News Maranguape
por Dadynha Saturnino
PersonalidadeMaranguapense
Maranguapense Samya Abreu confirmada no Criança Esperança 2019
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
23 de julho de 2019
A maranguapense e mini recitadora de cordeis Samya Abreu é presença confirmada no Programa Criança Esperança 2019, tradicional evento transmitido pela Rede Globo de Televisão há mais de 30 anos com o objetivo de arrecadar doações para apoiar programas sociais que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Sandy & Júnior, Ivete Sangalo, Anitta e Iza são algumas das estrelas da música brasileira que se apresentarão no palco do Criança Esperança.
Samya Abreu tem nove (09) anos de idade, nasceu e mora com os pais Francisco e Layanne e o irmão Alberto em Itapebuçu, Distrito da Zona rural de Maranguape – Ceará, terra de Chico Anysio. Ela aprendeu a ler com apenas cinco aninhos e algum tempo depois iniciou sua paixão pela Literatura de Cordel , chegando a declamar cordeis de até sete minutos de duração. Em março de 2018, esta jornalista (Dadynha Saturnino) descobriu o seu talento e a menina foi parar no Programa Gente na TV, em reportagem exclusiva da apresentadora Lorrane Cabral. A partir daí, Samya viu seu talento ser reconhecido com o surgimento de inúmeros convites para declamar cordeis em eventos locais, estaduais e até nacionais. Em pouco mais de um ano, já integra o Grupo Mulheres do Brasil e realizou diversas apresentações em eventos pelo país (Casa da Mulher Brasileira, Assembléia Legislativa, Theatro José de Alencar, Festival Brasileiro de Cordéis e 12º Encontro de Mulheres Pague Menos, em Fortaleza-CE; Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo-SP; Primeiro Woll da América Latina, no Rio de Janeiro-RJ e Movimento Feminino Viver Mulher, em Salvador-BA), participações em programas de rádio (Verdes Mares, com Tom Barros e Paulo Oliveira) e de TV (Gente na TV, Nosso Nordeste, João Inácio Show, Nordeste Rural, Se Liga e Encontro com Fátima Bernardes) além de apresentações também em eventos da Prefeitura de Maranguape.

Samya Abreu cordelista maranguapense na Casa Chico Anysio com a jornalista Dadynha Saturnino, do Blog News Maranguape. Arquivo pessoal
Seus vídeos bombam nas redes sociais e um deles já alcança a marca de mais de 2.903.658 visualizações. Mas, quem a vê sorrindo e distribuindo simpatia e inteligência por onde passa, não tem ideia que mesmo tão pequenininha já enfrentou diversos desafios, entre eles a luta pela vida durantes os primeiros anos de vida para vencer um grave problema de bexiga desde que nasceu, resultou em várias internações, uso de sonda e cirurgias. Samya compartilha videos-declamações com os seus seguidores em seu canal do Youtube , no perfil do facebook e fan page Samia Abreu e Suas Histórias e também no instagram . A história de vida, superação, conquistas e alegrias da menina do interior literalmente, emociona e encanta a todos.
O Programa Criança Esperança vai ao ar no dia 19 de agosto.
leia tudo sobre
Lançamento do livro biográfico sobre Paulo Neves acontece nesta quarta (01), em Maranguape
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
01 de junho de 2016
O lançamento do livro biográfico Paulo Roberto Pereira Neves – Uma vida que merece respeito acontece nesta quarta (01), às 19h30min, na Câmara Municipal de Maranguape, terra natal do homenageado e do autor da obra, o escritor Odailson da Silva. Dividida em sete (07) capítulos que abordam as faces de empreendedor, ambientalista, intelectual e economista Paulo Neves, a biografia também trás informações sobre a famosa lenda de Laíla, e outras histórias que remetem às origens do município.

Escritor Odailson da Silva lança biografia do jornalista Paulo Roberto Pereira Neves – uma vida que merece respeito. Divulgação
O homenageado
Paulo Roberto Pereira Neves é ex-presidente da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior), controlador do Sistema MultClub (Icaraí Clube de Praia e Cascatinha Clube de Serra) e membro de várias entidades de classe e de movimentos de defesa da preservação ambiental no Ceará.
Maranguapense Vanin do Acordeon homenageia o conterrâneo Lambevara
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
06 de Fevereiro de 2016
Maranguapense Vanin do Acordeon homenageia neste vídeo o conterrâneo e também sanfoneiro “LambeVara”, que ficou conhecido na cidade por sua técnica própria e pela paixão pelo frevo.
Confiram:
leia tudo sobre
Maranguapense Monsenhor Mauro Gurgel completa 94 anos de vida nesta terça (22)
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
22 de dezembro de 2015
Maranguape está em festa: seu ilustre, importante e querido filho Mauro Gurgel Braga Herbster (Monsenhor/Padre Mauro) completa 94 anos de vida nesta terça (22), 14 dias após a comemoração dos seus 70 anos de ordenação sacerdotal. Registramos o nosso afeto, respeito, votos de muita saúde e paz em nome dos nossos leitores e de todos os paroquianos de Nossa Senhora da Penha (padroeira de sua terra natal), do Mucuripe, do São Gerardo, do Mulungu, de Pedra Branca entre outras cidades em que foi vigário. Parabéns, Monsenhor!

Padre Mauro acompanhado do Monsenhor João Jorge, Padre Rafhael Maciel e Ministros da Eucaristia após a Santa Missa em ação de graças pelos seus 70 anos de sacerdócio completados no dia oito de dezembro. Foto Dadynha Saturnino
Leia mais: Blog News Maranguape entrevista o Monsenhor Mauro Herbster
Morre Elano de Paula, maranguapense e irmão mais velho de Chico Anysio
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
17 de Abril de 2015
Elano de Paula, 92 anos, maranguapense e irmão mais velho de Chico Anysio (in memoriam), faleceu de infecção respiratória na manhã desta sexta (17), em Fortaleza. Seu corpo será velado no Salão Funerário Ethernus a partir das 17hs. Posteriormente a família repassará todas as informações sobre a realização de Missa e cremação.

Elano na Casa Chico Anysio com a réplica de Pantaleão, um dos personagens do irmão. Foto Dadynha Saturnino
Maranguape
Elano nasceu em primeiro de fevereiro de 1923, no Sítio Ipú, no bairro do Parque das Rosas, em Maranguape-CE e ali morou até a adolescência com os pais e irmãos. Sempre que possível vinha à terra natal com a esposa Lú Oliveira acompanhados do motorista Medeiros e do casal de amigos humorista Jader Soares (Zebrinha/Embaixador do Instituto Chico Anysio no Ceará) e a esposa fonoaudióloga Socorro Távora. Participou de Missas em memória do irmão Chico Anysio, colaborou com a pesquisa da jornalista e cineasta carioca Ellen Ferreira (em parceria com esta comunicadora local) para a Biografia autorizada de Chico (lançamento em breve) e de eventos institucionais. Em outro momento, recebeu para almoço em sua cobertura, em Fortaleza, os amigos e o irmão Zelito Viana, a cunhada Vera Viana (ambos cineastas), o sobrinho e ator Marcos Palmeira, o Advogado Nilo Tabosa e as maranguapenses contadora Madeline Cordeiro e jornalista Dadynha Saturnino. Abaixo alguns registros desses encontros:
Personalidade: humorista Eltom Andrade é destaque no Blog News Maranguape
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
22 de Abril de 2014
No último dia 12 de abril comemoramos o Dia Nacional do Humor, dia de nascimento do saudoso maranguapense Chico Anysio – maior comediante que este país já teve – falecido em 23 de março de 2012 e que se estivesse vivo teria completado 83 anos e através dos seus programas de televisão deu oportunidades, incentivou e descobriu talentos cearenses além de sempre divulgar sua terra natal. Conhecido como o “Estado do humor,” o Ceará é berço de ótimos humoristas, alguns já alcançaram a sonhada fama, outros ainda estão no anonimato, mas, todos tem algo em comum: a facilidade em fazer o outro rir. E, como conterrânea de Chico, apresentamos uma homenagem ao humorista Eltom Andrade.
Francisco Eltom Alves de Andrade, o Eltom Andrade, natural de Cascavel, há oito anos adotou a terra do gênio como a sua de coração e em todos os seus shows leva o público às gargalhadas com ótimas apresentações de mágica e humor. Tem 27 anos e há quase uma década descobriu o seu talento e vocação: fazer graça! Pode parecer uma tarefa fácil, mas, engana-se quem assim pensa. Aos seis anos de idade, morando na rua, fez apresentações em Praças Públicas de Fortaleza (cito José de Alencar, Leões, Ferreira entre outras). Aos 15 saiu das ruas, fez cursos de teatro e fortaleceu mais e mais a vocação para as artes: foi mágico e durante dois anos trabalhou como ator na Companhia Elétrica do Ceará – Coelce. Posteriormente fez parte do quadro de profissionais de vários circos atuando como mágico e palhaço no Circo Mágico Show, Europeu, do Motoca. Foi professor de teatro na Agência de Modelos Elenco & Cia e durante um ano apresentou o Programa de rádio Café com Riso na Maranguape FM. É criador dos personagens Paitinga, Seu Neo, Zé do Bar, Valdiney, Chiquita Bacana, Palhaço Titolé entre outros e já participou do Programa “Tudo é possível” e “Astros.”Durante dois anos integrou o elenco da Vila do Riso numa TV local. Atualmente se apresenta no “Restaurante Beira Mar Grill” uma famosa casa de shows que concentra os maiores nomes do humor cearense. Confira abaixo uma rápida entrevista que o humorista nos concedeu:
BNM – Qual o maior desafio que os humoristas enfrentam para sobreviver da profissão? O que é o Laboratório do Riso e qual objetivo principal?
EA – A desvalorização e a desunião entre a classe sem falar, principalmente, que tem dono de casas de show que querem dar mixaria de R$60 a R$100 pra uma hora de show. O Laboratório do Riso serve pros humoristas encontrarem-se para troca de experiências, debater sobre novidades (editais direcionados ao humor) e a cada encontro temos o direito de subir no palco pra poder testar novas piadas, novos textos e pegar novas opiniões.
BNM – Quem é seu ídolo?
EA – Tenho três em especial: Jessier Quirino, Leandro Hassum e claro, o grande e inesquecível Chico Anysio.
BNM – Qual aprendizado você teve e o que gostaria de ter aprendido com Chico?
EA – Que nunca devemos desistir de um sonho e sempre estar em constante pesquisa pra fazer um bom trabalho. Gostaria de ter divido palco com Ele e aprendido a entender as mulheres, rsrsrsrsr. No meu ponto de vista, Maranguape deve muito a Chico. Não só deve muito ao nosso grande mestre como também deixa muito a desejar com os artistas da terra como músicos, atores, dançarinos e etc. Infelizmente a cidade ainda não se deu conta dos tesouros que ela guarda, temos muito que aprender sobre nossa terra.
BNM – Qual seu sonho profissional e que mensagem você deixa sobre o Dia Nacional do Humor?
EA – Ir pro Programa do Faustão e me apresentar no Teatro José de Alencar, rsrsrsrsrs… O Dia Nacional do Humor é um dia único e sem igual, pois nesse dia sabemos que fazemos algo pelas pessoas, como tirar um sorriso daquele que está passando por um problema em casa ou no trabalho e já é uma grande recompensa: “Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse a você.” rsrsrss.
Contato:
Humorista Eltom Andrade
(85) 8818-7087/ 8818-7455/ 9960-9738
Link para o Site do humorista Eltom Andrade
Personalidade: humorista Eltom Andrade é destaque no Blog News Maranguape
Por Dadynha Saturnino em PersonalidadeMaranguapense
22 de Abril de 2014
No último dia 12 de abril comemoramos o Dia Nacional do Humor, dia de nascimento do saudoso maranguapense Chico Anysio – maior comediante que este país já teve – falecido em 23 de março de 2012 e que se estivesse vivo teria completado 83 anos e através dos seus programas de televisão deu oportunidades, incentivou e descobriu talentos cearenses além de sempre divulgar sua terra natal. Conhecido como o “Estado do humor,” o Ceará é berço de ótimos humoristas, alguns já alcançaram a sonhada fama, outros ainda estão no anonimato, mas, todos tem algo em comum: a facilidade em fazer o outro rir. E, como conterrânea de Chico, apresentamos uma homenagem ao humorista Eltom Andrade.
Francisco Eltom Alves de Andrade, o Eltom Andrade, natural de Cascavel, há oito anos adotou a terra do gênio como a sua de coração e em todos os seus shows leva o público às gargalhadas com ótimas apresentações de mágica e humor. Tem 27 anos e há quase uma década descobriu o seu talento e vocação: fazer graça! Pode parecer uma tarefa fácil, mas, engana-se quem assim pensa. Aos seis anos de idade, morando na rua, fez apresentações em Praças Públicas de Fortaleza (cito José de Alencar, Leões, Ferreira entre outras). Aos 15 saiu das ruas, fez cursos de teatro e fortaleceu mais e mais a vocação para as artes: foi mágico e durante dois anos trabalhou como ator na Companhia Elétrica do Ceará – Coelce. Posteriormente fez parte do quadro de profissionais de vários circos atuando como mágico e palhaço no Circo Mágico Show, Europeu, do Motoca. Foi professor de teatro na Agência de Modelos Elenco & Cia e durante um ano apresentou o Programa de rádio Café com Riso na Maranguape FM. É criador dos personagens Paitinga, Seu Neo, Zé do Bar, Valdiney, Chiquita Bacana, Palhaço Titolé entre outros e já participou do Programa “Tudo é possível” e “Astros.”Durante dois anos integrou o elenco da Vila do Riso numa TV local. Atualmente se apresenta no “Restaurante Beira Mar Grill” uma famosa casa de shows que concentra os maiores nomes do humor cearense. Confira abaixo uma rápida entrevista que o humorista nos concedeu:
BNM – Qual o maior desafio que os humoristas enfrentam para sobreviver da profissão? O que é o Laboratório do Riso e qual objetivo principal?
EA – A desvalorização e a desunião entre a classe sem falar, principalmente, que tem dono de casas de show que querem dar mixaria de R$60 a R$100 pra uma hora de show. O Laboratório do Riso serve pros humoristas encontrarem-se para troca de experiências, debater sobre novidades (editais direcionados ao humor) e a cada encontro temos o direito de subir no palco pra poder testar novas piadas, novos textos e pegar novas opiniões.
BNM – Quem é seu ídolo?
EA – Tenho três em especial: Jessier Quirino, Leandro Hassum e claro, o grande e inesquecível Chico Anysio.
BNM – Qual aprendizado você teve e o que gostaria de ter aprendido com Chico?
EA – Que nunca devemos desistir de um sonho e sempre estar em constante pesquisa pra fazer um bom trabalho. Gostaria de ter divido palco com Ele e aprendido a entender as mulheres, rsrsrsrsr. No meu ponto de vista, Maranguape deve muito a Chico. Não só deve muito ao nosso grande mestre como também deixa muito a desejar com os artistas da terra como músicos, atores, dançarinos e etc. Infelizmente a cidade ainda não se deu conta dos tesouros que ela guarda, temos muito que aprender sobre nossa terra.
BNM – Qual seu sonho profissional e que mensagem você deixa sobre o Dia Nacional do Humor?
EA – Ir pro Programa do Faustão e me apresentar no Teatro José de Alencar, rsrsrsrsrs… O Dia Nacional do Humor é um dia único e sem igual, pois nesse dia sabemos que fazemos algo pelas pessoas, como tirar um sorriso daquele que está passando por um problema em casa ou no trabalho e já é uma grande recompensa: “Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse a você.” rsrsrss.
Contato:
Humorista Eltom Andrade
(85) 8818-7087/ 8818-7455/ 9960-9738
Link para o Site do humorista Eltom Andrade