Uber, 99, Cabify, Urban, Divas For, Servos... Apps de transporte se multiplicam em Fortaleza

CONHEÇA TODOS

Uber, 99, Cabify, Urban, Divas For, Servos… Apps de transporte se multiplicam em Fortaleza

A associação de motoristas de aplicativos destaca que inclusive taxistas estão aderindo às plataformas online

Por Vitória Barbosa em Mobilidade Urbana

5 de agosto de 2019 às 07:00

Há 2 meses
Em média dez aplicativos de transporte atuam em Fortaleza, entre nacionais e locais (FOTO: Freepik)

Cerca de dez aplicativos de transporte atuam em Fortaleza, entre nacionais e locais (FOTO: Freepik)

Mesmo com a pressão inicial de taxistas, os aplicativos de transporte se multiplicaram em Fortaleza. Uber, 99, Cabify, Urban, Divas For, Táxi Tuber, Servos… A diversidade, passados seis anos da abertura desse mercado na capital cearense, hoje garante uma gama de opções para usuários.

Antônio Evangelista, presidente da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros (Ampip), credita a popularidade deles à adesão da população. “Os aplicativos só existem porque a população quis”, destaca, ressaltando também a intenção inicial da Prefeitura de Fortaleza em coibi-los.

O responsável pela associação de motoristas de apps destaca que, agora, inclusive taxistas estão oferecendo seus serviços por meio de plataformas online. “Até os próprios taxistas estão criando seus aplicativos, não dá mais pra retroceder”, defende.

Atualmente, existem cerca de 10 aplicativos atuando em Fortaleza. O Tribuna do Ceará lista abaixo alguns deles.

Servos

Sediado em Fortaleza, o Servos atua desde 2015. O diferencial do aplicativo, segundo a gerente Beatriz Lima, são as tarifas que não funcionam por dinâmica. Por esse motivo, a gerente diz que o Servos oferece um serviço mais barato. “Na maioria das vezes, é bem mais em conta, principalmente em horário de dinâmica, a partir das 17h”.

Além do aplicativo, a empresa também dispõe de um call center, que atende 24 horas por dia. De acordo com Beatriz, não existe restrição de bairros para o Servos, atendendo em toda a capital.

Na solicitação de corrida, também é possível escolher como destino alguns municípios do interior do estado, partindo de Fortaleza. O número de motoristas cadastrados na plataforma chega a 250.

Easy/Cabify

Atualmente, o aplicativo Easy está sendo integrado ao da Cabify. Em 2013, a Easy iniciou suas operações na capital cearense. Já a Cabify, empresa espanhola de mobilidade urbana, chegou a Fortaleza em maio deste ano.

“Nos últimos meses, a empresa dedicou esforços para migrar os serviços da Easy [para a Cabify] e unificar a operação para garantir a melhor experiência em mobilidade aos usuários”, explicou a assessoria.

O serviço Cabify, oferecido em Fortaleza em veículos de táxi, atua em todos os bairros da cidade e as tarifas são calculadas, automaticamente, com base no taxímetro. No aplicativo, é possível visualizar a estimativa de preço, após identificar a origem e destino da corrida.

Uma de suas vantagens é que as corridas, por serem em táxis, podem usar as faixas de transporte público rápido.

App SindiTáxi

A partir da necessidade de oferecer melhores condições de trabalho à classe trabalhadora, o Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTáxi) lançou seu próprio aplicativo, em 2016. “O App SindiTáxi nasceu com esse intuito de cobrar um valor justo para os taxistas poderem ganhar um pouco mais em cima das corridas”, explicou Mauro Roure, gestor do aplicativo.

Conforme Mauro, o aplicativo do sindicato é um dos maiores do Brasil. “Tirando esses grandes aplicativos de abrangência nacional, o App SindiTáxi é, se não o maior, um dos maiores do Brasil”.

O gestor destaca como uma das principais vantagens o cadastro dos motoristas, que é feito presencialmente na entidade. Ele explica que o taxista precisa apresentar documentos originais para serem verificados e só depois o cadastro é realizado. “É uma segurança para o passageiro”, ressaltou.

A tarifa dinâmica também não é usada na plataforma. Mauro explica que as únicas tarifas cobradas são as regulamentadas por portaria municipal. Além disso, é oferecido aos clientes descontos de até 30% em todas as corridas. Os percentuais de desconto variam de acordo com o tipo de pagamento. Para o taxista, o valor cobrado por dia é, em média, R$ 3.

Uma de suas vantagens é que as corridas, por serem em táxis, podem usar as faixas de transporte público rápido.

O App Sinditaxi tem cerca de 1.200 taxistas cadastrados e atende todos os bairros da capital, mas Mauro salienta que “dependendo do horário, em um bairro mais afastado, talvez o passageiro não consigo ser atendido”. Em média a plataforma totaliza 3 mil corridas por dia.

Uber

Desde 2016 em Fortaleza, a Uber conta com cerca de 18 mil motoristas parceiros no Ceará, segundo o último dado divulgado pela empresa, em 2018. O serviço abrange todos os bairros da cidade e Região Metropolitana. O preço de cada corrida é variável com origem e destino, e dinâmica de horários.

A empresa também oferece o Uber Juntos, uma opção mais barata. Nesta preferência, usuários que têm percursos individuais parecidos caminham alguns minutos para encontrar o motorista e seguir a corrida em grupo. Além dessa opção, a Uber também oferece as categorias UberX e Select.

A Uber também criou o app Uber Lite, uma versão mais leve da plataforma original. “O objetivo é oferecer o serviço para quem precisa de um aplicativo leve (5 MB) e funcione bem com conexões mais lentas”.

99

Outro aplicativo que conecta fortalezenses e motoristas é o 99. A empresa brasileira faz parte da companhia global Didi Chuxing e, desde 2017, atua em Fortaleza. Na cidade, a plataforma disponibiliza as categorias 99Pop, com carros particulares, e 99Taxi, com táxis.

Segundo a assessoria da 99, “a plataforma, que fomenta o transporte rápido, seguro e barato por todo o Brasil, conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades do país”.

Táxi Tuber

Táxi Tuber é outro aplicativo de transporte urbano cearense. Desde 2013 atuando em Fortaleza, o aplicativo surgiu para melhorar o serviço de táxi ofertado na cidade, conforme José Clerton Feitosa, sócio e proprietário da Táxi Tuber. Além da plataforma, o atendimento aos clientes também é feito por call center, funcionando 24 horas por dia.

Segundo José Clerton, a plataforma não trabalha com tarifas dinâmicas e não cobra taxas adicionais, como as de cancelamento.

O serviço já conta 300 colaboradores e está disponível em toda a Fortaleza e Região Metropolitana. “Não temos restrições (de bairros), pois entendemos que tem pessoas precisando dos nossos serviços”.

Urban

Com as categorias “Motorista Mulher” e “Estudante”, a Urban é outra empresa de transporte urbano que chegou a Fortaleza, há um ano. A primeira categoria é indicada para passageiras que queiram ser atendidas apenas por motoristas mulheres. Já a segunda apresenta um valor “diferenciado” para os estudantes da cidade.

Segundo André Vivas, diretor comercial da Urban, na plataforma o passageiro paga menos, pois não tem variação de preço em determinados horários (tarifa dinâmica). Para o motorista, o benefício é a taxa fixa por corrida, no valor de R$ 1,50.

Existem várias opções de transporte além de carro particular e táxi, como carro executivo, minivan e moto táxi.

O diretor ressalta a segurança da plataforma. “Na Urban o motorista só consegue ser ativado se for ao escritório apresentar os documentos originais, inclusive o atestado de antecedentes criminais”.

Divas For

Um aplicativo só para mulheres também poderá ser encontrado em Fortaleza nos próximos dias. O Divas For, que foi criado em 2017, está sendo reestruturado em um novo modelo para atender esse público específico. Crianças e idosos também fazem parte do público-alvo.

Eveline Carolino, administradora e diretora comercial da empresa, contou que a plataforma surgiu da necessidade dela de mudar a profissão, se tornando motorista de aplicativo. Foi dirigindo pelas ruas de Fortaleza que ela percebeu a vibração das mulheres quando eram atendidas por outras mulheres, motoristas. Eveline e outra colega de trabalho então desenvolveram o projeto e lançaram a primeira versão do aplicativo de transporte.

Atualmente, um novo aplicativo está sendo feito e tem previsão de lançamento para o início de agosto. Ele não trabalhará por tarifa dinâmica e os valores serão fixos. Mais de 800 cadastros de motoristas foram feitos, entre motoristas particulares e taxistas mulheres.

Além de uma viagem segura, a diretora comercial também destaca como vantagem a empatia com as passageiras. “Nós não estamos apenas transportando mulheres. Nós vivemos o mundo delas e servimos para ouvir muitas histórias”.

Ela destaca que as corridas feitas no antigo aplicativo já evitaram divórcios, traição e até suicídios. “Somos motoristas e psicólogas”, relata.

O Tribuna do Ceará simulou a mesma corrida nos diferentes aplicativos. Confira:

Simulação de corrida: 99
1/7

Simulação de corrida: 99

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Easy/Cabify
2/7

Simulação de corrida: Easy/Cabify

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Servos
3/7

Simulação de corrida: Servos

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: SindiTáxi
4/7

Simulação de corrida: SindiTáxi

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Taxi Tuber
5/7

Simulação de corrida: Taxi Tuber

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Uber
6/7

Simulação de corrida: Uber

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Urban
7/7

Simulação de corrida: Urban

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Publicidade

Dê sua opinião

CONHEÇA TODOS

Uber, 99, Cabify, Urban, Divas For, Servos… Apps de transporte se multiplicam em Fortaleza

A associação de motoristas de aplicativos destaca que inclusive taxistas estão aderindo às plataformas online

Por Vitória Barbosa em Mobilidade Urbana

5 de agosto de 2019 às 07:00

Há 2 meses
Em média dez aplicativos de transporte atuam em Fortaleza, entre nacionais e locais (FOTO: Freepik)

Cerca de dez aplicativos de transporte atuam em Fortaleza, entre nacionais e locais (FOTO: Freepik)

Mesmo com a pressão inicial de taxistas, os aplicativos de transporte se multiplicaram em Fortaleza. Uber, 99, Cabify, Urban, Divas For, Táxi Tuber, Servos… A diversidade, passados seis anos da abertura desse mercado na capital cearense, hoje garante uma gama de opções para usuários.

Antônio Evangelista, presidente da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros (Ampip), credita a popularidade deles à adesão da população. “Os aplicativos só existem porque a população quis”, destaca, ressaltando também a intenção inicial da Prefeitura de Fortaleza em coibi-los.

O responsável pela associação de motoristas de apps destaca que, agora, inclusive taxistas estão oferecendo seus serviços por meio de plataformas online. “Até os próprios taxistas estão criando seus aplicativos, não dá mais pra retroceder”, defende.

Atualmente, existem cerca de 10 aplicativos atuando em Fortaleza. O Tribuna do Ceará lista abaixo alguns deles.

Servos

Sediado em Fortaleza, o Servos atua desde 2015. O diferencial do aplicativo, segundo a gerente Beatriz Lima, são as tarifas que não funcionam por dinâmica. Por esse motivo, a gerente diz que o Servos oferece um serviço mais barato. “Na maioria das vezes, é bem mais em conta, principalmente em horário de dinâmica, a partir das 17h”.

Além do aplicativo, a empresa também dispõe de um call center, que atende 24 horas por dia. De acordo com Beatriz, não existe restrição de bairros para o Servos, atendendo em toda a capital.

Na solicitação de corrida, também é possível escolher como destino alguns municípios do interior do estado, partindo de Fortaleza. O número de motoristas cadastrados na plataforma chega a 250.

Easy/Cabify

Atualmente, o aplicativo Easy está sendo integrado ao da Cabify. Em 2013, a Easy iniciou suas operações na capital cearense. Já a Cabify, empresa espanhola de mobilidade urbana, chegou a Fortaleza em maio deste ano.

“Nos últimos meses, a empresa dedicou esforços para migrar os serviços da Easy [para a Cabify] e unificar a operação para garantir a melhor experiência em mobilidade aos usuários”, explicou a assessoria.

O serviço Cabify, oferecido em Fortaleza em veículos de táxi, atua em todos os bairros da cidade e as tarifas são calculadas, automaticamente, com base no taxímetro. No aplicativo, é possível visualizar a estimativa de preço, após identificar a origem e destino da corrida.

Uma de suas vantagens é que as corridas, por serem em táxis, podem usar as faixas de transporte público rápido.

App SindiTáxi

A partir da necessidade de oferecer melhores condições de trabalho à classe trabalhadora, o Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTáxi) lançou seu próprio aplicativo, em 2016. “O App SindiTáxi nasceu com esse intuito de cobrar um valor justo para os taxistas poderem ganhar um pouco mais em cima das corridas”, explicou Mauro Roure, gestor do aplicativo.

Conforme Mauro, o aplicativo do sindicato é um dos maiores do Brasil. “Tirando esses grandes aplicativos de abrangência nacional, o App SindiTáxi é, se não o maior, um dos maiores do Brasil”.

O gestor destaca como uma das principais vantagens o cadastro dos motoristas, que é feito presencialmente na entidade. Ele explica que o taxista precisa apresentar documentos originais para serem verificados e só depois o cadastro é realizado. “É uma segurança para o passageiro”, ressaltou.

A tarifa dinâmica também não é usada na plataforma. Mauro explica que as únicas tarifas cobradas são as regulamentadas por portaria municipal. Além disso, é oferecido aos clientes descontos de até 30% em todas as corridas. Os percentuais de desconto variam de acordo com o tipo de pagamento. Para o taxista, o valor cobrado por dia é, em média, R$ 3.

Uma de suas vantagens é que as corridas, por serem em táxis, podem usar as faixas de transporte público rápido.

O App Sinditaxi tem cerca de 1.200 taxistas cadastrados e atende todos os bairros da capital, mas Mauro salienta que “dependendo do horário, em um bairro mais afastado, talvez o passageiro não consigo ser atendido”. Em média a plataforma totaliza 3 mil corridas por dia.

Uber

Desde 2016 em Fortaleza, a Uber conta com cerca de 18 mil motoristas parceiros no Ceará, segundo o último dado divulgado pela empresa, em 2018. O serviço abrange todos os bairros da cidade e Região Metropolitana. O preço de cada corrida é variável com origem e destino, e dinâmica de horários.

A empresa também oferece o Uber Juntos, uma opção mais barata. Nesta preferência, usuários que têm percursos individuais parecidos caminham alguns minutos para encontrar o motorista e seguir a corrida em grupo. Além dessa opção, a Uber também oferece as categorias UberX e Select.

A Uber também criou o app Uber Lite, uma versão mais leve da plataforma original. “O objetivo é oferecer o serviço para quem precisa de um aplicativo leve (5 MB) e funcione bem com conexões mais lentas”.

99

Outro aplicativo que conecta fortalezenses e motoristas é o 99. A empresa brasileira faz parte da companhia global Didi Chuxing e, desde 2017, atua em Fortaleza. Na cidade, a plataforma disponibiliza as categorias 99Pop, com carros particulares, e 99Taxi, com táxis.

Segundo a assessoria da 99, “a plataforma, que fomenta o transporte rápido, seguro e barato por todo o Brasil, conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades do país”.

Táxi Tuber

Táxi Tuber é outro aplicativo de transporte urbano cearense. Desde 2013 atuando em Fortaleza, o aplicativo surgiu para melhorar o serviço de táxi ofertado na cidade, conforme José Clerton Feitosa, sócio e proprietário da Táxi Tuber. Além da plataforma, o atendimento aos clientes também é feito por call center, funcionando 24 horas por dia.

Segundo José Clerton, a plataforma não trabalha com tarifas dinâmicas e não cobra taxas adicionais, como as de cancelamento.

O serviço já conta 300 colaboradores e está disponível em toda a Fortaleza e Região Metropolitana. “Não temos restrições (de bairros), pois entendemos que tem pessoas precisando dos nossos serviços”.

Urban

Com as categorias “Motorista Mulher” e “Estudante”, a Urban é outra empresa de transporte urbano que chegou a Fortaleza, há um ano. A primeira categoria é indicada para passageiras que queiram ser atendidas apenas por motoristas mulheres. Já a segunda apresenta um valor “diferenciado” para os estudantes da cidade.

Segundo André Vivas, diretor comercial da Urban, na plataforma o passageiro paga menos, pois não tem variação de preço em determinados horários (tarifa dinâmica). Para o motorista, o benefício é a taxa fixa por corrida, no valor de R$ 1,50.

Existem várias opções de transporte além de carro particular e táxi, como carro executivo, minivan e moto táxi.

O diretor ressalta a segurança da plataforma. “Na Urban o motorista só consegue ser ativado se for ao escritório apresentar os documentos originais, inclusive o atestado de antecedentes criminais”.

Divas For

Um aplicativo só para mulheres também poderá ser encontrado em Fortaleza nos próximos dias. O Divas For, que foi criado em 2017, está sendo reestruturado em um novo modelo para atender esse público específico. Crianças e idosos também fazem parte do público-alvo.

Eveline Carolino, administradora e diretora comercial da empresa, contou que a plataforma surgiu da necessidade dela de mudar a profissão, se tornando motorista de aplicativo. Foi dirigindo pelas ruas de Fortaleza que ela percebeu a vibração das mulheres quando eram atendidas por outras mulheres, motoristas. Eveline e outra colega de trabalho então desenvolveram o projeto e lançaram a primeira versão do aplicativo de transporte.

Atualmente, um novo aplicativo está sendo feito e tem previsão de lançamento para o início de agosto. Ele não trabalhará por tarifa dinâmica e os valores serão fixos. Mais de 800 cadastros de motoristas foram feitos, entre motoristas particulares e taxistas mulheres.

Além de uma viagem segura, a diretora comercial também destaca como vantagem a empatia com as passageiras. “Nós não estamos apenas transportando mulheres. Nós vivemos o mundo delas e servimos para ouvir muitas histórias”.

Ela destaca que as corridas feitas no antigo aplicativo já evitaram divórcios, traição e até suicídios. “Somos motoristas e psicólogas”, relata.

O Tribuna do Ceará simulou a mesma corrida nos diferentes aplicativos. Confira:

Simulação de corrida: 99
1/7

Simulação de corrida: 99

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Easy/Cabify
2/7

Simulação de corrida: Easy/Cabify

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Servos
3/7

Simulação de corrida: Servos

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: SindiTáxi
4/7

Simulação de corrida: SindiTáxi

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Taxi Tuber
5/7

Simulação de corrida: Taxi Tuber

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Uber
6/7

Simulação de corrida: Uber

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais

Simulação de corrida: Urban
7/7

Simulação de corrida: Urban

Todas as corridas foram selecionadas sem opções de desconto ou códigos promocionais