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Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Responsabilidade social

Jornada Sustentável Ceará: Beach Park lidera ação que planeja tirar 30 toneladas de lixo do mar e das praias cearenses

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

16 de setembro de 2019

Ação faz parte de uma das maiores mobilizações de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos na praia, mangue e no oceano

O Beach Park promove durante o mês de setembro a Jornada Sustentável Ceará, parte de um dos maiores movimentos globais de ação social de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos. As ações irão incluir a limpeza da praia, do mangue e do oceano com voluntários, pescadores e mergulhadores, e o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti.

Com novas parcerias firmadas para 2019 com o projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, Limpa Brasil, Menos 1 Lixo, Aquasis, a Escola de Mergulhadores Mar do Ceará, a Colônia de Pescadores de Aquiraz – Z9 e a Associação Caatinga, a estimativa é aumentar para 500 o número de voluntários e realizar uma limpeza de 30 toneladas de lixo na cidade, na praia, no mar e no mangue. A ação ocorrerá no sábado, dia 28 de setembro, com concentração às 7 horas na Vila Azul do Mar.

A programação completa será lançada em um almoço para jornalistas, políticos, empresários e sociedade em geral no dia 19 de setembro no Beach Park, em Aquiraz.

Setembro é o Mês Internacional dos Mutirões de Limpeza de Praia marcado principalmente pelo movimento global World Clean up Day. Para se ter ideia da dimensão da iniciativa, em 2018 cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participaram do maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

No Brasil essa mobilização é liderada pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil.

Na edição de 2018, o Beach Park Entretenimento, com apoio da Pordunas, contou com 300 voluntários que coletaram mais de 23 toneladas de lixo no Porto das Dunas em sete dias. A associação fundada pelo Beach Park e formada por representantes de condomínios, empreendimentos e moradores do Porto das Dunas, realiza há 8 anos operações de limpeza na cidade, nas vias e na praia.

Os dias de 23 a 27 de setembro serão reservados para cuidar também do Rio Pacoti, um dos maiores rios da região, que banha o estado do Ceará e desagua no mar do Aquiraz. Em ação inédita, o Beach Park promoverá o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do rio em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) com a participação de 300 crianças das escolas públicas de Aquiraz, que além de plantar também terão aulas de educação ambiental.

Para essa atividade, o Beach Park contará com o apoio da Associação Caatinga, organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes.

Programação

Outras atividades estão programadas pelo Beach Park Entretenimento para o mês de setembro. Entre os dias 23 a 27, a Jornada Sustentável Ceará vai promover visitação de universidades e escolas, para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o tratamento de água das piscinas do Complexo. Na visita, os alunos entenderão como funciona o processo para o reuso da água na irrigação das áreas verdes. A ETE do Beach Park é referência no Estado do Ceará: funcionando 24 horas por dia, gera 3.200 m³/mês de água para irrigação além de reutilizar 168 m³ por mês para tratamento das piscinas através do sistema de retrolavagem dos filtros.

A sustentabilidade faz parte do negócio do Beach Park Entretenimento. São ações diárias de reuso da água, destinação correta de resíduos sólidos e redução do uso de plástico dentre outros cuidados que resultaram na certificação do selo ISO 14.001, reconhecimento internacional em gestão ambiental e norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que têm o compromisso de ampliar os negócios reduzindo o impacto ambiental.

Os interessados em participar desta e de outras atividades da Jornada Sustentável Ceará poderão se inscrever no http://blog.beachpark.com.br

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

Projeto Mares Limpos

O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. Ele tem duração de 5 anos e prevê ações capazes de contribuir para um cenário diferente da estimativa de que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente.

Limpa Brasil

Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 158 países.

No Brasil já foram realizadas intervenções em mais de 20 cidades com o objetivo promover a conscientização para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Com a participação de mais de 180 mil pessoas foram coletadas de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem.

Menos 1 Lixo

O Menos 1 lixo é um movimento sobre consumo consciente criado pela ativista ambiental Fe Cortez.  A organização, que tem como missão reduzir o número de descartáveis no mundo, atua através das dicas práticas do site e das redes sociais, palestras gratuitas em instituições públicas, consultorias, campanhas internas, produção de conteúdo e produção de copos personalizados para as empresas que buscam uma política consciente de seus impactos socioambientais.

Aquasis

A Aquasis é uma ONG, fundada há mais de 20 anos, que tem como missão proteger e evitar a extinção das espécies ameaçadas e habitats importantes no Nordeste do Brasil, com foco principal no Estado do Ceará. Possui uma equipe multidisciplinar, e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.

Escola de Mergulhadores Mar do Ceará

A Mar do Ceará – Escola e Operadora de Mergulho promove mergulho recreativo e estudos e pesquisas com foco nos naufrágios do litoral cearense. A Escola tornou-se referência no Brasil como o centro de mergulho recreativo que mais forma mergulhadores no Estado. Até 2018 já foram formados mais de 500 de mergulhadores, além da identificação de naufrágios e corais, organização de trips marinhas e a publicação do Atlas de Naufrágios do Ceará.

Associação Caatinga

Uma organização, sem fins lucrativos, fundada em 1998, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tem  como missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. A entidade desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, apoio à pesquisa para a conservação e articulação para a formulação de políticas públicas ambientais.

Pordunas

A Associação Pordunas foi fundada pelo Beach Park há 8 anos, é formada por empreendimentos e moradores do Porto das Dunas e tem como propósito desenvolver a região de forma sustentável.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com mais de 30 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearenses que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, capital do Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O AquaPark, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2017 a notável marca de um milhão de visitantes.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work (GPTW). Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park, o Beach ParkStudios – estúdio de animação próprio -, e o Ceará Show – primeiro espetáculo musical permanente no Estado.

Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park tem reconhecimento internacional de gestão ambiental com o selo ISO 14.001 – norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios. É sócio- da Pordunas, Associação que tem como objetivo desenvolver projetos e iniciativas sócio ambientalmente responsáveis para melhoria da qualidade de vida da região do Porto das Dunas, em Aquiraz-CE.

Serviços Beach Park:

Site: www.beachpark.com.br

Blog: http://blog.beachpark.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil

Instagram: https://instagram.com/beachpark

Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

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Lar Amigos de Jesus promove Mega Bazar para arrecadação de recursos

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

15 de setembro de 2019

Ao todo, 50 mil peças de roupas novas serão colocadas à venda para o público. Evento ocorre nos dias 1,2 e 3 no Ginásio Paulo Sarasate.

Associação dos Missionários da Solidariedade, Lar Amigos de Jesus, realiza, nos próximos dias 1, 2 e 3 de outubro, um Mega Bazar no Ginásio Paulo Sarasate. O evento contará com mais de 50 mil peças de roupas que serão vendidas com preços de fábrica da marca cearense Handara Lover’s. A entrada é gratuita.

     Com a arrecadação, a ideia é construir o “galpão da sustentabilidade”. “O espaço será destinado à colocação de material de reciclagem e marcenaria. Recebemos muitas doações de material reciclado, mas não temos um espaço apropriado para armazenar tudo, tampouco podemos prensar a quantidade de papelão que recebemos para transformá-lo em produto final pra venda”, explica Irmã Conceição, diretora da Instituição.

     Além de construir o espaço sustentável, o objetivo é adquirir as máquinas necessárias para os serviços de triagem e prensa dos materiais. “Depois, os nossos próprios colaboradores poderão fazer a coleta das doações nas casas das pessoas e comercializar o material reciclado”, ressalta Irmã Conceição.

 O Bazar

Todas as 50 mil peças disponíveis no Mega Bazar Lar Amigos de Jesus serão comercializadas com preço de fábrica, com blusas a partir de R$29,00 e calças jeans Handara a partir de R$69,90.  O evento, que ocorrerá no Ginásio Paulo Sarasate, contará com tendas serão separadas por numeração, consultoras de moda, música ao vivo durante os três dias e segurança.

     Os visitantes poderão escolher entre peças masculinas e femininas. O pagamento será realizado em dinheiro e cartão de crédito, com a opção de parcelamento em até três vezes. De acordo com a organização, os estoques passarão por reposição todos os dias. O Mega Bazar ocorrerá das 9h às 19h, nos dias 1, 2 e 3 de outubro.

Lar Amigos de Jesus

A instituição sem fins lucrativos, que este ano completa dez anos de funcionamento, oferece acolhimento, apoio e assistência a crianças e adolescentes de zero a 18 anos, para o tratamento médico contra o câncer e situação de vulnerabilidade. Por mês, cerca de 250 crianças são assistidas pelo Lar Amigos de Jesus.

     A associação é composta por uma sede humanizada com participação da sociedade, de religiosos, voluntários, e acolhe crianças de todos os estados brasileiros. Além do tratamento médico, outros serviços estão disponíveis no lar, como hospedagem, higiene, alimentação, alojamento, transporte e distribuição de medicamento. Entre atividades e projetos, oficinas de arte são ministradas, além do atendimento odontológico, social, acompanhamento educacional e outros programados pelos voluntários.

Handara e Lar Amigos de Jesus

 Há seis anos a Handara Lover’s e a instituição filantrópica promovem bazares beneficentes. Graças ao arrecadado nas últimas edições, foi possível construir um alojamento masculino para os acompanhamentos das crianças, além de manter os custos de manutenção do lar.

     “O investimento solidário resultou nas duas suítes masculinas para os acompanhantes. Temos a esperança de que o Mega Bazar de outubro será um sucesso”, disse a diretora do Lar.

     Para o CEO da Handara Lover’s, Lúcio Albuquerque, o momento é uma oportunidade para ajudar as crianças com câncer e para adquirir peças de qualidade com preços diferenciados. “É hora de vestir a causa do Lar Amigos de Jesus. Quem nunca contribuiu de forma direta ou indireta para a manutenção da instituição, chegou a hora”, afirma Lúcio.

SERVIÇO

Mega Bazar Lar Amigos de Jesus | Seja você também um aliado do bem

Data: 1,2 e 3 de outubro

Onde: Ginásio Paulo Sarasate – Rua Ildefonso Albano, 2050. Dionísio Torres – Fortaleza-CE

Horário: 9h às 19h

Informações: (88) 99778.0658 | Entrada gratuita

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Cervejaria Ambev faz blitz para conscientizar funcionários e alunos da UFC sobre consumo de álcool

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

14 de setembro de 2019

No dia de Responsa, o Campus do Pici recebeu materiais informativos e de comunicação sobre a campanha. Foram distribuídos kits e cerveja Brahma Zero, sem álcool, para os universitários

(Fotos: Aurélio Alves/ Agência LK)

 

Nesta sexta-feira (13), aconteceu o Dia de Responsa, evento anual da Cervejaria Ambev pela conscientização sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Ao todo, mais de 30 mil funcionários da companhia, dona de marcas como Skol, Brahma e a água AMA, percorreram mais de 1 milhão de bares, restaurantes e supermercados pelo país.

No Ceará, a rota envolveu cerca de 800 funcionários. Alunos e funcionários do Campus do Pici, em Fortaleza, foram conscientizados sobre o uso moderado de bebida alcoólica. A ação aconteceu no Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Ceará. Na oportunidade foram distribuídos kits e Brahma Zero, cerveja sem álcool.


(Fotos: Aurélio Alves/ Agência LK)

Para o estudante de Engenharia de Energia Renováveis, Marcus Rabelo, de 28, a ação é inteligente e oportuna. “É bacana a questão da faixa que vem desfocando quando você vai lendo, é justamente assim que acontece quando você vai ficando bêbado”, pondera.

Já para Ácacio Aguiar, formado em Mecatrônica e funcionário da UFC, o Dia de Responsa é importante para incentivar os jovens a terem responsabilidade. “No mundo de hoje, as pessoas não tem mais responsabilidade. A campanha faz com que elas pensem na sua vida e das outras”, afirma.


(Fotos: Aurélio Alves/ Agência LK)

A iniciativa foi celebrada em outros 24 países pela AB InBev, grupo do qual a Cervejaria Ambev faz parte. A campanha, que evolui a cada ano, contou com ações nas redes sociais, com reflexão sobre a necessidade de se beber com responsabilidade e gerar mais engajamento.

“Temos o papel de incentivar aquilo que acreditamos. E nós acreditamos que o consumo responsável e moderado é fundamental para toda a sociedade. Com isso, vem a questão de beber e não dirigir, menores de 18 anos não consumirem bebidas, e também não exagerar”, explica o diretor regional da Ambev, Roberto Mattos.

Durante a mobilização presencial, foram distribuído às equipes dos pontos de venda um ‘toolkit’ contendo materiais informativos e de comunicação. Os funcionários receberam uma cartilha com orientações sobre consumo inteligente nos ‘bares de responsa’, além de um vídeo e cartazes com frases e efeitos visuais que remetem ao tema.

“Quando você exagera na bebida, coisas simples se tornam um grande desafio, por exemplo, colocar a chave na fechadura. Bebendo com moderação podemos fazer todas as atividades sem problema nenhum”, finaliza Roberto.

Dia de responsa

O Dia de Responsa faz parte do Programa Ambev de Consumo Responsável. Lançada em 2003, a plataforma inclui iniciativas que fomentam políticas públicas e oferecem metas efetivas nas áreas de saúde, trânsito e educação. Essas ações contribuem com as metas globais da AB InBev para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo.

Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas.

Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade.

Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

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Shopping da capital realiza evento de adoção de gatos neste sábado (14)

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de setembro de 2019

 

 

Neste sábado (14), o North Shopping Fortaleza realiza, em parceria com o Grupo Protetores Independentes de Fortaleza, evento de adoção de gatos, das 13h às 17h. O evento ocorre no Acesso C, próximo ao Super Lagoa, e tem entrada gratuita.

Para adotar um bichinho é necessário passar por uma entrevista com o grupo organizador, ser maior de 18 anos, levar RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher cadastro e assinar termo de compromisso. Todos os animais disponíveis para adoção estão em boas condições de saúde, os adultos estarão castrados e vacinados, e os filhotes vermifugados. O grupo não receberá animais no dia do evento.

 

Serviço: Evento de adoção de gatos no North Shopping Fortaleza. Dia 14 de setembro (sábado), das 13h às 17h, no Acesso C, próximo ao Super Lagoa. Entrada gratuita. Informações: (85) 3404.3000 e www.northshoppingfortaleza.com.br.

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Senac Centro apoia o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com ações educativas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de setembro de 2019

“A Semana da Acessibilidade faz parte do projeto educacional da unidade trazendo diversas atividades gratuitas para o público geral ”

Debater a acessibilidade pontuando a atualização de temáticas prioritárias na sociedade é algo imprescindível diante da conquista de métodos adequados para tornar acessível condições e espaços às pessoas com deficiência ou com mobilidade urbana reduzida. Nesse contexto, o Senac, braço educacional do Sistema Fercomércio-CE, promove a segunda edição da Semana da Acessibilidade, que acontece de 16 a 20 de setembro, na unidade de Fortaleza, localizada no Centro.

Na ocasião, a unidade realizará diversas atividades gratuitas como forma de disseminar conhecimentos e fortalecer o vínculo social com o público externo. O evento é destinado para o público geral e a programação contempla palestras, rodas de conversas, oficinas de libra, peça teatral. As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/oZHjwpLBDcAUA4Fv6, até sábado (14/9).

Compreendendo que todos têm direito à cidadania, inclusão e igualdade, a Semana da Acessibilidade abordará assuntos que perpassam o contexto escolar tais como: autismo, acessibilidade e inclusão da pessoa surda. “Além disso, vamos contextualizar a ação ao “Setembro Amarelo”, que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que tem como base várias origens e frentes de enfrentamento”, informa a gerente do Centro de Educação Profissional do Senac Centro, Alcilane Mota.

A ação faz parte do calendário de atividades do projeto educacional do Senac Centro, com atividades de cunho inclusivo e alusivo à campanha do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado anualmente em 21 de setembro.

O evento contará com a participação de representantes de Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC) e Associação Fortaleza Azul.

As vagas são limitadas para cada atividade, conforme a programação. Mais informações: (85) 3270-5400.

Programação

SEMANA DA ACESSIBILIDADE – 16 a 20 de setembro 2019

16/09 Segunda

(TARDE – 15h às 17h) – Palestra de abertura

Dialogando sobre a acessibilidade: o que isso significa para você?

Instituição convidada: Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC)

17/09 Terça

TARDE (15h ÀS 17h) – Roda de conversa: Acessibilidade e diversidade: rompendo com as barreiras atitudinais

Convidados: Jovens com deficiência

NOITE (18h:30 às 21h:30) – Oficina de Libras

18/09 Quarta

MANHÃ (9h às 11h) – Roda de Conversa: Mitos e Verdades sobre o Autismo: desafios sociais a serem superados

Instituição convidada: Associação Fortaleza Azul

TARDE (15h às 17h) – Apresentação Cultural – Peça Teatral: Acessibilidade e exibição do curta “Ser Surdo”

Instituição convidada: Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Nogueira

19/09 Quinta

TARDE (13h:30 às 16h:30) – Oficina de Libras

(NOITE – 18h:30 ÀS 21h:30) – Oficina de Libras

20/09 Sexta

(TARDE – 13H:30 ÀS 16H:30) Oficina de Libras

SERVIÇO

Semana da Acessibilidade

Data: 16 a 20 de setembro Local: Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245.

Público: geral

Inscrições: gratuitas Link para inscrição: https://forms.gle/oZHjwpLBDcAUA4Fv6

 

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Grupo Marquise e Ecofor Ambiental promovem ação para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Praia, em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de setembro de 2019

O dia 21 de setembro é reservado para lembrar à população do mundo inteiro a importância de manter as praias limpas. Como faz todos os anos, a Ecofor realiza ações que despertem nas pessoas da capital o interesse em manter as praias limpas. Nesta edição, o trabalho de conscientização tem como cenário a Praia dos Crush, amanhã (14 de setembro).

A ação foi criada pela agência de publicidade BRAVO BBG e consiste no posicionamento de cadeiras salva-vidas, porém, em vez de em frente para o mar, elas ficarão voltadas para a areia, com atores vestidos com camisetas “salva-praia”, em alusão à figura do salva-vidas. Os mesmos observarão quem jogou lixo na areia e realizarão a ação educativa de forma lúdica e criativa. “O objetivo é que todos despertem para o cuidado com o Meio Ambiente e as pessoas chamem para si a responsabilidade de manter esse espaço, bem como toda a cidade, limpos. A praia é de todos, logo merece ter o cuidado de todos”, explica Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.

Essa iniciativa faz parte de um projeto bem maior e mais abrangente que o Grupo Marquise e Ecofor desenvolverão, em parceria a House Cultura & Cidadania e patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, no próximo ano, em Fortaleza: o ArtePraia consiste em intervenções artísticas nas praias, esse ambiente plural onde as pessoas estão descontraídas. A proposta é fazer com que os frequentadores do local interajam com a arte – que ocupa o espaço de areia da praia – e ao mesmo tempo despertem para a importância da preservação do Meio Ambiente. Os palcos serão as mais diversas praias da capital: Praia de Iracema e do Futuro, por exemplo.

“A aposta é que as pessoas possam provocar nelas mesmas situações mais reflexivas do que as que vivenciam em lugares como uma sala de exposição ou um museu, por exemplo. Na praia, as pessoas estão relaxadas e podem se aproximar das obras sem impedimentos preconcebidos”, pontua Gustavo Wanderley, da House Cultura & Cidadania. O trabalho já é realizado desde 2012, em Natal (RN).

Por meio dessas ações, a Ecofor visa despertar nas pessoas a importância de preservar a vida marinha, pois o bem-estar do planeta está diretamente ligado às condições dos oceanos, afinal, são eles que produzem a metade do oxigênio disponível, controlam as condições climáticas e fornecem alimentos a milhões de pessoas.

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Praça do Ferreira recebe serviços e ações voltadas à prevenção do suicídio

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de setembro de 2019

A Praça do Ferreira, no Centro da cidade, será palco, neste sábado (14) de um grande evento a favor da vida. O evento “Muda Junto: Pela Prevenção do Suicídio e Promoção da Vida”, liderado pelo Instituto Bia Dote, conta com a colaboração de mais de dez outras organizações não governamentais para levar acolhimento, escuta terapêutica, orientação, distribuição de abraços grátis, apresentações musicais, teatro, massoterapia, aplicação de reiki e serviços de saúde como aferição de glicemia e pressão arterial, dentre outros serviços e ações, todos gratuitos.

O evento contará ainda com apresentações e falas que irão explicar como as pessoas podem identificar aqueles que estão em risco e que precisam de ajuda, além de como e onde encontrá-la. Durante a manhã, entre as apresentações artísticas, a população participante também receberá dados, dicas e informações contra mitos e preconceitos, além de trabalhar uma maior conscientização sobre a importância de cuidar de si e do outro.

“A intenção do evento é fazer uma grande mobilização e conscientização junto à população de Fortaleza pela prevenção do suicídio e promoção da vida, através da solidariedade e do voluntariado, agregando as instituições e sociedade civil que trabalham o ano todo pela preservação e melhoria da vida. É importante levar esse tema para o coração da cidade e falar de forma simples, esclarecedora, respeitosa e acolhedora para que possa ser transformador. Falar é preciso!”, explica Lucinaura Diógenes, coordenadora do evento.

Toda a programação é realizada com o apoio de voluntários, assim como Nacy Fernando, do Projeto Enfermagem em Ação, que estará na ação ofertando serviços de saúde. Para ela, “é preciso abraçar essa causa e orientar as pessoas. É importante abordar esse tema para tentarmos reverter essa realidade atual. E essa ação causa impacto, pois consegue alcançar as pessoas. Um abraço, um apoio pode salvar vidas”, enfatiza.

O evento permitiu inscrições de voluntários por meio de cadastro no site fortalezasolidaria.org.br, portal do Fortaleza Solidária, movimento local ligado nacionalmente ao Transforma Brasil e visa alavancar os números de voluntariado na capital cearense, unindo Organizações Não Governamentais (ONGs) e projetos sociais à cidadãos que desejam ajudar as mesmas e não sabem como. As horas de trabalho voluntário ficarão registradas no seu perfil do voluntário, na plataforma, e irão compor um currículo social que pode ser impresso através no próprio portal.

:: Mais

O evento visa contribuir para o cuidado com a mental, prevenção e pósvenção do suicídio e promoção da vida que pode acarretar na diminuição alarmante número de casos notificados no Brasil. Em um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em dar um fim a sua vida. Anualmente, no mundo, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, o número é de 11 mil suicídios por ano, em média, segundo dados de 2017 do Sistema de Informação sobre Mortalidade, sendo a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, a taxa de suicídio de jovens entre 10 e 19 anos, apesar de ter tido queda de 17% no mundo, aumentou 24% nas grandes cidades brasileiras entre 2006 e 2015. O suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

:: Serviço
Evento: Muda Junto: Prevenção Pela Prevenção do Suicídio e Promoção da Vida
Data: 14/09 (sábado) de 8 as 14h.
Local: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto – Centro, Fortaleza-CE)

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Dia de Responsa terá blitz de conscientização no campus da UFC

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de setembro de 2019

Nesta sexta-feira (13), acontece o Dia de Responsa, evento anual da Cervejaria Ambev pela conscientização sobre o consumo inteligente de bebidas alcóolicas. Ao todo, mais de 30 mil funcionários da companhia, dona de marcas como Skol, Brahma e a água AMA, vão percorrer mais de 1 milhão de bares, restaurantes e supermercados pelo país.

Mais de 800 funcionários da Cervejaria Ambev do Ceará participaram na conscientização sobre beber com moderação. (FOTOS: Aurélio Lima)

No Ceará, a rota envolverá cerca de 800 funcionários. O ponto alto da mobilização em Fortaleza será no Campus do Pici, especificadamente no Centro de Tecnologia, da UFCCentro de Tecnologia, da UFC, das 11h às 13 horas. Os funcionários da cervejaria farão uma blitz para consicentizar os estudantes e funcionários sobre o uso moderado de bebida alcoólica. Na oportunidade serão distribuídos kits e Brahma Zero, cerveja sem álcool. A iniciativa é celebrada ainda em outros 24 países pela AB InBev, grupo do qual a Cervejaria Ambev faz parte.

Beber menos é beber certo

A campanha, que vem evoluindo a cada ano, contará desta vez com ações nas redes sociais da companhia, contribuindo para ampliar a reflexão sobre a necessidade de se beber com responsabilidade e gerar mais engajamento. Já durante a mobilização presencial, será distribuído às equipes dos pontos de venda um ‘toolkit’ contendo materiais informativos e de comunicação. Os funcionários receberão uma cartilha com orientações sobre consumo inteligente nos ‘bares de responsa’, além de um vídeo e cartazes com frases e efeitos visuais que remetem ao tema

“Nós sabemos do nosso papel e não temos interesse no lucro que venha do consumo indevido dos nossos produtos. Por isso, defendemos que a discussão sobre consumo moderado seja cada vez mais presente na vida das pessoas para que possamos avançar na consolidação de uma cultura de responsabilidade e respeito quando falamos sobre bebidas alcóolicas. No Dia de Responsa, levamos essas mensagens tanto para quem vende quanto para os consumidores, com o objetivo de que esse conhecimento se multiplique”, diz Anna Paula Alves, responsável pela plataforma de Consumo Inteligente da Cervejaria Ambev.

O Dia de Responsa faz parte do Programa Ambev de Consumo Responsável. Lançada em 2003, a plataforma inclui iniciativas que fomentam políticas públicas e oferecem metas efetivas nas áreas de saúde, trânsito e educação. Essas ações contribuem com as metas globais da AB InBev para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo.

Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas.

Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade.

Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

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Projeto ambiental promove plantio de mudas de mangue e mutirão de limpeza na praia

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

10 de setembro de 2019

Em celebração à Semana do Dia Mundial de Limpeza da Praia e Dia da Árvore, o Projeto “De Olho na Água” iniciou, nesta terça-feira (10/09), o replantio de 500 mudas de mangue no estuário da Barra Grande, em Icapuí.

A ação faz parte das atividades da iniciativa, cujo objetivo é promover a recuperação de manguezais em Icapuí por meio de ações que fomentem a educação ambiental, a conservação do meio ambiente, a geração de renda com atividades de baixo impacto e o protagonismo das comunidades.

O Projeto é mantido pela Fundação Brasil Cidadão (FBC), com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal, e existe há mais de dez anos. Além do replantio de mudas de mangue, haverá ainda roda de conversas com crianças do 3º e 5º ano sobre  “O lixo marinho e impactos socioambientais no Ecossistema Manguezal”; oficinas com crianças sobre “Meu lixo, minha responsabilidade”; blitz Ecológica com distribuição de mudas nativas de ypê e  mutirão de limpeza na praia do Requenguela, em Icapuí.

VEJA A PROGRAMAÇÃO
13/09
8h: Roda de Conversa na Escola Mizinha sobre “O lixo marinho e impactos socioambientais
no Ecossistema Manguezal”, com alunos do 5º ano “A” e 3° ano “A”
Roda de Conversa na Escola Mizinha sobre “Lixo marinho e interações com mamíferos marinhos”

14/09
7h: Oficina com as crianças da comunidade do Requenguela sobre “Meu lixo, minha responsabilidade”
Blitz Ecológica com distribuição de mudas nativas de ypê

21/09
7h: Mutirão de limpeza – Requenguela
15h: Replantio de 500 mudas de mangue

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Educar para Transformar recebe propostas que transformam a realidade de escolas públicas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

10 de setembro de 2019

A 7° edição da Chamada Pública de Projetos do Instituto MRV pretende estimular novas formas de aprendizados nas instituições de ensino. A organização sem fins lucrativos apoiará os projetos mais votados durante dois anos com capacitação e um aporte financeiro de R$ 160 mil.

Transformar a realidade de escolas públicas do Brasil, oferecendo acesso à outras possibilidades de aprendizagem, esses são os objetivos da 7° edição do Educar Para Transformar, Chamada Pública do Instituto MRV, que abriu suas inscrições esta semana.

A iniciativa convida para participar do processo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuem em parceria com escolas da rede pública de ensino fundamental II e médio, localizadas em algumas das cidades em que a MRV possui empreendimentos (veja lista abaixo).  As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro.

Os projetos passarão por avaliação interna e em seguida, os selecionados serão disponibilizados para votação popular. Os mais votados receberão um aporte financeiro no valor de R$ 160 mil, capacitações e acompanhamento do Instituto MRV pelo período de dois anos. A edição foi idealizada para promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.

Os projetos devem atuar nas seguintes cidades:

Cidade Estado
Aparecida de Goiânia GO
Aracaju SE
Belo Horizonte MG
Betim MG
Brasília DF
Campinas SP
Campo Grande MS
Canoas RS
Caxias do Sul RS
Contagem MG
Cuiabá MT
Curitiba PR
Duque de Caxias RJ
Feira de Santana BA
Fortaleza CE
Goiânia GO
Gravataí RS
Guarulhos SP
Jaboatão dos Guararapes/Recife PE
João Pessoa PB
Joinville SC
Jundiaí SP
Limeira SP
Londrina PR
Maceió AL
Manaus AM
Maringá PR
Mogi das Cruzes SP
Natal RN
Nova Iguaçu RJ
Palmas TO
Paulínia SP
Paulista PE
Pindamonhangaba SP
Piracicaba SP
Poá SP
Porto Alegre RS
Ribeirão das Neves MG
Ribeirão Preto SP
Rio de Janeiro RJ
Salvador BA
Santa Luzia MG
São Gonçalo RJ
São José SC
São José dos Campos SP
São José dos Pinhais PR
São Leopoldo RS
São Luís MA
São Paulo SP
Serra ES
Sorocaba SP
Suzano SP
Teresina PI
Valparaíso de Goiás GO
Várzea Grande MT

Sobre o Instituto MRV

Fundado em 2014 pela MRV, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2018, foram investidos mais de R$ 6 milhões em projetos como Educar para Transformar – Chamada Pública de Projetos, MRV Voluntários e Seu filho, Nosso futuro; além de apoio a importantes instituições. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

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Educar para Transformar recebe propostas que transformam a realidade de escolas públicas

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

10 de setembro de 2019

A 7° edição da Chamada Pública de Projetos do Instituto MRV pretende estimular novas formas de aprendizados nas instituições de ensino. A organização sem fins lucrativos apoiará os projetos mais votados durante dois anos com capacitação e um aporte financeiro de R$ 160 mil.

Transformar a realidade de escolas públicas do Brasil, oferecendo acesso à outras possibilidades de aprendizagem, esses são os objetivos da 7° edição do Educar Para Transformar, Chamada Pública do Instituto MRV, que abriu suas inscrições esta semana.

A iniciativa convida para participar do processo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuem em parceria com escolas da rede pública de ensino fundamental II e médio, localizadas em algumas das cidades em que a MRV possui empreendimentos (veja lista abaixo).  As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro.

Os projetos passarão por avaliação interna e em seguida, os selecionados serão disponibilizados para votação popular. Os mais votados receberão um aporte financeiro no valor de R$ 160 mil, capacitações e acompanhamento do Instituto MRV pelo período de dois anos. A edição foi idealizada para promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.

Os projetos devem atuar nas seguintes cidades:

Cidade Estado
Aparecida de Goiânia GO
Aracaju SE
Belo Horizonte MG
Betim MG
Brasília DF
Campinas SP
Campo Grande MS
Canoas RS
Caxias do Sul RS
Contagem MG
Cuiabá MT
Curitiba PR
Duque de Caxias RJ
Feira de Santana BA
Fortaleza CE
Goiânia GO
Gravataí RS
Guarulhos SP
Jaboatão dos Guararapes/Recife PE
João Pessoa PB
Joinville SC
Jundiaí SP
Limeira SP
Londrina PR
Maceió AL
Manaus AM
Maringá PR
Mogi das Cruzes SP
Natal RN
Nova Iguaçu RJ
Palmas TO
Paulínia SP
Paulista PE
Pindamonhangaba SP
Piracicaba SP
Poá SP
Porto Alegre RS
Ribeirão das Neves MG
Ribeirão Preto SP
Rio de Janeiro RJ
Salvador BA
Santa Luzia MG
São Gonçalo RJ
São José SC
São José dos Campos SP
São José dos Pinhais PR
São Leopoldo RS
São Luís MA
São Paulo SP
Serra ES
Sorocaba SP
Suzano SP
Teresina PI
Valparaíso de Goiás GO
Várzea Grande MT

Sobre o Instituto MRV

Fundado em 2014 pela MRV, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2018, foram investidos mais de R$ 6 milhões em projetos como Educar para Transformar – Chamada Pública de Projetos, MRV Voluntários e Seu filho, Nosso futuro; além de apoio a importantes instituições. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.