Os Sonhos Não Envelhecem
Publicidade Anuncie

Os Sonhos Não Envelhecem, por Clícia Weyne

Encontro discute aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas corporações

Quatro executivos de empresas com atuação nacional discutirão sustentabilidade. Foto: Anuário de Fortaleza

Quatro empresas com atuação nacional apresentarão na próxima quarta-feira, 10/7, no Espaço O POVO de Cultura e Arte, às 19 horas, como trabalham no cotidiano corporativo e nas cidades onde atuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro será na III Edição do O POVO Sustentabilidade que convidou Otaciana Ribeiro Alves, gerente de saneamento rural da Cagece; Cristiane Peres, gerente de Relações com Comunidades da CSP; Ana Braga, coordenadora de Projetos de Sustentabilidade da Enel Ceará e Carlos Viana, articulador da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae.

O bate papo com os executivos das três empresas, de acordo com Gilvana Marques, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Grupo O POVO de Comunicação, busca compartilhar experiências consolidadas ou em andamento que influenciam no cotidiano das corporações, das pessoas e, consequentemente, do Planeta.

Desde 2015, a Organização das Nações Unidas juntamente com governos, sociedade civil e outros parceiros formularam uma agenda global de desenvolvimento sustentável alinhado com um acordo global sobre a mudança climática.

As ações, discutidas há quatro anos, resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (https://nacoesunidas.org/pos2015/ODM).

O que isso teria haver com o dia a dia nos ambientes de trabalhos de empresas privadas e públicas e a relação delas com os locais onde atuam? Ações como consumo consciente, logística reversa, diversidade nos espaços corporativos e outros pontos estão alinhados com ODS como igualdade de gênero, erradicação da pobreza, trabalho descente e crescimento econômico, cidades e comunidades sustentáveis, por exemplo.

O encontro com os quatro executivos da Cagece, Sebrae, Enel Ceará e CSP será mediado pelo jornalista Demitri Túlio, repórter especial e colunista do O POVO, e Maíso Dias, da Dialogus Consultoria.

SERVIÇO
O que: 
III Edição do O POVO Sustentabilidade Convida
Quando: 10/7/2019, às 19 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282, José Bonifácio)
Tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática
Convidados: Otaciana Ribeiro Alves (Cagece), Cristiane Peres (CSP) e Ana Braga (Enel Ceará) e Carlos Viana (Sebrae)

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia Mais

Conheça as marcas colaborativas que ajudam o Meio Ambiente

Em Fortaleza, empreendimentos de artistas da capital investem no mercado de sustentabilidade através da economia criativa. Esse é o caso da Green 86, VIDABR, Linus e Eco Bibi. As marcas, da loja colaborativa Elabore,  trabalham cada uma com suas especialidades em um mercado com forte e constante crescimento. Esse incremento no mercado local é percebido também no âmbito mundial, como prova o ranking divulgado pela Kantar com as 100 marcas mais valiosas do mundo. O estudo destaca o consumo sustentável como uma das principais tendências,  o que fica evidenciado através do notável crescimento de companhias comprometidas com esta causa.

A Green 86 investe em materiais recicláveis para suas T-Shirts

A marca Green 86 une sustentabilidade e moda, dentro do conceito de Eco Fashion, ou Moda Sustentável, por meio de metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, é possível encontrar produtos que possuem tecido eco-friendly, que é produzido por meio da reutilização de materiais recicláveis como algodão orgânico, tecidos desfibrados (mescla de retalhos e PET) e juta da Amazônia. As T-shirts da Green 86, além de terem impacto reduzido em comparação à moda tradicional, possuem diversas estampas que remetem ao contato saudável do homem com a natureza.

As estampas da VivaBR podem mudar com a Luz Solar

Os tecidos feitos de garrafas PET recicladas também compõem as camisetas da VIDABR, marca que possui bastante reconhecimento e prestígio no mercado de moda sustentável no Brasil. Além da grande variedade de camisetas que transmitem mensagem de suporte à luta pela preservação do meio ambiente, a VIDABR trabalha em suas roupas com efeito na luz solar, uma tecnologia inspirada na fotossíntese que permite que alguns ícones apareçam apenas sob a luz do Sol, criando relações curiosas de interação em uma mesma estampa.

Linus: sandálias 70% livres de materiais pesados e plastificantes de origem 100% vegetal

Dentre diversos tipos de produtos que podem ser trabalhados de forma reciclável, estão as sandálias desenvolvidas pela marca Linus. Os calçados são criados a partir de um PVC livre de metais pesados, utilizando 70% de fontes renováveis em sua composição e com plastificantes de origem 100% vegetal para diminuir ao máximo a pegada de carbono, sem abrir mão de qualidade e estilo. A Linus se destaca como uma marca que aplica em sua produção e levanta a bandeira do veganismo que busca excluir todas as formas de exploração animal.

A Eco Bibi aposta em artefatos que colaboram para o Verde e a Vida Marinha

Já a Eco Bibi desenvolve produtos do dia-a-dia que são pensados para substituir objetos feitos de materiais como o plástico, por exemplo, que além de passar cerca de 400 anos para se decompor, agride de forma direta a vida animal, e principalmente a marinha. Canudo plástico, por exemplo, segundo a ONG “Meu Rio” está na lista dos 10 itens que mais poluem os oceanos e estima-se que o item representa 4% do lixo mundial. Por isso, produtos como canudos de alumínio e copos retráteis são pensados para deixarem de ser artigos descartáveis e se tornarem acessórios que podem ser reutilizados por bastante tempo e ser um dos passos para grandes mudanças de hábitos em um estilo de vida mais consciente.

Loja Elabore

Elabore é uma das lojas colaborativas de Fortaleza e reúne diversas marcas de produtores locais com itens dos mais variados segmentos como roupas, acessórios, objetos de decoração, artigos de papelaria, dentre outros. Cada colaborador apresenta nos espaços divididos pela loja suas novas propostas levadas aos produtos que os diferem do que é encontrado no mercado tradicional.

O que é um loja colaborativa?

É um modelo de negócio que possibilita que empresários, principalmente os que possuem empresas de pequeno porte, divulguem e comercializem seus serviços em um espaço físico coletivo. Desta forma, o investimento é reduzido se comparado à manutenção de uma loja própria e a variedade de segmentos de produtos na loja também pode gerar o aumento da visibilidade da marca.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia Mais

Fortaleza recebe Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental

Fortaleza recebe Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental

Fortaleza foi escolhida a partir da implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos e do Licenciamento Ambiental

Fortaleza é destaque nacional em modelo de gestão ambiental municipal e no desenvolvimento de políticas públicas ambientais, sendo uma das cidades selecionadas para receber o “Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental”, promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A premiação acontecerá na próxima quinta-feira (27/06), em Campinas (SP), durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental.

As cidades indicadas para o prêmio foram escolhidas a partir de ações implementadas pelos municípios, como a existência de planos de saneamento e resíduos sólidos, Fundo Municipal de Meio Ambiente, Licenciamento Ambiental Municipal, ações de arborização urbana e educação ambiental, entre outras.

“Ao ser selecionada para o prêmio, Fortaleza demonstra a relevância da execução de suas ações voltadas à sustentabilidade, que promovem o fortalecimento da preservação do meio ambiente, como a presença de uma Política Ambiental, Plano de Arborização, Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos, o pleno funcionamento do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema) e o Programa Fortaleza Online, que permite o cidadão se licenciar de forma desburocratizada. Além disso, podemos ressaltar o Programa Reciclando Atitudes, que educa, capacita e multiplica cidadãos com boas práticas de preservação do meio ambiente na cidade”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que sediará a entrega do prêmio, reunirá organizações públicas, privadas e entidades não governamentais para debater e aprimorar os conhecimentos sobre políticas relacionadas à gestão ambiental. Além disso, o evento pretende reconhecer, por meio das premiações, os municípios por iniciativas que promovam a sustentabilidade socioambiental.

Com Informações da Assessoria de Imprensa

Leia Mais

Fiec sedia Fórum Economia do Mar: as inscrições estão abertas e são gratuitas

O Fórum Economia do Mar surge com o objetivo de discutir desafios e oportunidades do desenvolvimento da economia do mar no Ceará. O encontro será realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), dia 18 de junho, das 8 horas às 18 horas.

A proposta é sensibilizar poder público e empresários para as oportunidades de instituir planejamento estratégico voltado para a economia do mar, além de envolver a academia na discussão de temas como pesca e aquicultura, logística portuária, recursos minerais, recursos energéticos e biotecnologia, entre outros.

Os interessados em participar da iniciativa pioneira podem realizar, de forma gratuita, inscrições no site especial.opovo.com.br/forumeconomiadomar ou presencialmente no dia do evento. Um dia antes, no dia 17 de junho, O POVO vai veicular um caderno especial sobre o assunto.

“Da Importância Histórico-Cultural aos aspectos Políticos e Socioeconômicos na Economia do Mar” é o tema da palestra magna, que contará com João Crescêncio (secretário -adjunto de Aquicultura e Pesca) e Luciano Sampaio (PWC Brasil).

Em seguida, estão planejados três painéis:

– “Explorando o Oceano de forma Sustentável: O Potencial Econômico”, com Carlos Eduardo Villaça, Cristiano Maia, Luís Parente e Alci Porto.
– “O Ciclo do Desenvolvimento Econômico da Plataforma Azul: Hub, Conexões e Redes”, com Waldir Frota Sampaio e Adão Linhares.
– “Promoção e Políticas Públicas para Desenvolvimento da Economia do Mar no Ceará”, com Eudoro Santana e Sampaio Filho.

Há, ainda, as seguintes palestras:
– Um mar de Inovação (Inovação Tecnológica e Biotecnologia), com João Felipe Matias e Majory Holanda
– Apoio do Banco do Nordeste à Economia do Mar, com Luiz Sérgio Farias Machado
– Economia do Mar na perspectiva do Programa Ceará 2050, com Elcio Batista

A realização é da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a promoção do Grupo O POVO.  O patrocínio é da Fiec e do Banco do Nordeste do Brasil. O evento conta, também, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da marca Potiporã, além da consultoria técnica de Juliana Rabelo.

Serviço
Fórum Economia do Mar

Dia 18 de junho, das 8 horas às 18 horas, na Fiec (Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota)
Inscrição gratuita: especial.opovo.com.br/forumeconomiadomar ou no dia do evento

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia Mais

Prefeitura de Fortaleza realiza workshop sobre licenciamento

Uma Fortaleza empreendedora é o desejo da Seuma ao desburocratizar o licenciamento. Foto: Marcos Moura

A Prefeitura de Fortaleza (PMF) realiza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), nos dias 12 e 13 de junho, o workshop “Licenciamento em Fortaleza: de forma fácil e desburocratizada”. O evento, gratuito para a população, será realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Licenciamento Ambiental, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Alvará de Funcionamento e de Construção serão alguns dos temas abordados.

A iniciativa, que faz parte das políticas públicas de estímulo à qualificação e capacitação da população de Fortaleza, visando ampliar o desenvolvimento econômico e as vantagens de investimentos e empreendedorismo, está sendo desenvolvida por meio da Coordenadoria de Negócios e Inovação (Coniv) e sua Célula de Capacitação (Cecap), voltada para a comunicação e a integração entre sociedade civil e poder público.

Maior responsabilidade dos empreendedores e menos burocracia são duas das características do Fortaleza Online. Foto: Divulgação

Durante a oficina, os participantes poderão esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos referentes ao licenciamento municipal e a utilização do Programa Fortaleza Online, ferramenta que modernizou o atendimento ao fortalezense. Até o momento, o programa oferta 34 serviços que estão disponíveis 24 horas por dia, de forma online e imediata, ou em até 30 minutos, permitindo que o cidadão acesse a qualquer hora e em qualquer lugar.

Desafio

“Um dos grandes desafios do licenciamento é a burocracia que afasta a população da legalidade. Parece que a cidade nos isola das oportunidades, do fazer cidade, do ser cidade. Em vista disto, esta gestão combate, cotidianamente, a burocracia e capacita a população sobre a formalização necessária para o desenvolvimento do município. O Fortaleza Online veio para vencer o desafio da desburocratização e alcançar eficiência, agilidade e transparência da administração pública”, afirma Águeda Muniz, secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

Serviço
Workshop Licenciamento em Fortaleza: de forma fácil e desburocratizada
Data: 12 e 13 de junho
Horário: 8h30 às 17h (dia 12) e 13h30 às 18h (dia 13)
Local: Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema)

Com informações da Assessoria de Imprensa da Seuma

Leia Mais

Silvania de Deus lança coleção IMERSA no DFB Festival 2019 em celebração a 20 anos de sua marca autoral

Silvania de Deus, pra lá de inovadora em seus 20 anos de moda, encerra o DFB. Foto: Antonello Veneri

Com o tema “Vai dar Praia”, o DFB Festival, maior encontro da moda autoral da América Latina celebra 20 anos, levando essa edição do evento a ocupar as areias do aterro da Praia de Iracema. Nenhum outro lugar seria mais “a praia” do que esse habitat inspirador e local de comunhões artísticas para a estilista Silvania de Deus mostrar suas novas criações em vestimentas e acessórios, afinal é na Praia de Iracema aonde há duas décadas ela mantém o seu ateliê (na Rua dos Tabajaras, nº 660) e se inspira a criar encantamentos feitos à mão, em formas exclusivas e diversas de tecer a moda.

A partir das 21h do sábado, dia 18 de maio, o desfile de Silvania de Deus sobe à passarela com a nova coleção IMERSA, tendo a honra de encerrar em grande celebração os 20 anos de ciclo também do DFB Festival, que coincide com o mesmo período da marca cearense, cuja presença nesse certame de moda vem desde a sua primeira edição. O desfile da estilista para o comemorativo 2019 sugere estar conceitual e vividamente IMERSA nessa imensidão de fabulações criativas, em “um mergulho na parte mais profunda de mim”, revela Silvania, que contará as duas décadas de lançamento da sua marca autoral, renovando criações inspiradas nos “ciclos” femininos e com detalhamentos inéditos ao contar as histórias de cada roupa nas passagens pela passarela.

O desfile trará entre as modelos, clientes convidadas por Silvania de Deus para impor ainda mais a sua principal marca de estilo, vestir mulheres reais. Uma das modelos entrará com um vestido que traz as lembranças originais dos 20 anos de sua feitura. Nesse ambiente de enternecimento memorável e com vislumbres de revestimentos futuros, o tom musical ecoa na voz firme e envolvente de Lorena Nunes, que vai encantar ao vivo com seu groove, acompanhada pelo dedilhar vívido de Cláudio Mendes no piano.

O ATELIÊ e os FUÁS da SIL

Na Praia de Iracema desde 1999, em plena rua dos Tabajaras nº 660, a estilista Silvania de Deus com seu Ateliê da Sil dão vida e também conjugam coletivamente criações. Nessas duas décadas no mesmo endereço em Fortaleza, o Ateliê da Sil é o lugar de trabalho da estilista, onde a criadora elabora e produz suas invenções, junto à equipe. Lá, cada roupa que se apresenta, passou pelas mãos cuidadosas da própria Sil, que coordena o processo todo. A criação no Ateliê da Sil é “um modo de nos sentirmos mais bonitos. Um modo de sentir no corpo, feito roupa”, revela.

Tanto por dentro do próprio local, onde se encontram as roupas e acessórios da marca, quanto em eventos multiplicadores da grife _ caso do Fuá da Sil, evento que há 5 anos se tornou uma amplificação dos envolvimentos culturais e dos encontros afetivos impulsionados pela Silvania de Deus, sua equipe e convidados. Nos saraus, que adentram até na casa contígua da criadora, o ateliê da estilista promove uma série de movimentos e apresentações culturais, que também fluem e se unem à moda comportamental e humanizada da Sil.

A coleção IMERSA propõe uma mulher sempre conectada. Foto: Lorena Ferreira

A Coleção IMERSA por SILVANIA DE DEUS

Essa é só mais uma das muitas histórias

que se cruzam dentro desse ciclo.

Uma parte da minha história, um

mergulho. Um mergulho profundo para

o invisível, um olhar para dentro, um

olhar para o que não aparece.

Um encontro comigo. Com minha

mulher. Com meu corpo feminino e

preto. Corpo marcado por uma raça.

Sobre transformar essa marca em

amor, afeto, roupas.

Sobre elas, minhas mulheres, sobre

irmandade, sobre nossos marcos e

rituais – nascimento, casamento,

mortes.

É sobre ser forte e emocional, mas

também dizer que não há problema em

mostrar sua vulnerabilidade; não ter

que dar uma cara de bravura.

Um mergulho pra se encontrar com

os espíritos livres, dinâmicos, sempre

em movimento. Sobre se despir de

opressão pra se vestir de autoestima.

É sobre afirmar minha fisicalidade

feminina, livre, forte, liberta. É sobre

viver de criatividade e transformar

corpos através disso.

É sobre as muitas que habitam em mim,

em ti, em todas nós

 

 Serviço:

DFB FESTIVAL 2019

15 a 18 de Maio

Aterro da Praia de Iracema

Entrada Gratuita

Censura 12 anos

Desfile IMERSA de Silvania de Deus

Dia: 18 de Maio às 21 horas

Sala: 1

Local: Aterro da Praia de Iracema

Entrada: Retirada dos ingressos gratuitamente no local

Classificação indicativa: 12 anos

Ateliê da Sil – Roupa feita à mão!

Onde:Rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema

Funcionamento: das 10h às 18h, durante todos os dias do DFB

Fone:(85) 3032.3574 / 98144.7221

Site:www.ateliedasil.com.br

Facebook:www.facebook.com/AteliedaSil/

Instagram: @ateliesilvaniadedeus

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia Mais

Jornada FAZ Celebra o Mês do Autismo

No Mês de Conscientização do Autismo, a FAZ promove um evento esclarecer

Com o tema “Autismo: múltiplos olhares” e dentro das comemorações do mês alusivo à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Associação Fortaleza Azul promove neste sábado, dia 13 de abril, a partir das 11 horas, no shopping RioMar Fortaleza, a III Jornada FAZ, com uma programação totalmente gratuita. Além de reunir profissionais de saúde de diversas áreas ligadas ao tema, o destaque do evento será a realização de painéis de discussão de temas como Educação, Sexualidade, Mercado de Trabalho, Família e Esporte com a participação de adolescentes e adultos autistas juntamente com profissionais de mercado e pais. Em paralelo, haverá um dia de prestação de serviços e informações com equipes da AMC e da ETUFOR. Lançamentos de livros e apresentações culturais completam o dia de atividades. Um espaço kids com atendentes voluntários será disponibilizado para as crianças, permitindo aos pais participarem da programação com tranquilidade. A III Jornada FAZ será realizada na Praça de Eventos do Piso L3. Informações pelo site.

Estima-se que o Autismo afete atualmente cerca de 2% da população mundial. O termo geral é utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Apesar de estar cada dia mais presente no cotidiano de muitas famílias brasileiras, o Autismo ainda é pouco compreendido socialmente e alvo de preconceito ou desconhecimento. A III Jornada FAZ tem como objetivo principal levar informação para a sociedade, tirando dúvidas, reunindo e socializando pais, adolescentes e crianças autistas com profissionais da saúde e interessados em conhecer mais sobre o assunto

Na área de saúde, foram convidados profissionais reconhecidos no mercado que se uniram à Associação e estão dedicando seu tempo e conhecimento para os presentes em painéis temáticos. São Médicos Neurologistas, Nutricionistas, Psicomotricistas, Educadores, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas. Entre os temas escolhidos estão “O Autismo está aumentando? Por que?”, “Mitos e Verdades sobre o ABA (Terapia Analítico Comportamental)”, “Estimulando as Habilidades Sociais e as Atividades de Vida Diária” e “Dicas para Superar a Seletividade e a Recusa Alimentar”, entre outros.

Em paralelo, os painéis de discussão serão momentos de ricas trocas entre profissionais de mercado e adultos/adolescentes/crianças autistas e suas famílias, contribuindo com suas ricas experiências pessoais e demonstrando seus talentos e visões de mundo

A III Jornada FAZ é parte de uma série de atividades que celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, e tem como objetivo ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno. “Estamos muito felizes com mais essa parceria com o shopping RioMar Fortaleza para a nossa Jornada, pois acreditamos estar levando informação e conhecimento para muito mais pessoas do que as nossas cerca de 300 famílias associadas, e que se juntarão neste movimento em defesa do respeito e da compreensão aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista”, explica Fernanda Cavalieri, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ).

Sobre o Autismo
Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento estereotipado (repetitivo, restrito, com hiperfocos podendo haver movimentos estereotipados, alterações sensoriais e atraso do desenvolvimento da coordenação fina). Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes.

Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento.

Sobre a FAZ
A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a entidade conta com cerca de 200 famílias associadas.

III Jornada da FAZ – “Autismo: múltiplos olhares”

Confira a Programação Completa

– Quando? Sábado, dia 13 de abril (das 11 horas às 20h40)
– Local? Shopping RioMar Fortaleza – Praça de Eventos Piso L3
– O que tem? Palestras, Paineis Temáticos, Prestação de Serviços, Espaço Kids, Apresentações Artístico-Culturais, Lançamento de Livro
– O evento é GRATUITO. Sujeito à lotação do espaço
– Informações pelo site.

Leia Mais

Mercado de Trabalho, Autismo e Superação

No SAS, Kildare ama o que faz, ensina e aprende com os colegas todos os dias

Muito mais que ambição, emprego, salário, acesso ao consumo. Essas são coisas comuns que o início da carreira numa grande empresa pode significar para qualquer jovem. No entanto, para Kildare Sena significa mais: realização, sonho e crescimento pessoal. Autista, ele concluiu o curso de Análise de Sistemas Web, na Fatene, e se candidatou à vaga de Assistente Administrativo no SAS Plataforma de Educação. Mas, na entrevista, foi direcionado a outra vaga, Editor de Áudio e Vídeo. É que Kil, como é carinhosamente chamado pelos colegas, já mantinha dois canais no youtube, nos quais fala de temas de seu interesse, entre eles o autismo e a Turma da Mônica.

Kildare é sorridente em suas redes sociais, realizado no trabalho, ama o que faz e é bem-sucedido em seus desejos para uma vida adulta. Dessa forma, ele desconstrói o estereótipo de que o autismo é um transtorno de personalidade que resulta em pessoas introspectivas, pouco comunicativas e não-emotivas. Assim como a ideia de que não poderão estar integrados à sociedade por meio do trabalho e atividades outras de socialização. Ele é puro entusiasmo e alegria quando fala do emprego. “Me sinto um protagonista, contribuindo para transformar a vida de outras pessoas, ensinando, aprendendo e buscando fazer isso com excelência”, celebra.

Algo que integra Kildare no SAS Plataforma de Educação é o alinhamento com os valores da empresa. Dos 10, que ele lista de cor, o que mais se identifica é Senso de Dono (Confira detalhes da empresa aqui). Este em especial é caracterizado pelo engajamento e desejo que a empresa cresça e, com ela, o próprio colaborador (Entenda melhor aqui).

Liderança
A líder da SAS TV, Liliana Cunha, é só elogios a Kildare. E, na sua fala, fica muito claro o quanto ela acredita no seu crescimento dentro da carreira e na empresa que ele escolheu para sua realização profissional. Segundo Lili, como é chamada por ele, o jovem tem muito amor pelo audiovisual e isso se reflete na qualidade do seu trabalho: possui boas ideias, compartilha com os colegas, se supera na facilidade em se comunicar e no dividir tudo, sobretudo com ela. “Em todas as avaliações percebemos que ele pode crescer dentro do que faz. As melhorias contínuas do Kildare são fruto da dedicação dele em receber feedbacks e sempre dar uma resposta positiva a eles. E é maravilhoso vê-lo crescer. Isso é incrível para ele e para nós que convivemos. É resultado da filosofia da participação, inclusão e respeito que buscamos implantar todos os dias”, comemora.

Ele mostra que a inclusão existe para tornar as pessoas mais realizadas e felizes e as empresas mais produtivas

Inclusão de Pessoas com Deficiência
O SAS Plataforma de Educação conta hoje com +500 colaboradores. Deste total, 15 são pessoas com deficiência (PCD). A maioria foi selecionada por ter os requisitos técnicos necessários, alinhamento cultural, entre outros aspectos, assim como Kildare, em um processo comum. Recentemente, o time de Recrutamento e Seleção da empresa abriu uma série de vagas voltadas exclusivamente para PCD. Aqueles que já ingressaram foram direcionados, de acordo com suas habilidades, aos setores nos quais têm afinidade técnica. Ainda há vagas em aberto. Confira aqui.

Autismo
Kildare Sena falou com o o blog Os Sonhos Não Envelhecem na Semana do 02 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data criada para chamar a atenção sobre o tema. No período, pois abril se tornou o Mês da Aceitação do Autismo, são realizados eventos que divulgam a inclusão. Além disso, monumentos e cartões postais no mundo inteiro são iluminados de azul, a cor oficial da causa.

Fotos: SAS Plataforma de Educação

Você encontra o Kildare em:
Blog: http://kildaresena.blogspot.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQhYxbM39__U-lSk1D_-MLA
Instagram: @kildaresena

Leia Mais

Generosidade, Gratidão e Amor: Instituto Paulo Vieira vai promover a inclusão

Certa vez, após uma ressaca do mar, centenas de estrelas do mar ficaram na praia. Uma menininha tentava desesperadamente salvá-las e era sua única chance. Ela levava mais uma para o mar quando um corredor que passava tentou desviar-se da culpa e disse: “Não adianta, são muitas, elas morrerão de qualquer jeito. Que diferença você pode fazer?”. Ao que a menina retrucou, olhando para a estrela do mar que tinha nas mãos: “Para essa aqui, eu sou a diferença.

A história foi contada por Paulo Vieira, master coach e fundador da Febracis, durante a inauguração da Associação Despertando Gigantes, no bairro Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), atenderá crianças, jovens e adultos. Essa será uma diferença na vida de cada um.

O público-alvo possui idade entre 7 e 29 anos e será beneficiado com atividades gratuitas de esportes, educação, cultura, lazer e coaching. Este é o primeiro projeto social do Instituto Paulo Vieira. O espaço foi inaugurado no último domingo (16/09), com a presença de Paulo Vieira, idealizador, e do administrador, Daniel Holanda.

Os pais também serão envolvidos nesta que é uma ação inspiradora para outros empresários. O objetivo é que os pais estejam mais felizes no cuidado com os filhos. Para eles, haverão aulas de zumba e hidroginástica, além do coaching. Para os filhos, serão ofertados reforço escolar, coaching, jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô e natação. “Todos nós podemos fazer mais. Ajudar o próximo é uma atitude inteligente: estou auxiliando minha cidade, a minha geração, a geração dos meus filhos e isso tem retorno. Ao mesmo tempo, é  um ato de humanidade e queremos replicar a experiência com outros empresários”, ressalta.

O empresário, profissional de Recursos Humanos e psicólogo organizacional, Wilson Miranda, atua como professor voluntário de Karatê na Associação Despertando Gigantes. Ele – faixa preta de karatê do 2º DAN – aposta na filosofia desta arte marcial para desenvolver o potencial de crianças e jovens. “O respeito é o nosso grande diferencial. Temos que formar cidadãos. A lutar, a rua já ensina”, acredita.

Com 17 anos, João Victor de Cerqueira Holanda, conta da sua mudança desde começou em projetos voluntários de Karatê em Maracanaú. Ele é aluno da Escola de Ensino Médio Flávio Ponte, na Pajuçara, e comemora: “Agora, entendo o que é o respeito e a disciplina, inclusive com as pessoas ao meu redor. Antes, passava todo o tempo na rua. Agora, estudo, me dedico e não aceito tirar nota  menos de 9,00”, se entusiasma.

Para Daniel Holanda, Diretor da Associação Despertando Gigantes e grande incentivador dos esportes como forma de levar à cidadania, Gratidão, Generosidade e Amor são a tônica do projeto.

SERVIÇO

Instituto Paulo Vieira – Associação Despertando Gigantes

Esporte, Educação, Cultura, Lazer e Coaching

Horário de funcionamento: 8h às 21h

Local: Rua João Conrado, 34, Pajuçara, Maracanaú

 

(mais…)

Leia Mais

O Sonho do Conhecimento Garantindo Acesso à Justiça

Cézar Ferreira

Cézar Ferreira tinha um sonho: um escritório de advocacia. Hoje, é um dos maiores do Ceará

A possibilidade de resolução de conflitos e garantia de direitos, por meio do saber jurídico, levou o advogado Cézar Ferreira a sonhar em cursar Direito aos 14 anos. Na época, viu o pai, um homem que vinha do interior e tinha sete filhos, ser ameaçado de perder uma casa para uma pessoa ligada à Política. “Em um dia, vi um profissional da Justiça resolver a questão pacificamente. Aquilo me marcou”, conta. Cerca de seis anos depois, ao ser aprovado no vestibular, sentiu-se “como se levitasse”, narra, ainda emocionado.

O desejo era um só – advogar. Uma vez formado, lançou-se à luta. Trabalhava pela manhã em um emprego como advogado público, alcançado por meio de concurso, e, à tarde, visitava possíveis clientes e  estudava. Ele buscava olhar para os usuários dos seus serviços e encontrar neles o sorriso de satisfação que vira em seu pai, ao ter a questão da sua casa resolvida. “A realização financeira foi consequência desse encantamento em lutar por justiça para o mais fraco”, acredita. A fé na carreira era tão forte que, em dado momento, Cézar decidiu deixar o emprego e se dedicar unicamente à advocacia. Ele conta que foram tempos em que passou por dificuldades mas, em cinco anos de formado, já ganhava o mesmo que no trabalho no qual estava pela manhã. A decisão, portanto, foi dedicar-se exclusivamente ao escritório, deixando o funcionalismo.

 

Para dar conta desse sonho, o segredo foi não temer desafios: todas as causas eram bem-vindas, independente da área à qual pertencessem. “Eu sentava, estudava e buscava dar o meu melhor para atender qualquer demanda. No começo, o escritório atendia causas cíveis, tributárias e posteriormente ações ligadas à categoria de servidor público. “As tributárias tinham retorno mais rápido e aquelas voltadas para garantir direitos de servidores, um procedimento mais lento. Ter ambos os tipos de processo trazia equilíbrio”, relata. Discreto até na fachada do escritório, o advogado revela, com os olhos brilhando do menino de 14 anos, que o escritório Cézar Ferreira Advogados Associados atua hoje em Direito Público e nas Soluções Extrajudiciais de Conflitos.

Os olhos de Cézar guardam o mesmo brilho do início da carreira

Leia Mais