Enel recebe prazo de 5 dias para esclarecer cobrança de duas faturas no mesmo mês

RECLAMAÇÕES

Enel recebe prazo de 5 dias para esclarecer cobrança de duas faturas no mesmo mês

A concessionária de energia foi notificada pelo Procon Fortaleza nesta terça-feira (23) e terá o prazo de cinco dias para se esclarecer

Por Tribuna do Ceará em Cotidiano

23 de julho de 2019 às 14:24

Há 2 meses
A concessionária emitiu duas faturas com vencimento no mesmo mês para alguns consumidores (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

A concessionária emitiu duas faturas com vencimento no mesmo mês para alguns consumidores (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

A Enel Distribuição Ceará deverá prestar esclarecimentos ao Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor de Fortaleza (Procon Fortaleza) sobre a emissão de duas faturas de energia com vencimento no mesmo mês. A concessionária de energia foi notificada pelo órgão municipal nesta terça-feira (23) e terá o prazo de cinco dias para se esclarecer.

A notificação é resultado do número de reclamações contra a Enel envolvendo dúvidas na cobrança das contas de energia. Em uma semana, o número de reclamações cresceu 1.800%. Entre 15 e 19 de julho, 19 reclamações sobre o assunto foram feitas, o que representa um crescimento de 18 vezes o número de reclamações registrado entre os dias 8 a 13 de julho.

Segundo o Procon, mesmo sendo legítima a cobrança do consumo em períodos distintos, a concessionária precisa comprovar que os consumidores atingidos, bem como os que ainda serão alcançados, foram previamente informados, de forma clara e ostensiva sobre a mudança na cobrança das faturas.

Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza, esclarece que a Enel pode ser multada em até R$ 13 milhões. “Não é a primeira vez que chega ao Procon este problema, que causa desequilíbrio financeiro no orçamento dos consumidores, tendo em vista que fica difícil pagar duas contas de energia num único mês”, disse.

Reclamações

No primeiro semestre deste ano, o Procon Fortaleza registrou 556 reclamações contra a Enel Distribuição Ceará, deixando a concessionária no segundo lugar do ranking geral de reclamações nos seis primeiros meses do ano. Os principais problemas relatados pelos consumidores são cobrança indevida e abusiva, dano material e ainda reajuste abusivo.

As reclamações podem ser realizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo “Defesa do Consumidor”, bem como presencialmente no Procon Centro, nas unidades dos Vapt Vupts de Antônio Bezerra e de Messejana, e na Regional V. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 151.

Serviço:
Unidades do Procon
Procon Centro
Endereço: Rua Major Facundo, 869 – Centro

Vapt Vupt de Antônio Bezerra
Endereço: Rua Demétrio de Menezes, 3750, ao lado do Terminal de Ônibus

Vapt Vupt de Messejana
Endereço: Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602, ao lado do Terminal de Ônibus

Regional V
Endereço: Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso.

Publicidade

Dê sua opinião

RECLAMAÇÕES

Enel recebe prazo de 5 dias para esclarecer cobrança de duas faturas no mesmo mês

A concessionária de energia foi notificada pelo Procon Fortaleza nesta terça-feira (23) e terá o prazo de cinco dias para se esclarecer

Por Tribuna do Ceará em Cotidiano

23 de julho de 2019 às 14:24

Há 2 meses
A concessionária emitiu duas faturas com vencimento no mesmo mês para alguns consumidores (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

A concessionária emitiu duas faturas com vencimento no mesmo mês para alguns consumidores (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

A Enel Distribuição Ceará deverá prestar esclarecimentos ao Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor de Fortaleza (Procon Fortaleza) sobre a emissão de duas faturas de energia com vencimento no mesmo mês. A concessionária de energia foi notificada pelo órgão municipal nesta terça-feira (23) e terá o prazo de cinco dias para se esclarecer.

A notificação é resultado do número de reclamações contra a Enel envolvendo dúvidas na cobrança das contas de energia. Em uma semana, o número de reclamações cresceu 1.800%. Entre 15 e 19 de julho, 19 reclamações sobre o assunto foram feitas, o que representa um crescimento de 18 vezes o número de reclamações registrado entre os dias 8 a 13 de julho.

Segundo o Procon, mesmo sendo legítima a cobrança do consumo em períodos distintos, a concessionária precisa comprovar que os consumidores atingidos, bem como os que ainda serão alcançados, foram previamente informados, de forma clara e ostensiva sobre a mudança na cobrança das faturas.

Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza, esclarece que a Enel pode ser multada em até R$ 13 milhões. “Não é a primeira vez que chega ao Procon este problema, que causa desequilíbrio financeiro no orçamento dos consumidores, tendo em vista que fica difícil pagar duas contas de energia num único mês”, disse.

Reclamações

No primeiro semestre deste ano, o Procon Fortaleza registrou 556 reclamações contra a Enel Distribuição Ceará, deixando a concessionária no segundo lugar do ranking geral de reclamações nos seis primeiros meses do ano. Os principais problemas relatados pelos consumidores são cobrança indevida e abusiva, dano material e ainda reajuste abusivo.

As reclamações podem ser realizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo “Defesa do Consumidor”, bem como presencialmente no Procon Centro, nas unidades dos Vapt Vupts de Antônio Bezerra e de Messejana, e na Regional V. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 151.

Serviço:
Unidades do Procon
Procon Centro
Endereço: Rua Major Facundo, 869 – Centro

Vapt Vupt de Antônio Bezerra
Endereço: Rua Demétrio de Menezes, 3750, ao lado do Terminal de Ônibus

Vapt Vupt de Messejana
Endereço: Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602, ao lado do Terminal de Ônibus

Regional V
Endereço: Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso.