ESPORTES Archives - MOUSE OU MENOS 
Publicidade

MOUSE OU MENOS

por Nonato Albuquerque

ESPORTES

Os bárbaros estão de volta

Por Nonato Albuquerque em ARTIGO, ESPORTES, SEGURANÇA

27 de agosto de 2015

Pense num assunto batido, manjado, mas que sempre volta à tona. Se pensou em vandalismo em dias de futebol, a-cer-tou em cheio. Esse tipo de manifestação inconsequente, voltou a se repetir ontem à noite em vários pontos da cidade, e em especial no bairro de Antonio Bezerra. Vândalos que atuam na facção MOFI-Movimento Organizado(?) Força Independente, chegaram, mais uma vez, a elencar uma série de violências pelas ruas do bairro. Um bando de insanos iam destruindo tudo o que encontravam pela frente. Destruíram uma moto que estava no caminho. Atacaram um torcedor que estava com camiseta do time paulista, como se isso pudesse reverter situações adversas do time.

Não é a primeira, provavelmente, não será a última vez que cenas desse tipo de vandalismo se repetem. E elas só se multiplicam porque não há uma preocupação das autoridades em identificar os autores desses desmandos e, com isso, puni-los severamente. Essa intolerância precisa ser corrigida.

Hoje em dia, câmeras estão dispostas por todos os lugares. Vídeos de amadores são feitos por testemunhas que colhem os flagrantes da violência e os disponibilizam nas redes sociais. O que falta para chamá-los à responsabilidade? Não se pode contemporizar, isto é, não se pode ser fraco com esse tipo de vândalos que se travestem de torcedores e impõem a desordem por onde transitam, como se fosse uma horda de bárbaros incontroláveis.

Quando dirigentes de times, responsáveis pelos estádios e a própria autoridade policial começarem a impor respeito, certamente que esses descalabros vão diminuir. Pelo menos, isso. Pois ninguém é ingênuo para achar que atitudes como essa da raça humana possam ser revertidas da noite para o dia.

leia tudo sobre

Publicidade

‘Iazul’ para explicar o Brasil de ontem

Por Nonato Albuquerque em ARTIGO, ESPORTES

09 de julho de 2014

Esse é um país fabuloso. Que consegue ser surpreendido pelo imprevisto, mas com uma facilidade enorme, rapidamente se recomopõe e faz piada de sua própria desgraça. Esse é o país que tira lições do fracasso e que se recupera dos desastres com a mesma facilidade com que se eleva nas horas de alegria.

O escritor brasileiro Malba Tahan conta que há uma expressão da Pérsia, “iazul” que significa “”tudo passa”.

Quando o homem atravessa períodos de felicidade, de alegria cor-de-rosa, de sorte e tranquilidade, deve pensar no futuro e ser cometido em suas expansões, sóbrio em suas atividades – convém que o afortunado não esqueça: iazul. Tudo passa!

A roda do destino é incerta; a vida é cheia de mudanças. Há ocasiões, porém, em que nos sentimos marcados pelos sofrimentos, feridos pelas desgraças, caminhando sob a nuvem da má sorte, da ruína e atingidos pelos golpes imprevistos doo infortúnio. Para que o ânimo volte ao nosso espírito, proferimos cheios de fé, fortalecidos pela esperança “iazul” (tudo passa!). Sim, tudo passa!

Virão dias melhores, dias calmos, dias felizes. A prosperidade e a boa sorte voltarão a iluminar a nossa jornada; a saúde será reconquistada; a serenidade procurará pouso em nosso atribulado coração.

Iazul, a palavra contida no anel é mágica. Alivia e abranda as tristezas dos infelizes; controla e arrefece as alegrias alucinadas dos exaltados…

Diante do resultado infeliz da seleção brasileira, levantar a cabeça, lembrar que é apenas um jogo. A vida tem uma partida melhor a ser enfrentada no dia a dia, com a decisão de qualificá-la cada vez mais. Por isso, essa lição do escritor Malba Tahan hoje para todos nós que nos ambientamos nessa enorme ressaca dos 7 a 1.

Tudo passa!

leia tudo sobre

Publicidade

Uma histórica leitura sobre o fenômeno dos hinos na copa

Por Nonato Albuquerque em ARTIGO, COMPORTAMENTO, ESPORTES

28 de junho de 2014

O jornal chileno ‘El Mercúrio’ fez um curioso levantamento dos hinos que são entoados nas arenas onde acontece a Copa da FIFA.
O autor do artigo, Jean Pierre Egoaguirre, destaca o fenômeno dos hinos entoados nas arenas brasileiras e lembra os sentimentos que hinos como ‘La Marsellesa’ provocaram. 
O imperador Napoleão reagiu assim: “Esta música vai nos salvar de muitos canhões”, teria dito o imperador de notar que a letra enaltecia o espirito guerreiro do povo francês. 
Esse sentimento nacionalista se repetiria durante a ocupação nazista, tornando-se o tema da resistência. 
“Hoje […] não só os franceses, como os chilenos, brasileiros e colombianos são os que mais se destacam pela estremecedora entoação de seus hinos”. E chega a dizer que o campeonato tem se revelado uma vitrine das canções oficiais dos países.
 
E passa a narrar em “A Batalha dos Hinos Nacionais”, as histórias e controvérsias que estão além da copa do mundo. Leia o original AQUI.

leia tudo sobre

Publicidade

O drible feminino na Copa da FIFA

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

25 de novembro de 2013

Quem esperava ver no calendário de 2014 os nomes famosos do futebol para celebrar o ano da Copa do Mundo no Brasil, vai ter uma surpresa ainda melhor. A primeira folhinha do ano novo que chega ao nosso conhecimento é totalmente formado por jogadoras num drible que a produtora passou na própria FIFA, a empresa de quem se esperava a confecção do calendário com os astros milionários. O resultado não ficou mouse ou menos; ficou mais mesmo.
 

 

leia tudo sobre

Publicidade

FADEC INFORMA: SAI CAXIROLA, ENTRA RÓI RÓI

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

08 de junho de 2013

Onde é mesmo que alguém ouviu falar dessa campanha que deseja integrar o rói rói como a ‘nova vuvuzela’? A UOL caiu na pauta. Pensando bem, acho que alguém tem um boxe no Mercado Central e está precisando desovar a mercadoria encalhada. 

NORDESTE // COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Brinquedo artesanal ganha campanha para se tornar a ‘nova vuvuzela’ no Ceará

c0eb23f87b7556a3ee0ab3e1ed138c9d

* FADEC é pura molecagem cearense

leia tudo sobre

Publicidade

APENAS 3 TIMES DO BRASIL ENTRE OS 100 CLUBES DE MAIOR PÚBLICO

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

25 de outubro de 2012

Com licença do pessoal do esporte – Fernando Grazziani, Fabiane Kaczan e Jussiê Cunha -, mas deixa eu invadir um pouco a área deles para dar um pitaco. O Brasil, francamente, deixou de ser o País do futebol. Que o diga o ranking dos 100 clubes de maior público.

A lista foi divulgada esta semana pelo Pluri Consultoria e nela aparecem apenas três times do Brasil. Santa Cruz, da série C, e Corinthians e Bahia, da série A. O Santa Cruz aparece na 39ª colocação, com média de 36.916 mil torcedores. Depois, o Corinthians, em 65º lugar, com 29.424, e o Ba hia, 100º lugar, com 22.741.

Pelo ranking, a Alemanha é a campeã de times entre os 100 primeiros, com 22 clubes. A Inglaterra tem 20 e a Espanha, 12. A Itália aparece em seguida, com seis. Na média, os três clubes brasileiros no top 100 têm 66,3% de ocupação de seus estádios.
Se a gente expandir um pouco a lista para as 200 maiores médias de público, mais seis brasileiros entram na contagem: São Paulo (112º; 21,5 mil), Flamengo(135º; 19 mil), Internacional (143º; 18,2 mil), Coritiba (147º; 18,1 mil), Vasco (172º; 16,9 mil) e Grêmio (184º; 16,4 mil).

leia tudo sobre

Publicidade

TÉCNICO DO CEARÁ BOTA BONECO LITERALMENTE

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

05 de julho de 2012

E, quem diria, PC Gusmão, está literalmente botando boneco.

É que o técnico do Ceará Sporting resolveu, de uma hora para outra,  adotar bonecos gigantes no campo durante os treinamentos do time. E bastou o anúncio disso para que ele caísse na  boca dos críticos esportivos da radiofonia cearense, considerando a ideia absurda.

Segundo um torcedor alvinegro, Gusmão teria se inspirado em similares usados por um time de Bilbao, lá na Espanha. Lá, bonecos infláveis – semelhantes aos do tipo ‘João Teimoso’ –  são colocados nos treinamentos.

PC só c0rre um risco: se o time começar a ter resultados negativos, vão acabar batizando os bonecos de Gusmão Teimoso.

leia tudo sobre

Publicidade

O QUE SIGNIFICA A LOGOMARCA DA EUROCOPA

Por Nonato Albuquerque em COMUNICAÇÃO, ESPORTES

15 de junho de 2012

Quem acompanha as transmissões da Eurocopa pela Jangadeiro, aqui em Fortaleza, deve ter reparado no símbolo do evento, a bola e as duas tulipas.  

Essa logomarca foi criada por uma agência portuguêsa, a Brandia Central, e segundo eu li num blog do Estadão foi inspirado na wycinanka, “uma técnica comum nas áreas rurais de Polônia e Ucrânia (as duas anfitriãs do campeonato) que usa papel para fazer adornos em forma de flores”.

As duas tulipas têm as cores de cada país. Entre as duas, a bola de futebol com a mesma forma das flores. Dentro delas, uma representação do ser humano. Tudo unido no mesmo caule.


 

 

 

 

 

leia tudo sobre

Publicidade

A EUROCOPA DEIXA A BAND NA VICE-LIDERANÇA

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

09 de junho de 2012

A estreia da Europacopa 2012 na Band significou a vice-liderança na audiência da tarde de sexta e um bom resultado nas transmissões deste sábado. Só para se ter uma ideia, durante mais de meia hora a Band foi vice-campeã de sintonia na capital paulista, segundo os números do Ibope.

O pico de audiência da tarde foi durante a transmissão do jogo entre Polônia e Grécia, que marcou 6 pontos, entre 13h e 14h52, dando o terceiro lugar à emissora.

Na primeira fase da competição, os jogos estão sendo transmitidos ao vivo das 13h e às 15h45. Já na segunda fase, as disputas estão marcadas para as 15h45. A Band está investindo pesado na Eurocopa e, para transmitir as competições, escalou toda a sua equipe de esportes: Luciano do Valle, Nivaldo Prieto e Téo José narrando as partidas e Ulisses Costa, Neto, Denílson e Edmundo comentando.

Programe-se para os jogos da primeira fase da Eurocopa:
1ª rodada
08/06/2012
13h – Polônia x Grécia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
15h45 – Rússia x Rep. Tcheca – Miejski – Wroclaw, Polônia
09/06/2012
13h – Holanda x Dinamarca – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
15h45 – Alemanha x Portugal – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
10/06/2012
13h – Espanha x Itália – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15h45 – Irlanda x Croácia – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
11/06/2012
13h – França x Inglaterra – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia
15h45 – Ucrânia x Suécia – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
2ª rodada
12/06/2012
13h – Grécia x Rep. Tcheca – Miejski – Wroclaw, Polônia
15h45 – Polônia x Rússia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
13/06/2012
13h – Dinamarca x Portugal – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
15h45 – Holanda x Alemanha – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
14/06/2012
13h – Itália x Croácia – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
15h45 – Espanha x Irlanda – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15/06/2012
13h – Ucrânia x França – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia
15h45 – Suécia x Inglaterra – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
3ª rodada
16/06/2012
15h45 – Grécia x Rússia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
15h45 – Rep. Tcheca x Polônia – Miejski – Wroclaw, Polônia
17/06/2012
15h45 – Portugal x Holanda – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
15h45 – Dinamarca x Alemanha – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
18/06/2012
15h45 – Croácia x Espanha – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15h45 – Itália x Irlanda – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
19/06/2012
15h45 – Suécia x França – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
15h45 – Inglaterra x Ucrânia – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia

leia tudo sobre

Publicidade

A EUROCOPA DEIXA A BAND NA VICE-LIDERANÇA

Por Nonato Albuquerque em ESPORTES

09 de junho de 2012

A estreia da Europacopa 2012 na Band significou a vice-liderança na audiência da tarde de sexta e um bom resultado nas transmissões deste sábado. Só para se ter uma ideia, durante mais de meia hora a Band foi vice-campeã de sintonia na capital paulista, segundo os números do Ibope.

O pico de audiência da tarde foi durante a transmissão do jogo entre Polônia e Grécia, que marcou 6 pontos, entre 13h e 14h52, dando o terceiro lugar à emissora.

Na primeira fase da competição, os jogos estão sendo transmitidos ao vivo das 13h e às 15h45. Já na segunda fase, as disputas estão marcadas para as 15h45. A Band está investindo pesado na Eurocopa e, para transmitir as competições, escalou toda a sua equipe de esportes: Luciano do Valle, Nivaldo Prieto e Téo José narrando as partidas e Ulisses Costa, Neto, Denílson e Edmundo comentando.

Programe-se para os jogos da primeira fase da Eurocopa:
1ª rodada
08/06/2012
13h – Polônia x Grécia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
15h45 – Rússia x Rep. Tcheca – Miejski – Wroclaw, Polônia
09/06/2012
13h – Holanda x Dinamarca – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
15h45 – Alemanha x Portugal – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
10/06/2012
13h – Espanha x Itália – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15h45 – Irlanda x Croácia – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
11/06/2012
13h – França x Inglaterra – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia
15h45 – Ucrânia x Suécia – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
2ª rodada
12/06/2012
13h – Grécia x Rep. Tcheca – Miejski – Wroclaw, Polônia
15h45 – Polônia x Rússia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
13/06/2012
13h – Dinamarca x Portugal – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
15h45 – Holanda x Alemanha – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
14/06/2012
13h – Itália x Croácia – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
15h45 – Espanha x Irlanda – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15/06/2012
13h – Ucrânia x França – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia
15h45 – Suécia x Inglaterra – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
3ª rodada
16/06/2012
15h45 – Grécia x Rússia – Estádio Nacional (POL) – Varsóvia, Polônia
15h45 – Rep. Tcheca x Polônia – Miejski – Wroclaw, Polônia
17/06/2012
15h45 – Portugal x Holanda – Metalist Stadium – Kharkiv, Ucrânia
15h45 – Dinamarca x Alemanha – Arena Lviv – Lviv, Ucrânia
18/06/2012
15h45 – Croácia x Espanha – PGE Arena Gdańsk – Gdansk, Polônia
15h45 – Itália x Irlanda – City Stadium (POL) – Poznan, Polônia
19/06/2012
15h45 – Suécia x França – Olímpico de Kiev – Kiev, Ucrânia
15h45 – Inglaterra x Ucrânia – Donbass Arena – Donetsk, Ucrânia