Copa do Nordeste

Fortaleza faz 3 a 0, assume a liderança e garante classificação na Copa do Nordeste

David, Yuri César e Bruno Melo marcaram para o Tricolor

David, Yuri César e Bruno Melo marcaram para o Tricolor (FOTO: Luan Erick/FortalezaEC)
David, Yuri César e Bruno Melo marcaram para o Tricolor (FOTO: Luan Erick/FortalezaEC)

Fora de casa, o Fortaleza superou as dificuldades da primeira etapa, venceu o Náutico por 3 a 0, com gols anotados por David, Yuri César e Bruno Melo e garantiu classificação para as quartas de final do Nordestão.

O jogo

O Náutico, time mandante, começou pressionando. Erick, camisa 33 do Timbu, teve a primeira grande chance do jogo aos 19, após jogada construída pela esquerda, mas Felipe Alves fez boa defesa. A cena se repetiria ao longo de todo o jogo. O camisa 12 do Tricolor foi o jogador mais requisitado e correspondeu bem às expectativas, sendo peça fundamental para que o Fortaleza não tivesse a defesa vazada.

O Tricolor fez um início de jogo irreconhecível. Sem conseguir valorizar a posse de bola, abusou dos chutões e lançamentos de longa distância, mas, com o time recuado, os passes dificilmente encontravam os homens da linha de frente do Leão, que mais uma vez entrou com uma formação tática sem uma referência fixa na área. Hoje, Ederson foi o escolhido para atuar na vaga que seria de Wellington Paulista.

No entanto, apesar do mau primeiro tempo em termos de construção de jogadas, o Fortaleza foi efetivo e chegou ao gol na primeira chance real que teve. Paulão roubou a bola na defesa, Ederson ajeitou de peito para Osvaldo, que devolveu para o camisa 91. Ederson fez belo passe por cima para David, que ganhou da marcação na corrida, driblou o goleiro Jefferson e quase entrou com bola e tudo, jogada semelhante ao primeiro gol do camisa 17 pelo Fortaleza, diante do Santa Cruz. Com a jogada, construída com uma das melhores armas do Tricolor – a velocidade, já que desde a retomada de bola no campo de defesa até o gol foram apenas 11 segundos –, o Leão do Pici foi para o intervalo com a vitória parcial por 1 a 0.

A segunda etapa começou seguindo o mesmo roteiro da inicial, com o Náutico pressionando e Felipe Alves sendo decisivo. Aos 15 minutos, Rogério Ceni fez as primeiras alterações. David deu lugar a Yuri César e Ederson saiu para a entrada de Marlon. Os dois atletas vindos do banco foram fundamentais para a jogada do segundo gol. Marlon roubou a bola e Yuri César, mais uma vez, precisou de poucos toques para marcar. O “moleque liso” recebeu bom passe de Romarinho e, sem marcação, acertou chute forte no ângulo, ampliando o placar para o time visitante.

O Náutico sentiu o gol do adversário. Três minutos depois, o Fortaleza aproveitou o bom momento e fechou o marcador. Bruno Melo apareceu na área, recebeu de Romarinho – segunda assistência do camisa 20 no jogo – e tocou por cobertura, na saída do goleiro do Náutico, marcando o terceiro gol do Tricolor na partida. Com a vitória garantida, o Fortaleza passou a jogar sem tanta pressão e tentou ampliar a vantagem, mas o placar permaneceu em 3 a 0.

O resultado

Com a vitória, o Tricolor assumiu novamente a liderança do grupo A da Copa do Nordeste, superando o Bahia no saldo de gols. O resultado também garantiu a classificação do Fortaleza para as quartas de final da competição, já que, com 14 pontos, não pode mais ser ultrapassado pelo Sport, primeiro time fora do G4, que atualmente soma 9 pontos. O Leão do Pici fecha a fase de classificação em casa, no próximo sábado (21), diante do América de Natal.

 

 

 

Tags
Copa do Nordeste Fortaleza Náutico