Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Movimento Amigos em Ação realiza doação neste sábado (21) de mais de 30 toneladas de alimentos para seis entidades

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

17 de dezembro de 2019

A ação acontecerá a partir das 8 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, uma das entidades beneficiadas com os donativos

Após o movimento de arrecadação de alimentos, exposição de quadros doados por artistas plásticos na CDL de Fortaleza e Leilão Filantrópico de Obras de Arte, o movimento Amigos em Ação encerra sua campanha do ano de 2019 neste sábado (21) com a solenidade de entrega das mais de 30 toneladas obtidas durante os quase dois meses de campanha, superando a meta estipulada para o ano. A ação acontecerá a partir das 8 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, uma das seis entidades beneficiadas com os donativos. Na ocasião, estarão presentes também os representantes das outras cinco entidades:  Lar Torres de Melo, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Edisca e Lar Francisco de Assis.

Dentre os inúmeros conselheiros e participantes da campanha, destacaram-se esse ano como os três principais doadores os empresários Antônio Rodrigues e Silva Júnior, Eduardo Figueiredo e Bernardo Maia, que receberam o tradicional troféu de agradecimento, no último sábado (14), durante o leilão beneficente no Hotel Gran Marquise.

As obras doadas foram arrematadas em valor maior que em relação ao ano passado e o montante arrecadado será utilizado para manutenção dos trabalhos assistenciais do projeto Amigos em Ação. Além disso, o movimento apoia, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou há quatorze anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idade entre dez e vinte anos. A banda possui mais dois núcleos nas comunidades de Machuca e Sítio Guarda, distritos do município de Aquiraz, atendidos por alunos multiplicadores, atingindo um total de 300 alunos.

 

Sobre a Alessandro Belchior Imóveis

Com 30 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa administra imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do interior. Como empresa socialmente responsável, a Alessandro Belchior Imóveis criou em 1992 o seu principal projeto social, o Amigos em Ação, que beneficia anualmente instituições filantrópicas com doações de alimentos. A campanha começou como uma atividade de arrecadação de alimentos para serem doados durante o período natalino e expandiu-se alcançando resultados sociais expressivos.

Entrega das doações da campanha Amigos em Ação

Data: 21 de dezembro

Horário: 8 horas

Local: Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (Rua Barão do Rio Branco, s/n – Centro).

Publicidade

Comissão presidida por Célio Studart aprova cadeia para quem maltrata animais

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

17 de dezembro de 2019

Para deputado, projeto de lei permitirá punição efetiva
O deputado Célio Studart (PV-CE) comandou, na noite desta segunda-feira (16), a votação do relatório ao projeto de lei 1095/19, que estabelece cadeia para maus-tratos a animais. O texto aprovado na comissão especial texto altera a Lei de Crimes Ambientais (9605/98) e prevê multa, perda da guarda e pena de dois a cinco anos para quem cometer tal ato contra cães e gatos.
“Viemos atender um anseio da sociedade, que não aguenta mais ver criminosos saírem pela porta da frente das delegacias após maltratarem animais. Fixando uma pena mais dura, teremos a possibilidade de que esses monstros realmente sejam punidos e privados de sua liberdade. Por isso a reclusão é tão importante para combater os crimes bárbaros que são cometidos”, explicou Célio, presidente da comissão especial constituída no final de maio.
 Desde então o colegiado realizou quatro audiências públicas, sendo uma a pedido do parlamentar cearense. Em setembro, protetores que atuam no Ceará, a OAB Nacional e a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal de Fortaleza participaram do debate em Brasília.
O autor do relatório, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), reiterou a importância da punição e lembrou da colocação do deputado Célio Studart, em audiência pública, quando defendeu ser inadmissível que os animais resgatados vítimas de maus-tratos sejam devolvidos aos tutores que os agrediram.
Célio lembrou que a Lei de Crimes Ambientais  (9.605/98) já prevê crime para quem maltrata animais, mas com penas muito brandas. “A legislação atual determina punição de três meses a um ano de reclusão, mas na prática, quando há punição, é uma transação penal, ou seja, pagamento de cesta básica ou alguma atividade de cunho social”, completou.
O autor do Projeto de Lei, deputado Fred Costa (Patriota-MG), também falou do avanço em prol dos cães e gatos e agradeceu a participação de Célio e elogiou seu enorme compromisso com a causa animal.
Com a aprovação do relatório, o projeto segue para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal.
Ainda durante esta noite, o Plenário da Câmara aprovou a urgência do PL 1095.
Publicidade

Escolas particulares promovem workshop sobre Lei da Liberdade Econômica e o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo

Por Oswaldo Scaliotti em Análise

16 de dezembro de 2019

O Brasil tem passado por significativas mudanças em sua legislação na área trabalhista, seja decorrente da reforma realizada ainda no governo anterior, seja nas novas edições de portarias e medidas provisórias no governo atual, somando-se a isso a recente Lei da Liberdade Econômica e o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. Os aspectos da nova legislação e suas implicações para a atividade das escolas foram apresentados em um seminário jurídico realizado pelo Sinepe-CE na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro.

O advogado Adenauer Moreira, especialista em direito do trabalho e relações sindicais, detalhou as principais mudanças na legislação que, segundo ele, “busca simplificar de forma que o Estado interfira o mínimo possível” na atividade econômica. O especialista citou alguns benefícios trazidos, como a agilidade do acesso aos dados com a carteira de trabalho digital e a redução de custos para o empregador, com cerca de 200 modificações na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). “O que a MP 905/2019 (que institui o “Contrato Verde e Amarelo”) traz em si é uma outra reforma trabalhista”, comenta o advogado.

Com o Contrato Verde e Amarelo, o governo federal pretende incentivar a criação de novos postos de trabalho, focando nos jovens de 18 a 29 anos, que ainda não tenham tido acesso ao primeiro emprego registrado em carteira. “Estamos evoluindo com essa lei. O Sinepe-CE está sempre atento a essas questões”, afirmou o professor Airton Oliveira, presidente da entidade, justificando a importância do tema trazido aos associados neste seminário jurídico.

Publicidade

AYO Fitness Club promove ações esportivas com FitDance na abertura do Verão Beach Park

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

O clima de verão já chegou no Beach Park. O maior parque aquático da América Latina, em parceria com a AYO Fitness Club, inaugurou neste sábado (14/12) a programação do verão 2020. Para iniciar o cronograma de atividades, um time de 15 influenciadores estiveram presentes na abertura do evento e participaram de um aulão de Fitdance aberto ao público promovido pela AYO, academia premium que vai assinar a programação esportiva do Verão Beach Park com modalidades que são a cara da estação. Além disso, para relaxar depois da atividade física, as participantes ganharam um kit de massagem da AYOZen. Entre as influenciadoras convidadas estiveram presentes Ingrid Machado, Roberta Quaranta, Camila Nogueira e Monica Pinto.

Verão Beach Park

Integrando a temporada de Verão do Beach Park, que apresenta a partir de dezembro uma série de ações especiais, a AYO preparou atividades ao ar livre para agitar as areias da praia do Beach Park. O cronograma vai do dia 4 ao dia 22 de janeiro, com oficinas torneios e oficinas futevôlei, vôlei, fitdance, crosspower, funcional, yoga e muay thai e cross power. Toda a programação esportiva será desenvolvida e orientada pelos profissionais da academia. Para se inscrever basta, marcar presença nos locais e horários indicados pela programação.

Publicidade

Sucesso de público, comédia “O Auto do Cumpade Cido” está de volta ao Theatro Via Sul Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

Em cartaz desde 2007, com público de mais de 100 mil pessoas, a comédia “O Auto do Cumpade Cido” entra em cartaz para apresentações dias 28 e 29 de dezembro, às 21h, no Theatro Via Sul Fortaleza.

O Auto do Cumpade Cido é uma comédia que caiu do céu. É uma alusão ao Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, mas é outra história…

Desde 2007 em cartaz. Começou lá no Teatro Praia Centro, onde fez muita gente rir, depois partiu para multidões no Theatro Via Sul, festival de humor de Maranguape, Juazeiro do Norte, e mais uma ruma de lugar, atingindo a marca de mais de 100 mil pessoas que já sorriram com as peripécias dos atores em cena. São inúmeros os testemunhos de gente que assistiu a peça e levou o restante da família para se alegrar, desde 2007 surpreende pelo humor puro de censura livre e hospitaleiro.

ELENCO

Luis Costa faz o papel de Seu Cido, um velho coronel, viúvo, que acabou de perder a esposa e mora com um funcionário baixinho e engraçado, que vive querendo arrumar a vida do seu Cido.

João Besouro, o incrível João Netto, criador da personagem Zé Modesto.

Luis Costa é ator com 35 peças de teatro na carreira. Fez parte do elenco do quadro de humor “Se liga no humor da TV Verdes mares. Atualmente é ator do Grupo Comédia Cearense, o mais antigo grupo de teatro do Brasil, em atividade.

TEATRO ESSENCIAL

A melhor definição para O Auto do Cumpade Cido, são dois atores e um cenário minimalista durante todo o espetáculo.

Um tamborete, um lampião e algo que não tem limite, as reflexões e as gargalhadas.

SERVIÇO

Auto do Cumpade Cido Datas: 28 e 29 de Dezembro de 2019

Horário: Sábado e Domingo 21h;

Classificação: LIVRE

Duração: 60min

Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz

Ingressos: R$50/R$25 (plateia alta lateral e mezanino) e R$60/R$30 (plateia baixa e alta central)

Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das 11h às 21h

Capacidade: 732 PessoasInformações: (85) 3099-1290

Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.Estacionamento no Via Sul Shopping

Publicidade

Diretora da AYO Fitness Club, Sasha Reeves, participa do 1º seminário Sebrae Gestão Fitness

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

Nesta terça-feira (17/12), às 17h15, a diretora da academia AYO Fitness Club, Sasha Reeves, participa de uma mesa redonda no 1º seminário Sebrae Gestão Fitness sobre o tema “O Mercado Fitness e seus Desafios”. O objetivo é apresentar as transformações no complexo cenário do segmento de condicionamento físico, falar sobre as tendências e preparar as empresas para garantir o sucesso dos negócios para 2020. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site https://www.sympla.com.br/seminario-sebrae-de-gestao-fitness__738948?token=4d64899a88aa0e103babb3fa1cb66c8c.

Referência em gestão no segmento premium, Sasha Reeves, explica que a AYO adota a metodologia 4.0, considerada uma tendência para 2020. “O método é pensado para quem não quer abrir mão de manter a vida mais saudável, por isso o que não importa é a quantidade de exercícios, mas sim a intensidade, frequência, técnicas e hábitos nos treinos, para que o resultado venha dentro do tempo esperado”, afirma.

Publicidade

Peças do bazar W Solidário esgotam em menos de duas horas de evento

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

 

 

O domingo foi marcado pela solidariedade e vontade de transformação para os fãs e admiradores de Thyane Dantas e Wesley Safadão que compareceram ao Shopping RioMar para a primeira edição do Bazar W Solidário. Com intuito de promover o bem e ajudar a quem precisa, mais de 2.500 peças foram vendidas em menos de duas horas de evento. O bazar, que ocorreu presencialmente e online, tinha previsão de continuar até esta segunda-feira (16/12), mas devido ao sucesso e o sold out das peças, o evento só foi até ontem (15/12). A empresária Thyane Dantas esteve presente no bazar acompanhando e coordenando de perto toda a movimentação de vendas. Com apoio da plataforma solidária Transforma Brasil e de forma transparente, o bazar teve 100% da renda destinada para cinco instituições beneficentes do país.

Entre os produtos disponíveis, peças de roupas de Thyane, figurinos usados em momentos especiais de Wesley, além de artigos para diversos públicos a partir de R$ 9,90 reais. As peças foram selecionadas por Thyane Dantas com apoio de parceiros. Entre os destaques, o figurino usado por Wesley na gravação do videoclipe do hit “Romance com Safadeza”. O bazar também contou com calçados, óculos e artigos infantis.

Para a escolha das instituições, o W Solidário lançou um edital e selecionou instituições com possuem atividades  alinhadas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente obedecendo às diretrizes da ODS 4 – educação de qualidade, que atendam a primeira infância, em creches, orfanatos e/ou realizem atividades de contrafluxo escolar para a primeira infância. “No decorrer do ano o W Solidário apoia e realiza iniciativa em diversas instituições, como por exemplo, no Iprede, projetos do Fortaleza Solidária, LBV, entre outros. O Bazar vem se destacando como mais um projeto que há muitos anos vivia em nossos corações hoje se realizou da forma que todos nós sonhamos. Estou muito feliz, grata e realizada com o resultado da nossa primeira edição. Só tenho a agradecer a todos que tiveram presentes e dizer que vamos impactar, juntos, as cinco regiões do país com projetos e iniciativas na área da educação”, disse Thyane Dantas.

Conheça as instituições:

– Região Norte: Associação Olhar Diferente – Rio Branco, AC;
– Região Sul: Instituição Alice Henrique de Campos Gonçalves – Blumenau, SC;
– Região Nordeste: AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras – Recife, PE;
– Região Centro-Oeste: Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo – Goiânia, GO;
– Região Sudeste: Casa Semente – Duque de Caxias, RJ.

Publicidade

Botica 214, linha premium do Boticário, ganha duas novas  fragrâncias para o Natal

Por Oswaldo Scaliotti em Novos Produtos

16 de dezembro de 2019

Botica 214 Golden Gardênia e Botica 214 Musk & Cedro trazem combinações que valorizam a riqueza olfativa das flores

 

Conhecida por ser a celebração da alta perfumaria do Boticário, a linha Botica 214 carrega um enorme significado. A combinação de ingredientes nobres resulta em fragrâncias sofisticadas e surpreendentes. Depois de dois anos de pesquisas de matérias-primas e desenvolvimento, a marca coloca no mercado duas novas fragrâncias: 214 Golden Gardênia e 214 Musk & Cedro.

Ambos lançamentos trazem matérias-primas raras no universo da perfumaria, que valorizam a riqueza olfativa das flores. Botica 214 Golden Gardênia, por exemplo, inova ao misturar notas de âmbar com gardênia amarela – o mais comum no mercado é usar a gardênia branca nas composições. “Essa é uma flor sofisticada, solar e sensual, mas ainda pouco explorada na perfumaria”, explica Diego Costa, Gerente de Perfumaria do Boticário. “Foi depois de uma expedição olfativa à Polinésia Francesa que a descobrimosessa preciosidade. O resultado é uma combinação iluminada e sensual”, completa.

O segundo lançamento, o Botica 214 Musk & Cedro, combina notas de Cedros Nobres com nuances especiadas da Canela do Laos em contraste com as notas envolventes do Musk, que traz conforto para a fragrância. “O resultado é um amadeirado marcante e único”, explica o gerente.

Outra grande novidade fica por conta do lançamento do primeiro batom da Linha Botica 214. Com cor exclusiva, o batom Make B. Botica 214 chega disponível em cor nude, textura cremosa e alta cobertura desde a primeira aplicação. A bala do batom traz um chame todo especial – um formato que faz referência ao cristal lapidado dos frascos da perfumaria.

Compre e Doe

Na compra de qualquer um dos lançamentos neste Natal, o Boticário vai doar parte do valor para instituições que tratam de pessoas que precisam ser transplantadas – o Instituto de Apoio a Crianças e ao Adolescente com Doenças Renais (ICRIM), Hospital Santa Casa e ao Hospital Infantil Darcy Vargas. Também fazem parta da campanha os kits lançados pela marca para a data.

Os lançamentos estão disponíveis em todas as lojas, revendedoras e e-commerce (www.oboticario.com.br) desde o dia 02 de dezembro.

SUSTENTABILIDADE

*Quando a sua fragrância acabar, você pode colaborar com o maior programa de logística reversa do país: o Boti Recicla. Todas as mais de 3.700 lojas da marca estão preparadas para direcionar esse resíduo para as quase 35 cooperativas homologadas, que fazem a seleção e a reciclagem dos materiais. Trata-se do maior programa de logística reversa em pontos de coleta do País. Pelo programa, todas as embalagens vazias são recolhidas, descaracterizadas e encaminhadas para cooperativas de catadores e parceiros locais, que gerenciam os resíduos. A ação visa à redução dos impactos ambientais e envolve consumidores, franqueados, consultores, colaboradores e fornecedores.

Um exemplo prático dessa preocupação é o uso de vidro reciclado na confecção de itens que decoram as lojas-ânfora, o novo conceito de loja do Boticário, atualmente presente no Rio de Janeiro, em Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo. Essas peças decorativas fecham o ciclo do vidro, que é o resultado do recolhimento de frascos pós-consumo.

 

Serviço:

Botica 214 – Golden Gardênia

Preço: R$159,90

Saída: Frappé de Pera, Folhas de Violeta, Frangipani
Corpo: Golden Gardênia NP, Íris Caramelizada, Jasmim Sambac, Hedione HC, Pêssego Aveludado, Violeta
Fundo: Âmbar, Heliotrópina, Cedro, Baunilha, Musk

Botica 214 – Musk & Cedro

Preço: R$159,90
Saída: 
Bergamota Italiana, Semente de Cardamomo, Pimenta Preta
Corpo: 
Pimenta, Canela em pau do Laos Orpur, Blend de Cedros
Fundo: 
Georgywoody, Belambre, Blend de Couro

Batom Make B. Botica 214

Preço: R$49,90

  • Cor nude
  • Textura Cremosa
  • Alta cobertura

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil.

Publicidade

Expectativa de vendas nos shoppings para o Natal aumenta em relação a 2018 e chega a 10%, diz Abrasce 

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

Setor está otimista para a última data comemorativa do ano e espera um ticket médio acima de R$ 200,00

São Paulo, 16 de dezembro de 2019 – De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa de crescimento das vendas durante o Natal é de 10%. O índice é maior do que a estimativa de 2018, que foi de 8%. Além disso, os shoppings brasileiros esperam um ticket médio acima de R﹩ 200,00 e um aumento de 10% no número de contratação de temporários para o período.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os indicadores revelam o bom momento do setor. “Estamos vivendo um ano de muito dinamismo. Somente em outubro, o crescimento nas vendas foi de 10,5% e durante a Black Friday o aumento em relação a 2018 foi de 19,5%. O consumidor está mais confiante para comprar. ONatal é uma data tradicional, em que as pessoas gostam de presentear, e com a liberação de parte do FGTS e a queda dos juros, a expectativa aumenta ainda mais”, reforça.

As categorias de produtos que devem alavancar as vendas são vestuário, calçados, telefonia, brinquedos eeletroeletrônicos. Além disso, para atrair ainda mais os visitantes, os shoppings prometem novidades, como realidade virtual e simulador 6D. Ainda segundo a pesquisa, 28% dos empreendimentos irão aumentar os investimentos em decoração, com um crescimento médio de 10% em relação a 2018. Outra novidade é que o setor espera um aumento de 19,7% de quiosques e lojas pop-up, principalmente nas categorias de acessórios, alimentação e perfumaria e cosméticos.

Para manter o fluxo constante durante as vendas do Natal, os shoppings irão antecipar o horário de funcionamento: 96% pretendem funcionar das 9h às 23h. As principais promoções de final de ano serão: sorteio, sendo o carro 0 km o produto mais ofertado aos clientes, ganhe e concorra e compre e ganhe.

Sobre Abrasce

Fundada em 1976, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) tem como objetivo atuar para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de shoppings no país. O know-how superior a quarenta anos de atuação credencia a Abrasce como referência no setor varejista brasileiro. Os seus mais de quatrocentos associados contam com um amplo portfólio de benefícios oferecidos pela entidade que incluem: assessoria jurídica, eventos, seminários, congressos, cursos de capacitação e pesquisas. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) está sediada na cidade de São Paulo, sendo presidida pelo gestor empresarial Glauco Humai e conta com o suporte de um conceituado e experiente Conselho Diretor formado pelos principais empresários do setor. Mais informações estão disponíveis em http://www.abrasce.com.br.
Publicidade

Consumo de vinhos finos no fim de ano deve crescer 30% em relação a 2018 

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

O período da Semana Santa e o último bimestre do ano são os mais positivos quando o assunto é consumo de vinhos finos. Para estes últimos dias de 2019, o Mercadinhos São Luiz espera um crescimento de 30% nas vendas dos produtos em relação ao mesmo período do ano passado.

“O Mercadinhos São Luiz está pronto para atender a esta demanda crescente, oferecendo em sua adega mais de 700 rótulos aos consumidores já consagrados e àqueles que querem ter novas experiências com a bebida nas festas de final de ano”, afirma Luiz Fernando Ramalho, diretor comercial.

A especialista em vinhos Jardênia Siqueira, da D’origem Distribuidora, afirma que esta curiosidade do cearense é responsável pelo crescimento no consumo de vinhos finos no estado. “É clara a mudança no comportamento do consumidor, e atribuímos a vários fatores: saudabilidade(as pessoas estão comendo e bebendo melhor) menos volume e mais qualidade, com isso o avanço não somente do consumo, bem como em todo entorno dessa cultura: história, elaboração e serviço. Outro fato importante é o avanço da gastronomia, vemos um grande fomento nessa área em nosso estado”, acrescenta.

 

Segundo Siqueira, na categoria destaque em crescimento estão os brancos finos, que têm muito a ver com o clima e gastronomia do Ceará. “Mas há uma infinidade de possibilidades, e aos poucos o cearense tem percebido que é possível harmonizar com vinhos em qualquer que seja a ocasião”, destaca.

Dados do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) apontam que o Brasil se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo. Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 82 mil hectares (OIV, 2019), divididos principalmente entre seis regiões. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares de vinhedos por família).

O potencial de crescimento é enorme, uma vez que apenas 7% dos brasileiros afirmam consumir vinho praticamente todos os dias. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo per capita de vinhos no Brasil é de dois litros por ano.

Publicidade

Consumo de vinhos finos no fim de ano deve crescer 30% em relação a 2018 

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

16 de dezembro de 2019

O período da Semana Santa e o último bimestre do ano são os mais positivos quando o assunto é consumo de vinhos finos. Para estes últimos dias de 2019, o Mercadinhos São Luiz espera um crescimento de 30% nas vendas dos produtos em relação ao mesmo período do ano passado.

“O Mercadinhos São Luiz está pronto para atender a esta demanda crescente, oferecendo em sua adega mais de 700 rótulos aos consumidores já consagrados e àqueles que querem ter novas experiências com a bebida nas festas de final de ano”, afirma Luiz Fernando Ramalho, diretor comercial.

A especialista em vinhos Jardênia Siqueira, da D’origem Distribuidora, afirma que esta curiosidade do cearense é responsável pelo crescimento no consumo de vinhos finos no estado. “É clara a mudança no comportamento do consumidor, e atribuímos a vários fatores: saudabilidade(as pessoas estão comendo e bebendo melhor) menos volume e mais qualidade, com isso o avanço não somente do consumo, bem como em todo entorno dessa cultura: história, elaboração e serviço. Outro fato importante é o avanço da gastronomia, vemos um grande fomento nessa área em nosso estado”, acrescenta.

 

Segundo Siqueira, na categoria destaque em crescimento estão os brancos finos, que têm muito a ver com o clima e gastronomia do Ceará. “Mas há uma infinidade de possibilidades, e aos poucos o cearense tem percebido que é possível harmonizar com vinhos em qualquer que seja a ocasião”, destaca.

Dados do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) apontam que o Brasil se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo. Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 82 mil hectares (OIV, 2019), divididos principalmente entre seis regiões. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares de vinhedos por família).

O potencial de crescimento é enorme, uma vez que apenas 7% dos brasileiros afirmam consumir vinho praticamente todos os dias. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo per capita de vinhos no Brasil é de dois litros por ano.