semanalmente, inspiradas em cidades ou países e de acordo com o que mais toca no local. Tem ainda coleções para embalar as férias com os amigos e para relembrar festivais de música. As listas variam entre baladas românticas, rock, reggae, axé, pop nacional, latino, entre outros. “Pé na Estrada” é a única playlist colaborativa, com canções e artistas indicados pelos seguidores da agência de viagens no Instagram. As faixas vão de Djavan a Bruno Mars. Vale ouvir no carro, no avião ou no ônibus a caminho daquele tão sonhado destino, e ainda nos dias que antecedem sua viagem para entrar no clima e conhecer um pouco do que toca no lugar.

O Spotify é o serviço de streaming de música, podcast e vídeo mais popular do mundo.  Sua versão gratuita permite ao usuário a reprodução de mais de 35 milhões de músicas. Para ter acesso à plataforma, é preciso criar uma conta e baixar o aplicativo, disponível para computadores, celulares, tablets, TVs e carros. Quem quiser indicar uma música ou tema de playlist para o “Viajante Hurb”, basta seguir o perfil oficial do Hurb no Instagram e enviar mensagem via direct.

O Hurb, agência online de viagens líder nacional, oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.

 

SOBRE O HURB
Sempre tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus clientes, o Hurb nasceu em janeiro de 2011. Com a missão de inspirar e transformar vidas por meio de viagens, a agência online de viagens já gerou milhares de empregos diretos e indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores. Durante os últimos anos, o Hurb vendeu milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, planeja vender algumas dezenas de milhões de diárias para viajantes não apenas brasileiros.

Publicidade

Unifametro disponibiliza curso de extensão em Cascavel

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

 

Recém-chegada em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) oferta, na próxima segunda-feira (19), às 8h, curso de extensão em Serviço Social. Abertos para estudantes, comunidade e profissionais da área, o curso oferta 30 vagas, com inscrições gratuitas.

O mini curso oferecido é de “Humanização no atendimento”, facilitado pela professora Dra Francilena Bessa. O objetivo da ação é, além de contribuir para o processo de formação continuada de estudantes e profissionais da área, fomentar a prática crítica e comprometida profissional, incentivando os participantes a atuar como agentes multiplicadores das ações de Humanização  no município de Cascavel e municípios circunvizinhos.

As inscrições são limitadas e estão abertas em www.unifametro.edu.br/participe

Publicidade

Espaço gastronômico promove festa temática de rodeio

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

Os cowboys e cowgirls fortalezenses que esperam ansiosos por festas de rodeio na capital, podem já separar na agenda e preparar o look. Durante os dias 16 a 25 de agosto, o espaço gastronômico e cultural Imprensa Food Square promoverá a 1ª Festa do Peão.
O evento tem por objetivo trazer um pouco da vivência de Barretos, um dos maiores rodeios brasileiros. Durante toda a semana o público poderá conferir uma extensa programação musical com forró e sertanejo raiz, a tradicional disputa do touro mecânico, além de promoções diárias de bebidas.
A abertura oficial da Festa do Peão do Imprensa Food Square ocorre hoje, 16, a partir das 17h, e contará com a apresentação musical da cantora Elayne Moreno e da banda As Lennas.
A entrada é gratuita. Haverá cobrança de couvert artístico para os clientes do Boteco do Imprensa
Serviço
Festa do Peão do Imprensa Food Square
De 16 a 25 de agosto
A partir das 17h
Av. Desembargador Moreira, 2355
Couvert artístico: R$ 10,00
Publicidade

Nota – Enel Distribuição Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

A Enel Distribuição Ceará informa que as lojas de atendimento dos bairros Aldeota, Centro e Messejana, em Fortaleza, estarão abertas todos os sábados do mês de agosto. O atendimento será realizado de 8h as 12h, oferecendo todos os serviços da companhia.

A empresa esclarece que o sistema comercial da companhia está passando por um processo de modernização e alguns procedimentos de faturamento estão sendo corrigidos. Neste período, a empresa reforçou seu atendimento, com aumento do número de atendentes e abertura das lojas em dias extras, para solucionar da melhor forma as demandas dos clientes.

Serviço:

 

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).​

Publicidade

Câmara Temática de Gastronomia do Ceará prepara plano para desenvolvimento do setor

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019


Consolidação de propostas do Alimenta CE tem previsão de ser entregue até o final do ano


Um grupo formado por representantes das principais instituições de ensino de gastronomia, dos poderes público e privado e da sociedade civil deu início a um trabalho de identificação dos principais gargalos do setor gastronômico e de suas soluções com o objetivo de desenvolver o setor no território cearense. Os idealizadores compõem a Câmara Temática de Gastronomia do Ceará, da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e as propostas fazem parte do planejamento estratégico de nome “Alimenta CE”, pertencente ao órgão colegiado.


Conforme o presidente da Câmara, João Lima, dois grupos de trabalho foram criados com o intuito de dar andamento ao planejamento. Denominados “GT do Hoje” e “GT do Amanhã”, o primeiro fará um mapeamento de projetos, ações e eventos já existentes no Ceará relacionados ao setor com o objetivo de fazer da Câmara a grande aglutinadora de suas informações e atividades. Já o segundo prepara um levantamento de dados referentes aos números de toda a cadeia produtiva para, com isso, ter a real percepção do impacto causado no PIB do Estado.


“O plano terá foco na gastronomia e cultura alimentar do Estado do Ceará. A Câmara é a maior representatividade do setor da gastronomia do Estado e o Alimenta CE está sendo construído por todas essas entidades, que antes trabalhavam isoladas e agora conseguem ter uma visão mais ampla do que é o setor e suas carências”, explica João.


A CT Gastronomia foi instituída em dezembro de 2018 no lançamento da nova dinâmica das câmaras setoriais do Estado do Ceará. Um total de 20 entidades fazem parte do grupo e reúnem-se mensalmente no auditório da Adece.


De acordo com o presidente da Adece, Eduardo Neves, a criação da câmara atendeu ao pedido do próprio segmento. “A gastronomia está atrelada ao setor de serviços, um dos mais importantes do Estado, tendo em vista a nossa vocação turística. O setor está em crescimento constante e por isso acatamos a solicitação abrigando a Câmara dentro da Câmara Setorial de Economia Criativa”, explica. Ainda segundo ele, a Adece está à disposição para contribuir com a implantação do Alimenta CE. “Esse é o canal para ouvirmos o setor e levar os pleitos ao Governo do Ceará. O objetivo é, em cima disso, desenvolver e fazer crescer a economia, gerando mais emprego e renda para a população local”, comenta.
Fazem parte da CT Gastronomia Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Casa Civil; Associação dos Barraqueiros da Avenida beira Mara (ABBMAR); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceariri (Abrasel Cariri); Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC); Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco; Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA); Instituto Federal de Educação (IFCE); Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur); Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor); Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindipan); e Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest).
Publicidade

Feira com produtos orgânicos é opção para garantir alimentação mais saudável

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

No espaço do RioMar Kennedy são oferecidos alimentos cultivados sem agrotóxicos e que promovem o fortalecimento de pequenos produtores.

 

Em busca de manter hábitos saudáveis e conscientes, um comportamento que está cada vez mais presente entre os fortalezenses é a preferência por alimentos orgânicos, cultivados sem uso de agrotóxicos e produzidos por pequenos agricultores. Uma opção para encontrar esses alimentos é na Feira de Produtos Orgânicos do RioMar Kennedy, que acontece aos sábados, das 10h às, 20h, até o dia 28 de setembro 

Para o espaço, localizado no Piso L2, a equipe da Horta Azul leva frutas, legumes e mudas orgânicas, além de pães artesanais. Os produtos foram cultivados nas cidades de Barreira, Caucaia, Maracanaú e Trairi, tendo como alicerces a preservação ambiental, responsabilidade social e fortalecimento da economia circular. A produção utiliza a Agroecológia, ou seja, busca produzir com zero utilização de produtos químicos ou fertilizantes.

Serviço:

Feira de Produtos Orgânicos

Data: aos sábados, até 28 de setembro
Horário: 10h às 20h
Local: Espaço Melhor Idade, Piso L2, próximo à Área de Serviços RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)

Mais Informações:(85)3089.0909

Publicidade

Marcio Atalla ministra palestra no Festival Costume Saudável a convite da marca Betânia

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

FOTOS GUSTAVO ANDRADE

Como melhorar a minha qualidade de vida em meio à rotina? De que forma a alimentação e a movimentação física interferem na minha saúde? Como posso me alimentar de forma saudável fora de casa? Esses são alguns questionamentos que muitas pessoas fazem, mas muitas vezes não sabem responder. Como parte das ações de lançamento do Yogi&Leve, uma bebida feita a base de iogurte e que pode ficar fora da geladeira, inédita no Brasil, a marca Betânia traz o educador físico Marcio Atalla para um bate-papo descontraído e repleto de informações importantes, comprovadas por pesquisas e estudos sérios, onde abordará o assunto na palestra “Vida Ativa” dentro da programação do VII Festival Costume Saudável, no dia 23 de agosto, às 19 horas, no Palco Principal. O evento ocorrerá no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza.

A palestra de Atalla será realizada com o patrocínio da marca Betânia, maior indústria de lácteos do Nordeste e que desenvolve uma importante cadeia produtiva 100% de origem local, com mais de 3.500 famílias produtoras de leite no Nordeste. A Betânia participa do Festival dando continuidade ao lançamento do Yogi&Leve, disponibilizado inicialmente no Nordeste e a primeira bebida no Brasil e na América Latina feita a base de iogurte (com todos os seus nutrientes) que não precisa ser conservada na geladeira.

O novo produto da marca Betânia chega ao mercado com proposta que tem tudo a ver com a conversa que Marcio Atalla terá com os participantes do Festival Costume Saudável. Em aproximadamente uma hora e meia, ele desvendará os segredos para manter uma alimentação mais saudável e nutritiva em meio a uma vida muito ativa. Além de abordar os mitos e as verdades que cercam a nutrição e a prática de atividade física e de dar dicas sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida, o educador também apontará a diferença entre senso comum e ciência mostrando de que forma isso pode afetar a dieta das pessoas, a exemplo da discussão sobre o consumo de produtos lácteos.

O produto é excelente alternativa para quem busca uma alimentação mais nutritiva e equilibrada pois é fonte de proteína, não contém conservantes, sem corantes artificiais e com baixo teor de açúcar. A novidade já chegou nas gôndolas dos supermercados nos sabores natural e morango e traz todas as características dos iogurtes, com consistência e sabor surpreendentes. Segundo Bruno Girão, CEO da Betânia Lácteos, o Yogi&Leve chega ao Brasil como uma opção de lanche saudável e nutritivo, trazendo mais praticidade para o dia a dia das pessoas. “Cada vez mais temos uma vida corrida, na qual o cuidado com a alimentação tem sido mais difícil. O Yogi&Leve chega como uma excelente opção para quem deseja fazer um lanche saudável fora de casa. Como ele não precisa ser mantido na geladeira, pode ser consumido em qualquer hora e em qualquer lugar”, explica Bruno.

O produto tem formulação única, que traz uma tecnologia exclusiva da Betânia com os parceiros. Desenvolvido na Suécia, a partir de cases de sucesso da China, com as parcerias estratégicas da Christian Hansen, referência mundial em soluções para formulações (fermentos lácteos), e da Tetra Pak, empresa ícone em embalagens.

Sobre Márcio Atalla

Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento e Nutrição, Marcio Atalla é apontado como uma das principais referências nacionais em seu segmento. Ganhou projeção em todo o Brasil ao criar e apresentar o quadro “Medida Certa”, no Fantástico (TV Globo), no qual orientava celebridades e anônimos na adoção de hábitos de vida saudáveis. Ronaldo Fenômeno, Preta Gil, César Menotti e Fábio Porchat foram algumas das estrelas que aceitaram o desafio, abandonaram o sedentarismo e eliminaram peso durante a participação no reality.

Recentemente, Atalla esteve no ar com o Quadro “Vida Ativa” no Fantástico. O educador é colunista da Rádio CBN e promove cursos de sua metodologia “treinamento físico e bem-estar”. Foi o idealizador de um projeto audacioso na cidade de Jaguariúna (SP), que reduziu os custos com saúde e melhorou o estilo de vida dos cerca de 50 mil habitantes. Além disso, o especialista assina colunas em veículos de comunicação e percorre o Brasil apresentando palestras sobre os benefícios de uma rotina saudável.

Sobre a Betânia Lácteos

Fundada em 1971 na cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com cinco fábricas localizadas no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de dez centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região com 41% de share e vice-líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local. Capta mais de 800 mil litros de leite por dia, com mais de 3,5 mil famílias produtoras de leite em 130 municípios nordestinos.  Atualmente, a Betânia Lácteos possui 2 mil colaboradores e está presente em 50 mil pontos de venda. Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia tem orgulho de sua origem, de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.

 

Publicidade

Attualitá Têxtil inaugura estúdio de estamparia digital em novo conceito de showroom exclusivo em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

Conhecida pela inovação e referência, a Attualitá Têxtil atua fortemente na produção de estampas digitais personalizadas e criações exclusivas. Em amplo processo de expansão e atenta às mudanças do mercado, a indústria – que já atende as regiões nordeste e centro-oeste – i O Open Office ocorre no dia 22 de agosto, em um evento para convidados, e contará com desfiles de Kallil Nepomuceno e Lindebergue Fernandes.

Com investimento em maquinários de alta tecnologia e mais de 60 bases de poliéster para atender os mais diversificados segmentos da moda, a Attualitá conta com capacidade produtiva de 150 mil metros por mês. A empresa também investe em mão de obra qualificada e possui um time especializado de ilustradores, designers, estilistas, marketing e comercial atendendo às demandas de um mercado exigente e segmentado desde moda praia, feminina, infantil, fitness e masculina, dentre outros.

Criada em 2011, a Attualitá – braço da Cia. Paulista – nasceu com o objetivo de produzir estampas digitais em um processo ecologicamente correto. Através da sublimação, é possível adquirir estampas exclusivas em quantidade e tempo de produções menores. Seu novo espaço em Fortaleza, o Studio Attualitá, contará com um atendimento diferenciado e direcionado para o segmento da moda. Além disso, o local também vai receber cursos, palestras e workshops sobre estamparia digital, fomentado assim o mercado e criando novos diálogos para a moda no Ceará.

leia tudo sobre

Publicidade

Com expertise na organização de eventos, a VP Eventos & Consultoria assina ação da RB Distribuidora

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

Responsável pela concepção, layout e cerimonial, a VP Eventos & Consultoria comemora o sucesso na organização de evento promovido pela RB Distribuidora, uma das mais tradicionais empresas do segmento do Ceará, em parceria com as Indústrias Pernod Ricard, Tekbond e Taschibra. Foi um momento de interação com os colaboradores, realizado na Unifametro, onde também foram apresentados aos novos produtos. O evento ainda contou ainda com a participação do cantor e compositor Ítalo Poeta, que animou o dia de ações.

Atuando há 15 anos no mercado cearense, a VP Eventos & Consultoria dispõe de estrutura interna dinâmica que envolve uma equipe de profissionais altamente capacitados e com larga experiência no ramo, reforçando o compromisso com o sucesso dos eventos de seus clientes e assegurando o alto padrão de qualidade.

Publicidade

Com expertise na organização de eventos, a VP Eventos & Consultoria assina ação da RB Distribuidora

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de agosto de 2019

Responsável pela concepção, layout e cerimonial, a VP Eventos & Consultoria comemora o sucesso na organização de evento promovido pela RB Distribuidora, uma das mais tradicionais empresas do segmento do Ceará, em parceria com as Indústrias Pernod Ricard, Tekbond e Taschibra. Foi um momento de interação com os colaboradores, realizado na Unifametro, onde também foram apresentados aos novos produtos. O evento ainda contou ainda com a participação do cantor e compositor Ítalo Poeta, que animou o dia de ações.

Atuando há 15 anos no mercado cearense, a VP Eventos & Consultoria dispõe de estrutura interna dinâmica que envolve uma equipe de profissionais altamente capacitados e com larga experiência no ramo, reforçando o compromisso com o sucesso dos eventos de seus clientes e assegurando o alto padrão de qualidade.