Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Qualificação

Notas do Enem 2019 são divulgadas nesta sexta-feira: Saiba o que fazer depois e como usar

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

17 de Janeiro de 2020

Um ano inteiro de estudo, foco e dedicação em busca de realizar a tão sonhada entrada na universidade. Nesta sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a nota individual dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos terão acesso à sua pontuação nas áreas de conhecimento e a nota da redação, que varia de zero a mil.

Quase 4 milhões de estudantes aguardam as notas são divulgadas na Página do Participante, por meio do portal e aplicativo do Enem. Aplicadas em novembro, as notas são calculadas pelo Inep com um método que não leva em conta apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas.

Além de medir o desempenho dos alunos, a nota do Enem também pode ser usada para  inscrição em programas do governo que dão acesso às universidades particulares.

Bolsa de estudos

Com a nota do Enem 2019, é possível ingressar também em instituições privadas, concorrendo a bolsas de estudos que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). As inscrições são feitas pelo siteprouni.mec.gov.br.

Financiamento estudantil

 

Quem participou do Enem também pode utilizar a nota das provas para financiar o curso por meio do Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos precisam ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. O requisito principal é ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e ter obtido a média superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Substituição das provas de vestibular

Algumas faculdades têm utilizado a nota do Enem para substituir o vestibular. Na Unifametro, por exemplo, os alunos que participaram do Enem não precisam prestar vestibular novamente se tiverem nota igual ou superior a 450 pontos.

Segundo a reitora do Centro Universitário, Denise Maniel, com a nota do Enem, não é necessário fazer outro vestibular para entrar na Unifametro. “É muito prazeroso para nós receber esses estudantes. O aluno também ganha desconto na matrícula e nas mensalidades até o final do curso”, explica a reitora.

Os alunos também podem ingressar por meio do Fies e do ProUni. Além disso, a Unifametro oferece um financiamento sem juros. Entre os cursos de graduação disponíveis estão Enfermagem, Administração, Educação Física, Logística, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda. O edital que regulamenta o processo seletivo está disponível no link http://www.unifametro.edu.br/downloads/vestibular/edital/nota-do-enem-unifametro-2020-1.pdf

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, a Unifametro possui sete campi em Fortaleza, Cascavel e Maracanaú e infraestrutura completa, com cinco núcleo de atividades e mais de 40 laboratórios.

Para mais informações sobre o vestibular, inscrições ou crédito universitário, consulte o site da instituição http://www.unifametro.edu.br/ ou ligue para (85) 3206-6400

Confira os cursos de graduação da Unifametro:

Administração

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biotecnologia (novo)

Ciências Contábeis

Design de Interiores (novo)

Direito

Educação Física Bacharelado

Educação Física Licenciatura

Enfermagem

Engenharia Ambiental e Sanitária (novo)

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Mecânica (novo)

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Gastronomia

Gestão Comercial

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Hospitalar

Jogos Digitais (novo)

Logística (novo)

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Publicidade e Propaganda (novo)

Serviço Social

Sistema de Informação

leia tudo sobre

Publicidade

Segunda graduação:  na hora de se reinventar vale mesmo a pena? 

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

13 de Janeiro de 2020

 

Na hora de mudar de carreira, algumas reflexões são fundamentais para tomar uma decisão mais assertiva

 

 

Recomeçar do zero na vida profissional pode parecer a saída perfeita para quem está insatisfeito com sua área de atuação, ou para aqueles que estão há muito tempo fora do mercado de trabalho. Voltar a estudar é importante para adquirir conhecimento, se atualizar e buscar novos horizontes, mas antes de investir em uma segunda graduação, é importante saber que o caminho demanda muito esforço e sacrifícios. Para evitar frustrações, cada passo precisa ser pensado e planejado com muita maturidade.

 

Antes de apostar em um segundo curso superior, é importante refletir sobre os motivos para apostar nessa mudança. Questione o seu momento atual no mercado, você já explorou todas as possibilidades? A estagnação é um dos fatores que mais causa o desânimo em muitos profissionais e apostar em uma nova graduação, apenas para deixar o currículo mais atraente, só faz sentido quando tem relação com a sua primeira formação. Mesmo assim, às vezes um curso de pós-graduação pode agregar muito mais.

 

Pesquise o mercado e encontre as oportunidades

 

Com a mudança radical da carreira fazendo sentido, outro ponto importante é estudar bem o mercado em que deseja atuar. Além de escolher algo que lhe dê prazer, entender o caminho que você poderá atacar fará com que você enxergue muito mais oportunidades. Nessa etapa, conversar com pessoas que atuam na área de interesse ajuda bastante. Elas ajudam a entender as dificuldades do mercado, como vencer cada obstáculo e as outras frentes que área pode proporcionar.

 

Para se inspirar, procure por pessoas bem sucedidas, pesquisa suas formações, como elas chegaram até lá. Isso pode ser uma oportunidade para construir seu plano de carreira em uma nova área. Além disso, conversar com essas pessoas de forma inteligente, contribui com o velho e bom networking.

 

O quão disposto você está para mudar sua rotina?

 

Com toda pesquisa e conhecimento de mercado, é hora de pensar sobre as mudanças que acontecerão na sua rotina. Mais importante ainda é refletir sobre a sua disposição para encarar essas mudanças. Qual o horário de estudos é o mais adequado para o seu ritmo atual? Vai estudar perto do trabalho ou perto de casa? Qual será a distância e como percorrerá entre um trajeto e outro? Qual o tempo que terá para fazer os trabalhos do curso? Você tem energia para essa nova rotina?

 

São questões de autoconhecimento que te ajudarão a organizar sua nova rotina. Mesmo que pareça difícil, o importante é tentar criar adaptações que sejam coerente com o seu estilo de vida. Muitas pessoas desistem dos cursos presenciais, por exemplo, e acabam optando pela graduação online, que em 2018 atingiu cerca de  7,71 milhões de vagas, segundo o Inep.

 

Outro fator que contribui para a escolha dos cursos em EAD é que além de ser uma modalidade totalmente adaptável à rotina, muitas pessoas escolhem esse tipo de graduação à distância pela facilidade de encontrar bolsas de estudos com preços mais acessíveis. E, a questão financeira, também é uma das reflexões importantes na hora de reinventar a carreira. É preciso refletir qual o valor que está disposto a investir a longo prazo e qual o suporte financeiro para eventuais imprevistos.

 

Mas, afinal, vale a pena investir na segunda graduação?

 

A resposta é simples: sim, vale a pena! Estudar nunca é demais, sempre agrega conhecimento. Mas, como vimos, é preciso refletir de forma profunda sobre a motivação para essa mudança, conhecer  o mercado, para onde deseja ir e qual o caminho. Às vezes, durante a pesquisa, o indivíduo descobre que um curso de especialização é o melhor caminho. Planejamento, pequisa e o autoconhecimento evitará arrependimentos e o ajudará a tomar uma decisão mais assertiva.

Publicidade

Maracanaú conta com 650 vagas em cursos gratuitos

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

09 de Janeiro de 2020

Iniciativa é da UNINASSAU e acontece no campus da Instituição entre 13 e 17 de janeiro

A Faculdade UNINASSAU Maracanaú realiza, no período de 13 a 17 de janeiro, mais uma edição do Projeto Capacita. A iniciativa visa ofertar qualificação gratuita para a comunidade em diversas áreas do conhecimento. Ao todo, 650 vagas são ofertadas em minicursos e palestras, e os interessados em participar devem se inscrever pelo site.

Entre as oportunidades, os cursos de “Como abrir o seu próprio negócio”; “Estruturação correta de currículos”; “Ferramentas gerenciais para tomada de decisão”; “Responsabilidade Socioambiental”; “Importância da Coleta Seletiva”; “Audiência de Conciliação”; “Criminologia”; “Direito do Consumidor”, entre outras atividades. As atividades terão início a partir das 18h30, no campus da UNINASSAU Maracanaú.

Segundo a diretora da Instituição, Lorena Picanço, a iniciativa tem o objetivo de viabilizar capacitação de qualidade em diversas vertentes. “O período de férias também é um bom momento para o cidadão buscar qualificação profissional para o mercado de trabalho. Nosso intuito é ajudar o participante a desenvolver novas habilidades para agregar ao currículo”, disse.

 

Para conferir o dia de cada atividade, bastar acessar o site de inscrição.

 

Serviço

Projeto Capacita

Data: 13 a 17 de janeiro

Horário: 18h30

Local: Avenida I, Nº 101 – Jereissati i – Maracanaú

Publicidade

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco oferta 300 vagas em 15 cursos gratuitos no mês de janeiro

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

08 de Janeiro de 2020

Inscrições para cursos nas áreas de confeitaria, panificação, veganismo, gestão e boas práticas de manipulação acontecem nesta quinta-feira, dia 9, das 9h às 17h

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no dia 9 de janeiro – inscrições para 15 cursos rápidos e práticos em diferentes áreas, como Salgados para lanchonetes, Pães artesanais, Veganismo acessível, Bolos caseiros, Cupcakes, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site ou na recepção da Escola. No total, são 300 vagas.

Damaris Barros, coordenadora pedagógica, destaca que as vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição. No entanto, é necessário ter disponibilidade para o curso no qual foi feita inscrição. Os cursos, que são de curta duração, oferecem qualificação para quem busca aperfeiçoamento ou empreender na gastronomia. Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, ressalta que os cursos básicos são oportunidades para que a comunidade tenha experiências de aprendizado e possa trabalhar em uma nova fonte de renda.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço: Inscrições Cursos básicos

Dia 9/01 – das 9h às 17h

Inscrições online no site para os cursos Massas e Molhos, Pães Artesanais, Veganismo Acessível, Autogestão e Empreendedorismo, Cozinha de Butequim, Drinks com cachaça, Cupcakes decorados, Massas Folhadas e Semi-folhadas, Fichas Técnicas e Cookies: http://gastronomiasocial.org.br/  ou instagram: https://instagram.com/escolagastronomiasocial/ – Será válida uma inscrição* por pessoa.

Inscrições presenciais na recepção da Escola com documento de identificação com foto para os cursos Salgados para lanchonete, Bolos Caseiros, Caldos e Sopas, Pães e Pizzas e Preparação de Marmitas Saudáveis.

Dia 10/01 – a partir das 17h – Divulgação dos selecionados por ordem de inscrição e da lista de espera. Os inscritos selecionados e os que ficaram na lista de espera devem comparecer no primeiro dia do curso para o qual se inscreveram. Caso os inscritos não compareçam, as vagas remanescentes serão repassadas para quem está na lista de espera.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3248-8091.

  • Programação

  • Cursos Básicos com inscrições online (Janeiro/2020)

 

Massas e Molhos (8h)

Conhecimentos e habilidades na preparação de massas e molhos, aplicando técnicas adequadas a cada elaboração, além dos princípios básicos da cozinha como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 e 14.01.2020 – Horário: 8h30-12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Pães Artesanais (12h)

Técnicas de elaboração e preparação de diversos tipos de massas para pães, utilizando técnicas de fermentação e sova com valorização do trabalho artesanal na elaboração e preparação de pães, realizando a aplicação de fichas técnicas de custo e precificação, a utilização das normas de boas práticas na manipulação de alimentos.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 e 15.01.2020 – Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Veganismo Acessível (8h)

A culinária vegana vem crescendo e provando que uma alimentação baseada em grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo com muita cor e sabor.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 e 14.01.2020 – Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Auto Gestão e Empreendedorismo (20h)

O curso tem como prioridade descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento pessoal e profissional do nosso aluno e futuro confeiteiro. O participante aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo autonomia e tranquilidade para uma melhor gestão, com responsabilidade e comprometimento, gerando assim, mudanças em sua vida, acabando com limitações e os bloqueios individuais que impedem o desenvolvimento pessoal e profissional com auto aprimoramento da pessoa em sua vida; empatia e respeito, melhor comunicação e desenvolvimento de liderança.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 13 a 17.01.2020

Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Cozinha de Butequim (8h)

Técnicas de elaboração e preparo na execução de pratos, petiscos e entradas que caracterizam – comidas de boteco, com o uso de técnicas adequadas ao processo de manipulação de alimentos e empratamento, com a utilização de insumos que valorizam a gastronomia regional.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 16 a 17.01.2020  – Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 Drinques e Coquetéis a base de cachaça (8h)

Técnicas de preparação de drinques e coquetéis com cachaça, utilizando ingredientes regionais.

Pré-requisitos:  A partir de 18 anos, Ensino Fundamental completo.

Período: 20 e 21.01.2019 – Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Cupcakes Decorados (8h)

Técnicas de preparação de massas básicas da confeitaria, na preparação de cupcakes, decoração e recheios, além dos princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 20 e 21.01.2020 – Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Massas Folhadas e Semi-folhadas (12h)

Técnicas específicas de preparo de massas folhadas e semi folhadas com recheio doces e salgados, preparando sobremesas e/ou salgados, aplicando os princípios básicos da higiene na manipulação de alimentos, aproveitamento dos ingredientes e importância da técnica organização mise en place.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 20 a 22.01.2020

Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Fichas Técnicas: Preparação e Precificação (20h)

Como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Público Alvo: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo e profissionais que atuam ou desejam atuar no comércio e serviços de alimentação

Pré-requisitos:  A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo.

Período: 20 a 24.01.2020 – Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Cookies (8h)

Preparo de massas básicas de cookies, recheios, coberturas e técnicas de decoração, além dos princípios básicos da cozinha como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 22 e 23.01.2020 – Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

  • Cursos Básicos com inscrições presencias (Janeiro/2020)

 

Salgados para Lanchonetes (20h)

Técnicas de elaboração e preparação de salgados, com a utilização de massas pré-cozidas, fermentadas, assadas e folhadas para lanchonetes, preparação de recheios e modelagens variadas, com a utilização de ingredientes que valorizam a nossa cultura alimentar.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 a 17.01.2020  – Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Bolos Caseiros(20h)

Massas básicas da confeitaria, recheios e coberturas para montagem e elaboração de bolos comerciais e os princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 a 17.01.2020 – Horário: 8h30 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Caldos e Sopas (12h)

Conhecimentos e habilidades na preparação de caldos e sopas aplicando técnicas adequadas a cada elaboração, além dos princípios básicos da cozinha como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período:14 a 16.01.2020

Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Pães e Pizzas (16h)

Técnicas básicas utilizadas na panificação, trabalhando com massas doces e salgadas, com técnicas de fermentação e sova na  preparação de diversos tipos de pães e pizzas, além da utilização de ingredientes que valorizam a nossa gastronomia regional.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 13 a 16.01.2020 – Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Preparação de Marmitas Saudáveis (12h)

Preparo de diferentes opções de marmita saudável, desde a embalagem, as técnicas de armazenamento, congelamento e transporte.

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo. Atendendo às normas da RDC 216 – ANVISA, o aluno deve comparecer desde o primeiro dia com unhas cortadas e sem esmaltes, sem adornos, sem maquiagem, sem barba e sapato fechado.

Período: 20 a 22.01.2019 – Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Publicidade

Megavestibular Cinquentou

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

06 de Janeiro de 2020

 

Os aprovados garantem 60% de desconto no primeiro ano e 50% durante toda a graduação

A Estácio inicia 2020 com um desconto especial para ingresso nos cursos de todas as modalidades. Nos dias 10 e 11 de janeiro, a instituição realizará o Megavestibular Cinquentou nos campi e polos de ensino de todo o país. As provas vão ocorrer em ambos os dias, em quatro horários distintos, sempre a partir das 10 horas. Os aprovados garantem os descontos, caso a matrícula seja confirmada no mesmo dia.

Os calouros que participarem da ação terão 60% de desconto durante o primeiro ano de graduação e 50% de desconto no restante do curso. As inscrições para o Megavestibular são gratuitas e podem ser realizadas por meio do portal http://portal.estacio.br/megavestibular. A campanha é válida para cursos a distância e presenciais de todas as áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Jornalismo, Ciências Contábeis, Nutrição, entre outros, conforme regulamento. Além dos cursos já existentes, na Estácio do Ceará, os candidatos ainda terão a oportunidade de ingressar no(s) novo(s) curso(s) de graduação em Farmácia e Odontologia, oferecidos já a partir do primeiro semestre de 2020.

Somente terão acesso aos benefícios?os aprovados que efetuarem a confirmação de matrícula no dia da ação. Os pagamentos referentes à primeira mensalidade poderão ser realizados na hora, com cartão de débito ou crédito nas unidades participantes ou via boleto, desde que no mesmo dia.

Para portadores de diploma de ensino superior e para aqueles que fizeram o Enem e desejam ingressar na Estácio, não é preciso prestar o vestibular. Nesse caso, basta comparecer em uma unidade munido do boletim (com nota acima de 300 na redação e no mínimo 100 em cada uma das provas objetivas do exame) e cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência, histórico de conclusão do ensino médio e diploma para quem já fez a primeira graduação.

Ao iniciar seus estudos em uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, o aluno da Estácio contará com diversas vantagens como material didático digital sem custo; um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores; acervo bibliográfico físico virtual; orientação de carreira e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras vantagens.

Vale salientar que os estudantes ainda podem contar com o pagamento parcial das mensalidades promocionais com a DIS – Diluição Solidária Estácio. O valor residual dessas mensalidades pode ser diluído conforme previsto no regulamento do produto, disponível em www.estacio.br/regulamentos. Caso o candidato opte pela quitação antecipada ou cancelamento desta oferta, deverá entrar em contato com o call center ou se dirigir a uma de nossas unidades. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4003-6767 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 6767 (demais regiões).

Para garantir a bolsa ofertada, o candidato deve procurar a unidade ou polo escolhido até a data de vigência da campanha. Os descontos são válidos para matriculados no 1º semestre de 2020 e não são cumulativos entre si nem com quaisquer outros descontos. Esta campanha não é válida para o curso de Medicina e todos os detalhes estão descritos no regulamento da mesma em nosso site.

Serviço:

Estácio Unidade Centro: Av. Duque de Caxias, 101

Unidade Parangaba: Av. Senador Fernandes Távora, 137

Unidade Moreira Campos: R. Visc. de Mauá, 1940

Unidade Via Corpvs:  R. Eliseu Uchôa Beco, 600

Horários das provas:

10 de janeiro –  10h, 13h, 18h e 19:30min

11 de janeiro –  10h, 12h, 14h e 16h

Publicidade

Centro Universitário oferece 5 mil vagas em cursos gratuitos

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

03 de Janeiro de 2020

Projeto Capacita inicia em Janeiro e visa capacitar população em diversas áreas

É com objetivo de oportunizar capacitação nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde que a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza realiza, de 20 a 30 de janeiro, mais uma edição do Projeto Capacita. Ao todo, cerca de 5 mil vagas são oferecidas em mais de 80 atividades gratuitas, distribuídas entre palestras, cursos e oficinas. As inscrições devem ser feitas pelo site extensao.uninassau.edu.br.

As atividades serão sediadas nos campi Doroteias e Parangaba, nos turnos manhã e noite. Entre as oportunidades, a Instituição oferece os cursos de Noções básicas de Libras; Marketing Digital; Fotografia Surrealista; Cuidados com o Marketing Pessoal; Empreendedorismo Jurídico; Contabilidade para leigos; Entrevista e Postura profissional; Inovação e Criatividade na Gastronomia; Curso básico de adestramento de cães; Auditoria Digital; Importância da Oratória no mercado de trabalho; Nutrição e Sustentabilidade, entre outros. A lista completa com os cursos e horários disponíveis pode ser acessada no site de inscrição.

 

De acordo com o reitor da UNINASSAU Fortaleza, Marcus Ponte, o Projeto Capacita é uma das ações de responsabilidade social executadas pela Instituição. “Nosso intuito é ofertar gratuitamente capacitação de qualidade em diversas áreas do conhecimento. São diversas oportunidades de cursos de curta duração, com objetivo de ajudar o cidadão a ter mais chances no mercado de trabalho que ele deseja atuar”, ressalta.

 

E nessa perspectiva, o Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras (NTEC) da Instituição realizará, ao longo do projeto, orientação curricular e oferta de vagas de estágio e emprego para os participantes.

 

Serviço

Projeto Capacita

Data: 20 a 30 de janeiro

Horário: Manhã e Noite

Local: Sede Doroteias – Av. Aguanambi, nº 251

Sede Parangaba – Rua Germano Franck, nº 613

Inscrições: extensao.uninassau.edu.br + 1 kg de alimento não perecível, que deve ser entregue no dia da atividade escolhida.

Publicidade

Capacitação técnica em Segurança do Trabalho abre oportunidade para quem deseja atuar no mercado

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

15 de dezembro de 2019


 

A preocupação com a segurança do trabalho se tornou um fator relevante para as empresas no Brasil, com a implantação e o aprimoramento de uma legislação própria e uma série de normas que regulamentam o serviço. O artigo 157 da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) define que cabe às empresas cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; e facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente. Para garantir o que diz a legislação, toda empresa hoje se preocupa em contratar um profissional da segurança do trabalho, o que abre oportunidade para quem deseja atuar no ramo, já que se tornou uma exigência para as empresas e instituições públicas no País.

 

É o técnico em segurança do trabalho que é o responsável por preservar a saúde e a integridade física do trabalhador e garantir que as atividades ocupacionais sejam realizadas com segurança para que assim, possa se evitar danos para a empresa. O especialista atua basicamente na participação da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho dentro das empresas de pequeno, médio e grande porte. O técnico lida diretamente com o manejo de riscos e possíveis acidentes no local de trabalho, cuida da saúde e da segurança dos colaboradores, além de pesquisar formas de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas no ambiente laboral. A presença de um técnico em segurança do trabalho nas empresas também tem o intuito compreender as medidas de segurança necessárias, os processos industriais e as relações de trabalho para reduzir os riscos de acidentes profissionais, bem como diminuir as chances de prejuízos à empresa.

 

Atualmente, o técnico em segurança do trabalho atua, sobretudo, na prevenção e na avaliação de doenças ocupacionais e acidentes em empresas e instituições públicas, nos diversos setores econômicos. Com o curso técnico na área, o profissional pode conseguir a inserção no ramo da construção civil, em hospitais, nas indústrias, em instituições de ensino, em fábricas alimentícias, em empresas agroindustriais, em portos e aeroportos, nas centrais de logística, nas fábricas de equipamentos de segurança, nas companhias de mineração ou de extração de petróleo e gás ou em outras organizações comerciais e industriais de pequeno a grande porte. Deu para perceber as diversas oportunidades de atuação do profissional se ele ter o curso de capacitação. Segundo a Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho, existem 430 mil profissionais formados no Brasil. Normalmente, acontece que quando o aluno conclui o curso técnico, facilmente recebe oferta de estágio ou emprego, já que a demanda no setor tem sido crescente.

 

Com o objetivo de atender as demandas do mercado, que é constante e só tende a aumentar na medida em que as empresas buscam a cada dia se adequar às normas estabelecidas, o Centro Universitário Ateneu oferta o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, com oportunidade flexível para quem deseja ingressar na área promissora do mercado de trabalho. A UniAteneu oferta o curso nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Os interessados devem acessar o site http://uniateneu.edu.br/ e obter mais informações de como fazer a sua inscrição ou entrar em contato com a central de Atendimento para obter maiores informações pelo telefone 0800 006 1717.

Publicidade

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco apresenta resultados do Laboratório de Criação 2019 

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

13 de dezembro de 2019

Nos dias 17 e 18, o encontro Cultura Para Alimentar reúne degustações e debates sobre gastronomia e cultura alimentar cearense

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secretaria da Cultura gerida pelo Instituto Dragão do Mar, realiza nos dias 17 e 18 de dezembro, o encontro Cultura Para Alimentar. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com mesas redondas, degustações e apresentações artísticas em torno dos temas abordados pelas pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia.

No decorrer de 2019, sete pesquisadores, selecionados por meio de Edital, trabalharam em projetos relacionados com diferentes temas da cadeia produtiva do alimento, desde a colheita até o direcionamento de resíduos. Para se ter uma ideia, Paula Facó desenvolveu um prato biodegradável a partir de resíduos da produção de banana; Isaac Moreira trabalhou em um “Tempero Cearense” obtido do feijão de corda com mamão; Iury de Melo criou produtos a partir do aproveitamento integral de insumos da pesca artesanal; Mateus Ferreira destacou a produção de óleo de batiputá na comunidade indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca; Fernanda Soares criou um queijo vegetal fermentado de resíduos de castanha de caju; Vicente Monteiro desenvolveu fermentos a partir do bioma Caatinga e Marina Antonácio desenvolveu um manual para criação de cozinhas no padrão Lixo Zero.

Os projetos contaram com a mentoria de especialistas em suas respectivas áreas, como Rodolfo Vilar, do projeto A.mar; Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, da Cia dos Fermentados; Adriano Lincoln, da Embrapa Agroindústria Tropical; Sandro Gouveia, do departamento de química analítica e físico-química ministrando disciplinas nos cursos de Química e Gastronomia da UFC; Jerônimo Villas Boas e Fábio Mena, da Reenvolver e Luíza Denardin, do Instituto Lixo Zero Brasil.

Segundo Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a iniciativa é pioneira e dá visibilidade ao grande potencial da cultura alimentar do Ceará. Lina Luz, assessora de cultura alimentar e gastronomia, o Laboratório fomenta a inovação de processos e produtos locais.

Programação

Além das apresentações dos resultados das pesquisas, estarão acontecendo degustações, mesas redondas  e apresentações artísticas durante os dois dias de evento, das 9h às 16h30, com acesso gratuito e aberto ao público. No dia 17, às 11h,  Expedito Parente (Ceará 2050) e Leonardo Bichara (Fida/PSI) abordarão o tema Sustentabilidade e Políticas Públicas para Cultura Alimentar. Às 16h30, Selene Penaforte e Marcos Valença tratarão sobre Ecologia dos Saberes. Às 17h30, Tiago Santana realizará a performance Refino, uma metáfora entre o açúcar e a escravidão.

No dia 18, às 11h, Lourdes Vicente e Vera Saboya dividirão a mesa sobre o tema Soberania Alimentar e Políticas Públicas para cultura alimentar. Ainda neste dia, a relação entre gastronomia e arte ganha um momento especial  com o projeto “Memórias do céu da boca”, de Raisa Christina. A artista irá ouvir histórias pessoais relacionada às memórias afetivas do paladar, enquanto fará um retrato com pastel óleo sobre papel craft. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

Laboratório de Criação

Iniciativa inspirada na experiência da Porto Iracema das Artes, Escola de criação e formação ligada ao Instituto Dragão do Mar e à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, se constitui em espaços para experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos a partir da imersão em processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, sob a qualificação e o acompanhamento de mentores, por meio de orientações individuais, oficinas e palestras. Em 2019, o Laboratório recebeu 70 inscrições de projetos de pesquisa.

A Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO: Cultura para alimentar – Dias 17 e 18 de dezembro, das 9h às 16h30. Acesso gratuito. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 – Site: http://gastronomiasocial.org.br/.

Programação aberta ao público*

*Sujeita a alterações

17 dezembro

9h – COZINHA SHOW

Metodologia cozinhas lixo zero: manual e consultoria – Marina Antonácio

9h45 – LANCHONETE

Merenda: Delícias com sabores de Paula Facó

10h15 – COZINHA SHOW

M.U.S.A: Materiais e utensílios sustentáveis para alimentação

Paula Facó

11h – COZINHA SHOW

Mesa redonda: Sustentabilidade e políticas públicas para Cultura Alimentar

Expedito Parente (Ceará 2050) e Leonardo Bichara (FIDA/PSI)

12h – ENTRADA

Intervenção fotográfica: Registro fotográfico das pesquisas do Laboratório de Criação

14h30 – COZINHA SHOW

Qaju: Queijo vegetal fermentado de amêndoas de castanha de caju

Fernanda Soares

15h15 – COZINHA SHOW

RealCE: Tempero feito de feijão-de-corda e mamão-verde

Isaac Jerônimo

16h – LANCHONETE

Merenda: Delícias com sabores de Fernanda Soares e Isaac Jerônimo

16h30 – COZINHA SHOW

Mesa redonda: Ecologia dos saberes

Marcos Valença e Selene Penaforte

17h30 – TERRAÇO

Pôr do sol & Sabores

DJ Penaforte

Performance: Refino

Tiago Sant’Ana

18 dezembro

9h – COZINHA SHOW

Óleo de Batiputá: Valorização do óleo sagrado que alimenta e cura

Mateus Tremembé

9h45 – LANCHONETE

Merenda: Delícias com sabores do Ceará

10h15 – COZINHA SHOW

Fish Maria!: Valorização da pesca artesanal e aproveitamento integral dos pescados

Iury de Melo

11h – COZINHA SHOW

Mesa redonda: Soberania Alimentar e políticas públicas para cultura alimentar

Prof. Lourdes Vicente e Vera Saboya

12h – 13h / 18h – 21h – ENTRADA

Ação artística: Memórias do céu da boca

Raisa Christina

14h – COZINHA SHOW

Fermentos da K’ateenga: Bebidas e comidas fermentadas com leveduras selvagens da caatinga cearense

Vicente Monteiro

14h45 – LANCHONETE

Merenda: Delícias com sabores do Ceará

15h30 – COZINHA SHOW

Conversa com mentores sobre a experiência do  Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia 2019: Rodolfo Vilar, do projeto A.mar; Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, da Cia dos Fermentados; Adriano Lincoln, da Embrapa Agroindústria Tropical; Sandro Gouveia, do departamento de química analítica e físico-química ministrando disciplinas nos cursos de Química e Gastronomia da UFC; Jerônimo Villas Boas e Fábio Mena, da Reenvolver e Luíza Denardin, do Instituto Lixo Zero Brasil.

Publicidade

Grau Técnico inaugura nesta segunda-feira (25) unidade Cariri, a primeira da franquia no interior do Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

22 de novembro de 2019

Quinta escola da marca no Estado, no Juazeiro do Norte, tem capacidade para atender a dois mil alunos

Maior rede de franquia de cursos técnicos do Brasil, o Grau Técnico realiza na próxima segunda-feira (25) soft opening da unidade Cariri, no município de Juazeiro do Norte (CE), que abre para matrículas nesse mesmo dia. A nova escola funciona no bairro do Triângulo, na Avenida Deputado Leão Sampaio, nº 56, em frente à revendedora da Chevrolet Novo Rio. No primeiro dia, já são realizadas matrículas para os primeiros quatro cursos oferecidos pela unidade: administração, enfermagem, radiologia, segurança no trabalho. A escola visa atender a jovens de toda região do Cariri.

O novo centro educacional conta com nove salas de aulas e quatro laboratórios distribuídos em 1.400 metros quadrados, com capacidade para atender a dois mil alunos.

A escola possui ainda biblioteca, agência de encaminhamento profissional, setor comercial e acesso à internet, além de proporcionar ampla acessibilidade com rampa e banheiros para portadores de necessidades especiais. Futuramente terá um grande espaço para realização de feiras como a já famosa Feira da Oportunidades, que é sucesso absoluto em todo o Brasil.

Os cursos do Grau Técnico duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana e fornecimento gratuito de apostilas bem técnicas para os alunos a fim de prepará-los para o mercado, além de salas de aulas integradas aos laboratórios.

A nova unidade, que funciona nos turnos manhã, tarde e noite, selecionou recentemente profissionais locais para o setor comercial.

“Investimos na marca Grau Técnico por sua credibilidade, bem como por ser a rede de cursos Técnicos que mais cresce no País. Acreditamos que a região do Cariri Cearense merece ter uma unidade do Grau Técnico por seu potencial econômico e por ser uma região de grande expressividade em nosso Estado”, afirma a diretora executiva da unidade, Leni Ayres.

Excelência

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. A franquia se tornou uma grande oportunidade de negócio, para investidores, e de realização profissional, para a população brasileira que busca se colocar – ou se recolocar – no mercado de trabalho.

Com quase 60 unidades, presente em nas cinco Regiões do País – e com perspectiva de 200 escolas em operação até o fim de 2021 -, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria.

Fundado em 2010, o Grau Técnico conta com mais de 50 mil alunos ativos. Sua taxa de empregabilidade gira em torno de 75% e contabiliza mais de 34 mil alunos contratados pelo mercado de trabalho.

Contemplado em 2019, pelo sexto ano consecutivo, com o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Grau Técnico foi também reconhecido nos últimos cinco anos com o Prêmio IEL de Estágio – concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi –, por seus programas de estágio e acompanhamento profissional.

Em pesquisa da Deloitte, publicada na revista Exame, ficou em 1º lugar entre as empresas do segmento educação que mais crescem no Brasil em 34º no ranking geral das 100 empresas participantes da pesquisa. Também figurou entre as Melhores Franquias do Brasil (5 estrelas), pela revista PEGN (Pequenas Empresas, Grandes Negócios) ficando em 1º lugar entre as franquias do segmento educacional do Brasil.

Com a presença da marca planejada por meio de campanhas em diferentes meios e plataformas, o Grau Técnico vem se destacando ano a ano em pesquisas de recall sendo atualmente a marca mais lembrada em seu segmento.

Também integra o Grau Educacional a franquia Nível A, voltada para cursos profissionalizantes. Em breve o grupo começará a operar com as franquias Grau Médio Técnico, Colégio Grau e Faculdade Grau ampliando seu principal conceito de negócio, que é transformar a vida das pessoas.

No Ceará, o Grau Técnico já opera com quatro unidades na capital do Estado (Centro, Bezerra de Menezes, Montese e Washigton Soares) e agora abre sua quinta unidade no Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, município localizado a 491 quilômetros de Fortaleza. A marca planeja ainda mais quatro unidades no Ceará e está aberta a consultas para novos franqueados.

Serviço

Abertura do Grau Técnico Cariri – segunda-feira (25), na Avenida Deputado Leão Sampaio, 56, Triângulo, Juazeiro do Norte (CE). Telefone: (88) 3512-1014. Na internet: www.grautecnico.com.br; Facebook – /grautecnico e /grautecnicocariri; Instagram – @grau_tecnico e @grautecnicocariri. E-mail: cariri@grautecnico.com.br

Publicidade

Google Business Group promove workshop gratuito no Sindicato dos Contabilistas do Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

25 de setembro de 2019

 

 

Palestrantes vão mostrar como atrair mais clientes para as empresas de serviços usando ferramentas do Google

 

O Google Business Group realiza nesta quinta-feira (26) sua versão pocket e gratuita no Sindicato dos Contabilistas do Ceará (Sescap). O público terá acesso a informações privilegiadas nas palestras ministradas por Rodrigo Coifman e Felipe Caezar, agentes de confiança do Google no estado, sobre temas como posicionamento no Google, técnicas para alcançar mais clientes e ferramentas para aumentar a venda de serviços.

 

“Muitos empresários não sabem como começar a divulgar o próprio trabalho na internet e esse é um momento de abrir a mente para essa necessidade e para as possibilidades”, explica Caezar. “O Google não é apenas uma ferramenta de buscas. É possível aproveitar muitas de suas funcionalidades para a venda de serviços”, completa. O evento é voltado para contabilistas e demais empresários vinculados ao Sescap e a inscrição pode ser feita pela internet. O sindicato solicita que os inscritos levem, no dia do evento, um brinquedo novo. O arrecadado será doado para a Associação do Conselho Social de Educação e Esporte do Papicu.

 

O que é o Google Business Group

São grupos de eventos realizados por representantes e especialistas do Google que possuem certificados e conhecimento específicos em suas áreas, com o objetivo de conectar, informar e inspirar pessoas por meio de novas tecnologias e ideias.

 

Serviço

GBG Pocket: Como atrair mais clientes para as empresas de serviço com o Google

Data: 26/09

Horário: 14h

Local: Rua Eduardo Sabóia, 399 – Papicu

Investimento: 1 brinquedo novo

Inscrição: https://unisescap.elore.com.br/apresentacao/gbg-pocket-sescap-como-atrair-mais-clientes-para-as-empresas-de-servicos-com-o-google

 

Publicidade

Google Business Group promove workshop gratuito no Sindicato dos Contabilistas do Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

25 de setembro de 2019

 

 

Palestrantes vão mostrar como atrair mais clientes para as empresas de serviços usando ferramentas do Google

 

O Google Business Group realiza nesta quinta-feira (26) sua versão pocket e gratuita no Sindicato dos Contabilistas do Ceará (Sescap). O público terá acesso a informações privilegiadas nas palestras ministradas por Rodrigo Coifman e Felipe Caezar, agentes de confiança do Google no estado, sobre temas como posicionamento no Google, técnicas para alcançar mais clientes e ferramentas para aumentar a venda de serviços.

 

“Muitos empresários não sabem como começar a divulgar o próprio trabalho na internet e esse é um momento de abrir a mente para essa necessidade e para as possibilidades”, explica Caezar. “O Google não é apenas uma ferramenta de buscas. É possível aproveitar muitas de suas funcionalidades para a venda de serviços”, completa. O evento é voltado para contabilistas e demais empresários vinculados ao Sescap e a inscrição pode ser feita pela internet. O sindicato solicita que os inscritos levem, no dia do evento, um brinquedo novo. O arrecadado será doado para a Associação do Conselho Social de Educação e Esporte do Papicu.

 

O que é o Google Business Group

São grupos de eventos realizados por representantes e especialistas do Google que possuem certificados e conhecimento específicos em suas áreas, com o objetivo de conectar, informar e inspirar pessoas por meio de novas tecnologias e ideias.

 

Serviço

GBG Pocket: Como atrair mais clientes para as empresas de serviço com o Google

Data: 26/09

Horário: 14h

Local: Rua Eduardo Sabóia, 399 – Papicu

Investimento: 1 brinquedo novo

Inscrição: https://unisescap.elore.com.br/apresentacao/gbg-pocket-sescap-como-atrair-mais-clientes-para-as-empresas-de-servicos-com-o-google