Ceará

Jogos de Ceará e Fortaleza no Castelão podem ter datas alteradas

O motivo é a manifestação de parte dos policiais militares do estado

Manifestações de policiais podem alterar datas de jogos de Ceará e Fortaleza. (Foto: Arquivo/Tribuna do Ceará)
Manifestações de policiais podem alterar datas de jogos de Ceará e Fortaleza. (Foto: Arquivo/Tribuna do Ceará)

Nesta quinta-feira (20), o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), do Ministério Público, recomendou que os jogos do dia 22, 26 e 27 de fevereiro sejam adiados caso as manifestações de parte dos policiais militares não forem suspensas. As partidas em questão são, respectivamente, Ceará x Caucaia, Ceará x Botafogo-PB e Fortaleza x Independiente.

A recomendação se baseia no artigo 13 do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), que prevê a segurança do torcedor que vai ao estádio como direito básico, e foi direcionada à Federação Cearense de Futebol, à Secretaria de Esportes e Juventude do Ceará e à Arena Castelão.

O MP também se posicionou sobre a suposta mudança de local da partida Ceará x Botafogo-PB por causa do jogo do Fortaleza pela Sul-americana no dia seguinte. Edvando França, coordenador do Nudtor, disse que haverá a diferença de 24h entre as partidas, portanto não há necessidade de mudança. Porém, o MP destaca em nota que “o clube mandante (Ceará), ao término da partida, deverá adotar todas as providências necessárias de limpeza e preservação da Arena, deixando-a em totais condições para novo jogo no dia seguinte”.

Além das recomendações, o Nudtor requer que duas partidas do Campeonato Cearense tenham suas datas remarcadas. Ceará x Guarany e Fortaleza x Barbalha não obedecem ao prazo de 24h de distância entre duas partidas no mesmo estádio. O primeiro jogo foi marcado inicialmente para o dia 29 de fevereiro às 16h e o segundo foi marcado para o mesmo horário do dia seguinte, 1° de março. Essa determinação é necessária para que haja a manutenção do gramado do Castelão.

FORTALEZA

O Fortaleza, em nota oficial, disse que pretende manter a data do jogo pela Copa Sul-americana. “Temos plena confiança nos valorosos homens que integram a centenária PMCE, bem como, a firme convicção na plena capacidade do Governo do Estado do Ceará, através da Secretária de Segurança Pública, de dar ao desportiva cearense a segurança necessária para ir, permanecer e vir da Arena Castelão, na normalidade de sempre”, completou.

Tags
Castelão Ceará Fortaleza Ministério Público