Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Mercado

Oi Soluções realiza eventos online com a participação da IDC, que apresenta estudo sobre o papel dos serviços gerenciados de TI no mercado corporativo nos cenários pré e pós pandemia do covid-19

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

Adriana Viali, head da Oi Soluções

A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, vem promovendo uma série de eventos online para clientes, com a participação da IDC, fornecedora de inteligência de mercado e consultoria para o setor de TIC. Os primeiros encontros tiveram como tema principal o papel dos serviços gerenciados de TI na infraestrutura, segurança e governança do mercado corporativo nos cenários pré e pós pandemia do covid-19, que contou com uma apresentação da IDC elaborada com base nas interações da consultoria com clientes finais e ecossistema de tecnologia. As expectativas da IDC indicam que o impacto dos serviços gerenciados de TI nos negócios, antes da pandemia estipulado em 3,6%, se manterá no mesmo percentual após a contenção da covid-19, com uma projeção otimista de crescimento para 7,5% – ponto visto como positivo pelos especialistas diante do cenário global de retração da economia.

Dadas as diferentes fases e desafios que surgem como resultado da covid-19, e os objetivos das empresas ao adotar serviços gerenciados de TI, a IDC vem promovendo pesquisas contínuas desde o início da pandemia. Dados recentes dessas pesquisas realizadas no Brasil com 52 empresas de médio e grande porte revelaram que 62,8% dos entrevistados atuam em organizações que estão concentrando as suas ações para empregar um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável, enquanto 52,4% indicam que conectar organizações e indivíduos perfeitamente, independentemente da localização, situação ou contexto, é a prioridade das companhias em que colaboram. O estudo da Oi Soluções com a IDC aponta ainda que para 66% dos profissionais de TI, tanto a ativação digital dos modelos operacionais em busca de automação e soluções sem contato quanto o home office adicionado ou expandido como política de recursos humanos serão transformações que ocorrerão definitivamente, tendo a tecnologia um papel central nessas áreas.

Nesse contexto, pesquisas globais da IDC indicam que a atuação da área de TI requer uma estratégia que enderece a continuidade e a resiliência, sendo a adaptabilidade, 26%, e a segurança e conformidade, 25%, os itens e percentuais que se destacam entre as preocupações dos entrevistados em relação ao suporte que a TI presta aos negócios das organizações. Pesquisas realizadas pela IDC no Brasil em 2019 indicaram que 40% das empresas brasileiras elegeram a redução da complexidade do gerenciamento de rede como principal fator na adoção da tecnologia SD WAN, e que para 77% a confiança na companhia prestadora é o inibidor na contratação de serviços gerenciados de redes. Ademais, os temas fundamentais da agenda do Chief Information Officer (CIO) – redes, segurança e cloud – são considerados como prioridades que demandam serviços gerenciados, sendo segurança, com 59,7%, como fator preponderante na TI do Brasil.

“A apresentação da IDC foi rica para um entendimento mais amplo do papel dos serviços gerenciados na infraestrutura, segurança e governança do mercado corporativo. Vemos uma perspectiva positiva que 24% das organizações já se encontram em estágio de recuperação, com foco em inovação, na jornada de restabelecimento dos negócios”, diz Adriana Viali, head da Oi Soluções. E complementa: “Essa radiografia pré e pós pandemia mostra como cada vez mais o foco da TI está no business e como a figura do CIO se torna a cada dia mais relevante para atender as necessidades de infraestrutura e aplicações para aceleração da transformação digital. Nesse sentido, temos um amplo portfólio, sendo a própria Oi o nosso grande laboratório de testes, para entregar soluções robustas que endereçam as demandas atuais das empresas”.

A Oi Soluções oferece para o mercado o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado composta por 4 módulos de gestão: Conectividade, Segurança, TI e Negócios. Por meio de um portal único, o Gestão Digital 360° gerencia todos os serviços e produtos de TICs do cliente, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional. A solução atua com ativos fornecidos pela própria Oi ou por outros provedores do mercado, de forma agnóstica, para garantir a maior disponibilidade dos serviços e proporcionar a melhor experiência para os usuários. O Gestão Digital 360° consiste de 3 camadas modulares de serviço: infraestrutura, portal de gerência integrada e serviços profissionais de mão de obra especializada.

A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, tem portfólio completo e integrado de Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. O Gestão Digital 360 integra a família de Serviços Gerenciados. Com presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores.

Publicidade

SEST SENAT lança novos editais para credenciar empresas especializadas em serviços educacionais

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

O SEST SENAT lançou novos editais para credenciar microempreendedores individuais e empresas especializadas em serviços educacionais que tenham interesse em ministrar cursos e palestras para o setor de transporte. Ao todo, são 27 editais, um para cada Unidade da Federação.

As empresas integrarão o Cadastro de Pessoa Jurídica Prestadora de Serviços de Instrutoria do SEST SENAT, a partir do qual poderão ser contratadas, em regime de não exclusividade, para a prestação desses serviços.

O objetivo é contribuir para a retomada da capacidade de crescimento do setor de transporte, após a pandemia da covid-19, por meio de cursos e palestras que abrangem nove áreas de conhecimento, a saber: gestão; inovação e empreendedorismo; tecnologias; conhecimentos gerais; mecânica; logística; aéreo; ferroviário; e portuário.

As informações detalhadas estão nos editais, disponíveis para consulta no portal E-Compras, no site do SEST SENAT.

As empresas interessadas passarão por três etapas de cadastramento: envio dos documentos para habilitação; análise documentos e aprovação; e efetivação do cadastramento e publicação no site do SEST SENAT.

As contratações não são em regime de exclusividade e acontecerão conforme a demanda local.

Serviço:
Sest Senat Fortaleza
Rua Dona Leopoldina, 1050- Centro
Tel: 985) 3304-4111
Publicidade

Lide Ceará reconfigura formato e calendário de lives a partir de 16 de julho

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

 

As discussões realizadas através de lives passam a acontecer de forma alternada. Próximo convidado será Michel Temer

Os últimos três meses foram desafiadores para todos os setores do nosso país. Saúde, economia, educação, segurança e diversos outros segmentos estiveram em meio a muitas mudanças e adaptações decorrentes da pandemia de Covid-19. Como parte de sua contribuição para a troca de experiências exitosas, busca de alternativas para vencer os desafios e construção de um cenário de oportunidades, o Lide Ceará realizou uma série de discussões em formato digital com grandes nomes de organizações públicas e privadas. O objetivo era debater os impactos empresariais e a retomada econômica do Ceará e do Brasil. Com o gradativo retorno de algumas atividades no Estado, o grupo de líderes empresariais reconfigurou o calendário de lives, com algumas modificações na periodicidade, mas mantendo sempre a qualidade das discussões.

Com o novo calendário, os debates que aconteciam nas terças e quintas-feiras, com os Lide Talks, trazendo grandes empresários do Ceará, e as Lives Lide, que discutiam com convidados nacionais os impactos da pandemia, passam a ser realizados alternadamente, uma vez por semana, sempre às quintas, a partir do dia 16 de julho.  Na próxima quinta-feira, o convidado será o ex-presidente da República Michel Temer.

Segundo a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, este novo momento inaugura-se mantendo o propósito de agregar valores e soluções, mesmo com o distanciamento social. “Após meses de importantes encontros semanais em plataformas remotas, planejamos novas séries”, explica a presidente.

Dentro da plataforma do Lide Global, Emília Buarque vem se destacando por sua liderança e por suas posições político-institucionais muito independentes, tal como é o propósito do Lide. “Meu papel não é fazer entrevistas ou mediar debates, mas principalmente suscitar o sentimento e os anseios de todos nós que somos empresários nesta nação complexa e que tanto amamos, chamada Brasil. Ao longo deste ano tenho sido chamada a colaborar e participar de outros grupos de caráter político-empresarial, além da publicação de artigos em várias plataformas, que entendo ser um reconhecimento às pautas que defendo, de forma apartidária e com o intuito de cooperar com um cenário promissor”, diz Emília Buarque.

Nos últimos três meses, já passaram pelos debates do Grupo nomes como Cláudio Lottenberg, Viviane Senna, Senador Tasso Jereissati, Mansueto Almeida, Marcos Lisboa, Paulo Hartung, Elie Horn, Joaquim Levy, Wilson Ferreira Jr e muitos outros palestrantes que deram sua contribuição para o novo momento do Brasil. “Juntos, ouvindo especialistas em diversas áreas, autoridades, e sobretudo trocando experiências, encontraremos alternativas para vencer os desafios, e com muita cooperação construiremos um cenário de oportunidades em nosso estado e em nosso pais”, destaca Emília Buarque.

A proposta do Lide é fomentar espaços que gerem circulação de informações importantes, que suscitem ideias, propostas e formas de fazer a diferença nesse momento delicado em que o mundo se encontra, além de promover a rede de relacionamento dos empresários. “Traremos brevemente encontros culturais, proporcionando momentos especiais para os filiados e suas famílias. Não devemos aglomerar, mas queremos agregar aqueles que são parte de um círculo muito importante do PIB cearense. O grupo que formamos no Lide Ceará é muito forte. Todos são convidados a participar pelo seu valor e pela sua reputação para a sociedade e para a economia. Então, é com grande responsabilidade e orgulho que vemos estes renomados empresários cearenses filiados ao Lide, cada vez mais unidos e debatendo a cena nacional, sempre com o olhar local”, adianta Emília Buarque.

Sobre o LIDE Ceará

Presidido pela empresária Emília Buarque, o LIDE Ceará é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos.

O LIDE Ceará usualmente atua em uma agenda presencial mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público. O LIDE nas unidades internacionais (China, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Argentina, Paraguai, dentre outras) representa um ambiente seguro para negócios e desenvolvimento, especialmente entre o mundo e a forte presença do grupo na América Latina, com destaque para o Brasil. A organização está presente nos cinco continentes. 

Publicidade

QUALITÁ APOSTA NA QUALIDADE ALIADA À PRATICIDADE E LANÇA DRIP COFFEE 

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

 A Qualitá, marca exclusiva do Pão de Açúcar e do Extra, tem como premissa levar os melhores produtos combinados com economia para seus clientes, contando com um portfólio variado para atender as mais diversas necessidades dos consumidores. Dessa vez, a novidade trazida pela marca promete conquistar o paladar dos amantes de café e transformar mesmo as ocasiões da correria do dia a dia em momentos propícios para um cafezinho: o Drip Coffee Qualitá, café filtrado individual.

Apelidado de “café de bolso”, a proposta desse inovador formato é tornar o café coado, tão apreciado na cultura dos brasileiros, ainda mais prático. Vendido em embalagens de 100g (R$18,95), separado em 10 sachês de porções individuais, cada unidade do Drip Coffee Qualitá já vem com seu próprio filtro e se encaixa com facilidade nas bordas de copos ou xícaras por possuir hastes flexíveis, posicionando o café de torração e moagem média bem ao centro, necessitando apenas de água ou leite quente para completar o processo. Assim, de forma simples, se obtém um café filtrado fresquinho, com todo o aroma intenso e encorpado característico do grão 100% arábica. O drip coffee também permite que o café seja da forma que a pessoa desejar: dependendo da preferência de quem vai consumir, o café pode ter um sabor mais acentuado ou suave, ao gosto de quem está preparando.

O Drip Coffee Qualitá já pode ser encontrado nas gôndolas de café das lojas do Pão de Açúcar e do Extra, bem a tempo da chegada do inverno, período no qual uma xícara de café quentinho cai muito bem. Seu sistema pronto para filtragem possibilita levá-lo para qualquer lugar, sendo capaz de despertar lembranças calorosas em porções práticas, na medida perfeita e de degustação fácil, diretamente no recipiente no qual o café será consumido, o que também evita desperdício.

 

Publicidade

Pardal Sorvetes adere a novo modelo de auto-mercado em condomínios

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

A Pardal Sorvetes, referência do segmento no Ceará, foi uma das empresas que aderiu ao projeto InHouse Market – um mercado inteligente dentro de condomínios. O projeto chegou a Fortaleza em junho e o pioneiro foi um prédio localizado no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante. Após a instalação do micro market no condomínio, o espaço funciona em formato de autoatendimento 24h.

A Pardal se tornou uma das fornecedoras do projeto, que já está em quatro condomínios residenciais localizados em Fortaleza. Além do bairro Luciano Cavalcante, prédios nas localidades Cidade dos Funcionários, Cocó e São Gerardo também aderiram ao mercado inteligente.

“É uma forma de venda autônoma, em que o cliente pega o produto, passa diretamente no leitor de código de barras e paga na máquina. Para a Pardal, este é um projeto muito bacana, porque além de seguro, proporciona mais comodidade e praticidade para os nossos consumidores finais”, explica o gerente de Marketing da Pardal Sorvetes, Erikson Nascimento. Para a realização do InHouse Market, o condomínio cede o espaço e os produtos são reabastecidos pelo projeto.

Publicidade

Tratamentos contra o Câncer: Laboratório Argos explica novas técnicas moleculares que auxiliam no tratamento da doença

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

10 de julho de 2020

Caracterizada pelo crescimento descontrolado das células no organismo, o câncer pode ter várias causas, como a ativação de genes causadores de tumores. O tratamento quimioterápico sempre foi visto como a melhor opção para os pacientes, no entanto, o patologista Fábio Távora, diretor do Laboratório Argos, revela que novas técnicas podem auxiliar os pacientes de maneira rápida e menos invasiva.

“O desenvolvimento de ferramentas e tratamentos de diagnóstico utilizando uma abordagem biológica molecular permite o uso de testes sensíveis, de baixo custo e não invasivos para pacientes com câncer”, explica Fábio. De acordo com o médico, isso acontece porque os biomarcadores (indicadores do estado de doença) conseguem prever a resposta dos pacientes com câncer ao tratamento, e assim, definir a terapia mais eficaz e que reduza os efeitos prejudiciais aos pacientes.

A terapia direcionada pode aumentar o tempo de sobrevida dos pacientes com tumores. Exemplo disso é a terapia que inibe tumores com alterações genéticas específicas como a mutação do gene EGFR no câncer de pulmão, um tratamento mais vantajoso quando comparado com a quimioterapia convencional e tem possibilitado ganhos consideráveis em tempo de progressão da doença.

“Cada terapia deve ser criteriosamente selecionada, por isso os exames são tão importantes. No Argos, temos uma tecnologia que permite exames moleculares precisos e sensíveis, liberados em 48h. Esse curto espaço de tempo permite que o médico decida de forma rápida qual o melhor tratamento para o paciente”, explica o especialista.

Como funciona o exame para detectar qual o melhor tipo de tratamento?

Os patologistas do laboratório Argos identificam áreas na biópsia que contém maior densidade de células tumorais e usam técnicas de quantificação e identificação de proteínas específicas, bem como outras que amplificam o DNA do tumor. “É como se os patologistas conseguissem não apenas nomear o tumor, mas também identificar seu RG, CPF e título de eleitor, dando aos oncologistas mais informações para escolher as melhores terapias”, explica o dr. Fábio Távora.

Publicidade

Representantes do Sistema FETRANS tomam posse como membros do Conselho Estadual do Trabalho (CET)

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

09 de julho de 2020

 

 

Na primeira reunião do Conselho Estadual do Trabalho (CET), Amanda Machado, Superintendente da FETRANS, e Denise Xavier, Diretora do SEST SENAT Fortaleza, foram empossadas como membros titular e suplente, respectivamente, representando o setor de transportes no Ceará. Vinculado à Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), o Conselho é composto por 18 entidades e órgãos do Poder Público, dos Trabalhadores e dos Empregadores.

 

Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior destacou a importância do CET, os desafios a serem enfrentados no contexto atual e as oportunidades que podem ser aproveitadas em favor dos cearenses. Para o 1º mandato do Conselho foram eleitos o Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro, e a Secretária Executiva da Secitece, Nágyla Drumond, como presidente e vice, respectivamente.

 

O Sistema FETRANS, contribui para o desenvolvimento da mobilidade e para os avanços nas políticas públicas de transporte, atuando como frente de sindicatos na área de transporte, favorecendo a economia e promovendo a empregabilidade local. Por meio do SEST SENAT, a Federação profissionaliza e promove qualidade de vida ao trabalhador do setor. Com a presença no CET, a Federação reforça a atuação representativa no estado, em defesa dos interesses do setor.

Publicidade

Bar do Mar

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

09 de julho de 2020

Após decidir aguardar um pouco mais para retomar as atividades do O MAR MENINO, o chef Leo Gonçalves, 3 vezes eleito chef do Ano pela Veja Fortaleza, continua movimentando o restaurante por delivery e aposta em novidades. Nesta sexta (10) lança mais uma marca on-line, o Bar do Mar – conceito informal do O MAR MENINO – onde vai explorar de forma simples, mas cheia de técnica, comidas tradicionais e de valor afetivo da serra, do mar e do sertão. Carneiro cozido com cuscuz de feijão verde, galinhada de frango caipira, empada de capote, peixada cearense e peixe frito com pirão levam até a casa dos clientes um gostinho de tempero de vó, um afago de cozinha da mãe. Carne de sol, pratos vegetarianos e veganos, petiscos e bebidas completam o cardápio do Bar do Mar, uma novidade (ainda que virtual) na cena gastronômica cearense. As duas marcas funcionarão simultaneamente.

 

Serviço: @bar_do_mar no instagram. Quarta, quinta e domingo: 11h-15h. Sexta e sábado: 11h-15h e 18h-21h. Os telefones são os mesmos do O MAR MENINO: (85) 30395359 / 96902235.

Publicidade

Grupo OTO inaugura laboratório e clínica de vacinas em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

08 de julho de 2020

O Grupo OTO inaugura nesta quarta-feira (8) o OTOlab e a OTOvacinas Oliveira Paiva, localizada na região Sul de Fortaleza. O empreendimento engloba as unidades pensadas para reunir toda a família, com atendimento adulto e pediátrico.

A diretora do laboratório e da clínica, otorrinolaringologista Juliana Moreira, destaca que o local conta com ambientes lúdicos. Um dos maiores atrativos é o fato do espaço reunir vacinas e todos os exames laboratoriais, proporcionando conforto aos pacientes.

Informações sobre planos de saúde e agendamento de coleta domiciliar:
OTOlab: (85) 3466-3727
OTOvacinas: (85) 99159-1432 – whatsapp

Publicidade

Com protocolos de segurança, Casa Linda Flor retoma horário integral de funcionamento

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

07 de julho de 2020

A Casa Linda Flor, espaço referência em autocuidado e beleza, reabre em horário integral a partir desta semana, seguindo o Plano de Retomada do Governo do Estado do Ceará. Com serviço realizado apenas por agendamento, o salão funcionará de terça a sábado, de 8h às 19 h.

O uso de máscaras é obrigatório para clientes e todos os funcionários utilizarão equipamentos de proteção. A Casa Linda Flor disponibiliza ainda totens com álcool em gel, prezando sempre pela saúde de clientes e colaboradores. “Estamos felizes por seguir nessas últimas semanas com êxito em nossas ações de higienização e cuidados com quem ajuda a construir diariamente nossa história. Nossos clientes e colaboradores estão passando ótimos retornos sobre o nosso trabalho e esforço, e isso é maravilhoso”, comenta a proprietária do empreendimento, Surama Geleilate.

Todo o espaço da Casa Linda Flor passa frequentemente por um processo minucioso de limpeza e higienização, contando com sanitização profissional. Os colaboradores passaram ainda por um treinamento sobre todas as novas normas. Funcionários em grupo de risco e com possíveis sintomas não retornarão ao trabalho por enquanto.

Além dos protocolos exigidos pela pandemia, a Casa Linda Flor reforça todas as medidas de higienização que já eram adotadas, como a frequente limpeza de pincéis, escovas, matérias de trabalho individuais, cadeiras, poltronas e de todo os ambientes do empreendimento.

Publicidade

Com protocolos de segurança, Casa Linda Flor retoma horário integral de funcionamento

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

07 de julho de 2020

A Casa Linda Flor, espaço referência em autocuidado e beleza, reabre em horário integral a partir desta semana, seguindo o Plano de Retomada do Governo do Estado do Ceará. Com serviço realizado apenas por agendamento, o salão funcionará de terça a sábado, de 8h às 19 h.

O uso de máscaras é obrigatório para clientes e todos os funcionários utilizarão equipamentos de proteção. A Casa Linda Flor disponibiliza ainda totens com álcool em gel, prezando sempre pela saúde de clientes e colaboradores. “Estamos felizes por seguir nessas últimas semanas com êxito em nossas ações de higienização e cuidados com quem ajuda a construir diariamente nossa história. Nossos clientes e colaboradores estão passando ótimos retornos sobre o nosso trabalho e esforço, e isso é maravilhoso”, comenta a proprietária do empreendimento, Surama Geleilate.

Todo o espaço da Casa Linda Flor passa frequentemente por um processo minucioso de limpeza e higienização, contando com sanitização profissional. Os colaboradores passaram ainda por um treinamento sobre todas as novas normas. Funcionários em grupo de risco e com possíveis sintomas não retornarão ao trabalho por enquanto.

Além dos protocolos exigidos pela pandemia, a Casa Linda Flor reforça todas as medidas de higienização que já eram adotadas, como a frequente limpeza de pincéis, escovas, matérias de trabalho individuais, cadeiras, poltronas e de todo os ambientes do empreendimento.